
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois da saída de João Victor e Gabriel Pires, a revolução no balneário do Benfica continua e a próxima dupla a abandonar a Luz já está escolhida segundo informa, está sexta-feira, dia 19 de janeiro, o jornal português Record, Chiquinho e Gonçalo Guedes estão de saída de Glorioso.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, tanto o médio como o avançado vão rumar a outras paragens já neste mercado de transferências de inverno. O camisola 22, que se encontra em final de contrato, vai fazer parte da equipa do Olympiacos, enquanto que o extremo formado no Seixal vai para o Villarreal.
Importante recordar que, tal como deu conta o nosso Jornal, ambos os futebolistas terão falado com o Presidente da Catedral, de modo a sair em janeiro. Posto isto, Rui Costa não terá colocado qualquer entrave às transferências.
Esta época, Chiquinho - avaliado em 5 milhões de euros - alinhou em 17 partidas, somando somente 350 minutos e realizando uma assistência. Na temporada transata, o médio esteve presente em 44 jogos, onde marcou um golo e assistiu por três vezes.
Gonçalo Guedes - avaliado em 18 milhões de euros - regista 14 encontros oficiais pelas águias e uma assistência, nesta temporada. Já, na época transata, no emblema da Catedral, foi aposta de Roger Schmidt em 15 duelos, onde fez dois golos e um passe para tento.
Antigo rosto conhecido do Clube da Luz falou sobre a contestação de que o setubalense foi alvo aquando do seu regresso ao comando técnico das águias
|
Gaspar Ramos, antigo dirigente do Benfica, prestou declarações ao Desporto ao Minuto, onde recordou a contestação de que Bruno Lage foi alvo aquando do seu regresso à Luz. O antigo vice-presidente do Clube encarnado deixou um voto de confiança ao técnico setubalense, admitindo que o treinador é "suficiente".
"Os treinadores avaliam-se nos maus momentos, não nos bons. Quando tudo corre bem, é relativamente fácil, com excelentes jogadores. O que é difícil é, quando surge a crise, ultrapassá-la e manter um discurso e atitudes que sejam compatíveis com essas situações", começou por referir Gaspar Ramos, destacando, depois, o trabalho de Bruno Lage nesta segunda passagem pelo comando técnico do Benfica.
Gaspar Ramos: [Bruno] Lage tem sido suficiente, mas devido à qualidade do plantel
"Acho que o Lage tem sido suficiente, mas devido à qualidade do plantel, que resolve individualmente sempre que necessário e tem um banco com muitas soluções", confessou o antigo vice-presidente do Benfica, em declarações ao Desporto ao Minuto. Importa referir que, sob o comando do treinador setubalense, o Glorioso já conquistou a liderança isolada do Campeonato, depois de já ter estado a cinco pontos do Sporting, no arranque da época.
No entanto, o mais recente deslize do Benfica, no empate a duas bolas com o Arouca, acabou por levar à co-liderança com o Sporting. Recorde-se que, desse jogo, as águias lançaram um comunicado, onde apontaram o dedo a António Nobre e à arbitragem portuguesa em geral, face ao erro crasso do juiz da partida ao assinalar um penálti contra o Glorioso, por uma "rasteira com a cabeça" de Otamendi sobre Jason, no segundo tempo do encontro, no Estádio da Luz.
As atenções do Benfica estão, novamente, na Liga Portugal Betclic. O próximo duelo está marcado para o próximo sábado, 19 de abril, no Estádio D. Afonso Henriques, com pontapé de saída agendado para as 20h30. O Benfica irá enfrentar o Vitória de Guimarães em partida válida para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em busca de retomar a liderança, sendo que, neste momento, os encarnados somam os mesmos 69 pontos que o Sporting.
Direção de Rui Costa tem especial atenção para o Mundial de Clubes, contando com compatriota de Kokçu na mira para 25/26
|
Ismail Yuksek está no radar do Benfica para 2025/26. O jogador turco não está a viver a melhor fase no Fenerbahçe, de José Mourinho, pelo que é um dos mais recentes nomes apontados à Luz. A imprensa internacional dá conta de novidades relativas a este interesse no compatriota de Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu.
O jornal O Jogo, esta quinta-feira, cita a imprensa turca e revela que o craque está praticamente de malas feitas, uma vez que José Mourinho não tem utilizado o médio, o que facilita, então, os planos do Benfica. Rui Costa conta com Ismail Yuksek em cima da mesa, equacionando uma possível contratação ainda antes do Mundial de Clubes, de forma a poder beneficiar Bruno Lage, especialmente, no meio-campo, tendo em conta as opções limitadas que existem no plantel das águias.
