Futebol
Saída confirmada! Estrela da Amadora pesca no Benfica e garante extremo
23 Jun 2026 | 10:17
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Nov 2024 | 14:03 |
A nova temporada não tem corrido de feição a António Silva. Apesar de ter começado como titular, o jovem central, que recentemente viu o Manchester United afastar-se da corrida, perdeu espaço, tendo visto Nicolás Otamendi e Tomás Araújo a assumirem o eixo defensivo, sendo que essa opção reflete nos números do camisola 4 no Benfica.
O central de 21 anos tem, por esta altura, menos jogos e menos minutos do que Nicolás Otamendi e Tomás Araújo, defesas que passaram a ser, precisamente, a dupla predileta de Bruno Lage nos jogos do Campeonato Nacional, sendo que nos últimos quatro jogos, António Silva alinhou em apenas quatro encontros: dois na Liga dos Campeões (suplente utilizado na goleada frente ao Atlético de Madrid e titular na derrota em casa do Bayern), um na Taça de Portugal (vitória diante do Pevidém) e um na Taça da Liga (triunfo frente ao Santa Clara).
Apesar desta quebra de rendimento, António Silva voltou ao leque de convocados por Roberto Martínez. Na passada sexta-feira, 8 de novembro, o camisola 4 do Glorioso foi um dos 26 eleitos para o duplo compromisso da Seleção Nacional na Liga das Nações.
Já na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - contabiliza 10 duelos: um na Taça de Portugal, um na Taça da Liga, três na Liga dos Campeões e cinco no Campeonato Nacional. Nos 815 minutos disputados, o central já soma um golo e uma assistência.
Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 101 partidas, onde fez gosto ao pé por oito ocasiões, assistindo os colegas numa ocasião. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Guarda-redes principal da equipa encarnada voltou a comentar a temporada 2025/26 e deixou alguma 'auto-crítica' nas mais recentes declarações
23 Jun 2026 | 13:15 |
Anatoliy Trubin fez uma análise direta ao desempenho do Benfica na última temporada, apontando a falta de vitórias em jogos decisivos como um dos principais fatores para o desfecho do campeonato. Em entrevista à DAZN, o guarda-redes internacional ucraniano sublinhou que a equipa ficou aquém do exigido.
Trubin: "Não perder não é o mesmo que vencer"
“Foi difícil, para dizer a verdade. Tivemos zero derrotas, mas não perder não é o mesmo que vencer. Precisamos de ganhar os nossos jogos, temos de ser campeões. Perdemos muitos pontos onde tínhamos de vencer. É estranho de entender, mas é a realidade”, afirmou.
Trubin destacou ainda a necessidade de assumir responsabilidades e transformar a experiência acumulada numa resposta mais forte na nova temporada: “Terceiro lugar no campeonato… é a vida. Temos de assumir a nossa responsabilidade, aproveitar as experiências e evoluir. A vida continua e temos de ser melhores na próxima época para fazer felizes os adeptos, este grande clube e as nossas famílias”, referiu.
O guarda-redes recordou ainda os momentos mais marcantes da temporada 2025/26, dando destaque à conquista da Supertaça, logo no arranque da época: “Diria que ganhar a Supertaça. Foi o primeiro jogo da época, quase a 1 de agosto, que é o meu aniversário, e foi o meu jogo 100 pelo Benfica. Foram sensações diferentes, foi especial para mim e para o clube”, concluiu.
Entre os momentos de maior visibilidade, Trubin mencionou ainda o golo marcado de cabeça frente ao Real Madrid na Liga dos Campeões, que garantiu o Benfica na fase de playoffs, como um dos episódios mais memoráveis da sua época.
Central deu uma recente entrevista na qual abordou vários temas, entre os quais a chegada do técnico para o lugar de José Mourinho
23 Jun 2026 | 11:30 |
A poucos dias do arranque da pré-temporada no Benfica Campus, António Silva mostrou-se confiante em relação ao novo ciclo liderado por Marco Silva. O defesa-central considera que o treinador português reúne as condições ideais para potenciar o plantel encarnado e devolver o clube aos títulos. Em entrevista ao canal de YouTube de João Oliveira, o internacional português recordou a última temporada e destacou o percurso construído por Marco Silva em Inglaterra.
