Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Deve ser para rir! Iturralde González diz que penálti no Moreirense - Benfica foi 'limpinho'

Especialista analisou o lance polémico aos 18 minutos de jogo, garantindo que o movimento de Fabiano não era motivo para André Narciso assinalar grande penalidade

Iturralde González analisou a arbitragem do Moreirense - Benfica
Iturralde González analisou a arbitragem do Moreirense - Benfica

  |

Icon Comentário0

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou, em declarações ao jornal português Record, a arbitragem de André Narciso, garantindo que o senhor do apito fez bem em não assinalar a grande penalidade a favor das águias, ao minuto 18. 


"Não há penálti. É uma jogada clara, a bola vem do ressalto na relva, tem as mãos para baixo, não muito separadas do corpo e, como vem do solo para o braço, não há falta. Esta mão na bola nunca é punível. Bate no braço, sim, mas este está numa posição natural, por isso não há nada", atirou o especialista. 


" Esta mão na bola nunca é punível. Bate no braço, sim, mas este está numa posição natural, por isso não há nada"


No minuto 18, a bola tocou na mão de Fabiano na grande área do Moreirense. O banco do Benfica levantou-se, de imediato, em protesto, no entanto, nem o VAR, nem o árbitro de partida assinalaram a grande penalidade. O lance polémico acabou por ser semelhante ao penálti assinalado a favor do rival da Segunda Circular, Sporting, no último encontro da jornada 3 da Liga Portugal Betclic, diante do Farense. A grande penalidade foi 'ordem' do VAR, que acabou por 'tapar os olhos' ao momento em Moreira de Cónegos.

Todavia, Iturralde González mantém o critério, considerando que o penálti assinalado a favor do Sporting foi um erro de Nuno Almeida: "Não me parece penálti. É claro que a bola lhe toca na mão, mas é uma situação normal de futebol. O avançado está à frente, a bola bate nele, o defesa tem as mãos para baixo numa posição normal de quem está a defender, numa posição natural. É curioso que, como eu, o VAR também não considera penálti, por isso chama o árbitro. É a prova que em jogadas muito duvidosas, em que prevalece o critério, é muito difícil todos terem a mesma opinião. Neste caso eu estou de acordo com o VAR, não era penálti. O estranho é que todos, árbitros e VAR, foram às mesmas reuniões nas quais se discutem estes lances. O problema é que são situações como estas que os adeptos não compreendem, não entendem como pode haver opiniões diferentes num lance destes". 


Importa recordar que, depois de ter empatado com o Moreirense, o Benfica volta a entrar em campo no sábado, dia 14 de setembro, para enfrentar o Santa Clara, no Estádio da Luz. O duelo acontece após a pausa das competições nacionais para os compromissos das seleções, estando agendado para as 20h30. 


Futebol

Kerem Akturkoglu enverga camisola de peso no Benfica e deixa garantia: "Sempre quis..."

Reforço dos encarnados chegou a Lisboa no último dia do mercado de verão. O extremo fez questão de se dirigir aos Benfiquistas

Kerem Akturkoglu é o mais recente reforço do Benfica
Kerem Akturkoglu é o mais recente reforço do Benfica

  |

Icon Comentário0

Kerem Akturkoglu já falou aos microfones do Benfica. O novo camisola 17 das águias, que enverga agora o dorsal que pertencia a Gonçalo Guedes, fez que deixando a garantia de que está feliz por envergar o Manto Sagrado. 


"Estou muito feliz por estar aqui. Sempre quis jogar para os adeptos. Para eles. Eles apoiam todos os jogadores. Eu ouvi isso. Vamos fazê-lo juntos", referiu o mais recente reforço do Glorioso. 


"Sempre quis jogar para os adeptos. Para eles"


Recorde-se que, Kerem Akturkoglu custa aos cofres do Benfica uma verba a rondar os 11/12 milhões de euros, oriundo do Galatasaray. O clube turco deve reservar, ainda, uma percentagem de uma futura mais-valia. O atleta de 25 anos, que chegou a Lisboa perto da meia noite, assinou um contrato com o Clube da Luz válido até junho de 2029 e encontra-se blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. 

Na temporada 2024/25, Kerem Akturkoglu – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – marcou presença em seis embates: dois na Liga dos Campeões, três na Liga Turca e um na TFF Super Kuba. Nos 398 minutos totalizados, o jovem futebolista apontou dois golos e três assistências.


No que toca à época passada, o avançado de 25 anos, compatriota de Orkun Kokçu, foi escolha do técnico em 54 partidas, tendo somado uns impressionantes 15 tiros certeiros e servindo os colegas de equipa em oito ocasiões. No total, pelo Galatasaray o craque contabilizou 179 jogos, 46 tentos e ainda 33 assistências, tendo passado também pelo 24 Erzincanspor, Karacabey Belediyespor, Basaksehir e Bodrumspor.


Futebol

Atenção João Félix e Cancelo: presidente do Barcelona não esquece antigos jogadores do Benfica

Joan Laporta abordou mercado de transferências da equipa catalã e lembrou os portugueses

Ex Benfica, João Félix e Cancelo, não são esquecidos por Barcelona
Ex Benfica, João Félix e Cancelo, não são esquecidos por Barcelona

  |

Icon Comentário0

O mercado de transferências terminou na passada segunda-feira às 23h59 para as principais ligas europeias. O presidente do Barcelona, Joan Laporta, falou sobre o mercado dos catalães e lembrou-se dos antigos jogadores do Benfica que estiveram bastante tempo apontados ao clube catalão.


