Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jun 2026 | 13:11 |
Rola a bola no Benfica Campus e o arranque da pré-temporada ficou marcado por uma abordagem distinta da habitual. Depois dos testes físicos e exames médicos, os cerca de 30 jogadores às ordens de Marco Silva foram imediatamente para o relvado, mas o foco não esteve apenas no trabalho físico.
O novo treinador das águias optou por introduzir a bola desde o primeiro momento, promovendo uma sessão dinâmica com exercícios técnicos e uma peladinha que animou o grupo e deixou boas sensações no início dos trabalhos.
Marco Silva fez questão de dirigir palavras ao grupo de forma coletiva, sublinhando o potencial do plantel e a ambição de alcançar uma época de sucesso. Para além disso, o treinador tem vindo a reunir individualmente com vários jogadores, numa tentativa de reforçar a confiança, sobretudo junto dos elementos mais jovens do plantel. A postura do técnico tem sido bem recebida dentro do grupo, contribuindo para um ambiente positivo neste arranque de época.
O primeiro treino no relvado ficou ainda marcado por uma tradição habitual em pré-temporada. Os jogadores mais experientes organizaram uma praxe aos recém-chegados, com um corredor e alguns “calduços” simbólicos, num momento de integração dos mais jovens que tentam afirmar-se perante o treinador.
O ambiente no Benfica Campus contou também com a presença da estrutura diretiva. Rui Costa acompanhou a sessão de trabalho no terreno, demonstrando proximidade com o plantel. Também Mário Branco e Simão Sabrosa estiveram no local, observando o treino e deixando palavras de incentivo ao grupo, num arranque de pré-temporada marcado por intensidade, união e boa disposição.
Jogador não está nos planos da SAD benfiquista para a época e caminho pode ser a capital francesa para a continuidade da sua carreira
27 Jun 2026 | 12:45 |
O arranque da pré-temporada do Benfica trouxe consigo vários dossiês por resolver e um dos casos em destaque é o de Gustavo Varela. O avançado não integrou o grupo que iniciou os trabalhos no Seixal e continua com o futuro por definir, embora uma saída neste mercado de verão surja, nesta fase, como o cenário mais provável.
A SAD encarnada continua a avaliar as diferentes possibilidades para o jovem jogador, procurando uma solução que possa beneficiar todas as partes envolvidas. O nome de Gustavo Varela desperta interesse tanto em Portugal como no estrangeiro, com vários clubes a acompanharem de perto a sua situação.
Entre os principais interessados encontra-se o Venezia, de Itália, mas o clube transalpino não está sozinho na corrida. Também o Paris FC, o Parma e o Auxerre seguem atentamente a evolução do processo e poderão avançar com propostas nas próximas semanas. A estrutura benfiquista acredita que poderá retirar vantagens de uma eventual transferência, seja através de um encaixe financeiro imediato ou de um acordo que permita beneficiar de uma futura valorização do jogador.
A situação de Gustavo Varela deverá conhecer novos desenvolvimentos nos próximos dias. Caso não seja encontrada uma solução para o seu futuro, o avançado tem prevista a apresentação no Benfica Campus a 6 de julho, altura em que iniciará os trabalhos enquanto aguarda uma decisão definitiva. O próprio jogador encara este momento como determinante para a carreira e pretende analisar cuidadosamente as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.
Na temporada 2025/26, Gustavo Varela representou o Gil Vicente por empréstimo, numa cedência que lhe permitiu ganhar minutos de competição ao mais alto nível. Agora, terminado esse período, o avançado regressou à esfera do Benfica, mas tudo indica que poderá voltar a mudar de clube antes do encerramento do mercado de transferências.
