
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
Tomás Pedrosa, jovem defesa-central de 14 anos que apresenta uma enorme veia goleadora, assinou, na passada segunda-feira, contrato de formação com o Benfica de Rui Costa. Em comunicado, o Clube da Luz oficializou o negócio, destacando os números do atleta na presente temporada.
“Contratado à Ac. Santarém, onde iniciou o seu percurso desportivo, Tomás Pedrosa vive a sexta época de águia ao peito. Iniciado Sub-15, o defesa-central totaliza, até ao momento, 26 jogos e 13 golos pelos Iniciados do Benfica na presente temporada”, pode ler-se no comunicado das águias, divulgado na passada segunda-feira.
Tomás Pedrosa chegou ao Benfica na temporada 2019/20, oriundo precisamente da Associação Académica de Santarém. Em 2022/23, o defesa-central de apenas 14 anos apontou oito golos em 23 encontros pelos sub-14 das águias, deixando os adeptos com água na boca.
Já esta temporada, pelos iniciados encarnados, Tomás Pedrosa contabiliza 25 encontros – 20 pelos sub-15 B e cinco pelos C –, nos quais apresenta uns impressionantes 13 golos, sendo um dos bons valores da formação do Clube da Luz.
No Campeonato Nacional, os sub-15 B do Benfica liderados por João Tudela – onde tem atuado na maior parte do tempo Tomás Pedrosa – lideram confortavelmente o campeonato, com 21 pontos em sete encontros, somando por vitórias todas as partidas disputadas, tendo marcado um total de 24 golos e sofrido apenas quatro.
Presidente dos encarnados acredita na qualidade de craque e, por isso, optou por estender o vínculo do jogador com as águias por mais uns anos
|
Duarte Soares - que marcou os dois golos da conquista do Campeonato Nacional de Juniores - renovou contrato com o Benfica nesta quinta-feira, 17 de julho. Após prolongar o vínculo com as águias, o lateral-direito formado no Seixal já vai na sétima temporada consecutiva com o Manto Sagrado.
Duarte Soares: "Sempre tive a ambição de conseguir chegar até aqui"
Em declarações à BTV, Duarte Soares mostrou-se feliz por estar a cumprir um sonho: "Sempre tive a ambição de conseguir chegar até aqui, de assinar o meu primeiro contrato de formação, e depois o profissional. Agora conseguir renovar um contrato é um sentimento de muito orgulho".
"Deve-se a muita gente, principalmente a mim, que nunca desisti, tive sempre isto na minha cabeça. À minha família, aos treinadores, ao staff, principalmente, que ajudou no meu desenvolvimento, e, juntando isso tudo, foi muito mais fácil", acrescentou o lateral-direito de 18 anos.
Duarte Soares: "Agora nos Sub-23 vai ser um desafio ainda maior"
Duarte Soares revelou que vai integrar a equipa de Sub-23 do Benfica durante a próxima temporada: "É um bom desafio. Nos Sub-19 já estava a jogar contra jogadores mais velhos, e agora nos Sub-23 vai ser um desafio ainda maior, no qual já posso apanhar Seniores. Acho que vai ser um bom desafio para o meu desenvolvimento".
O lateral-direito chegou ao Benfica em 2019, ano em que deixou o Elvas. Desde aí, o craque já soma 44 internacionalizações pelas camadas jovens da seleção das quinas. Em 2024/25, Duarte Soares disputou 29 jogos e marcou quatro golos pelos Juniores. Para além disso, estreou-se também na Liga Revelação de Sub-23 e na Premier League International Cup, ao serviço da equipa B.
Confira este golo de Duarte Soares:
Jovem futebolista de 16 anos já tem viagem marcada para Lisboa, com o Clube da Luz de portas abertas para receber o médio-ofensivo
|
Ademar Chávez tem viagem marcada para rumar a Lisboa de forma a poder fazer testes no Benfica Campus. É uma oportunidade para o médio-ofensivo mexicano de 16 anos, que terá as atenções dos responsáveis encarnados, com Rui Costa à cabeça, procurando convencê-los.
O jornal Record dá conta, esta quarta-feira, 16 de julho, que o médio do FC Cincinnati, dos Estados Unidos da América, está já com viagem marcada para Portugal, e vai cumprir um período de observação no Seixal durante o mês de julho. Os responsáveis encarnados vão estar atentos a este tempo de forma a poder verificar se terá condições para integrar os escalões de formação do Benfica Campus.
Ademar Chávez é internacional jovem pelo México e já marcou presença em nove partidas pela equipa B do Cincinnati, neste ano, registando um total de 404 minutos. Embora não tenha marcado nenhum golo, nem realizado nenhuma assistência pelo emblema norte-americano, o jogador de 16 anos é considerado um prodígio.
Vale a pena referir que, Ademar Chávez já teve a oportunidade de treinar com uma estrela do Real Madrid. Aurélien Tchouaméni, médio dos merengues, novo clube de Álvaro Carreras, ex-lateral do Benfica, fez alguns exercícios de preparação com o médio mexicano, nos EUA, há um ano.
Importa destacar, também, que, já não é a primeira vez que o Seixal abre portas para receber um jovem prodígio para realizar testes. O Benfica Campus conta com algumas experiências semelhantes com o objetivo de segurar talentos para as camadas jovens do centro de treinos das águias.
Apontado por muitos como um talento prestes a ‘explodir’, jovem futebolista não escondeu o desejo de jogar pelas águias e revelou estar feliz com decisão feita
|
Depois de ter sido anunciado há vários meses, Diego Castel-Branco foi agora oficializado como o mais recente reforço do Benfica para a temporada de 2025/26, onde vai integrar as equipas de sub-17 e sub-19, numa altura em que a formação deu muito sucesso. Após assinar, o jovem mostrou-se muito contente com a sua chegada à Luz.
Diego Castel-Branco: "É um grande passo na minha carreira"
Diego Castel-Branco chega ao Benfica para ser reforço da equipa de júniores, sendo ainda de primeiro ano. À chegada ao Clube da Luz, o extremo ex-Dortmund mostrou estar ciente da dimensão que o desafio lhe pode exigir, mas também diz que está entusiasmado para evoluir.
Em declarações à BTV, o craque não poupou elogios: "Sinto-me extremamente orgulhoso, é uma honra jogar pelo Benfica, com a águia ao peito. É um grande passo na minha carreira e é uma honra, como disse, jogar por um clube como o Benfica, com tanta história e tantos adeptos".
Diego Castel-Branco: "Penso no desafio e estou a fazer de tudo para dar o meu melhor"
"Penso no desafio e estou a fazer de tudo para dar o meu melhor", afirmou Diego Castel-Branco com entusiasmo em representar o plantel júnior encarnado depois de um belíssimo percurso que fica destacado ao serviço das camadas jovens do Dortmund, na Alemanha.
Diego Castel-Branco, que tem dupla nacionalidade portuguesa e alemã, chega ao Benfica para concluir o seu período de formação numa das melhores escolas de futebol no mundo. Na última temporada, o extremo somou 26 jogos e 18 golos ao serviço do Dortmund e estreou-se na equipa Sub-19, ainda como Sub-17.