Clube
Eleições Benfica | José Mourinho ‘comenta’ debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes
31 Out 2025 | 13:17
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
11 Set 2025 | 07:35 |
Após ter apontado o dedo à atuação da equipa de arbitragem na Supertaça, Luís Filipe Vieira voltou à carga e, desta feita, com mira em Rui Costa e no Presidente da Mesa da Assembleia Geral. No entender da candidatura, José Pereira da Costa está a favorecer o atual líder do Benfica.
“A ausência de representação da candidatura de Rui Costa, que estranhamos, deixa fundadas suspeições sobre a ligação privilegiada entre a MAG e a referida candidatura”, começa por referir Luís Filipe Vieira, em comunicado, apontando, logo de seguida, baterias a José Pereira da Costa.
“O PMAG, responsável máximo (em teoria) pelo ato eleitoral, não rejeitou a possibilidade de vir a ser candidato na lista que Rui Costa apresentar para a Direção; a confirmar-se esta possibilidade, não refutada após questão explícita que lhe foi colocada, o PMAG deve cessar imediatamente funções”, exige Luís Filipe Vieira.
“A Direção de Rui Costa fica com o impensável poder de gerir o ato eleitoral, através da definição do caderno eleitoral, a contratação da parametrização e encriptação de dados no putativo voto eletrónico, na escolha dos locais de voto e quanto ao tempo e modo como esta informação é partilhada com as demais candidaturas”, continua Luís Filipe Vieira.
“Desta forma, entende a nossa candidatura que a isenção, idoneidade e universalidade do ato mais importante do nosso Clube estão ameaçados. Por agora, daremos prioridade absoluta ao diálogo e à Assembleia Geral agendada para dia 27, para mostrar o nosso descontentamento, estupefação e até incredulidade, e conseguir que esta discussão resulte numas eleições que garantam a igualdade a todas as listas propostas”, finaliza a candidatura de Luís Filipe Vieira.
Confira, na íntegra, o comunicado:
A candidatura de Luís Filipe Vieira participou na reunião convocada pela Mesa da Assembleia Geral (MAG), hoje [ontem] ao final do dia, estando em curso vários atropelos aos estatutos e o favorecimento da candidatura de Rui Costa.
1. A ausência de representação da candidatura de Rui Costa, que estranhamos, deixa fundadas suspeições sobre a ligação privilegiada entre a MAG e a referida candidatura.
2. O PMAG, responsável máximo (em teoria) pelo ato eleitoral, não rejeitou a possibilidade de vir a ser candidato na lista que Rui Costa apresentar para a Direção; a confirmar-se esta possibilidade, não refutada após questão explícita que lhe foi colocada, o PMAG deve cessar imediatamente funções.
3. Toda a organização do processo eleitoral está a ser definida e acompanhada pela Direção, cujo Presidente se recandidatará, nomeadamente na definição dos serviços da empresa que está a ser proposta para certificar todo o processo eleitoral, incluindo as operações de voto físico e do putativo voto eletrónico.
4. A Direção de Rui Costa fica com o impensável poder de gerir o ato eleitoral, através da definição do caderno eleitoral, a contratação da parametrização e encriptação de dados no putativo voto eletrónico, na escolha dos locais de voto e quanto ao tempo e modo como esta informação é partilhada com as demais candidaturas.
5. Não existem garantias sobre o acesso das candidaturas ao caderno de encargos de contratação da empresa certificadora do ato eleitoral, nem o tipo de acesso que poderão ter às operações que irão realizar no ato eleitoral e que ditarão os resultados do sufrágio.
6. Esta função de acompanhamento e certificação podia ser assegurada por uma comissão eleitoral, plural e participada, mas foi opção da MAG externalizar globalmente o serviço a uma empresa não identificada, mas escolhida pela Direção.
7. A indefinição sobre a disponibilidade da Direção para discutir, debater e alterar o Regulamento Eleitoral, nomeadamente o Regulamento Eleitoral Alternativo apresentado pela candidatura Voltar a Ganhar.
8. O entendimento da MAG de que apenas a Direção pode submeter à votação da Assembleia Geral um Regulamento Eleitoral, o qual não pode ser alterado na reunião magna.
9. A falta de transparência quanto ao processamento do voto eletrónico e a rejeição por parte da Mesa da possibilidade de voto por correspondência colocam em risco o exercício do direito de voto por parte de milhares de sócios benfiquistas.
Desta forma, entende a nossa candidatura que a isenção, idoneidade e universalidade do ato mais importante do nosso Clube estão ameaçados. Por agora, daremos prioridade absoluta ao diálogo e à Assembleia Geral agendada para dia 27, para mostrar o nosso descontentamento, estupefação e até incredulidade, e conseguir que esta discussão resulte numas eleições que garantam a igualdade a todas as listas propostas.
Numa entrevista recente, vice-presidente da lista de João Noronha Lopes falou sobre ideias base do projeto apresentado pelo candidato eleitoral
03 Nov 2025 | 07:16 |
A seis dias das eleições que visam a Presidência dos encarnados, Nuno Gomes fez uma revelação inédita. Numa entrevista recente, o antigo avançado do Benfica, que integra a lista de João Noronha Lopes, admitiu que o gestor, em caso de triunfo eleitoral, pode vir a contar com Óscar Cardozo, maior goleador estrangeiro das águias.
