
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de futebol feminino do Benfica foi a jogo este domingo, 2 de março, para medir forças com o Vilaverdense. As encarnadas acabaram por vencer, por seis bolas a zero, em partida relativa à 17.ª jornada da Liga BPI. Cristina Prieto (32', 35' e 42'), Anna Gasper (58'), Constança Fernandes (62' pb) e Neide Guedes (78'). foram as autores dos golos das águias.
Para este encontro, Filipa Patão apostou em Rute Costa, Laís Araújo, Joana Silva, Christy Ucheibe, Jody Brown, Beatriz Cameirão, Andreia Faria, Letícia Almeida, Marit Lund, Marie Alidou e Cristina Prieto no onze inicial. No banco estavam Lena Pauels, Andreia Norton, Nycole Raysla, Lúcia Alves, Carol Costa, Rakel Engesvik, Lara Martins Anna Gasper e Neide Guedes.
Vindas de um triunfo frente ao Racing Power para a Taça de Portugal, as Inspiradoras quiseram dar continuidade ao bom momento. Nesse sentido, a turma de Filipa Patão tomou as rédeas da partida, querendo desde cedo inaugurar o marcador. No entanto, esse momento apenas aconteceu aos 32 minutos, quando a 'suspeita do costuma', Cristina Martín Prieto abriu caminho para um hat-trick. A internacional espanhola marcou aos 32', 35' e 42', colocando o Benfica a vencer, ao intervalo, por 3-0.
O espetáculo de futebol continuou na segunda parte. Anna Gasper, que renovou contrato com o Glorioso recentemente, saltou do banco e precisou de pouco mais de 10 minutos para aumentar a vantagem no marcador, fazendo o gosto ao pé. Ainda antes dos 70 minutos de jogo, as Inspiradoras do Benfica goleavam o Vilaverdense, com Constança Fernandes a cometer o erro crasso de colocar a bola dentro da própria baliza, aos 62 minutos. O marcador estabelecia, assim, o 5-0. Neide Guedes ainda foi a tempo de reforçar a goleada, com um golo aos 78 minutos.
No que toca à classificação da Liga BPI, depois desta vitória encarnada, as Inspiradoras do Benfica isolam-se na liderança, com 47 pontos. O Sporting ocupa o segundo lugar, com 41 pontos, enquanto o Braga fecha o pódio, estando com 32 pontos.
Depois deste encontro, as Inspiradoras do Benfica voltam a jogo no próximo dia 9 de março, para defrontar o Sporting. O duelo, que vai valer para a final da Taça da Liga , está agendado para as 17h30, sendo disputado no Estádio Municipal de Leiria.
Lateral sueco está nos planos das águias para a próxima temporada, com o Presidente encarnado irá investir muitos milhões no defesa
|
O Benfica quer manter Samuel Dahl na Luz de forma a integrar o plantel de 2025/2026. O defesa-esquerdo sueco já impressionou a estrutura diretiva de Rui Costa, especialmente Bruno Lage. O treinador dos encarnados está muito agrado com a polivalência demonstrada pelo lateral, que chegou à Catedral no mercado de inverno, e quer avançar com a contratação a título definitivo.
Esta mais valia já tinha captado a atenção dos responsáveis da Luz, que viram Samuel Dahl como um novo Aursnes. Desde que reforçou as águias, o craque tem sido utilizado mais no setor ofensivo do flanco esquerdo. Ainda assim, face às ausências de Alexander Bah e Tomás Araújo na ala direita, o sueco já foi adaptado ao lado destro, jogando, assim, a lateral-direito. Ora, como o flanco destro é um dos que mais dores de cabeça tem dado a Bruno Lage, esta capacidade de 'faz tudo' de Dahl acaba por beneficiar, tanto o Benfica, como o próprio defesa sueco, que consegue assim um lugar garantido nos planos dos dirigentes das águias.
Importa recordar que, Samuel Dahl está a cumprir um empréstimo até ao final da época, que inclui uma opção de compra. Essa cláusula poderá ser ativada pela direção do Benfica, mas para isso Rui Costa terá de 'abrir os cordões à bolsa' e investir uma verba a rondar os 10 milhões de euros, garantindo, junto dos dirigentes da Roma, a contratação do sueco a título definitivo.
Samuel Dahl - com valor de mercado nos 7 milhões de euros - chegou ao Benfica no último defeso de transferências de inverno. De águia ao peito, o jogador sueco marcou presença em 12 partidas: sete na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e três na Liga dos Campeões. Ao todo, o lateral-esquerdo, que enverga agora a camisola 26 dos vermelhos e brancos, conta com duas assistências, nos 725 minutos disputados.
