Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Roger Schmidt devia ficar no Benfica? Famoso jornalista vem em defesa do treinador encarnado

"história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas"

Roger Schmidt não é o problema do Benfica segundo Luís Mateus
Roger Schmidt não é o problema do Benfica segundo Luís Mateus

  |

Icon Comentário0

A eliminação do Benfica dos quartos de final da Liga Europa às mãos do Marselha veio acelerar a narrativa de que o despedimento de Roger Schmidt é a próxima decisão a fazer para a direção do clube. Luís Mateus no jornal A BOLA vem em defesa do alemão, abordando as críticas comuns ao alemão e apontando os dedos a outrem.

Schmidt é criticado usualmente por ter gasto 200 milhões sem o devido retorno, Mateus relembra a época passada: "Na época passada, os encarnados contrataram Enzo, que não só se tornou a chave-mestra para todas as outras fechaduras como, potenciado pelo Mundial, uma das maiores transferências do clube. E ainda Aursnes, Bah, Musa, Neres, João Victor, Brooks, Ristic e Draxler. A maior parte das contratações enquadrava-se no modelo vertical, de pressão asfixiante de Schmidt."

Foi apenas na presente época que essa gestão deu para o torto: "Kokçu, Cabral, Jurásek, Trubin, Guedes e Bernat foram os primeiros. Marcos Leonardo, Rollheiser, Prestianni e Carreras aterraram depois. O turco não pressiona como Enzo e à frente abrem-se buracos por todos os lados. Também Arthur não é Ramos, sobretudo sem bola. Com esta, precisa de ser alimentado. Entretanto, o checo, de perfil completamente diferente de Grimaldo, não demorou muito a ser flop. É lateral de linha sem capacidade de drible e a equipa estava demasiado viciada no espanhol para poder entendê-lo e também se adaptar. Já o ucraniano é ainda promessa demasiado intermitente. Acrescenta coisas a Vlachodimos, porém falta-lhe a consistência do grego no bê-á-bá. O internacional português não pareceu a 100 por cento e o lateral espanhol acumulou lesões, apesar de, em teoria, ser solução."


Schmidt é também criticado por não saber substituir, o jornalista apresenta uma opinião mais pensada: "Guardiola, numa segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, fez a primeira aos 72’ e a segunda aos 91’. Não estou a comparar sabedoria, é um exemplo. Ambos responsabilizam os jogadores pela ideia, que no espanhol varia e no alemão é quase sempre a mesma. Também já trocou jogadores ao intervalo, mas a caricatura é há muito indelével".


O colunista faz uma conclusão interessante: "O alemão pareceu perdido, sim, a certa altura. E só terá acertado o onze perto do fim. Também terá dificuldades em ler o jogo, antes e depois, porque estrategicamente nunca se preocupa com o rival. Aqui, não se espera que mude. Mas a história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas."

A conclusão é que a época falhada de Roger Schmidt pode dever-se muito à estrutura do clube e a fatores internos que todos desconhecemos: "a resposta à pergunta ‘deve Rui Costa manter Schmidt’ sairá sempre de outra, importante: será que, num enquadramento mais favorável, com a estrutura do futebol, o treinador e o scouting a trabalharem em conjunto para um mercado mais assertivo, e proximidade maior entre todos, o alemão pode ter mais sucesso?"





Futebol

Rui Costa toma decisão sobre Leandro Barreiro e alvo do Benfica vai...

Craque, que representa o Mainz, da Alemanha, vê futuro a ser resolvido nas mãos do Presidente encarnado

Leandro Barreiro vê Rui Costa a tomar decisão no Benfica
Leandro Barreiro vê Rui Costa a tomar decisão no Benfica

  |

Icon Comentário0

Leandro Barreiro está cada vez mais perto de ser oficializado como jogador do Benfica. O alvo de Rui Costa viu o Presidente das águias a dar um passo importante e assinou um acordo com o Clube da Luz, informa Fabrizio Romano.

De acordo com informações avançadas pelo especialista em questões de mercado, na rede social X (antigo Twitter), este domingo, dia 19 de maio, o craque do Luxemburgo despede-se do Mainz, da Alemanha, após oito anos, e vai ser o primeiro reforço de verão do Benfica.


A mesma fonte garante que Leandro Barreiro já assinou um acordo que determina a vinda do jogador para o Clube da Luz. Fabrizio Romano adianta, ainda, que só fica a faltar a confirmação por parte de ambas as partes. Vale referir que o diretor desportivo do emblema alemão tinha abordado as negociações, confirmando (saiba mais AQUI).


Neste sentido, o médio vai abandonar o Mainz e reforçar o Benfica a 'custo zero', uma vez que o seu contrato com os germânico chega ao fim em junho de 2024. Desta forma, Rui Costa não precisou de ir aos cofres para garantir o primeiro reforço de verão para Roger Schmidt, que deverá continuar na qualidade de treinador para a próxima época.

Esta temporada, Leandro Barreiro - avaliado em 14 milhões de euros - foi aposta em 33 duelos: 31 na Bundesliga e ainda dois na Copa da Alemanha (DFB Pokal). Nos 2.766 minutos totalizados, o médio luxemburguês apontou quatro golos, contabilizando ainda uma assistência.