António Silva: "Marco Silva tem muita capacidade"
“Tivemos um ano com o mister José Mourinho. Foi uma época com algumas dificuldades e falhámos, enquanto equipa, em momentos decisivos, nos quais poderíamos ter-nos aproximado do primeiro lugar. O Marco Silva tem muita capacidade. Esteve quatro anos na Premier League com uma equipa que tinha como objetivo a permanência e conseguiu sempre alcançar boas classificações”, afirmou.
António Silva não escondeu a desilusão pelos resultados alcançados pelo Benfica nos últimos anos, reconhecendo que o rendimento da equipa ficou abaixo da exigência habitual do Clube. O central admitiu compreender a frustração dos adeptos e garantiu que o grupo tem plena consciência da necessidade de inverter esse cenário.
António Silva: "Nos últimos sete anos fomos campeões apenas uma vez, com o mister Roger Schmidt, sem falar das Taças. É muito curto"
“As últimas épocas foram abaixo do esperado. Qualquer benfiquista tem essa noção e nós, que estamos lá dentro, também a temos. Nos últimos sete anos fomos campeões apenas uma vez, com o mister Roger Schmidt, sem falar das Taças. É muito curto”, reconheceu.
Apesar da análise crítica ao passado recente, o 'camisola 4' defende que este é o momento de olhar em frente e abraçar a nova liderança técnica. Para António Silva, a união entre equipa, estrutura e adeptos será determinante para recolocar o Benfica no patamar que considera ser o seu lugar natural.
“O que posso dizer é que temos de trabalhar sobre isso, mas olhando para o futuro e abraçando a ideia do novo treinador. Temos de estar positivos, todos juntos. Só assim vamos conseguir colocar o clube onde ele deve estar, que é ser campeão. É o mínimo exigível no Benfica”, sublinhou.
Médio ucraniano está focado em cair nas boas graças do novo treinador do conjunto encarnado e já começou a tomar medidas para tal
23 Jun 2026 | 11:10 |
O regresso do plantel do Benfica aos trabalhos está agendado para quinta-feira, mas Georgiy Sudakov decidiu não esperar pelo arranque oficial da pré-temporada. O médio ucraniano apresentou-se mais cedo no Benfica Campus, por iniciativa própria, e realizou já uma sessão de treino individual.
A decisão tem um objetivo claro: chegar à nova época na melhor condição física possível e causar uma boa impressão junto de Marco Silva. A admiração do novo treinador encarnado pelas qualidades de Sudakov já não é novidade. A informação tinha sido avançada anteriormente e acabou por ser confirmada pelo próprio Marco Silva durante a sua apresentação oficial. A informação foi avançada pelo Record.
O técnico português acredita que o internacional ucraniano possui características particularmente adequadas ao modelo de jogo que pretende implementar no Benfica e vê nele um jogador capaz de assumir um papel importante na equipa. Com o início dos trabalhos à porta, Marco Silva terá finalmente oportunidade de observar de perto um dos atletas em quem deposita maiores expectativas para a nova temporada.
Do lado do jogador, a motivação também é elevada. Sudakov pretende aproveitar a mudança de ciclo técnico para recuperar protagonismo e deixar para trás uma época marcada por dificuldades. Aos 23 anos, o camisola 10 encarnado procura iniciar a nova temporada com uma imagem renovada, mostrando desde já uma forte determinação para reconquistar espaço no plantel.
Contratado como uma das principais apostas do Benfica, Sudakov não conseguiu corresponder plenamente às expectativas durante a última época. Problemas físicos, desgaste emocional e alguma irregularidade exibicional acabaram por condicionar o seu rendimento, levando-o a perder espaço em vários momentos da temporada.