No dia em que o antigo jogador do Benfica celebrou o seu 88.º aniversário, ex-futebolista destacou história que protagonizou décadas atrás
|
Jan Biermann, de 76 anos, foi um antigo atleta dos dinamarqueses do Aarhus, recordou o dia em que a sua equipa defrontou o Benfica de José Augusto e contou um episódio que aconteceu após o apito final, quando a equipa levou o Benfiquista aos ombros: “Ele pensou que íamos agredi-lo. Mas entrámos no relvado para o levar em ombros, depois da partida fantástica que acabáramos de ver. Anos depois, disse-me que não esqueceu aquele momento”.
Jan Biermann - Ele pensou que íamos agredi-lo
Além do momento vivido no relvado, o dinamarquês revelou que a sua associação aos encarnados começou antes do dia do jogo. “Fomos lá pedir autógrafos e acabei por o ajudar a comprar uma prenda para a mulher numa loja conhecida”, contou.
Por fim, Jan Biermann continua sem perceber como ele próprio chamou à atenção da estrutura encarnada, isto é, passados 64 anos. “Pediu-me duas fotografias”, revelando depois que, duas semanas mais tarde, estava a receber um cartão de sócio do Benfica, com o número 52 354.
Desde então, Jan Biermann nunca perdeu o seu contato com o Benfica e especialmente com José Augusto. A partir daí, Biermann treinou com a equipa encarnada, viajou no autocarro do clube e até chegou a desempenhar funções de intérprete nas viagens que o clube fazia à Dinamarca. No ano passado, em fevereiro, fez questão de marcar presença no lançamento do livro sobre a glória das águias, intitulado de ‘José Augusto e o Benfica dos Anos 60’, da autoria de Luís Lapão.
Internacional sub-21 português está emprestado ao Rio Ave pelo Clube da Luz, mas Rui Costa define estratégia para o jovem futebolista
|
Martim Neto está emprestado ao Benfica ao Rio Ave, mas há um plano para o médio. O Glorioso 1904 avança, neste Exclusivo, a estratégia desenhada pela direção de Rui Costa, que olha para o jovem formado no Seixal como uma possível solução para o Mundial de Clubes, tendo em conta as opções limitadas nessa posição.
Ao que o Glorioso 1904 conseguiu apurar, junto de fonte próxima do processo, Martim Neto irá regressar ao Benfica, no final da temporada, a tempo de integrar as opções de Bruno Lage para o Mundial de Clubes. Por estar emprestado ao Rio Ave, depois não ter convencido Roger Schmidt no último verão, a estrutura técnica do emblema da Luz poderá chamar o atleta, entre o período de 1 a 10 de junho, de forma a que o mesmo possa ser uma das soluções na convocatória do técnico setubalense para a competição, que irá decorrer nos Estados Unidos da América.
O nosso Jornal sabe que, face às opções limitadas no 'miolo', tendo em conta a lesão de Manu Silva e Renato Sanches - que poderá estar apto para o Mundial de Clubes no melhor dos cenários -, Martim Neto é visto, desta forma, como um 'reforço' que poderá aliviar algumas dores de cabeça de Bruno Lage. Segundo informações recolhidas, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, o facto de estar a ser utilizado no Rio Ave ajuda a que mantenha o ritmo, pelo que a direção do Benfica, com Rui Costa à cabeça, mantém a atenção no jovem internacional sub-21 português.
Além disso, Martim Neto ficou de fora da última convocatória de Rui Jorge para a Seleção Nacional de sub-21, sendo mais uma prova dos planos do Benfica relativamente ao médio. Importa referir que, o Europeu desta secção irá decorrer ao mesmo tempo que acontece o Mundial de Clubes, pelo que o Selecionador Nacional já tem deixado de fora alguns nomes, como Samuel Soares e André Gomes, que pertencem ao plantel principal, orientado por Bruno Lage. Desta forma, com a prova mundial, Martim Neto ganha ainda mais espaço para se poder destacar e conquistar um lugar no plantel de 25/26.
Esta temporada, ao serviço do Rio Ave, Martim Neto – avaliado em 3 milhões de euros – leva 19 encontros na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, o craque cedido pelo Benfica ao emblema de Vila do Conde contabiliza 448 minutos, nos 22 jogos já disputados, tendo, marcado um golo e uma assistência.