Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Penálti do Benfica é 'clarinho como a água'! Especialista põe fim à 'choradeira': "Bem visto"

Lance nos instantes finais da partida com o Moreirense deu que falar, porém há quem coloque um ponto final na 'novela'

turralde González diz que penálti do Benfica foi bem assinalado
turralde González diz que penálti do Benfica foi bem assinalado

  |

Icon Comentário0

O lance do penálti do Benfica frente ao Moreirense, aos 90+5, tem feito correr muita tinta, mas Iturralde González põe um ponto final na polémica. Em declarações ao jornal português Record, o antigo árbitro internacional espanhol, garante que a grande penalidade a favor das águias foi bem assinalada. 


"Penálti claro e muito bem visto pelo árbitro. Barreiro toca na bola e o defesa do Moreirense não consegue parar, invadindo o espaço do atacante e derrubando-o com a perna direita. É a típica jogada em que o defesa pensa que vai chegar, mas acaba por fazer falta porque o avançado toca primeiro na bola", começou por mencionar o especialista. 


"Penálti claro e muito bem visto pelo árbitro. Barreiro toca na bola e o defesa do Moreirense não consegue parar"


"No início da jogada há um toque da bola no braço de Marcos Leonardo, mas é uma mão totalmente involuntária, não cria uma oportunidade de golo. Se fosse este jogador a rematar à baliza e a marcar golo ou a sofrer penálti, aí sim seria falta. Mas não é isso que acontece aqui", concluiu Iturralde González. 

Vale destacar que, o especialista em arbitragem acabou por garantir que ao minuto 18 não existiu falta de Fabiano, considerando que não ficou uma grande penalidade por assinalar a favor do Glorioso. 


Importa recordar que, depois de ter empatado com o Moreirense, o Benfica volta a entrar em campo no sábado, dia 14 de setembro, para enfrentar o Santa Clara, no Estádio da Luz. O duelo acontece após a pausa das competições nacionais para os compromissos das seleções, estando agendado para as 20h30.


Futebol

Deve ser para rir! Iturralde González diz que penálti no Moreirense - Benfica foi 'limpinho'

Especialista analisou o lance polémico aos 18 minutos de jogo, garantindo que o movimento de Fabiano não era motivo para André Narciso assinalar grande penalidade

Iturralde González analisou a arbitragem do Moreirense - Benfica
Iturralde González analisou a arbitragem do Moreirense - Benfica

  |

Icon Comentário0

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou, em declarações ao jornal português Record, a arbitragem de André Narciso, garantindo que o senhor do apito fez bem em não assinalar a grande penalidade a favor das águias, ao minuto 18. 


"Não há penálti. É uma jogada clara, a bola vem do ressalto na relva, tem as mãos para baixo, não muito separadas do corpo e, como vem do solo para o braço, não há falta. Esta mão na bola nunca é punível. Bate no braço, sim, mas este está numa posição natural, por isso não há nada", atirou o especialista. 


" Esta mão na bola nunca é punível. Bate no braço, sim, mas este está numa posição natural, por isso não há nada"


No minuto 18, a bola tocou na mão de Fabiano na grande área do Moreirense. O banco do Benfica levantou-se, de imediato, em protesto, no entanto, nem o VAR, nem o árbitro de partida assinalaram a grande penalidade. O lance polémico acabou por ser semelhante ao penálti assinalado a favor do rival da Segunda Circular, Sporting, no último encontro da jornada 3 da Liga Portugal Betclic, diante do Farense. A grande penalidade foi 'ordem' do VAR, que acabou por 'tapar os olhos' ao momento em Moreira de Cónegos.

Todavia, Iturralde González mantém o critério, considerando que o penálti assinalado a favor do Sporting foi um erro de Nuno Almeida: "Não me parece penálti. É claro que a bola lhe toca na mão, mas é uma situação normal de futebol. O avançado está à frente, a bola bate nele, o defesa tem as mãos para baixo numa posição normal de quem está a defender, numa posição natural. É curioso que, como eu, o VAR também não considera penálti, por isso chama o árbitro. É a prova que em jogadas muito duvidosas, em que prevalece o critério, é muito difícil todos terem a mesma opinião. Neste caso eu estou de acordo com o VAR, não era penálti. O estranho é que todos, árbitros e VAR, foram às mesmas reuniões nas quais se discutem estes lances. O problema é que são situações como estas que os adeptos não compreendem, não entendem como pode haver opiniões diferentes num lance destes". 


Importa recordar que, depois de ter empatado com o Moreirense, o Benfica volta a entrar em campo no sábado, dia 14 de setembro, para enfrentar o Santa Clara, no Estádio da Luz. O duelo acontece após a pausa das competições nacionais para os compromissos das seleções, estando agendado para as 20h30. 


Futebol

Kerem Akturkoglu enverga camisola de peso no Benfica e deixa garantia: "Sempre quis..."

Reforço dos encarnados chegou a Lisboa no último dia do mercado de verão. O extremo fez questão de se dirigir aos Benfiquistas

Kerem Akturkoglu é o mais recente reforço do Benfica
Kerem Akturkoglu é o mais recente reforço do Benfica

  |

Icon Comentário0

Kerem Akturkoglu já falou aos microfones do Benfica. O novo camisola 17 das águias, que enverga agora o dorsal que pertencia a Gonçalo Guedes, fez que deixando a garantia de que está feliz por envergar o Manto Sagrado. 


