
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na conferência de antevisão do duelo entre o Benfica e o Rio Ave, Luís Freire revelou o que espera do jogo com os encarnados, que fecha a presente temporada, em Vila do Conde.
Por entre elogios, o técnico dos vila-condenses aponta a turma de Roger Schmidt como "uma grande equipa, com muitos bons jogadores e um treinador muito bom, que foi campeão o ano passado".
"É uma equipa que vem de um 5-0 [diante do Arouca]. Uma equipa que vem moralizada, que tem muitos adeptos", referiu, ainda, Luís Freire, recordando a vitória por cinco bolas que a turma de Roger Schmidt aplicou ao adversário da Beira.
O treinador do Rio Ave deu destaque, ainda, ao facto da sua equipa não perder há 11 jogos. "Ao longo da minha carreira, fui cinco vezes campeão e subi duas vezes divisão, mas este, provavelmente, foi o nosso melhor trabalho. A dificuldade que nós tivemos desde o início, a manutenção... Perdemos seis, sete jogadores na época passada. Ao nível dos salários, também tivemos dificuldades. De janeiro para cá, fomos muito competentes", completou Luís Freire.
Quanto ao jogo, o Benfica vai ser recebido pelo Rio Ave na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, no Estádio Municipal dos Arcos, em Vila do Conde. O pontapé de saída do encontro a valer para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic está marcado para as 20h45.
Histórico futebolista, que ainda hoje é lembrado com saudade pelos adeptos encarnados, é uma das imagens de marca do Clube da Luz
|
Há 64 anos, Eusébio fazia história com a camisola do Benfica. Nesta data, a 23 de maio, o histórico nome do Clube da Luz cumpria o primeiro jogo de águia ao peito frente ao Atlético, num encontro onde o Pantera Negra acabou por deixar a sua marca.
Eusébio foi o principal astro da vitória sobre o Atlético, onde o Benfica venceu a turma da Tapadinha por 4-2. O internacional português marcou três dos quatro golos apontados pelos encarnados. Um hat-trick excepcional de quem havia acabado de chegar a Portugal, com apenas 19 anos de idade. O duelo não era para uma competição oficial, mas marcou o primeiro vislumbre do craque com o Manto Sagrado.
Depois do cartão de visitas contra o Atlético, o próximo desafio do Pantera foi contra o Vitória de Setúbal, onde foi derrotado com a equipa B por 4-1. O tento do Glorioso foi obviamente assinalado por Eusébio, mas a tarde não foi apenas de glórias para o jogador, que havia falhado um penálti no encontro, defendido por Félix Mourinho, pai de José Mourinho.
O legado de Eusébio no Benfica deu-se início no dia 23 de maio de 1961, mas até hoje é lembrado pelos Benfiquistas. A estátua à porta do Estádio da Luz e as diversas homenagens feitas para o jogador provam o valor simbólico que o antigo avançado transmite para o universo encarnado. Vale lembrar, o dia que o Pantera venceu a Bota de Ouro.
Nascido em Moçambique, Eusébio da Silva Ferreira integrou no plantel do Clube da Luz na época de 1960/1961 e envergou o Manto Sagrado até 1974/1975. Nas 15 temporadas em que jogou de águia ao peito, o avançado disputou 440 jogos oficiais, onde apontou 472 golos. No seu currículo, conta com a conquista de duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (hoje em dia Liga dos Campeões), 11 Campeonatos Nacionais e cinco Taças de Portugal.
Figura de destaque nos encarnados está perto de abandonar as águias, porém Rui Costa pode ver quantia entrar nos cofres do Clube da Luz
|
A saída de Filipa Patão da equipa de futebol feminino do Benfica ainda continua a fazer correr muita tinta. Dessa forma, e numa altura em que está de malas aviadas para os Estados Unidos, sabe-se que esta possível mudança pode fazer com que os encarnados acabem por ter um 'motivo' para sorrir.
Apesar de ter contrato até 2027 com as Inspiradoras do Benfica, a técnica portuguesa prepara-se para assumir os destinos dos Boston Legacy. Porém, e apesar desta mudança para o país norte-americano, o Benfica vai acabar por ser ressarcido pela saída de Filipa Patão, novidade que pode alegrar Rui Costa, uma vez que não ficará de mãos a abanar, de acordo com a informação partilhada pelo diário A Bola.
Neste sentido, a possível mudança de Filipa Patão para os Estados Unidos ganha novos contornos. Caso se confirme o negócio com o Boston Legacy, os responsáveis encarnados, com Rui Costa à cabeça, preparam-se para realizar um encaixe com a técnica que tem assumido um papel fulcral no Benfica, durante os últimos anos.
Importa recordar que, Filipa Patão renovou, em junho de 2024, contrato com o Benfica, assinando até 2027. A peça-chave das Inspiradoras não escondeu a felicidade por continuar a envergar o Manto Sagrado. "Esta renovação de contrato é um orgulho. A equipa técnica deste projeto já vem desde a Formação. Sabermos que conseguimos dar continuidade ao que temos construído junto do Benfica é muito gratificante. Sentimos um orgulho muito, muito grande por este voto de confiança, com a prorrogação do contrato", disse.
Filipa Patão é treinadora do futebol feminino do Benfica desde 2020 e, desde então, contabiliza 182 encontros, tendo vencido 142, empatado 18 e perdido 22. A técnica do Glorioso conquistou cinco Campeonatos Nacionais (2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24, 2024/25), cinco Taças da Liga (2019/20, 2020/21, 2022/23, 2023/24 e 2024/25), duas Supertaças (2022/23 e 2023/24) e uma Taça de Portugal (2023/24).
Futebolista português, que está em final de contrato com o Wolverhampton, é um dos desejos de Rui Costa para a próxima temporada
|
O regresso de Nélson Semedo ao Benfica continua a ser um dos desejos de Rui Costa. Porém, e de acordo com as novas informações, o Presidente do Clube da Luz já sabe que o mesmo só acontecerá por vontade do internacional português.
Segundo revela o Express&Star, a possibilidade de Nélson Semedo vestir de águia ao peito só depende de um (grande) fator. De acordo com a mesma fonte, o defesa português está a analisar todas as propostas que tem em mãos e só depois é que tomará uma decisão sobre o seu futuro.
Ora esta informação surge numa altura em que o Wolverhampton não deita a toalha ao chão na tentativa de continuar com os serviços do internacional português. De acordo com a fonte acima menciona, o conjunto inglês terá oferecido um contrato de quatro anos, de modo a continuar com Nélson Semedo, colocando assim em risco o seu regresso ao Benfica.
Recorde-se que, tal como avançado em exclusivo, pelo nosso Jornal, Rui Costa vê com bons olhos o regresso do lateral-direito. Nesse sentido, o Presidente do Clube da Luz está disposto a fazer um esforço financeiro por Nélson Semedo, tentando assim levar o internacional português a ponderar aceitar a oferta do Benfica, ao invés das outras propostas das quais tem sido alvo.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Wolverhampton, Nélson Semedo – atualmente avaliado em 10 milhões de euros – marcou presença em 37 encontros: 33 na Premier League, dois na FA Cup, um na Premier League 2 e um na League Cup. Nos 3.063 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa, que passou pela formação do Benfica, apontou cinco assistências.