Futebol
Gary Neville revela problema dos grandes para Ruben Amorim; Ex Benfica em sarilhos
04 Nov 2025 | 12:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Abr 2024 | 11:37 |
A eliminação do Benfica dos quartos de final da Liga Europa às mãos do Marselha veio acelerar a narrativa de que o despedimento de Roger Schmidt é a próxima decisão a fazer para a direção do clube. Luís Mateus no jornal A BOLA vem em defesa do alemão, abordando as críticas comuns ao alemão e apontando os dedos a outrem.
Schmidt é criticado usualmente por ter gasto 200 milhões sem o devido retorno, Mateus relembra a época passada: "Na época passada, os encarnados contrataram Enzo, que não só se tornou a chave-mestra para todas as outras fechaduras como, potenciado pelo Mundial, uma das maiores transferências do clube. E ainda Aursnes, Bah, Musa, Neres, João Victor, Brooks, Ristic e Draxler. A maior parte das contratações enquadrava-se no modelo vertical, de pressão asfixiante de Schmidt."
Foi apenas na presente época que essa gestão deu para o torto: "Kokçu, Cabral, Jurásek, Trubin, Guedes e Bernat foram os primeiros. Marcos Leonardo, Rollheiser, Prestianni e Carreras aterraram depois. O turco não pressiona como Enzo e à frente abrem-se buracos por todos os lados. Também Arthur não é Ramos, sobretudo sem bola. Com esta, precisa de ser alimentado. Entretanto, o checo, de perfil completamente diferente de Grimaldo, não demorou muito a ser flop. É lateral de linha sem capacidade de drible e a equipa estava demasiado viciada no espanhol para poder entendê-lo e também se adaptar. Já o ucraniano é ainda promessa demasiado intermitente. Acrescenta coisas a Vlachodimos, porém falta-lhe a consistência do grego no bê-á-bá. O internacional português não pareceu a 100 por cento e o lateral espanhol acumulou lesões, apesar de, em teoria, ser solução."
Schmidt é também criticado por não saber substituir, o jornalista apresenta uma opinião mais pensada: "Guardiola, numa segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, fez a primeira aos 72’ e a segunda aos 91’. Não estou a comparar sabedoria, é um exemplo. Ambos responsabilizam os jogadores pela ideia, que no espanhol varia e no alemão é quase sempre a mesma. Também já trocou jogadores ao intervalo, mas a caricatura é há muito indelével".
O colunista faz uma conclusão interessante: "O alemão pareceu perdido, sim, a certa altura. E só terá acertado o onze perto do fim. Também terá dificuldades em ler o jogo, antes e depois, porque estrategicamente nunca se preocupa com o rival. Aqui, não se espera que mude. Mas a história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas."
A conclusão é que a época falhada de Roger Schmidt pode dever-se muito à estrutura do clube e a fatores internos que todos desconhecemos: "a resposta à pergunta ‘deve Rui Costa manter Schmidt’ sairá sempre de outra, importante: será que, num enquadramento mais favorável, com a estrutura do futebol, o treinador e o scouting a trabalharem em conjunto para um mercado mais assertivo, e proximidade maior entre todos, o alemão pode ter mais sucesso?"
Treinador dos encarnados lançou repto na conferência de antevisão à partida entre águias e farmacêuticos, disputada na quarta-feira, dia 5 de novembro
04 Nov 2025 | 14:16 |
José Mourinho acredita que a vitória no Benfica - Bayer Leverkusen poderá ser conquistada pelo apoio dos adeptos. Em antevisão à partida - depois de Samuel Dahl ter falado -, o Special One analisou o adversário e lançou o repto a quem irá deslocar-se ao Estádio da Luz.
José Mourinho: "Leverkusen é parecido com o de Xabi Alonso"
"É parecido com o de Xabi Alonso, do ponto de vista tático. Muito parecido nos desenhos que põe em campo, com alguns jogadores diferentes, mas que foram substituídos por perfil muito semelhante. É uma equipa que defende a 5, do ponto de vista da organização ofensiva", começou por dizer.