"Estou muito feliz por estar aqui. Sempre quis jogar para os adeptos. Para eles. Eles apoiam todos os jogadores. Eu ouvi isso. Vamos fazê-lo juntos", referiu o mais recente reforço do Glorioso. 


"Sempre quis jogar para os adeptos. Para eles"


Recorde-se que, Kerem Akturkoglu custa aos cofres do Benfica uma verba a rondar os 11/12 milhões de euros, oriundo do Galatasaray. O clube turco deve reservar, ainda, uma percentagem de uma futura mais-valia. O atleta de 25 anos, que chegou a Lisboa perto da meia noite, assinou um contrato com o Clube da Luz válido até junho de 2029 e encontra-se blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. 

Na temporada 2024/25, Kerem Akturkoglu – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – marcou presença em seis embates: dois na Liga dos Campeões, três na Liga Turca e um na TFF Super Kuba. Nos 398 minutos totalizados, o jovem futebolista apontou dois golos e três assistências.


No que toca à época passada, o avançado de 25 anos, compatriota de Orkun Kokçu, foi escolha do técnico em 54 partidas, tendo somado uns impressionantes 15 tiros certeiros e servindo os colegas de equipa em oito ocasiões. No total, pelo Galatasaray o craque contabilizou 179 jogos, 46 tentos e ainda 33 assistências, tendo passado também pelo 24 Erzincanspor, Karacabey Belediyespor, Basaksehir e Bodrumspor.


Futebol

ITURRALDE GONZALEZ DIZ NÃO TER DÚVIDAS SOBRE LANCE ENTRE RAFA E COATES NO BENFICA - SPORTING (COM VÍDEO)

Conhecido árbitro espanhol foi perentório na sua decisão

Rafa
Rafa

  |

Icon Comentário0

O conhecido antigo árbitro espanhol, Iturralde González, de 57 anos, não tem quaisquer dúvidas em relação ao lance entre Rafa e Sebastian Coates, acreditando que ficou uma grande penalidade por assinalar ao Benfica, no Dérbi Eterno da passada terça-feira, dia 2 de abril.


"Esta jogada é um penálti de árbitro. Não é nunca um penálti em que o VAR possa intervir, porque não é um erro claro, óbvio e manifesto. Se repararem, o defesa coloca a perna à frente para que o avançado não possa continuar, e ele acaba por ser rasteirado", começou por afirmar em declarações ao jornal Record, esta quarta-feira.


"O defesa em nenhum momento joga a bola ou quer jogar a bola. Coloca a perna à frente e não o deixa prosseguir. É uma jogada muito complicada de ver no campo. Mas se o árbitro apitar penálti não há nada a dizer, porque ele coloca a perna para não o deixar continuar, para impedir que o avançado progrida", continua Iturralde González.


"Para mim é penálti. Mas é um penálti que tem de ser apitado pelo árbitro. Não é um jogada em que o VAR tenha de intervir para ajudar o árbitro porque, como disse, não é um erro claro, óbvio e manifesto. É um lance de futebol, em que o defesa coloca a perna à frente para que o avançado não possa continuar. É um penálti de árbitro. É o árbitro que tem de o ver. Se o árbitro o vê, apita. Se não vê, para mim, o VAR não pode intervir. Mas penálti, sim, é", acrescentou o especialista.

O especialista compara lance com o de João Neves e Pedro Gonçalves na primeira mão da eliminatória: "São duas jogadas completamente diferentes. Nessa jogada não é penálti porque é o avançado do Sporting que desvia a perna para a direita, é ele que procura o contacto. Ou seja, é uma ação em que ele está à frente e, como se apercebe da aproximação do adversário, movimenta a perna para a direita, para procurar o contacto. E, quando o contacto ocorre, deixa-se cair. É essa a diferença. No lance mais recente, que estamos a analisar agora, o defesa coloca a perna à frente para fazer cair o avançado. A diferença começa logo por aqui. O defesa coloca a perna à frente da trajetória do avançado para o fazer cair, para o fazer tropeçar, para o rasteirar. Em contrapartida, na jogada da 1.ª mão, é o avançado quem mexe a perna para procurar o contacto".


Confira aqui o lance:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção João Félix e Cancelo: presidente do Barcelona não esquece antigos jogadores do Benfica
Futebol

Atenção João Félix e Cancelo: presidente do Barcelona não esquece antigos jogadores do Benfica

 

Icon Comentário0
Harry Potter no Benfica? Kerem Akturkoglu deixa promessa: "Quero muitos expelliarmus"
Futebol

Harry Potter no Benfica? Kerem Akturkoglu deixa promessa: "Quero muitos expelliarmus"

 

Icon Comentário0
Kerem Akturkoglu 'abre o coração' e revela motivo por ter assinado pelo Benfica
Futebol

Kerem Akturkoglu 'abre o coração' e revela motivo por ter assinado pelo Benfica

 

Icon Comentário0