Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa não perdoa época do Benfica; título do Porto acelera mudanças
17 Jun 2026 | 15:20
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
10 Jan 2024 | 15:47 |
Os Boston Celtics foram derrotados, em Indianapolis, pelos Indiana Pacers, por 133-131, somando, assim, a oitava derrota do conjunto que lidera a Conferência Este da NBA. Contudo, o antigo basquetebolista do Benfica, Neemias Queta, não saiu do banco de suplentes.
O final da partida foi impróprio para cardíacos, com os Pacers, que perderam Tyrese Haliburton durante o jogo, a superiorizarem-se graças a lances livres de Mathurin nos segundos finais. Do lado dos Celtics, a estrela Jayson Tatum também ficou de fora devido a uma entorse no tornozelo esquerdo.
Importante realçar que, com o seu atual contrato, o antigo craque do Clube da Luz só poderá disputar até 50 jogos na NBA e estará impossibilitado de participar nos play-off’s, caso a histórica equipa de Massachussets se classifique. Um cenário muito provável já que os Celtics são presença assídua nessa fase da prova há nove anos consecutivos.
A hipótese do internacional luso ser presenteado com um novo contrato não está, contudo, descartada segundo Brad Stevens, diretor de operações dos Boston Celtics, que referiu à imprensa: "Todos os dias falamos sobre os jogadores. Acho que é importante chegarmos ao deadline de trocas com alguma flexibilidade. Temos agora um lugar em aberto no plantel, o Neemias trabalha muito, tem feito um bom trabalho".
Na última temporada, o antigo jogador do Glorioso alinhou em apenas cinco partidas oficias, pela equipa principal dos Sacramento Kings, registando uma média de 2,4 pontos, 0,2 assistências e 2,2 ressaltos às ordens do treinador Mike Brown.
Clube encarnado confirmou uma mudança importante após vários anos de sucesso e muitos títulos conquistados, encerrando um ciclo marcante
24 Jun 2026 | 12:54 |
O Benfica oficializou a saída de Eugénio Rodrigues do comando técnico da equipa feminina de basquetebol. O treinador termina contrato no próximo dia 30 de junho e não continuará ligado ao Clube, encerrando uma passagem de seis anos repleta de conquistas e momentos históricos.
A despedida acontece poucas semanas depois de mais um título nacional conquistado pelas encarnadas. Ao longo da sua estadia na Luz, Eugénio Rodrigues transformou o Benfica numa das maiores potências do basquetebol feminino português, acumulando um impressionante palmarés.
Desde 2020, o técnico conquistou um total de 17 troféus ao serviço das águias, entre os quais cinco Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, duas Supertaças, três Taças Federação e três Taças Vítor Hugo, números que refletem o domínio encarnado na modalidade.
Além do sucesso interno, Eugénio Rodrigues liderou também a equipa nas competições europeias, garantindo a presença do Benfica na EuroCup e contribuindo para a afirmação internacional do projeto feminino de basquetebol do Clube.
Com a saída já oficializada, o Benfica prepara agora uma nova era. O escolhido para suceder a Eugénio Rodrigues deverá ser Ricardo Vasconcelos - saída anunciada por rival - , atual selecionador nacional feminino, que se encontra muito próximo de assumir o comando técnico das tricampeãs nacionais.
Assista a despedida do Benfica:
Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações
23 Jun 2026 | 14:00 |
Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.
Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."
“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.
O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.
Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.
Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.
Veja as declarações de Norberto Alves:
Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época
23 Jun 2026 | 12:26 |
O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.
Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.
Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.
A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.
Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa não perdoa época do Benfica; título do Porto acelera mudanças
17 Jun 2026 | 15:20
Extremo do Benfica pede desculpa aos adeptos: "Peço sinceramente o vosso perdão"
16 Jun 2026 | 10:33
Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”
15 Jun 2026 | 10:52