Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Benfica

MINISTROS DAS FINANÇAS PROCURAM ACORDO SOBRE AS NOVAS REGRAS ORÇAMENTAIS NA UE

Jantar informal visa a tomada de decisão com tetos para défice e dívida pública, assentando as discussões finais em metas quantitativas contra endividamento

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Na véspera da reunião regular do Ecofin de dezembro da União Europeia, a presidência espanhola do Conselho convocou um jantar informal na noite anterior, após uma reunião dos responsáveis europeus da moeda única no Eurogrupo durante a tarde. O objetivo do encontro era buscar um consenso entre os líderes dos 27 Estados-membros sobre a reforma do quadro de governação económica.

Fontes europeias informaram à Lusa que a Espanha está otimista quanto a um acordo durante a noite, após várias consultas realizadas nos últimos meses aos Estados-membros, o que aproximou as posições entre os países. No entanto, as mesmas fontes reconheceram que as negociações são desafiadoras, centrando-se principalmente em critérios quantitativos com requisitos mínimos para a redução da dívida, demandados pela Alemanha desde o início das discussões.

A proposta mais recente da presidência espanhola do Conselho da UE destaca a necessidade de uma trajetória técnica que assegure a diminuição do rácio da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) a um ritmo médio anual mínimo de um ponto percentual do PIB em caso de endividamento superior a 90%, e 0,5 pontos percentuais do PIB para endividamentos entre 60% e 90%.

“Estamos muito perto de um acordo”, afirmou um funcionário europeu. No entanto, outra fonte europeia indicou que ainda está por decidir o período dos planos de ajustamento da dívida (de quatro ou sete anos) e quais os critérios que levarão à abertura de procedimentos por défice excessivo.

Com as eleições europeias previstas para junho de 2024, é crucial fechar este dossier devido ao tempo necessário para as negociações entre os co-legisladores (Conselho e Parlamento Europeu). A discussão ocorre no contexto da retoma das regras orçamentais no próximo ano, após a suspensão devido à pandemia e à guerra da Ucrânia, com uma nova formulação, embora os limites usuais de 60% do PIB para a dívida pública e 3% do PIB para o défice permaneçam.

Na reunião do Eurogrupo, os ministros da moeda única discutirão os projetos de planos orçamentais para 2024, incluindo o de Portugal, sendo representado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, tanto na reunião como no jantar informal desta noite, dia 7 de dezembro.



Extra Benfica

Extra Benfica: Sandro Baessa conquista mais uma medalha para Portugal nos Paralímpicos

Atleta português ficou em segundo lugar na prova dos 1.500 metros T20, esta sexta-feira

Sandro Baessa segurou a prata e aumentou para cinco o número de pódios de Portugal nos Paralímpicos
Sandro Baessa segurou a prata e aumentou para cinco o número de pódios de Portugal nos Paralímpicos

  |

Icon Comentário0

Sandro Baessa conquistou, esta sexta-feira, dia 6 de setembro, a medalha de prata na prova dos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual) nesta edição dos Jogos Paralímpicos. O número de pódios para Portugal em Paris’2024 aumentou assim para cinco.


O corredor melhorou o recorde nacional que lhe pertencia (3.52,84), correndo a distância da prova em 3.49,46 minutos. O britânico Bem Sandilands ficou com o ouro, com o recorde mundial de 3.45,50 minutos, e, a seguir ao português, ficou o norte-americano Michael Branningan, com o bronze (3.49,91). A final foi disputada no Stade de France esta sexta-feira.


O atleta português esteve em quarto lugar durante algum tempo, mas, quando Sandilands atacou, aproveitou o desgaste dos então segundo e terceiro classificados e conseguiu manter-se na segunda posição até ao final da prova, trazendo a quinta medalha dos Jogos Paralímpicos Paris 2024 para Portugal.