Renato Sanches está, novamente, lesionado e, apesar de, no melhor dos cenários, o português recuperar a tempo do pontapé de saída do Mundial de Clubes e de ser um sonho de Rui Costa para 25/26, o Presidente do Benfica não quer arriscar. Além disso, Manu Silva, reforço de inverno, poderá não estar apto nessa altura. Assim sendo, o líder máximo das águias pensa em Ismail Yuksek como uma alternativa, apostando, então, no talento turco.
Os casos bem sucedidos de Kokçu e Akturkoglu acabam por 'empurrar' os responsáveis encarnados a um novo negócio na Turquia. O Benfica acaba por estar mais atento a talento vindo desse país europeu, uma vez que está agradado com o sucesso garantido nas contratações da dupla internacional turca. Neste sentido, Rui Costa acaba a ter boas notícias, uma vez que Yuksek não está a ser utilizado por José Mourinho no Fenerbahçe, o que abre portas a uma possível saída no verão.
Ismail Yuksek - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - encontra-se no Fenerbahçe desde 2020, ainda que só em 2022/23 tenha começado a ser elemento regular na equipa de Istambul. Na atual época, 24/25, o médio foi aposta em 24 jogos: três na qualificação da Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e 14 na Liga turca. O camisola 5 disputou no total 1.398 minutos.
Ex-dirigente do Grupo Stromp deixou uma opinião no jornal Sporting criticou a postura da direção de Rui Costa, apontando o dedo ao Clube da Luz
|
Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, deixou um recado à direção do Benfica face às mais recentes críticas do Clube da Luz à arbitragem. No jornal Sporting, o ex-dirigente apontou o dedo à posição demonstrada por Rui Costa, em nome do emblema da Catedral, após as acusações de não existirem critérios iguais vindas dos encarnados face ao empate com o Arouca.
"O comunicado em causa era, afinal, para criticar a arbitragem e atacar o Sporting CP… desculpem… como? Porquê? Foi, contudo, um ato completamente falhado! É que dizer-se, como o comunicado em causa patenteia, que o SL Benfica é o “prejudicado” e o Sporting CP o “beneficiado” pelas arbitragens é uma enorme falácia! Um embuste mesmo!", escreveu Tito Arantes Fontes, esta quinta-feira, no espaço de opinião no jornal Sporting, criticando a direção do Benfica.
"Bem andaram, pois, logo nos dias seguintes, os jornais Record e A Bola, decanos da comunicação social desportiva portuguesa, a demonstrar a total falta de razão do argumentário do peregrino comunicado benfiquista. Foi um verdadeiro arraso na pretensa razão benfiquista!", prosseguiu o ex-dirigentes do Grupo Stromp.
Tito Arantes Fontes: O SL Benfica devia era ficar calado, bem calado, em vez de surgir na praça pública clamando por uma verdade desportiva que manifestamente não quer
"Na versão de A Bola, fundada nas análises do ex-árbitro Duarte Gomes (que pode ser acusado de tudo, menos de alguma vez ter defendido ou beneficiado o Sporting CP!), resulta – por exemplo – que o Sporting CP tem sete penáltis não assinalados a seu favor, cinco expulsões não efetuadas de jogadores adversários e sofreu duas expulsões de seus jogadores mal assinaladas! Em todos estes itens o SL Benfica ou tem, “grosso modo”, metade dessas incidências ou até nenhuma!", apontou, ainda, Tito Arantes Fontes.
"No Record, por seu turno, na sua famosa classificação “Liga da Verdade – Pontos de Verdade / Deve e Haver”, fundada nas análises semanais dos seus especialistas em arbitragem (Jorge Faustino, Marco Ferreira e o espanhol Iturralde González), o Sporting CP aparece com 72 pontos (mais três do que os 69 que hoje tem) e o SL Benfica com apenas 70 (mais um do que os seus atuais 69), ou seja, o Sporting CP surge aqui isolado na liderança do Campeonato, com dois pontos de avanço sobre o segundo classificado. Em ambos os casos… elucidativo! E elucidativo que o SL Benfica devia era ficar calado, bem calado, em vez de surgir na praça pública clamando por uma verdade desportiva que manifestamente não quer", rematou o antigo presidente do Grupo Stromp.