Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
21 Jan 2026 | 16:56 |
O Olympiakos venceu o Bayer Leverkusen por 2-0 e renovou as esperanças na qualificação para o play-off da fase de liga da UEFA Champions League. Chiquinho, antigo jogador das águias, figurou no onze da equipa grega que inaugurou o marcador em bom português.
O lateral-direito Costinha atacou ao primeiro poste um pontapé de canto com a força necessária para inaugurar o marcador, logo aos 2'. Rodinei assistiu o antigo jogador do Rio Ave para o primeiro golo da partida. O Bayer Leverkusen não desmoronou após o golo sofrido, mas Tzolakis segurou o empate, às custas do ex-Benfica Alejandro Grimaldo, autor de um remate perigoso aos 37', e de Kofane, aos 45'.
O Bayer Leverkusen dominou a primeira parte do início ao fim, mas sofreu... a abrir e a fechar. Rodinei voltou a ser o assistente de serviço aos 45+1', desta feita para um remate certeiro de Mehdi Taremi. O antigo avançado do Porto e Rio Ave potenciou a segurança da turma grega no marcador, que não voltou a sofrer alterações devido à atenção de Tzolakis.
Chiquinho saiu de campo com queixas físicas aos 82' e foi fora das quatro linhas que testemunhou a solidariedade grega contra o cerco alemão. Depois da vitória, o Olympiakos assume de momento o 22.º lugar na tabela, com 8 pontos, ultrapassando assim o Benfica - que está perto de oficializar reforço - , que se encontra atualmente na 28.ª posição.
Vale a pena recordar, que o conjunto comandado por José Mourinho entra hoje, dia 21 de janeiro, em campo frente à Juventus, pelas 20h00, na Juventus Stadium. O embate entre os dois gigantes europeus diz respeito à 7.ª jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
Em recente entrevista, médio ofensivo, que anteriormente não integrou os planos do atual técnico das águias, deixou críticas ao mesmo
21 Jan 2026 | 16:39 |
Lincoln, que regressou a Portugal no verão pela porta do Alverca, abriu o livro sobre a passagem pelo Fenerbahçe, onde se cruzou com dois treinadores portugueses: Jorge Jesus e José Mourinho. O médio-ofensivo, em entrevista ao Fanatik, deixou rasgados elogios a Jorge Jesus e críticas a José Mourinho.
"Jorge Jesus é o melhor treinador com quem já trabalhei"
"Fui contactado diretamente por Jorge Jesus. Foi um prazer trabalhar com ele e estou feliz com a decisão de ter ido para o Fenerbahçe. Jorge Jesus é o melhor treinador com quem já trabalhei. Ensinou-me a ver o futebol de maneira diferente. É um homem de caráter e fala sempre diretamente com os jogadores. Está ligado ao futebol durante 24 horas, sete dias por semana", referiu.
"Não tinha muita comunicação com Ismail Kartal e José Mourinho. Depois da saída de Jorge Jesus, acho que houve uma enorme explosão de egos. Tanto Ismail Kartal como José Mourinho queriam contratar jogadores em quem confiavam e, no fim, não mantiveram nenhum jogador da era Jorge Jesus. Eles não me queriam, nem ao Willian Arão, João Pedro ou Luan Peres", disse, assumindo ter ficado bastante chateado com o atual treinador do Benfica - que recebeu elogio de rival.
"Mourinho não quis falar comigo"
Depois da saída de Jorge Jesus, Lincoln foi emprestado a Bragantino e Hull City. "José Mourinho surpreendeu-me. Conversei com ele antes de ir para o Hull City e disse que queria ver-me na pré-temporada em Portugal. Terminei a temporada no Hull City e estava à espera de ser convocado para a pré-época em Portugal. Liguei para o tradutor para falar com Mourinho, mas ele não quis falar comigo".
"Disse-me que deveria contar tudo o que queria ao diretor desportivo. A equipa estava em Portugal e eu estava em casa, também em Portugal, mas mesmo assim ele queria que fosse para Istambul para treinar à parte com Miha Zajc. Não manteve a sua palavra. O que posso dizer sobre ele é que mostrou falta de caráter comigo. Na vida, o carácter é mais importante do que campeonatos, especialmente para mim", acrescentou, assumindo estar muito feliz no Alverca.
