Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutsal
|
0A especulação terminou, Pulpis deixou o Benfica por mútuo acordo, segundo o comunicado que os encarnados publicaram na passada terça-feira, dia 14 de março. O antigo treinador das águias tinha chegado ao Estádio da Luz na temporada 2021/2022 e, ao serviço do Clube da Catedral, venceu uma Taça da Liga, no passado mês de janeiro.
Apesar de ter agradecido o profissionalismo e a “atitude exemplar” que mostrou na hora da saída, o Glorioso terá já uma shortlist de sucessores, sendo que a mesma já havia sido avançada pelo nosso Jornal, na altura em que a continuidade do técnico espanhol já estaria em causa.
Uma renovação na altura errada
Jorge Monteiro, treinador do Quinta dos Lombos, já foi equacionado para frente da equipa encarnada, contudo o técnico acabou por renovar com o emblema atual, sendo agora mais complicado o acordo entre as águias e o líder luso. O timoneiro português, de 52 anos, depois de ter perdido na final da Taça da Liga, venceu as águias na passada segunda-feira, por 6-4, fazendo história.
O treinador está no comando da equipa desde a temporada 2017/2018 e tem desenvolvido excelentes performances, melhorando a olhos vistos, o que lhe valeu uma renovação com o Quinta dos Lombo,s no passado mês de janeiro.
Primeiro lugar romeno ‘cheira’ a samba
Um desejo antigo das águias é o treinador brasileiro, de 51 anos, Cacau, que já esteve apontado ao comando técnico da equipa, na altura em que Pulpis assumiu a liderança dos encarnados.
Numa primeira instância a direção do Glorioso preferiu o espanhol, surgindo agora a oportunidade para o timoneiro, que tem duas Liga dos campeões no currículo, envergar o Manto Sagrado.
Cacau está neste momento à frente da equipa romena Cip Deva, primeiro classificado da fase regular do Campeonato Romeno, depois de cinco anos consistentes como treinador do Koweit. O técnico, que está habituado aos grandes palcos europeus, já se provou na Champions, ainda ao comando do Kairat e pode ver nesta oportunidade uma forma de se catapultar para as grandes decisões europeias.
A (re)construção de um projeto
O antigo treinador do Braga, Paulo Tavares, desde que deixou os bracarenses, em 2020/2021, encontra-se sem clube. O treinador português, de 59 anos, foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento dos guerreiros do Minho e ainda deixa saudades aos adeptos, tendo estado nove temporadas à frente da equipa.
A caminhada que Paulo Tavares realizou na sua carreira fortalece a confiança no técnico para a liderança da formação encarnado, uma vez que já provou que consegue estar vários anos à frente de um plantel, liderando um projeto de construção, ou no caso encarnado, de reconstrução.
A Direção do Estádio da Luz pode ver nisto um sinal muito positivo para a contratação do português.
Sem capitão, Final Four à deriva
O Benfica está a entrar na fase decisiva da temporada, deste modo sem treinador definido. Apesar da conquista do Campeonato Português ser bastante complicada para o Clube da Luz - atualmente em terceiro lugar da fase regular- um bom sorteio na Final Four da Liga dos Campeões pode ver o Glorioso a atingir a final europeia.
Sem treinador, nesta altura da temporada, os objetivos podem distanciar-se cada vez mais, ficando ainda a promessa da direção encarnada, em encontrar um novo líder para a equipa, por cumprir.
Turma vermelha e branca protagonizou uma noite de estrela, este sábado, 28 de outubro, conquistando mais pontos para o Campeonato Nacional
|
0A equipa de futsal feminino do Benfica entrou na quadra este sábado, 28 de setembro, para medir forças com o Santa Luzia em jogo da segunda jornada da primeira fase da Liga Feminina Placard. As águias venceram por 8-1, com golos de Maria Pereira (6' e 31'), Janice Silva (14' e 22'), Angélica Alves (18' e 19'), Sara Ferreira (39') e Madalena Ferraz (40'); Santa Luzia: Mara Soares (34').
Alex Pinto foi a jogo com Ana Catarina, Inês Matos, Maria Pereira, Fifó e Janice Silva no cinco inicial. No banco de suplentes estava Alexandra Melo, Maria Inês, Madalena Ferraz, Ana Oliveira, Sara Ferreira, Angélica Alves e Natália Detoni.
Já o Santa Luzia apostou em Gleiskelly Ferreira, Carina Santos, Mara Soares, Danielle Oliveira e Rafaela Pinheiro. Andreia Machado, Maria Rodrigues, Helora Costa, Beatriz Moreira, Catarina Silva, Angélica Silva, Luana Meira, Sara Leal e Leonor Brandão começaram o duelo no banco.
As encarnadas entraram no embate com o pé direito, conseguido inaugurar o marcador aos 6 minutos. Maria Pereira entrou verdadeiramente 'endiabrada', sendo acompanhada por Janice, que aos 14 minutos, aumentou a vantagem para o Benfica. Antes do intervalo, o Benfica já vencia por 4-0.
