Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

ROGER SCHMIDT DEVIA FICAR NO BENFICA? FAMOSO JORNALISTA VEM EM DEFESA DO TREINADOR ENCARNADO

"história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas"

Roger Schmidt não é o problema do Benfica segundo Luís Mateus
Roger Schmidt não é o problema do Benfica segundo Luís Mateus

19 Abr 2024 | 11:37 |

Icon Comentário0

A eliminação do Benfica dos quartos de final da Liga Europa às mãos do Marselha veio acelerar a narrativa de que o despedimento de Roger Schmidt é a próxima decisão a fazer para a direção do clube. Luís Mateus no jornal A BOLA vem em defesa do alemão, abordando as críticas comuns ao alemão e apontando os dedos a outrem.


Schmidt é criticado usualmente por ter gasto 200 milhões sem o devido retorno, Mateus relembra a época passada: "Na época passada, os encarnados contrataram Enzo, que não só se tornou a chave-mestra para todas as outras fechaduras como, potenciado pelo Mundial, uma das maiores transferências do clube. E ainda Aursnes, Bah, Musa, Neres, João Victor, Brooks, Ristic e Draxler. A maior parte das contratações enquadrava-se no modelo vertical, de pressão asfixiante de Schmidt."


Foi apenas na presente época que essa gestão deu para o torto: "Kokçu, Cabral, Jurásek, Trubin, Guedes e Bernat foram os primeiros. Marcos Leonardo, Rollheiser, Prestianni e Carreras aterraram depois. O turco não pressiona como Enzo e à frente abrem-se buracos por todos os lados. Também Arthur não é Ramos, sobretudo sem bola. Com esta, precisa de ser alimentado. Entretanto, o checo, de perfil completamente diferente de Grimaldo, não demorou muito a ser flop. É lateral de linha sem capacidade de drible e a equipa estava demasiado viciada no espanhol para poder entendê-lo e também se adaptar. Já o ucraniano é ainda promessa demasiado intermitente. Acrescenta coisas a Vlachodimos, porém falta-lhe a consistência do grego no bê-á-bá. O internacional português não pareceu a 100 por cento e o lateral espanhol acumulou lesões, apesar de, em teoria, ser solução."


Schmidt é também criticado por não saber substituir, o jornalista apresenta uma opinião mais pensada: "Guardiola, numa segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, fez a primeira aos 72’ e a segunda aos 91’. Não estou a comparar sabedoria, é um exemplo. Ambos responsabilizam os jogadores pela ideia, que no espanhol varia e no alemão é quase sempre a mesma. Também já trocou jogadores ao intervalo, mas a caricatura é há muito indelével".

O colunista faz uma conclusão interessante: "O alemão pareceu perdido, sim, a certa altura. E só terá acertado o onze perto do fim. Também terá dificuldades em ler o jogo, antes e depois, porque estrategicamente nunca se preocupa com o rival. Aqui, não se espera que mude. Mas a história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas."


A conclusão é que a época falhada de Roger Schmidt pode dever-se muito à estrutura do clube e a fatores internos que todos desconhecemos: "a resposta à pergunta ‘deve Rui Costa manter Schmidt’ sairá sempre de outra, importante: será que, num enquadramento mais favorável, com a estrutura do futebol, o treinador e o scouting a trabalharem em conjunto para um mercado mais assertivo, e proximidade maior entre todos, o alemão pode ter mais sucesso?"




Futebol

José Mourinho diz que vitória no Benfica - Bayer Leverkusen pode vir de fora do relvado

Treinador dos encarnados lançou repto na conferência de antevisão à partida entre águias e farmacêuticos, disputada na quarta-feira, dia 5 de novembro

José Mourinho acredita que apoio dos adeptos será fundamental para conquistar vitória no Benfica - Bayer Leverkusen
José Mourinho acredita que apoio dos adeptos será fundamental para conquistar vitória no Benfica - Bayer Leverkusen

04 Nov 2025 | 14:16 |

Icon Comentário0

José Mourinho acredita que a vitória no Benfica - Bayer Leverkusen poderá ser conquistada pelo apoio dos adeptos. Em antevisão à partida - depois de Samuel Dahl ter falado -, o Special One analisou o adversário e lançou o repto a quem irá deslocar-se ao Estádio da Luz.


José Mourinho: "Leverkusen é parecido com o de Xabi Alonso"


"É parecido com o de Xabi Alonso, do ponto de vista tático. Muito parecido nos desenhos que põe em campo, com alguns jogadores diferentes, mas que foram substituídos por perfil muito semelhante. É uma equipa que defende a 5, do ponto de vista da organização ofensiva", começou por dizer.


Em seguida, Mourinho explicou algumas nuances dos farmacêuticos: "Constrói a 3, constrói a 4. Um atacante favorito, mas rápido no jogo interior. É uma equipa difícil, que teve o início de época complicada. Este treinador demora algum tempo a encontrar. O resultado com o Bayern é um bocadinho descontextualizado. O Grimaldo não jogou, por exemplo".