De recordar que Sandro Baessa, já tinha terminado a prova em 12º nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Agora, o segundo lugar é a segunda medalha do atletismo português em Paris’2024, depois de Miguel Monteiro ter conseguido o ouro no lançamento do peso F40.

Às duas medalhas do atletismo, juntam-se o ouro de Cristina Gonçalves no torneio individual do boccia B3 e os bronzes do nadador Diogo Cancela, nos 200 metros estilos SM8, e do ciclista Luís Costa, na prova de contrarrelógio de estrada. A dois dias do final da competição, Portugal superou os resultados conseguidos no Rio'2016, edição em que conquistou quatro medalhas.



Extra Benfica

Extra Benfica: Atleta olímpica Rebecca Cheptegei morreu depois de ter sido atacada pelo companheiro

Quatro dias depois de ter sido queimada, desportista ugandesa morreu esta quinta-feira, no Quénia

Após quatro dias, Rebecca Cheptegei não sobreviveu ao ataque do companheiro e acabou por falecer
Após quatro dias, Rebecca Cheptegei não sobreviveu ao ataque do companheiro e acabou por falecer

  |

Icon Comentário0

Rebecca Cheptegei, atleta ugandesa que participou há poucas semanas na maratona nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, sofreu um violento ataque por parte do namorado, Dickson Ndiema, que a regou com gasolina e ateou fogo. Segundo informações adiantadas pela imprensa nacional, 80% do corpo da atleta olímpica foram infligidas queimaduras e, quatro dias depois, Rebecca Cheptegei acabou por falecer.


O ataque consta-se ter ocorrido no passado domingo, dia 1 de setembro. O Comité Olímpico do Uganda já se pronunciou através do presidente Donald Rukare, que lamentou o acontecimento. “Tomámos conhecimento do triste falecimento da nossa atleta olímpica Rebecca Cheptegei, na sequência de um ataque violento do seu namorado. Que a sua alma gentil descanse em paz. Condenamos veementemente a violência contra as mulheres. Este foi um ato cobarde e sem sentido que levou à perda de uma grande atleta. O seu legado continuará perdurará”, afirmou.


Pelo que já foi apurado, sabe-se que o comandante da polícia de Trans Nzoia, Jeremiah Kosiom, disse, na segunda-feira, que o companheiro de Rebecca Cheptegei havia comprado uma lata de gasolina, que despejou sobre a atleta, pegando-lhe depois fogo. “O casal foi ouvido a discutir à porta de casa. Durante a discussão, o namorado foi visto a deitar um líquido sobre a mulher antes de a queimar”, disse o comadante da polícia ao jornal Standard do Quénia.


Avança-se também que Dickson Ndiema, o pressuposto agressor, também sofreu queimaduras graves e que se encontra agora a ser tratado no Moi Hospital na cidade de Eldoret, onde a atleta de 33 anos se encontrava em estado crítico.

 O jornal inglês The Guardian cita ainda a possível origem do desentendimento do casal. Segundo consta, os pais de Rebecca Cheptegei disseram que a filha comprou um terreno em Trans-Nzoia para ficar mais perto de um centro de treino de atletismo. Um relatório da polícia refere que o casal foi ouvido a discutir sobre o terreno antes do início do incêndio.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Extra Benfica: Vinicius Júnior criticado após declarações polémicas
Extra Benfica

Extra Benfica: Vinicius Júnior criticado após declarações polémicas

 

Icon Comentário0
Nuno Borges sofreu derrota pesada frente a Medvedev no US OPEN e Benfica 'entrou em campo'
Extra Benfica

Nuno Borges sofreu derrota pesada frente a Medvedev no US OPEN e Benfica 'entrou em campo'

 

Icon Comentário0
Extra Benfica: após várias retiradas da seleção, Kimmich assume a braçadeira de capitão
Extra Benfica

Extra Benfica: após várias retiradas da seleção, Kimmich assume a braçadeira de capitão

 

Icon Comentário0