Em seguida, Mourinho explicou algumas nuances dos farmacêuticos: "Constrói a 3, constrói a 4. Um atacante favorito, mas rápido no jogo interior. É uma equipa difícil, que teve o início de época complicada. Este treinador demora algum tempo a encontrar. O resultado com o Bayern é um bocadinho descontextualizado. O Grimaldo não jogou, por exemplo".
José Mourinho: "Se eles (adeptos) quiserem jogar, acho que vamos ganhar"
Para terminar, José Mourinho garantiu que os adeptos do Benfica podem ser cruciais para conquistar a vitória: "São duas equipas a precisar de pontos, eles também. Como já lhe disse, repito as minhas palavras. O estádio pode estar cheio de gente, que quer jogar o jogo. Se eles quiserem jogar, acho que vamos ganhar".
O Benfica viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00.
Lateral-esquerdo dos encarnados fez a antevisão à partida entre encarnados e Bayer Lverkusen e fez revelação sobre chegada de José Mourinho
04 Nov 2025 | 14:09 |
Samuel Dahl foi o jogador escolhido para falar à imprensa antes do Benfica - Bayer Leverkusen. O 'camisola 26' das águias admitiu ser fácil trabalhar com José Mourinho e garantiu não ter qualquer pressão em ser o substituto de Álvaro Carreras.
Samuel Dahl: "Estou muito feliz, deu-me muita confiança"
"É muito bom. Estou muito feliz, deu-me muita confiança, desde que chegou. Sinto-me mais confiante. Os últimos jogos foram muito bons. Da minha parte, sinto muita confiança", começou por dizer o lateral-esquerdo sueco, durante a antevisão à partida.
Sobre Carreras, Dahl foi direto: "Ele deixou uma boa marca, mas estou focado em mim mesmo, a tentar evoluir-me o mais possível, nos treinos e nos jogos. É claro que me faz querer alcançar cada vez mais. Não coloca pressão sobre mim mesmo, mas sinto que quero mostrar ao Benfica que também consigo deixar a minha marca".
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Samuel Dahl – avaliado em 9 milhões de euros – leva 19 encontros: dez na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Nos 1.608 minutos que disputou, o lateral fez um golo e uma assistência.
As águias viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00.
Encarnados lançaram comunicado no site oficial, na sequência das queixas do juiz da AF Leiria após a partida entre dragões e o Braga
04 Nov 2025 | 12:52 |
Fábio Veríssimo acusou o Porto de tentar condicionar o seu desempenho e da restante equipa de arbitragem, durante o intervalo do encontro com o Braga. O Benfica já reagiu ao sucedido, pedido que as entidades competentes tomem uma decisão que corresponda à gravidade do episódio.
Benfica: "O Sport Lisboa e Benfica exige que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência"
"O Sport Lisboa e Benfica exige que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência em face das informações tornadas públicas sobre uma grave coação ao árbitro da partida FC Porto - S. C. Braga", lê-se, em comunicado.
"Em face da gravidade dos acontecimentos reportados impõe -se um reação rápida das autoridades competentes e uma clarificação quanto aos desenvolvimentos deste episódio que em nada dignifica e credibiliza o futebol português, pelo que é imperativo que haja consequências exemplares. O Sport Lisboa e Benfica não admitirá qualquer passividade ou delongas nesta matéria", pedem os encarnados.
Vale recordar que, no relatório de Fábio Veríssimo consta que, durante os 15 minutos de pausa, o juiz da AF Leiria e a equipa técnica foram obrigados a ver diversas repetições do golo anulado ao Porto, por falta de Jan Bednarek, bem como o golo do Benfica diante dos dragões, no Torneio da Pontinha 2024, partida apitada pelo árbitro de 42 anos.
De momento, o Benfica de José Mourinho fecha o pódio da Liga Portugal Betclic, com 24 pontos acumulado em 10 jornadas. O Sporting é segundo classificado (25), enquanto a formação do Porto segue no topo da tabela do Campeonato Nacional, com 28 pontos.
Gary Neville revela problema dos grandes para Ruben Amorim; Ex Benfica em sarilhos
04 Nov 2025 | 12:38
Última hora! Mourinho com reforço de peso no último treino antes do Benfica - Leverkusen
04 Nov 2025 | 11:59
Vice de Rui Costa no Benfica chama "animal" a Noronha Lopes e fala em "desespero"
04 Nov 2025 | 11:35