Vindas dos balneários, as águias acabaram por continuar a pressão e a vontade de marcar não morreu por ali. Apesar do Santa Luzia ter marcado o golo de honra, as encarnadas utilizaram a superioridade à Benfica como chave para aumentar os números no marcador, vencendo por 8-1.
Agora, o futsal feminino do Benfica volta à quadra no próximo sábado, dia 5 de outubro, para medir forças com o Santa Luzia. O duelo vai contar para a jornada 3 da fase regular da Liga Feminina Futsal, estando agendado para as 17h00, no Pavilhão Fidelidade. .
Atleta, que fez história no Clube da Luz, recorreu às suas redes sociais para comentar ao desaire e expressar o seu apoio
|
0A eliminação de Portugal frente ao Cazaquistão, na passada quinta-feira, 26 de setembro, nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de futsal, despontou as mais variadas reações no país. Ricardinho, campeão europeu e mundial e antigo jogador do Benfica, utilizou as suas redes socias para deixar uma mensagem de apoio à equipa lusa.
“Continuamos muito orgulhosos de vocês e do vosso percurso!!! Somos Portugal na vitória e na derrota!!!, lê-se na legenda da publicação de Ricardinho, na rede social X (antigo Twitter).
De relembrar que há uma semana, o ala já tinha utilizado as redes sociais para comentar o alegado caso de ‘match fixing’ no jogo entre a França e o Irão. “Já tinha acontecido no Mundial do Brasil, entre Paraguai e Itália, onde esteve aos olhos de todos o que aconteceu, para que ambos se apurassem para a fase seguinte. E agora a França faz o mesmo para evitar rivais mais difíceis. Não sei até quando os atletas vão pactuar com estas coisas e quando vão criar um conceito para que na última jornada haja mais coisas assim! O futsal perde, o desporto perde... que triste!", escreveu o craque.
Ricardinho foi formado no Miramar e chegou ao Benfica em 2003. Ao serviço do Benfica, onde jogou entre 2003 e 2010, foi onde Ricardinho despontou e mostrou ao mundo todo o seu futsal. Ricardinho conquistou cinco Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, cinco Supertaças Nacionais e ainda uma UEFA Futsal Cup (atualmente denominada UEFA Futsal Champions League).
A nível individual, o craque português, que alcançou o título máximo do futsal mundial na Lituânia ao serviço da seleção nacional, foi eleito por seis vezes o melhor jogador do mundo, número recorde, ultrapassando o jogador brasileiro Falcão que conquistou esse título individual por quatro vezes. O jogador vai continuar a carreira e para já conta com 43 títulos no palmarés.
Atleta do Clube encarnado está com a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Futsal e pretende revalidar titulo conquistado em 2021
|
0A Seleção Nacional de Futsal continua os preparativos para o primeiro embate da fase a eliminar no Campeonato do Mundo de 2024. Portugal vai enfrentar o Cazaquistão esta quinta-feira, dia 26 de setembro, num jogo dos oitavos de final, que se espera intenso. Esta terça-feira, 24 setembro, foi Afonso Jesus, atleta do Benfica que pode brilhar agora fora da Luz, quem assumiu o papel de porta-voz da equipa, fazendo um balanço do percurso até ao momento e destacando a importância do duelo que se avizinha.
"Estamos na fase a eliminar, onde queríamos estar. Trabalhámos bastante até agora e o foco é afinar alguns pormenores para melhorar. Acima de tudo, temos de ser Portugal, como temos sido até aqui, com uma grande entreajuda e foco no nosso processo, para conseguirmos vencer o Cazaquistão", afirmou o fixo, mostrando a confiança da equipa.
"É mais uma final para nós"
Sobre o adversário, Afonso Jesus reconheceu a qualidade do Cazaquistão, deixando o 'aviso'. "É uma seleção muito competitiva, com jogadores experientes e com um guarda-redes subido, algo que já conhecemos de encontros anteriores. Têm rotinas bem definidas e nunca se dão por vencidos. Respeitamos os seus pontos fortes, mas o mais importante é focarmos-nos em nós e no que temos de fazer. Este jogo é mais uma final para nós", acrescentou.
O jogador do Benfica destacou ainda o bom trabalho da equipa durante a competição. "Fizemos uma preparação muito boa e a nossa fase de grupos foi exemplar. Fomos crescendo ao longo da prova, e agora estamos na fase decisiva. Temos de aproveitar esta oportunidade com alegria e sempre fiéis à nossa identidade", sublinhou o atleta português.
Portugal, que defende o título de Campeão do Mundo, entra agora na fase mais crítica da competição, onde todos os jogos são decisivos. O embate contra o Cazaquistão está marcado para as 13:30 horas de Portugal Continental, e a Seleção das Quinas espera avançar na defesa do troféu.