"O melhor plantel é o que temos agora"


"Na constituição da primeira equipa, decidimos que o melhor plantel é o que temos agora. [João Félix e João Cancelo] estavam cedidos, o empréstimo acabava a 30 de junho e seguiram caminhos diferentes. Félix está no Chelsea e Cancelo no Al-Hilal", explicou Laporta, na conferência de imprensa.


Lembre-se que João Cancelo e João Félix queriam fazer parte do plantel da equipa espanhola, mas os problemas financeiros e outras prioridades de Laporta e Deco, diretor desportivo do Barcelona, fizeram com que ambos os jogadores tomassem outras direções, como Dani Olmo que foi contratado ao Leipzig por valores a rondar os 55 milhões de euros. Félix voltou a uma casa que conhece bem, Chelsea, onde já tinha passado seis meses por empréstimo do Atlético de Madrid e Cancelo acabou por rumar à Arábia Saudita e vai ser treinado por uma cara conhecida dos adeptos Benfiquistas, Jorge Jesus.

Na temporada 23/24, João Cancelo - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - marcou presença em 42 encontros: 32 na Liga Espanhola e 10 na Liga dos Campeões, totalizando 3.316 minutos. O lateral terminou com quatro golos marcados e cinco assistências realizadas.


No Benfica, o craque português, que sempre mostrou deixar a porta aberta ao regresso à Luz, chegou às camadas jovens encarnadas em 2007 e afirmou-se na formação B, em 2012/13. Pela equipa principal do Clube da Luz, apenas realizou dois jogos, antes de rumar ao Valencia, em 2014.


Futebol

ITURRALDE GONZALEZ DIZ NÃO TER DÚVIDAS SOBRE LANCE ENTRE RAFA E COATES NO BENFICA - SPORTING (COM VÍDEO)

Conhecido árbitro espanhol foi perentório na sua decisão

Rafa
Rafa

  |

Icon Comentário0

O conhecido antigo árbitro espanhol, Iturralde González, de 57 anos, não tem quaisquer dúvidas em relação ao lance entre Rafa e Sebastian Coates, acreditando que ficou uma grande penalidade por assinalar ao Benfica, no Dérbi Eterno da passada terça-feira, dia 2 de abril.


"Esta jogada é um penálti de árbitro. Não é nunca um penálti em que o VAR possa intervir, porque não é um erro claro, óbvio e manifesto. Se repararem, o defesa coloca a perna à frente para que o avançado não possa continuar, e ele acaba por ser rasteirado", começou por afirmar em declarações ao jornal Record, esta quarta-feira.


"O defesa em nenhum momento joga a bola ou quer jogar a bola. Coloca a perna à frente e não o deixa prosseguir. É uma jogada muito complicada de ver no campo. Mas se o árbitro apitar penálti não há nada a dizer, porque ele coloca a perna para não o deixar continuar, para impedir que o avançado progrida", continua Iturralde González.


"Para mim é penálti. Mas é um penálti que tem de ser apitado pelo árbitro. Não é um jogada em que o VAR tenha de intervir para ajudar o árbitro porque, como disse, não é um erro claro, óbvio e manifesto. É um lance de futebol, em que o defesa coloca a perna à frente para que o avançado não possa continuar. É um penálti de árbitro. É o árbitro que tem de o ver. Se o árbitro o vê, apita. Se não vê, para mim, o VAR não pode intervir. Mas penálti, sim, é", acrescentou o especialista.

O especialista compara lance com o de João Neves e Pedro Gonçalves na primeira mão da eliminatória: "São duas jogadas completamente diferentes. Nessa jogada não é penálti porque é o avançado do Sporting que desvia a perna para a direita, é ele que procura o contacto. Ou seja, é uma ação em que ele está à frente e, como se apercebe da aproximação do adversário, movimenta a perna para a direita, para procurar o contacto. E, quando o contacto ocorre, deixa-se cair. É essa a diferença. No lance mais recente, que estamos a analisar agora, o defesa coloca a perna à frente para fazer cair o avançado. A diferença começa logo por aqui. O defesa coloca a perna à frente da trajetória do avançado para o fazer cair, para o fazer tropeçar, para o rasteirar. Em contrapartida, na jogada da 1.ª mão, é o avançado quem mexe a perna para procurar o contacto".


Confira aqui o lance:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Harry Potter no Benfica? Kerem Akturkoglu deixa promessa: "Quero muitos expelliarmus"
Futebol

Harry Potter no Benfica? Kerem Akturkoglu deixa promessa: "Quero muitos expelliarmus"

 

Icon Comentário0
Kerem Akturkoglu 'abre o coração' e revela motivo por ter assinado pelo Benfica
Futebol

Kerem Akturkoglu 'abre o coração' e revela motivo por ter assinado pelo Benfica

 

Icon Comentário0
Última hora! Benfica tem novo sucessor de Schmidt na mira e técnico conhece bem... Rui Costa
Futebol

Última hora! Benfica tem novo sucessor de Schmidt na mira e técnico conhece bem... Rui Costa

 

Icon Comentário0