![Luis Enrique louco com ex Benfica João Neves após Marselha – PSG: "Não gosto de…"](/storage/media-items/image/2024/10/joao-neves-luis-enrique-psg-marselha-marselha-psg-benfica_20241028112814.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A eliminação do Benfica dos quartos de final da Liga Europa às mãos do Marselha é fruto de uma exibição desinspirada das águias. Enquanto que na primeira mão os encarnados estiveram por cima, vários factos demonstram que a fórmula não esteve lá no jogo da segunda mão, em França.
O Glorioso viu-se encostado desde cedo e, pelo ambiente no Vélodrome ou talvez por entrar no jogo em vantagem na eliminatória, deixou o Marselha jogar sem grande resposta. A primeira vez que os encarnados criaram perigo foi aos 74 minutos, altura em que registaram o seu primeiro (e segundo) remate enquadrado.
A pressão alta do Marselha que parecia viver no meio campo encarnado levou a muitos erros na construção. As águias registaram 29 perdas de posse no seu terço defensivo, igualando o pior registo da prova em 23/24, pertencente à Roma, na visita ao Slavia Praga.
Os erros de construção não ficam por aí, ao longo dos 120 minutos os jogadores Benfiquistas falharam 119 passes, o segundo pior registo da época. Destacou-se Di María pela negativa, O argentino perdeu a posse em 31 situações e terminou a sua participação na Liga Europa com uma posse cedida ao adversário a cada 3 minutos e 27 segundos.
Agora, as atenções do Benfica regressam para o Campeonato Nacional com as águias a terem encontro marcado com o Farense. O duelo da jornada 30 está agendado para segunda-feira, dia 22 de abril, no reduto da formação algarvia, pelas 20h15. Recorde-se que, da última vez que ambas as equipas se encontraram, a turma de Roger Schmidt empatou por um golo.
Águias e cónegos defrontaram-se em setembro do ano passado, na realização da 4.ª ronda da Liga Portugal Betclic, desde então, aconteceram muitas alterações
|
Benfica e Moreirense entram em campo esta tarde, 8 de fevereiro, às 18h00, no Estádio da Luz, em partida a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Este vai ser o segundo embate entre as duas formações na presente temporada desportiva, sendo que o primeiro duelo aconteceu em Moreira de Cónegos, no final de setembro e desde esse fatídico empate, muito mudou no Clube da Luz.
A primeira alteração foi logo no comando técnico dos encarnados. Na altura, o empate sofrido frente aos cónegos acabou por ser um autêntico pesadelo para toda a nação Benfiquista, especialmente para Roger Schmidt. O técnico alemão chegou ao fim da reta e não resistiu a mais um resultado negativo, o germânico já se encontrava sobre gelo fino depois da derrota frente ao Famalicão, na ronda inaugural. Bruno Lage, atual timoneiro, foi escolhido como seu sucessor.
Volvidos sete meses desde o primeiro confronto, no reduto do Moreirense, o onze inicial do Clube da Luz também sofrido algumas alterações desde essa última partida. Na altura, Roger Schmidt escolheu Gianluca Prestianni para jogar nas costas de Vangelis Pavlidis, no entanto, com a chegada do setubalense, o argentino foi perdendo espaço e agora foi remetido para a equipa B do Glorioso.
Quem também viu a sua sina mudar com a chegada de Bruno Lage foi Alexander Bah. O dinamarquês, quando o alemão estava no comando técnico, era dono e senhor do lado direito da defesa. Com a chegada do português, o camisola 6 do Benfica manteve o lugar, no entanto, no último mês e meio, tem ido para o banco de suplentes com a sua vaga a ficar à responsabilidade de Tomás Araújo.
Quem também marcou presença na partida em Cónegos e que não vai poder dar contributo no encontro desta tarde, é Ángel Di Maria, o camisola 11 foi titular na primeira volta, mas saiu lesionado no último encontro, frente ao Estrela Amadora. Além do argentino, o herói que resgatou o ponto do Glorioso, Marcos Leonardo, também não estará cá para ajudar. O brasileiro, recorde-se, foi vendido ao Al Hilal de Jorge Jesus.