Avançado é um dos sócios que detém porcentagem de clube no Brasil, que transferiu jogador de grande promessa para as águias nesta semana
27 Jun 2026 | 12:20 |
Gabriel Índio é uma das apostas do Benfica para o futuro da defesa e chega à Luz proveniente do Athletic Club, emblema brasileiro que conta com Vinícius Júnior entre os seus acionistas. As águias investiram 4,5 milhões de euros na contratação do defesa-central, de 17 anos, embora a oficialização do contrato apenas possa acontecer quando o jogador completar 18 anos, a 26 de julho.
A ligação de Vinícius Júnior ao Athletic acaba por estabelecer um novo ponto de contacto entre o internacional brasileiro e o Benfica, depois de vários episódios mediáticos protagonizados nos últimos anos. Num encontro entre Benfica e Real Madrid para a Liga dos Campeões, o avançado denunciou ter sido alvo de racismo, acusando Giovanni Prestianni de lhe ter dirigido insultos racistas.
Vinícius Júnior voltou a estar no centro das atenções no Benfica quando Sidny Cabral lhe pediu a camisola no final da partida em Espanha. O jovem cabo-verdiano perdeu posteriormente espaço no plantel encarnado e acabou por deixar o clube.
Entretanto, o diretor-geral do futebol do Benfica, Mário Branco, explicou a contratação de Gabriel Índio, enquadrando a chegada do jovem central na estratégia desportiva do clube. O dirigente recordou que a preparação da nova temporada começou mais cedo do que o habitual devido às pré-eliminatórias da Liga Europa, justificando a antecipação de algumas decisões no mercado.
“Obviamente fruto dos condicionalismos, alguns dependentes de nós, outros que não dependeram de nós, vamos ter de começar bastante mais cedo, porque temos as pré-eliminatórias da Liga Europa. Neste sentido, a vinda do Gabriel (Índio) foi algo lógico em função daquilo que é o ADN do Benfica na procura de jovens talentos de grande potencial. O Gabriel insere-se exatamente nesse espírito”, definiu o diretor.
Diretor do Clube garante que negociação está em estrado avançado para suprir a ausência do argentino, que deixou águias após fim do contrato
27 Jun 2026 | 10:53 |
O Benfica está muito próximo de garantir um reforço para o centro da defesa. A garantia foi dada por Mário Branco, diretor-geral do futebol encarnado, que revelou que as águias se encontram numa fase adiantada das negociações para contratar o jogador que irá ocupar a vaga deixada por Nicolás Otamendi, entretanto transferido para o River Plate após o fim do contrato.
Sem revelar a identidade do alvo, o dirigente explicou ainda a estratégia do clube para o mercado e comentou a chegada de Gabriel Índio, jovem defesa-central brasileiro de apenas 17 anos. Mário Branco começou por recordar que o Benfica iniciou a preparação para a nova temporada antes do arranque oficial da época desportiva, devido ao calendário das pré-eliminatórias da Liga Europa.
“Obviamente fruto dos condicionalismos, alguns dependentes de nós, outros que não dependeram de nós, vamos ter de começar bastante mais cedo, porque temos as pré-eliminatórias da Liga Europa. Neste sentido, a vinda do Gabriel (Índio) foi algo lógico em função daquilo que é o ADN do Benfica na procura de jovens talentos de grande potencial. O Gabriel insere-se exatamente nesse espírito”, definiu o diretor.
Apesar da confiança depositada em Gabriel Índio, Mário Branco deixou claro que o reforço para o eixo defensivo não ficará por aí. O responsável encarnado confirmou que o clube está em negociações muito avançadas com um defesa-central experiente, destinado a ocupar o lugar deixado por Otamendi e a equilibrar a juventude do setor.
“Neste momento nós estamos já numa fase muito avançada de negociação com o atleta que irá substituir aquele que foi o nosso capitão nas últimas temporadas, o Nico Otamendi, e que, no fundo, acabará por contrabalançar um pouco a juventude do Gabriel, com a experiência, com a qualidade e com os créditos de um jogador que nós esperamos que nos próximos dias já se possa integrar aqui no Benfica Campus”, finalizou o dirigente.