Nuno Gomes: "Contamos com Cardozo, no futuro, para pertencer aos nossos quadros"
A seis dias das eleições, o vice-presidente para o futebol, da lista de Noronha Lopes, marcou presença no canal NOW, onde esclareceu alguns temas e partilhou ideias que são defendidas pelo candidato, que procura vencer a segunda volta, para ser eleito Presidente do Benfica.
Durante o espaço de antena, Nuo Gomes aproveitou a oportunidade para fazer uma revelação que envolve o antigo camisola 7 dos encarnados, com partilhou balneário durante algumas épocas: "Contamos com Cardozo, no futuro, para pertencer aos nossos quadros".
Perante as declarações do ex-camisola 21 das águias, o jornalista questionou qual seria o papel que Cardozo iria desempenhar na estrutura encarnada, contudo, Nuno Gomes não abriu o jogo em relação a esse tema: "A seu tempo será comunicado".
Assim, o cenário de Óscar Cardozo integrar a estrutura liderada por João Noronha Lopes ganha força, uma vez que o próprio paraguaio já tinha assumido publicamente o apoio à candidatura do gestor. No entanto, vale a pena recordar que a decisão feita pelo Tacura não passou despercebida a Luís Filipe Vieira, que lhe deixou algumas críticas.
Elemento que é uma das pessoas de confiança do candidato à presidência do Clube da Luz deixou alguns elogios sobre cara conhecida das águias
01 Nov 2025 | 15:53 |
Vítor Paneira, nome de confiança de João Noronha Lopes, falou sobre um rosto conhecido do universo Benfiquista. O antigo futebolista do Benfica esteve à conversa com a imprensa, onde falou de José Mourinho. Entre os vários temas, o mesmo revelou como é a sua relação atual com o Special One.
Vítor Paneira: "José Mourinho é, claramente, o mestre a mexer na cabeça de toda a gente"
Em entrevista ao jornal A Bola, o candidato a próximo diretor técnico, caso Noronha Lopes vença a segunda volta, não tem dúvidas em relação às capacidades do Special One: "Não é preciso. José Mourinho é, claramente, o mestre a mexer na cabeça de toda a gente".
De seguida, Vítor Paneira revelou que não tem qualquer dúvida em relação à capacidade de José Mourinho, afirmando que o treinador tem características muito apreciadas: "Comunica com ninguém e sabe como tirar o maior aproveitamento dos jogadores. Vai criar jogadores à sua imagem".
Vítor Paneira: "Imaginemos a lista dos 20 melhores treinadores do mundo: Mourinho está lá"
"Curiosamente, só falei com ele numa gala da Federação. Cruzámo-nos e cumprimentámo-nos. Tenho uma grande admiração por ele e acho que é dos melhores treinadores do mundo", explicou Vítor Paneira, acerca da sua atual relação com o Special One.
"Imaginemos a lista dos 20 melhores treinadores do mundo: Mourinho está lá. Imaginemos o top 10: Mourinho está lá. Entre milhares e milhares de clubes no mundo, o Benfica tem um dos melhores treinadores do mundo", afirmou sobre o Special One, que prepara o duelo com o Vitória Guimarães.
Em entrevista, velha glória dos encarnados falou da sua presença na lista liderada por Rui Costa e abordou papel que terá na estrutura das águias
01 Nov 2025 | 12:10 |
Humberto Coelho, candidato na lista de Rui Costa, ainda não definiu o seu papel. Segundo palavras da antiga glória do Benfica, a sua função no Clube da Luz, em caso de triunfo eleitoral, será de vice-presidência, contudo, pelo que o ex-fetubolista afirma, ainda não está totalmente definido.
Humberto Coelho: "Vou ser vice-presidente, mas penso que vou ter intervenção mais nas áreas do futebol, do balneário"
Em entrevista co canal NOW, a lenda dos encarnados esclareceu a sua posição sobre as funções que irá desempenhar. "Intervenção na SAD? Vou ser vice-presidente, mas penso que vou ter intervenção mais nas áreas do futebol, do balneário", começou por dizer Humberto Coelho.
Apesar de ser candidato à vice-presidência das águias, a escolhido de Rui Costa frisa que a sua presença será mais sentida a nível do futebol, mas não descarta outras funções: "A minha experiência vai entrar em jogo. Terei um papel na SAD, mas ainda não está definido. Se ganharmos é que vamos definir o que vou fazer".
Humberto Coelho: "Dedo nas contratações? Vamos ver"
Questionado se terá alguma influência direta no mercado encarnado, o ex-internacional português não abriu e o jogo e deixou que o destino revelasse essa resposta: "Dedo nas contratações? Vamos ver. Se ganharmos é que vamos definir o que vou fazer".
"Quando jogámos frente ao Fenerbahçe, ele disse que o plantel era bom. Podemos olhar para o lado dos 'mind games' ou para outro. Conheço bem José Mourinho. O Benfica já bateu o Atlético Madrid por quatro golos. Já fizeram grandes jogos. Mourinho é um dos melhores treinadores do Mundo", acrescentou Humberto Coelho sobre o plantel e o Special One - que prepara o embate com o Vitória Guimarães.
Eleições Benfica | José Mourinho ‘comenta’ debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes
31 Out 2025 | 13:17
Nuno Gomes esclarece 'bronca' com Rui Costa no Benfica: "Tentei explicar"
31 Out 2025 | 09:36
Eleições Benfica | As frases fortes de João Noronha Lopes no debate contra Rui Costa
30 Out 2025 | 23:22