Conhecido adepto do Benfica reagiu, através da imprensa e das redes sociais, à declarações do treinador dos vermelhos e brancos
|
Bruno Lage, na antevisão do Benfica - Moreirense, pediu que as "politiquices" ficassem fora do Estádio no encontro desta tarde. As declarações não passaram despercebidas a Mauro Xavier, que acabou por criticar a postura do técnico, aconselhando-o a não seguir o exemplo de Sérgio Conceição.
Mauro Xavier - Não deve seguir o exemplo de Sérgio Conceição no Porto e envolver-se nas eleições do Benfica
"Bruno Lage deve focar-se apenas na conquista do 39 e não deve seguir o exemplo de Sérgio Conceição no Porto e envolver-se nas eleições do Benfica", referiu o conhecido adepto do Benfica, em declarações ao diário desportivo Record. Mauro Xavier reagiu à publicação, através da rede social X, antigo Twitter, acrescentando: "Blindar o balneário, sim! Ter apenas o sucesso desportivo como objetivo. Tiros nos pés, não. Lage, não sejas Conceição".
Mauro Xavier - Lage, não sejas Conceição
Recorde-se que, Bruno Lage apelou a que os adeptos apoiassem o Glorioso, garantindo que pretende blindar o balneário das "politiquices". "O apelo que faço, como fiz há 15 dias, é durante os 90 minutos sermos todos Benfica, no apoio, como sempre, à equipa. Foi assim com o Barcelona, com o Famalicão, em Turim, na Amadora... Por isso, 90 minutos de apoio total à equipa. Foi a mensagem que eu quis passar há dias sobre blindar o estádio", começou por referir.
"Que todas as diferenças, as politiquices – quer internas, quer externas – e até mesmo os ataques dos nossos adversários fiquem fora do estádio. E que os adeptos tenham essa capacidade e essa paixão de blindar o estádio, assim como eu, na minha competência, blindar o balneário àquilo que não interessa, e focarmo-nos apenas no futebol e na paixão pelo Benfica", concluiu Bruno Lage.
Confira aqui a publicação de Mauro Xavier, na rede social X:
Com o empate frente ao clube de Alvalade atrás das costas, a equipa das águias quer voltar aos triunfos e logo frente ao conjunto madeirense
|
Na antevisão feita à partida contra o Marítimo, a contar para a 16.ª jornada da Liga BPI, principal divisão do futebol feminino, Filipa Patão garantiu que a equipa irá lutar pelos três pontos contra os insulares. Depois do empate cedido no Estádio da Luz frente às leoas do Sporting(1-1), o Benfica procura regressar aos triunfos e a timoneira portuguesa exigiu mais concentração.
Filipa Patão - Entramos em todos os jogos para ganhar
Após garantir que as Inspiradoras do Benfica entram em todas as partida a pensar no triunfo, de forma a conseguir uma vantagem mais confortável na tabela, a timoneira do Clube da Luz pediu que as suas pupilas entrassem em campo, frente à equipa insular, "mais concentradas e preparadas". Filipa Patão acabou por recordar os erros que cometeram frente ao rival de Alvalade.
Seguindo a mesma análise, a treinadora do Glorioso, considerada uma das melhores técnicas do campeonato português, não retirou qualidade ao adversário. Apesar da superioridade do Benfica perante o Marítimo, Filipa Patão pede total atenção e recorda que "todos os jogos e pontos são cruciais", uma vez que as águias apenas têm três pontos de vantagem sobre o Sporting.
No final da conferência de antevisão ao encontro desta manhã, 8 de fevereiro, 11h00, a treinadora do Glorioso reconheceu a prova de regularidade está cheia de equipas de qualidade e que, com o aproximar da reta final da competição, é importante manter o foco nos objetivos. “É a ponta final do campeonato, há equipas que precisam de pontuar, há equipas que têm objetivos, tal como nós, portanto, não podemos, em momento algum, não deixar de ter compromisso e atitude competitiva”, concluiu.