Antigo treinador do lateral espanhol, analisou a sua despedida do Clube da Luz, afirmando que continua a acreditar no potencial do jovem atleta
21 Jan 2026 | 15:55 |
A passagem pelos escalões de formação do Real Madrid - que goleou recentemente na Champions - e a afirmação na equipa principal do Deportivo da Corunha apontavam-no como herdeiro natural de Álvaro Carreras. Contudo, Rafael Obrador não convenceu Bruno Lage nem encantou José Mourinho. Óscar Gilsanz, treinador que o lançou na equipa principal do emblema galego, em conversa com o Record, continua a acreditar no seu potencial.
"Sei que não jogou aquilo que estaria à espera"
"Não sei o que se passou, pois não tenho acompanhado muito a equipa do Benfica, mas, sei que o Rafael não jogou aquilo que, certamente, estaria à espera. Em novembro, a seleção espanhola de sub-21 teve um compromisso aqui, na Galiza, vi esse jogo e o Rafael esteve em bom plano", relatou o técnico.
Cedido ao Torino, de Itália, até ao final da temporada, o internacional sub-21 por Espanha poderá nem voltar a pisar do relvado encarnado, já que os italianos ficaram com uma opção de compra de 9 milhões de euros, que poderá ser exercida, caso as exibições do espanhol assim o justifiquem.
"Jogar no Benfica é uma coisa diferente"
Gilsanz, que está sem clube desde que abandonou o comando técnico do Deportivo, no final da época 2024/2025, alinhou uma ideia curiosa, relativamente ao agora lateral do Torino: "Uma coisa é chegar à primeira equipa de um clube que disputa a 2.º divisão espanhola. Outra, bastante diferente, é conseguir jogar no Benfica. Um passo intermédio teria sido melhor para a carreira dele."
"Aos 21 anos, é importante para ele jogar com regularidade, ter continuidade para evoluir. Por isso, é fundamental que seja criterioso na escolha da sua próxima equipa", reforçou o técnico que fez toda a carreira com as cores do Deportivo, mas que admite aceitar um convite do futebol português para retomar a atividade.
Presidente dos encarnados, em véspera do confronto europeu, protagonizou momento que está a suscitar curiosidade nos adeptos das águias
21 Jan 2026 | 15:18 |
Em Turim, na véspera do Juventus - Benfica, Rui Costa, jantou na terça-feira com Giorgio Chiellini, antigo central e atual diretor estratégico da equipa transalpina, no restaurante Il Cambio, relativamente perto da unidade hoteleira onde as águias estão instaladas.
Cerca de uma dezena de adeptos do Benfica - que analisa proposta por avançado - ficou à espera de uma eventual saída da equipa à porta do Hotel Principi di Piemonte, em Turim, que acabou por não se confirmar. O Presidente, por norma, aproveita as deslocações para almoçar com os dirigentes do clube adversário, no entanto, desta vez, o líder do emblema da Luz mudou o protocolo.
Um adepto fervoroso do Milan, que aguardava por Rui Costa (antiga glória dos Rossoneri) à porta do hotel para lhe pedir uma assinatura na sua cópia do livro "Il Diavolo in corpo - Storia del grande Milan", na fotografia em que figura o antigo médio-ofensivo, entrou na unidade hoteleira e acabou mesmo por conseguir um autógrafo do líder das águias.
Vale a pena recordar que Luciano Spalletti, treinador da Juventus, durante a antevisão da partida, abordou a sua relação com José Mourinho: "A estima é muito grande. Falámos muitas vezes ao telefone. É um grande prazer encontrá-lo. Nos jogos em que Mourinho está, o nível de futebol sobe. É um orgulho para mim estar no banco adversário".
Vale a pena recordar que o duelo está agendado para esta quarta-feira, 21 de janeiro, com um lugar no playoff em jogo, e conta com transmissão na Sport TV. Atualmente, o Benfica ocupa o 25.º lugar da classificação, com seis pontos, enquanto a Juventus surge no 17.º posto, com nove pontos amealhados.