José Mourinho: "Se eles (adeptos) quiserem jogar, acho que vamos ganhar"


Para terminar, José Mourinho garantiu que os adeptos do Benfica podem ser cruciais para conquistar a vitória: "São duas equipas a precisar de pontos, eles também. Como já lhe disse, repito as minhas palavras. O estádio pode estar cheio de gente, que quer jogar o jogo. Se eles quiserem jogar, acho que vamos ganhar".

O Benfica viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00.


Futebol

Samuel Dahl nega pressão no Benfica e deixa aviso sério: "Quero..."

Lateral-esquerdo dos encarnados fez a antevisão à partida entre encarnados e Bayer Lverkusen e fez revelação sobre chegada de José Mourinho

Samuel Dahl fez antevisão ao Benfica - Bayer Leverkusen e garantiu ser fácil trabalhar com Mourinho e não sentir pressão em substituir Carreras
Samuel Dahl fez antevisão ao Benfica - Bayer Leverkusen e garantiu ser fácil trabalhar com Mourinho e não sentir pressão em substituir Carreras

04 Nov 2025 | 14:09 |

Icon Comentário0

Samuel Dahl foi o jogador escolhido para falar à imprensa antes do Benfica - Bayer Leverkusen. O 'camisola 26' das águias admitiu ser fácil trabalhar com José Mourinho e garantiu não ter qualquer pressão em ser o substituto de Álvaro Carreras.


Samuel Dahl: "Estou muito feliz, deu-me muita confiança"


"É muito bom. Estou muito feliz, deu-me muita confiança, desde que chegou. Sinto-me mais confiante. Os últimos jogos foram muito bons. Da minha parte, sinto muita confiança", começou por dizer o lateral-esquerdo sueco, durante a antevisão à partida.


Sobre Carreras, Dahl foi direto: "Ele deixou uma boa marca, mas estou focado em mim mesmo, a tentar evoluir-me o mais possível, nos treinos e nos jogos. É claro que me faz querer alcançar cada vez mais. Não coloca pressão sobre mim mesmo, mas sinto que quero mostrar ao Benfica que também consigo deixar a minha marca".

Esta temporada, com a camisola do Benfica, Samuel Dahl – avaliado em 9 milhões de euros – leva 19 encontros: dez na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Nos 1.608 minutos que disputou, o lateral fez um golo e uma assistência.


As águias viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00.


Futebol

Benfica reage à tentativa do Porto em condicionar Fábio Veríssimo e faz exigência a Proença

Encarnados lançaram comunicado no site oficial, na sequência das queixas do juiz da AF Leiria após a partida entre dragões e o Braga

Benfica exige que FPF de Pedro Proença tome medidas adequadas após Fábio Veríssimo revelar tentativa de coação por parte do Porto
Benfica exige que FPF de Pedro Proença tome medidas adequadas após Fábio Veríssimo revelar tentativa de coação por parte do Porto

04 Nov 2025 | 12:52 |

Icon Comentário0

Fábio Veríssimo acusou o Porto de tentar condicionar o seu desempenho e da restante equipa de arbitragem, durante o intervalo do encontro com o Braga. O Benfica já reagiu ao sucedido, pedido que as entidades competentes tomem uma decisão que corresponda à gravidade do episódio.


Benfica: "O Sport Lisboa e Benfica exige que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência"


"O Sport Lisboa e Benfica exige que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência em face das informações tornadas públicas sobre uma grave coação ao árbitro da partida FC Porto - S. C. Braga", lê-se, em comunicado.


"Em face da gravidade dos acontecimentos reportados impõe -se um reação rápida das autoridades competentes e uma clarificação quanto aos desenvolvimentos deste episódio que em nada dignifica e credibiliza o futebol português, pelo que é imperativo que haja consequências exemplares. O Sport Lisboa e Benfica não admitirá qualquer passividade ou delongas nesta matéria", pedem os encarnados.

Vale recordar que, no relatório de Fábio Veríssimo consta que, durante os 15 minutos de pausa, o juiz da AF Leiria e a equipa técnica foram obrigados a ver diversas repetições do golo anulado ao Porto, por falta de Jan Bednarek, bem como o golo do Benfica diante dos dragões, no Torneio da Pontinha 2024, partida apitada pelo árbitro de 42 anos.


De momento, o Benfica de José Mourinho fecha o pódio da Liga Portugal Betclic, com 24 pontos acumulado em 10 jornadas. O Sporting é segundo classificado (25), enquanto a formação do Porto segue no topo da tabela do Campeonato Nacional, com 28 pontos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Gary Neville revela problema dos grandes para Ruben Amorim; Ex Benfica em sarilhos
Futebol

Gary Neville revela problema dos grandes para Ruben Amorim; Ex Benfica em sarilhos

04 Nov 2025 | 12:38

Icon Comentário0
Última hora! Mourinho com reforço de peso no último treino antes do Benfica - Leverkusen
Futebol

Última hora! Mourinho com reforço de peso no último treino antes do Benfica - Leverkusen

04 Nov 2025 | 11:59

Icon Comentário0
Vice de Rui Costa no Benfica chama "animal" a Noronha Lopes e fala em "desespero"
Futebol

Vice de Rui Costa no Benfica chama "animal" a Noronha Lopes e fala em "desespero"

04 Nov 2025 | 11:35

Icon Comentário0