Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Set 2024 | 15:37 |
Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou, em declarações ao jornal português Record, a arbitragem de André Narciso, garantindo que o senhor do apito fez bem em não assinalar a grande penalidade a favor das águias, ao minuto 18.
"Não há penálti. É uma jogada clara, a bola vem do ressalto na relva, tem as mãos para baixo, não muito separadas do corpo e, como vem do solo para o braço, não há falta. Esta mão na bola nunca é punível. Bate no braço, sim, mas este está numa posição natural, por isso não há nada", atirou o especialista.
" Esta mão na bola nunca é punível. Bate no braço, sim, mas este está numa posição natural, por isso não há nada"
No minuto 18, a bola tocou na mão de Fabiano na grande área do Moreirense. O banco do Benfica levantou-se, de imediato, em protesto, no entanto, nem o VAR, nem o árbitro de partida assinalaram a grande penalidade. O lance polémico acabou por ser semelhante ao penálti assinalado a favor do rival da Segunda Circular, Sporting, no último encontro da jornada 3 da Liga Portugal Betclic, diante do Farense. A grande penalidade foi 'ordem' do VAR, que acabou por 'tapar os olhos' ao momento em Moreira de Cónegos.
Todavia, Iturralde González mantém o critério, considerando que o penálti assinalado a favor do Sporting foi um erro de Nuno Almeida: "Não me parece penálti. É claro que a bola lhe toca na mão, mas é uma situação normal de futebol. O avançado está à frente, a bola bate nele, o defesa tem as mãos para baixo numa posição normal de quem está a defender, numa posição natural. É curioso que, como eu, o VAR também não considera penálti, por isso chama o árbitro. É a prova que em jogadas muito duvidosas, em que prevalece o critério, é muito difícil todos terem a mesma opinião. Neste caso eu estou de acordo com o VAR, não era penálti. O estranho é que todos, árbitros e VAR, foram às mesmas reuniões nas quais se discutem estes lances. O problema é que são situações como estas que os adeptos não compreendem, não entendem como pode haver opiniões diferentes num lance destes".
Importa recordar que, depois de ter empatado com o Moreirense, o Benfica volta a entrar em campo no sábado, dia 14 de setembro, para enfrentar o Santa Clara, no Estádio da Luz. O duelo acontece após a pausa das competições nacionais para os compromissos das seleções, estando agendado para as 20h30.
Entidade que regula o Campeonato Nacional já revelou os horários dos jogos da 22ª e 23ª jornada da competição portuguesa
03 Fev 2026 | 16:46 |
A Liga de clubes, presidida por Reinaldo Teixeira, anunciou esta segunda-feira os horários da 22ª e 23ª jornada do Campeonato Nacional, e verifica-se algo pela primeira vez nesta época desportiva. Benfica e Sporting vão entrar em campo ao mesmo tempo.
Irá acontecer na rodada 23 da maior competição de clubes em Portugal. Ambos os jogos irão acontecer às 18h, no sábado, dia 21. Enquanto que o Benfica defronta o AVS, no Estádio da Luz, os leões deslocam-se a Moreira de Cónegos para duelar com o Moreirense.
Na rodada transata, os encarnados vão viajar aos Açores. O adversário será o Santa Clara, agora orientado por Petit. Será sexta-feira, dia 13, a partir das 18h30. Lembrar que na primeira volta, o Benfica empatou a uma bola com a equipa insular.
Já o Sporting, joga em casa no dia 15, domingo, às 20h30, diante do Famalicão. O líder Porto terá compromissos nos domingos de 15 e 22 de fevereiro. O primeiro é frente ao Nacional, na Choupana, às 15h30; já o segundo é contra o Rio Ave, no Estádio do Dragão, às 20h30.
Mas antes, o Benfica entra em campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo frente ao Alverca, no Estádio da Luz, às 20h30. O clube encarnado continua no terceiro lugar, com 46 pontos, ficando mais longe do segundo classificado.
Resultado entre gansos e dragões, a contar para a 20ªjornada da Liga Portugal Betclic, permite ao Clube encarnado alcançar feito
03 Fev 2026 | 16:12 |
O Porto perdeu pela primeira vez na presente edição da Liga Portugal Betclic em Rio Maior, diante do Casa Pia (1-2). Após o desaire azul e branco, o Benfica é a única equipa invicta no campeonato nacional, e tem registo sem igual na Europa.
As águias somam 13 vitórias e sete empates em 20 jornadas da Liga. A última equipa a derrotar os encarnados na Liga foi, curiosamente, o Casa Pia. Os gansos venceram por 3-1 o Benfica, a 25 de janeiro de 2025, na rodada 19 da edição transata do campeonato.
Mais de 38 jornadas sem perder, ainda assim, não garantem o topo ao clube encarnado, que tem nove pontos desvantagem para o Porto. O último desaire dos dragões na Liga remontava a 26 de abril de 2025, quando foram derrubados na Amadora pelo Estrela (0-2), ainda com Martín Anselmi no comando técnico.
No velho continente, só outras cinco equipas igualam o feito da equipa de José Mourinho, e nenhuma faz parte das sete principais ligas europeias. Os clubes são: Vardar (Macedónia do Norte) - 13 vitórias e 3 empates; Tre Fiori(São Marino) - 15V e 3E; Slavia Praga(Chéquia) - 13V e 7E; Fenerbahçe(Turquia) - 13V e 7E; e o Kí Klaksvík(Ilhas Faróe) - 23V e 4E.
Vale a pena recordar que o Benfica recebe o Alverca no próximo domingo, 8 de fevereiro, no Estádio da Luz, com a partida agendada para as 20h30. De momento, as águias seguem no terceiro lugar da Liga Portugal Betclic, com 46 pontos, atrás do Sporting (51 pontos) e do Porto (55 pontos).
Futebolista esteve em ação no reduto dos beirões e, apesar do contributo que deu dentro das quatro linhas, encarnados não foram além de uma igualdade
03 Fev 2026 | 15:24 |
A espera chegou ao fim para Bruma depois da partida contra o Tondela. Apesar do empate consumado na Beira Alta, o camisola 7 do Benfica teve a oportunidade de somar os primeiros minutos oficiais na presente temporada, seis meses depois da grave lesão que tinha sofrido.
No encontro em que as águias fizeram de tudo para ganhar, o dissabor acabou por estragar o que poderia ter sido uma noite ainda mais especial para o português de 31 anos. Seis meses depois de ter sofrido uma rotura no tendão de Aquiles, Bruma almeja agora continuar neste ritmo e merecer mais oportunidades junto de José Mourinho.
Porém, é preciso relembrar que Bruma já se encontra a treinar sem qualquer limitação desde o início do mês de janeiro; no entanto, depois de falhar o encontro frente ao Porto, o camisola 7 foi sempre uma presença constante nas convocatórias. Ainda assim, o Special One entendia que o extremo ainda não estava totalmente apto para entrar em campo.
O regresso, mais rápido do que seria previsto, de Bruma foi uma das razões por detrás da mudança de estratégia das águias no mercado. O facto de o português voltar a entrar nas opções, tal como irá acontecer em breve com Lukebakio, levou o Clube da Luz a optar por não contratar nenhum extremo, fechando o lote com as permanências de Prestianni e Schjelderup, que convenceram José Mourinho.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Bruma — avaliado em 5 milhões de euros — somou os primeiros minutos oficiais na época. Na partida diante do Tondela, o internacional português jogou um total de oito minutos, mostrando que está pronto para regressar às opções regulares da equipa.