
APONTAMENTO – Vermelho e Branco: JOÃO NORONHA LOPES NÃO É O QUE PARECE
Conhecido adeptos analisa perfil do cabeça de lista 'Benfica Acima de Tudo' afirmando que gestor não é diferente de alguns dos nomes que estão na corrida
15 Abr 2025 | 06:00
A comunicação do Sport Lisboa e Benfica é um dos principais alvos a mudar urgentemente. Não há estratégia que aguente com comunicados tardios
Primeira nota e mais relevante de todas: é uma questão de vida ou morte ganhar os próximos 5 jogos para a Liga e, por isso, exige-se união a todos. Goste-se ou não. Independentemente de opiniões ou visões distintas. De todos, um! A águia agarra o lema e mostra-o imponentemente para inspirar sócios e atletas!
A segunda nota dirige-se à comunicação benfiquista que não se tem revelado eficaz. O Universo Benfica conta com profissionais exclusivos para o efeito (entre eles, um diretor de comunicação, um assessor de comunicação para a equipa principal e um assessor do Presidente) e ainda dispõe de canal televisivo próprio (BTV). Isto sem esquecer o nosso jornal e o projeto de uma rádio que tenho a certeza que irá surgir no futuro breve do Sport Lisboa e Benfica (apesar da atual direção ter acabado em 2024 com a empresa inicialmente projetada e criada para o efeito).
Ao Benfica não lhe faltam meios. Falta vontade, estudo, análise, inteligência, esperteza e, acima de tudo, antecipação.
No setor desportivo onde a emoção dos juízes (sócios, adeptos e simpatizantes) supera legitimamente a racionalidade, quem tem a palavra tem a obrigação de saber projetar o futuro no início de cada época, adotar uma postura pedagógica e antecipar os potenciais obstáculos.
Um exemplo disto foi Lourenço Pereira Coelho numa cerimónia da Liga de Clubes em Julho de 2022 (com a época 2022-23 em curso) quando referiu que "(...) nós sabemos que – como uma pessoa importante e com responsabilidades no futebol português disse, e disse bem – infelizmente nem sempre é só a competência que conta” e que “isso diz-nos que temos de ser muito fortes neste ano, temos de contar com o apoio de todos, temos de ser muito rigorosos internamente, estar atentos externamente (...)”. Depois finalizou com um soundbyte: “E se não nos respeitarem, seguramente não seremos candidatos ao prémio Fair Play".
A comunicação do Sport Lisboa e Benfica é um dos principais alvos a mudar urgentemente. Não há estratégia que aguente com comunicados tardios ou até despropositados a defenderem pessoas (indivíduos) por primazia à Instituição. Simplesmente, não faz jus à grandeza do Benfica.
A estratégia de sucesso assenta na utilização dos seus próprios meios (BTV, plataformas digitais, Jornal e futuramente a Rádio Benfica) para disseminar conteúdos antecipadamente e com prudência de forma pedagógica, pró-ativa e também defensiva em relação ao ecossistema desportivo. Ao mesmo tempo, o Sport Lisboa e Benfica deve ter as portas abertas aos meios de comunicação social desportivos e genéricos. Quem não deve, não teme.
O Glorioso tem o dever de “formar”, informar e explicar aos seus sócios, adeptos e simpatizantes, bem como aos restantes interessados, o que pensa e como se pretende posicionar em matérias como a arbitragem, a disciplina, a justiça, os perfis e a gestão daqueles que lideram as instituições desportivas, entre outras. O Sport Lisboa e Benfica também é visado e avaliado, logo, deve exigir e escrutinar. Pelo meio desta sua atuação, deve continuar a promover, obviamente, conteúdos relacionados com o seu próprio associativismo (Casas do Benfica, Filiais, Parceiros, etc).
Os responsáveis pela comunicação transversal do Benfica devem ter competências mínimas como (i) conhecer, aceitar e incorporar os princípios, valores e necessidades do Sport Lisboa e Benfica, (ii) uma forte capacidade de comunicação e liderança, (iii) a necessária experiência comprovada na especificidade do setor desportivo com conhecimento puro deste ecossistema (federações, associações, ligas) e do geral (media, agências, etc), (iv) inteligência em gestão de crises e know-how em media training (para atletas e dirigentes) e (v) uma enorme capacidade de resistência à pressão com sentido de responsabilidade institucional.
Durante a época, o Benfica podia inovar com conferências de imprensa semanais (ou noutro tempo) com mensagens chave pré-definidas para cada tipo de situação (arbitragem, calendário de jogos, críticas a jogadores, etc). Há ligas no estrangeiro que o fazem há décadas ...
O departamento de comunicação deve promover o alinhamento, motivação e transparência entre todos os que trabalham internamente no Benfica. O(s) seu(s) diretor(es) deve(m) garantir que a mensagem está alinhada com os valores do Sport Lisboa e Benfica. Externamente, elimine-se já a comunicação reativa para dar lugar ao “jogo de ocupação de espaço e construção de narrativa”.
APONTAMENTO – Vermelho e Branco: JOÃO NORONHA LOPES NÃO É O QUE PARECE
Conhecido adeptos analisa perfil do cabeça de lista 'Benfica Acima de Tudo' afirmando que gestor não é diferente de alguns dos nomes que estão na corrida
Nove dias
Faltam, apenas, nove dias para a nação benfiquista decidir o que quer para o futuro do maior de Portugal, nas eleições Presidenciais do Clube da Luz
Dia do careca
Hoje escrevo mais na qualidade de português do que de benfiquista, embora apeteça dizer que quem não é benfiquista, não é um bom português
APONTAMENTO – Vermelho e Branco: JOÃO NORONHA LOPES NÃO É O QUE PARECE
Conhecido adeptos analisa perfil do cabeça de lista 'Benfica Acima de Tudo' afirmando que gestor não é diferente de alguns dos nomes que estão na corrida
18 Out 2025 | 11:48
Nove dias
Faltam, apenas, nove dias para a nação benfiquista decidir o que quer para o futuro do maior de Portugal, nas eleições Presidenciais do Clube da Luz
16 Out 2025 | 10:28
Dia do careca
Hoje escrevo mais na qualidade de português do que de benfiquista, embora apeteça dizer que quem não é benfiquista, não é um bom português
15 Out 2025 | 11:27
SUBSCREVER NEWSLETTER