Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Roger Schmidt devia ficar no Benfica? Famoso jornalista vem em defesa do treinador encarnado

"história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas"

Roger Schmidt não é o problema do Benfica segundo Luís Mateus
Roger Schmidt não é o problema do Benfica segundo Luís Mateus

  |

Icon Comentário0

A eliminação do Benfica dos quartos de final da Liga Europa às mãos do Marselha veio acelerar a narrativa de que o despedimento de Roger Schmidt é a próxima decisão a fazer para a direção do clube. Luís Mateus no jornal A BOLA vem em defesa do alemão, abordando as críticas comuns ao alemão e apontando os dedos a outrem.

Schmidt é criticado usualmente por ter gasto 200 milhões sem o devido retorno, Mateus relembra a época passada: "Na época passada, os encarnados contrataram Enzo, que não só se tornou a chave-mestra para todas as outras fechaduras como, potenciado pelo Mundial, uma das maiores transferências do clube. E ainda Aursnes, Bah, Musa, Neres, João Victor, Brooks, Ristic e Draxler. A maior parte das contratações enquadrava-se no modelo vertical, de pressão asfixiante de Schmidt."

Foi apenas na presente época que essa gestão deu para o torto: "Kokçu, Cabral, Jurásek, Trubin, Guedes e Bernat foram os primeiros. Marcos Leonardo, Rollheiser, Prestianni e Carreras aterraram depois. O turco não pressiona como Enzo e à frente abrem-se buracos por todos os lados. Também Arthur não é Ramos, sobretudo sem bola. Com esta, precisa de ser alimentado. Entretanto, o checo, de perfil completamente diferente de Grimaldo, não demorou muito a ser flop. É lateral de linha sem capacidade de drible e a equipa estava demasiado viciada no espanhol para poder entendê-lo e também se adaptar. Já o ucraniano é ainda promessa demasiado intermitente. Acrescenta coisas a Vlachodimos, porém falta-lhe a consistência do grego no bê-á-bá. O internacional português não pareceu a 100 por cento e o lateral espanhol acumulou lesões, apesar de, em teoria, ser solução."


Schmidt é também criticado por não saber substituir, o jornalista apresenta uma opinião mais pensada: "Guardiola, numa segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, fez a primeira aos 72’ e a segunda aos 91’. Não estou a comparar sabedoria, é um exemplo. Ambos responsabilizam os jogadores pela ideia, que no espanhol varia e no alemão é quase sempre a mesma. Também já trocou jogadores ao intervalo, mas a caricatura é há muito indelével".


O colunista faz uma conclusão interessante: "O alemão pareceu perdido, sim, a certa altura. E só terá acertado o onze perto do fim. Também terá dificuldades em ler o jogo, antes e depois, porque estrategicamente nunca se preocupa com o rival. Aqui, não se espera que mude. Mas a história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas."

A conclusão é que a época falhada de Roger Schmidt pode dever-se muito à estrutura do clube e a fatores internos que todos desconhecemos: "a resposta à pergunta ‘deve Rui Costa manter Schmidt’ sairá sempre de outra, importante: será que, num enquadramento mais favorável, com a estrutura do futebol, o treinador e o scouting a trabalharem em conjunto para um mercado mais assertivo, e proximidade maior entre todos, o alemão pode ter mais sucesso?"





Futebol

Negócio de Calafiori complica-se e pretendente pode voltar para levar António Silva do Benfica

Gigante europeu é um dos conjuntos que continua a ter o central do Glorioso no radar

Central do Benfica continua no radar de vários conjuntos
Central do Benfica continua no radar de vários conjuntos

  |

Icon Comentário0

O futuro de António Silva no Benfica pode estar perto de conhecer novos desenvolvimentos, uma vez que as últimas informações dão conta que o Arsenal, um dos pretendentes do camisola 4 do Glorioso, ainda não conseguiu fechar a transferência de Riccardo Calafiori.

Segundo o portal Transfer News Live, que faz eco da informação avançada pelo site ‘Football Italia’, o conjunto comandado por Mikel Arteta ainda não chegou ao montante pretendido pelo Bolonha. A equipa transalpina pretende cerca de 50 milhões de euros pelo central, valor que o Arsenal ainda não atingiu. No entanto, a mesma fonte garante que o negócio não caiu e os dois conjuntos continuar a negociar a transferência do atleta.


Recorde-se que o Arsenal é um dos pretendentes de António Silva. Caso o negócio pelo defesa italiano não corra da melhor forma, é expectável que os gunners tentem outras opções, sendo o camisola 4 do Glorioso uma delas. Além da equipa de Arteta, o jovem central das águias já foi apontado também aos ingleses do Manchester United e do Liverpool. Lembre-se que o Real Madrid, o PSG e o Bayern Munique também já demonstraram interesse no central de 19 anos. Vale dizer lembrar que Rui Costa continua a remeter a venda para a cláusula de rescisão. 


António Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros -, na temporada 2023/24, marcou presença em 50 encontros, onde registou dois golos. Já na época passada, ano em que se estreou na formação de Roger Schmidt, o defesa alinhou em 44 partidas, somando cinco tentos, sem contabilizar qualquer assistência.   

Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 94 partidas, onde fez 'gosto ao pé' por sete ocasiões, sem contabilizar qualquer assistência. Recorde-se que o craque passou a ser opção indiscutível para Roger Schmidt na temporada transata. 



 


Futebol

A caminho da Arábia Saudita, ex Benfica Ederson Moraes deixa responsáveis do City desamparados

Conjunto inglês não contava com a mudança do guardião canarinho neste mercado

Guardião deve abandonar o City e rumar à Arábia Saudita
Guardião deve abandonar o City e rumar à Arábia Saudita

  |

Icon Comentário0

Deve estar prestes a confirmar-se a mudança de Ederson Moraes. Apesar de já ter mostrado vontade num regresso ao Benfica, o guardião vai deixar o Manchester City e rumar à Arábia Saudita na próxima temporada.

Segundo o portal Transfer News Live, que faz eco de uma publicação do Daily Star Sunday, este domingo, dia 7 de julho, os responsáveis do Manchester City estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de perder o guardião brasileiro para o campeonato saudita. Vale recordar que o internacional canarinho tem sido apontado ao Al Nasr de Cristiano Ronaldo (Saiba mais AQUI)


É de referir que o craque, que brilhou ao serviço do Benfica, vai reencontrar o antigo companheiro de equipa no Manchester City, Laporte. Com esta saída, Ederson coloca um fim na sua passagem pelo clube da Premier League, que representou por sete temporadas, depois de ter trocado o Benfica pelos ingleses, em 2017. O antigo jogador das águias junta-se, assim, ao leque de atletas que já trocaram as ligas europeias pelo campeonato saudita.


Em 2023/24, Ederson Moraes – atualmente avaliado em 35 milhões de euros - marcou presença em 43 encontros na equipa de Pep Guardiola, tendo sofrido 34 golos nos 3.748 minutos totalizados, mantendo uma folha limpa por 15 ocasiões.  

O guarda-redes brasileiro foi uma das principais figuras do Benfica entre 2015 e 2017, ano em que se transferiu para Inglaterra. De águia ao peito, contam-se 59 jogos oficiais; dois Campeonatos Nacionais; uma Taça de Portugal; uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira. 

 


   





Futebol

Jornalista destaca qualidades de jogadores do Benfica na Seleção de Roberto Martínez: "basta olhar para…”

Portugal triunfou diante da Finlândia, por 4-2, com presença de diversos jogadores com ligação às águias

Portugal, liderado por Roberto Martínez, venceu a Finlândia, por 4-2, com contributo de jogadores do Benfica
Portugal, liderado por Roberto Martínez, venceu a Finlândia, por 4-2, com contributo de jogadores do Benfica

  |

Icon Comentário0

Luís Mateus considera que Roberto Martínez tem muita qualidade ao seu dispor na Seleção Nacional. Num artigo de opinião no jornal ‘A Bola’, o comentador falou, entre outros atletas, de Nélson Semedo, João Cancelo e João Neves, sendo os dois primeiros da formação do Benfica e o último ainda figura nos quadros do Clube da Luz.

“Numa partida sem grandes ideias ou fio condutor, para lá do que Bruno Fernandes trouxe após o intervalo, não deixa de parecer crescer a responsabilidade de cada vez que se contam as opções para cada posição”, afirma Luís Mateus.


“Basta olhar para as laterais, por exemplo, onde antes havia lacunas. Nélson Semedo pode ser um defesa direito mais conservador ou uma adaptação à esquerda, Dalot e Cancelo medem-se pela profundidade que oferecem em cada uma das faixas e Nuno Mendes, além da tendência natural para alargar a frente de ataque pela esquerda, também se mostrou preocupado em apanhar desprevenidos os rivais na grande área em momentos sem bola e em atrair por dentro”, refere o comentador.


“Opções válidas e até divergentes que dão dinâmicas específicas a quem não tem muito tempo para trabalhá-las em contexto Seleção. E estamos só a falar de uma função específica”, atira Luís Mateus.

“O espanhol tirou facilmente o elefante da sala e nem foi preciso puxar muito pelo cabedal. Manteve Palhinha, recuando-o para central, e entregou a batuta ao médio do PSG, com Neves ao lado. A decisão poderá ter antecipado uma decisão futura seja para o arranque – é preciso perceber se há continuidade, ou se foi experiência ou fruto das circunstâncias – ou no desenrolar do Euro, sobretudo perante equipas que vão naturalmente defender baixo”, finaliza.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com futuro incerto no Benfica, Prestianni recebe novas abordagens vindas da Europa
Futebol

Com futuro incerto no Benfica, Prestianni recebe novas abordagens vindas da Europa

 

Icon Comentário0
Olha, olha! André Carrillo admite interesse de gigante europeu antes de rumar ao Benfica
Futebol

Olha, olha! André Carrillo admite interesse de gigante europeu antes de rumar ao Benfica

 

Icon Comentário0
Fabrizio Romano traz notícias 'quentinhas' que podem implicar no futuro de António Silva no Benfica
Futebol

Fabrizio Romano traz notícias 'quentinhas' que podem implicar no futuro de António Silva no Benfica

 

Icon Comentário0