É de referir que o craque está ao serviço do emblema germânico desde 2016, quando integrou os sub-17 do clube. Em 2018/19, subiu e ocupou um lugar na equipa principal, tendo realizado um único jogo. O internacional pelo Luxemburgo afirmou-se na época seguinte, com 18 partidas e duas assistências registadas.

Confira aqui a publicação:



Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Com tubarões a bater à porta, futuro de José Melro no Benfica está...

Sabe o nosso Jornal que existem novas atualizações face à situação contratual do avançado encarnado

Exclusivo Glorioso 1904 - Futuro de José Melro no Benfica está em discussão
Exclusivo Glorioso 1904 - Futuro de José Melro no Benfica está em discussão

  |

Icon Comentário0

O futuro de José Melro no Benfica continua a ser tema de destaque. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, a renovação com o avançado é um objetivo da direção de Rui Costa, no entanto, as negociações encontram-se difíceis. 

O jovem ponta-de-lança, de 19 anos, chega ao fim do seu vinculo na próxima temporada, em junho de 2025, tendo somente mais um ano no seu contrato atual. Apesar de ainda ter uma época como jogador do Benfica assegurada, o avançado tem sido observado de perto por várias equipas das cinco principais ligas europeias, colocando o Glorioso em risco de perder o craque no fim da campanha que se avizinha.


Neste momento, os principais interessados no atleta que alinha primariamente nos sub-23 do Clube da Luz são o Barcelona, o Dortmund e o Lille. Os três clubes têm por habito a aposta na formação, além de estarem nas cinco principais ligas europeias, sendo propostas bastante sedutoras para José Melro.


Esta temporada, José Melro já marcou presença em 27 encontros: 26 no Campeonato Nacional sub-23 e um na Taça Revelação sub-23., totalizando 1.901 minutos. O ponta-de-lança soma 18 tentos apontados e fez ainda um passe para golo.

Importa referir que o craque iniciou a sua caminhada desportiva em 2011/12, na escola de futebol Footkart, sediada em Santarém, tendo passado por vários emblemas da zona ribatejana. Foi contratado pelo Clube da Luz, em 2022, integrando o plantel de sub-19, mas acabou por se afirmar, rapidamente, e ter lugar nos sub-23.



Futebol

Luís Mateus implica que Otamendi é ativamente prejudicial ao Benfica "não foi o exemplo..."

Comentador critica postura do capitão das águias nas declarações após a derrota em Famalicão

Otamendi está a cortar a progressão de outros centrais do Benfica, segundo Luís Mateus
Otamendi está a cortar a progressão de outros centrais do Benfica, segundo Luís Mateus

  |

Icon Comentário0

Otamendi veio a público admitir uma má época e culpar o departamento de comunicação do Benfica, algo que foi bem recebido pelos adeptos encarnados, no entanto, Luís Mateus em crónica do jornal A Bola culpabiliza o central por não demonstrar a mesma maturidade dentro de campo.

Depois de dizer que só não deu mais vezes a cara nos momentos maus porque não o deixaram, Otamendi foi "elogiado pelos adeptos por ter colocado a nu toda a fragilidade da estratégia comunicacional do clube" segundo Mateus. Essa fragilidade foi "evidente durante a temporada, quando deixou crescer a aura negativa em torno de Roger Schmidt e, por arrasto, dos seus futebolistas".


"No entanto, se o argentino se sentiu reduzido no seu papel de capitão no discurso, já não se conseguiu assumir como tal por culpa própria em campo. Não que não tenha gritado, corrido ou cortado jogadas perigosas, mas porque não foi o exemplo de serenidade e controlo que alguém com a sua experiência e a jogar na sua posição deveria ser." prossegue o cronista.


Mateus repete a narrativa comum de que António Silva joga como veterano e Otamendi como a jovem promessa: "ficou para ver António Silva – que ainda assim também realizou uma época aquém das expectativas –ficar com a imagem de adulto na sala. Foram inúmeras as vezes em que se precipitou na abordagem, tentou o carrinho ou o desarme, em vez de apostar na contenção e aguardar pela decisão do rival. Veja-se o golo de Gyokeres em Alvalade na Taça de Portugal e muitos outros exemplos, até em encontros recentes."

Na opinião do jornalista, os outros centrais do plantel deveriam impedir o argentino de ser indiscutível: "nem que seja por poder estar a tapar a progressão de jogadores como Morato ou Tomás Araújo. Em teoria, de acordo com a forma como o Benfica quer jogar, aparentemente com ou sem Schmidt, uma linha defensiva com maior capacidade na construção e mais rápida, com privilégio para o português, teria mais condições para sair da pressão contrária, e jogar mais subida com maior controlo da profundidade."


As consequências serão, possivelmente, um erro na leitura dos objetivos no mercado: "Ao mesmo tempo, tudo parece apontar para que António Silva e Morato sejam negociáveis, a fim de que João Neves não o seja já, porém a SAD não pode continuar a acreditar que seja Otamendi a continuar a segurar as pontas."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Kika Nazareth fecha o resultado com o 4-1 para o Benfica
Futebol

Kika Nazareth fecha o resultado com o 4-1 para o Benfica

 

Icon Comentário0
Lúcia Alves faz o 3-1 para o Benfica com homenagem especial
Futebol

Lúcia Alves faz o 3-1 para o Benfica com homenagem especial

 

Icon Comentário0
Penálti para o Benfica e Carole Costa não vacila
Futebol

Penálti para o Benfica e Carole Costa não vacila

 

Icon Comentário0