
Clube
Cristóvão Carvalho promete "Benfica europeu" e apresenta apoio de peso à sua candidatura
07 Ago 2025 | 10:37
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
14 Ago 2025 | 18:13 |
Semanas depois de ter sido revelado o novo projecto, conhecido como ‘Benfica District’, o mesmo já se encontra exposto no estádio da Luz, para ser observado e apreciado pelos adeptos e visitantes que por lá passarem. A atração pode ser encontrada na parta 15, numa das entradas da Catedral.
Pelo que o jornal Record adiantou, trata-se de um espaço onde é possível ver a maquete do Benfica District, acompanhado de um vídeo promocional, onde mostra o futuro que Rui Costa, mais a restante Direção, pretendem implementar no Clube da Luz, um projecto que foi ‘aplaudido’ por Gianni Infantino.
O prejecto foi dado a conhecer a 22 de junho, onde foi apresentado pelo próprio Presidente do Benfica, Rui Costa, e ainda contou com a explicação de Nuno Catarino, CFO das águias, que revelou que o mesmo irá custar cerca de 220 milhões de euros.
Sabe-se que os Sócios podem, através do site oficial dos vermelhos e brancos, aceder a mais informações sobre esta novidade e, além disso, podem até apresentar ideias para o mesmo. Mais tarde, ainda com data por definir, o ‘Benfica District’ será apresentado em Assembleia Geral, com o propósito de ser aprovado pelos Benfiquistas.
Vale também recordar que o projecto ainda carece de uma aprovação e licenciamento da parte da Câmara Municipal de Lisboa, tal como a própria autarquia referiu: “Não deu ainda entrada nenhum processo de licenciamento sobre o projeto que refere, o que, naturalmente, quando acontecer será avaliado de acordo com a legislação e o cumprimento das regras em vigor”.
Faturas a empresas pessoais de responsáveis de candidaturas, dedução de IVA à margem da lei e falta de instrumentos legais de financiamento dão que falar
13 Ago 2025 | 11:23 |
As candidaturas à presidência do Benfica estão no centro de uma polémica que levanta sérias questões legais e éticas. Segundo informações apuradas pelo Glorioso 1904, há registo de faturas emitidas a empresas pessoais de responsáveis de campanha, numa prática que levanta suspeitas de fraude fiscal e coloca em causa a transparência do processo eleitoral no Clube.
Documentos a que tivemos acesso mostram que, além de pagamentos realizados de forma pouco clara, existem deduções de IVA relativas a serviços e artigos de campanha efetuadas à margem da lei. Esta prática, para lá de configurar uma violação das normas fiscais, também põe em causa a transparência do processo eleitoral do Clube e as regras justas de uma candidatura.
Fonte próxima do processo revela que “para justificar determinadas despesas, têm sido imputados custos a empresas que nada têm a ver com a atividade societária. Estes encargos, totalmente alheios ao objeto social dessas empresas, servem para reduzir artificialmente a matéria coletável. Em termos fiscais, trata-se de fraude. Lesa o Estado, prejudica os outros contribuintes e mina a confiança dos adeptos”.
Para adiantar de seguida: “Mais grave ainda é o impacto reputacional. Quando candidatos que se apresentam como guardiões da moralidade recorrem a expedientes ilegais para financiar as suas campanhas, o dano à imagem do Benfica é inevitável. Este tipo de conduta não só enfraquece a credibilidade interna como fragiliza a postura institucional do Clube perante parceiros e entidades reguladoras”.
Associação Voltar a Vencer 2025 prenuncia candidatura
Terça-feira, dia 12 de agosto, o jornal Record deu conta da existência da Associação Voltar a Vencer 2025 para apoiar a candidatura de Luís Filipe Vieira, mais um sinal de que o antigo Presidente pode estar a dias de anunciar a candidatura.
Carlos Janela, ex-dirigente e apoiante de Luís Filipe Vieira, reagiu à publicação, garantindo que “tudo foi feito dentro da legalidade” e que “os apoios foram canalizados de forma transparente e escrutinada”. Sublinhou ainda que "tantos nas eleições políticas como nos clubes há sempre um manto de suspeição acerca da origem do dinheiro envolvido nas campanhas. Esta associação é uma forma de acabar com todas essas dúvidas, garantindo sempre a legalidade", acrescentando que “Este é um bom exemplo da transparência que se impõe nestas circunstâncias".
Esta declaração surge num momento em que a discussão sobre a integridade e a regulação do financiamento de campanhas no futebol português ganha força.
Perante a gravidade das acusações e a relevância dos factos, espera-se que as entidades competentes investiguem a situação, de forma a garantir a lisura e a credibilidade do processo eleitoral de uma das maiores instituições do país.
Antigo dirigente máximo dos encarnados já mostrou o seu desejo de entrar na corrida à presidência, com votações marcadas para outubro
11 Ago 2025 | 10:07 |
O Benfica vai passar por uma Assembleia Geral Eleitoral para a eleição dos órgãos sociais do Clube no próximo mês de outubro. 5. Segundo o jornal A Bola, Luís Filipe Vieira, antigo presidente dos encarnados, vai concorrer e, embora ainda não o tenha oficializado, é possível que venha apresentar a candidatura no final de agosto, entre os dias 20 e 26.
Luís Filipe Vieira quer oficializar a candidatura entre as datas do play-off de aceso à fase regular da Liga dos Campeões. Na sua perspetiva, este timing evita que seja associado a qualquer eventual resultado negativo da equipa de futebol, já que não quer ser acusado de desestabilização. Segundo a mesma fonte, a apresentação está a ser preparada e deverá acontecer apenas em setembro.
O antigo presidente do Benfica deu uma entrevista recentemente ao canal NOW, e tem sido muito crítico à gestão de Rui Costa, que, curiosamente, foi contratado pelo próprio Luís Filipe Vieira e, segundo o mesmo, seria o seu sucessor natural. Descontente com o facto de ter sido afastado do Clube em 2021, quer agora recuperar o cargo que exercia desde 2003, afirmando que, se for para se candidatar, vai ganhar as eleições.
Luís Filipe Vieira, recorde-se, foi detido pelo Ministério Público a 9 de junho de 2021 e suspendeu, de imediato, funções no Benfica. O antigo dirigente dos encarnados é suspeito de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais, por negócios na qualidade de presidente da SAD.
As eleições do Benfica estão agendadas para 25 de outubro. Até à data, existem cinco candidaturas oficiais: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e Rui Costa. Resta saber quando Luís Filipe Vieira vai se juntar a estes nomes. Caso nenhum candidato consiga obter mais de 50 por cento dos votos será marcada segunda volta.
Num comunicado partilhado no site das águias, Clube da Luz toma conhecimento das diretrizes a serem aplicadas e regras prodetrás das votações
08 Ago 2025 | 12:42 |
Com as eleições que visam a presidência do Benfica - agendadas para 25 de outubro - o Clube da Luz emitiu um comunicado onde dá a conhecer as várias diretrizes que vão estar em vigor durante o processo eleitoral, que irá contar com duas voltas, em caso de não se verificar uma maioria no primeiro ato.
Na nota, as águias começam por informar que o ato será feito sob a observação da Mesa da Assembleia Geral: “A condução do processo eleitoral compete à Mesa da Assembleia Geral, órgão estatutariamente responsável pela sua direção, supervisão e garantia de legalidade e regularidade”.
Entre os vários pontos de ordem que o comunicado aborda, os encarnados fizeram questão de salientar o método de voto que o Sócios irão desempenhar no dia das eleições “A votação realizar-se-á presencialmente, em formato físico, para todos os sócios residentes em Portugal Continental, nos locais e nos horários a definir oportunamente”. Fora do continente, a situação terá algumas alterações: “Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como no estrangeiro, os sócios poderão exercer o seu direito de voto por via eletrónica, com recurso a plataforma digital certificada, desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes pressupostos”.
Ainda no mesmo comunicado, o Benfica revela que cada processo relacionado com o ato eleitoral vai ser sujeito a um processo de verificação: “Todo o processo eleitoral será sujeito a certificação independente, desde o fecho dos cadernos eleitorais até ao apuramento final dos resultados. A certificação assegura que todos os procedimentos respeitam os requisitos legais, estatutários e técnicos, garantindo a conformidade formal e material das operações eleitorais, a proteção dos direitos dos eleitores e a credibilidade dos resultados”.
No mesmo comunicado, o Glorioso reitera que cada voto, independentemente do Sócio, deve ser tido em conta e respeito por todos os envolvidos: “O Sport Lisboa e Benfica afirma-se, neste plano, como uma instituição democrática e aberta, onde cada sócio tem um lugar igual no momento da decisão – independentemente do seu estatuto, localização ou disponibilidade presencial”.
Vale a pena recordar que o ato eleitoral está agendado para o dia 25 de outubro, onde serão eleitos os novos rostos para os vários órgãos do Clube da Luz. Para o lugar máximo da Direção, estão na corrida, Rui Costa - atual Presidente -, João diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho, que deixou uma promessa de um ‘Benfica Europeu’.