Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SCHMIDT 'SURPREENDE' JOÃO MÁRIO! JOGADOR 'LEVANTA O VÉU' DA ADAPTAÇÃO DO TÉCNICO AO BENFICA

Meio-campista 'abriu o livro' sobre os segredos dentro do balneário das águias

Roger Schmidt e João Mário
Roger Schmidt e João Mário

  |

Icon Comentário0

Na entrevista dada ao podcast '1para 1', emitida nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o camisola 20 do Benfica, João Mário, 'levantou o véu' e analisou a adaptação de Roger Schmidt ao futebol português e ao Glorioso, revelando que se surpreendeu com um aspeto particular. 

"Para nós, é fundamental que tu tenhas um treinador com quem te identifiques, a nível de caráter e personalidade. Acho que nunca tinha tido um treinador, e isso é reconhecido por todos, que para além de um excelente treinador, é excelente pessoa", começou por dizer.


"No futebol, isso nem sempre é compatível e acho que é o melhor elogio que lhe posso fazer. Gostaria que a minha parte futebolística fosse tão boa como a parte humana. E ele tem essa faceta, que não é fácil", destacou, ainda.


"Teve sempre a humildade de perguntar aos jogadores por aspetos do campeonato, certos jogos, como era em certos campos, para nós também foi uma surpresa que um treinador chegasse ao pé de nós e tivesse a perceção, que como ele não conhecia, como nunca tinha passado por isso, pedisse ajuda", prosseguiu.

"Acho que isso demonstra a pessoa que ele é. Nunca um treinador me tinha perguntado e tenho a certeza que o conseguimos ajudar um pouco. Foi surpreendente vê-lo a perguntar", reforçou, no final. 


João Mário - avaliado em 9 milhões de euros pelo site Transfermarkt - conta, esta época, com 34 encontros disputados ao serviço dos encarnados, nos quais apontou nove golos e efetuou duas assistências, tendo assumido vários jogos onde foi titular.


Futebol

Vasco Mendonça atira-se a Roger Schmidt e deixa questão ao técnico do Benfica: “Teimosia?”

Conhecido adepto dos encarnados mostra-se pouco satisfeito com algumas decisões do treinador alemão

Vasco Mendonça questiona algumas das escolhas de Schmidt no Benfica
Vasco Mendonça questiona algumas das escolhas de Schmidt no Benfica

  |

Icon Comentário0

Vasco Mendonça ficou, naturalmente, satisfeito com a vitória do Benfica diante do Moreirense, mas o conhecido adepto das águias considera que a prestação da equipa das águias na última jornada do Campeonato Nacional mostra que algumas decisões de Roger Schmidt na presente temporada são incompreensíveis.

“É comum dizermos que o ser humano é capaz de aprender com os seus erros. Nada contra, mas esta semana decido testar uma outra hipótese. Será o treinador do Benfica capaz de aprender com o acerto? Encostado às cordas pelas notícias recentes que davam conta da utilização quase sobre humana dos titulares do Benfica, Roger Schmidt parece ter finalmente descoberto as virtudes de um banco de suplentes. Infelizmente, isso parece ter acontecido tarde demais e num jogo em que os sinais se tornam difíceis de interpretar”, começa por referir Vasco Mendonça.


“Por um lado, não é absolutamente certo para mim que Roger Schmidt tenha abdicado do campeonato, na medida em que não existe razão matemática para o fazer e não está no Clube certo para isso. Entendido desta forma, o onze de ontem tem algo de irresponsável ou pouco ambicioso. Tem uma resignação que revela uma certa incompreensão da cultura Benfiquista, algo que já não é propriamente depreciativo para o treinador do Benfica, pelo menos desde que o próprio reconheceu, há poucos dias, que não percebe bem o Clube”, defende o conhecido adepto das águias.


“Tudo somado, apetece perguntar de forma extremamente prosaica: por que raio é que Roger Schmidt não fez isto mais vezes ao longo desta época? Foi simplesmente teimosia que o levou a insistir no mesmo onze até não ser humanamente possível entrar em campo com os mesmos? Foi a falta de elasticidade tática que tantas vezes já demonstrou e que nos custou pontos preciosos no campeonato?”, atira Vasco Mendonça.

“Se Roger Schmidt tem dificuldade em perceber o Benfica, eu tenho dificuldade em compreender Roger Schmidt. Mas talvez seja ambicioso pedir mais clareza de propósito a um treinador responsável pela utilização de seis jogadores na posição de lateral-esquerdo, que acabou por optar pelo tipo contratado para jogar no meio-campo”, finaliza o comentador.



Futebol

Diogo Spencer estreou-se pelo Benfica e há quem deixe dica a Schmidt: “Jogava como…”

Lateral formado no Clube da Luz estreou-se pela equipa principal das águias na partida frente ao Moreirense

Diogo Spencer foi aposta de Roger Schmidt no Benfica - Moreirense
Diogo Spencer foi aposta de Roger Schmidt no Benfica - Moreirense

  |

Icon Comentário0

Diogo Spencer estreou-se pela equipa principal do Benfica no triunfo das águias, por 3-0, diante do Moreirense. Em declarações ao jornal ‘Record’, Duarte Álvares, técnico que orientou o jovem encarnado aquando dos seus primeiros passos no mundo do futebol, no CAC, revela que o atleta chegou a atuar como médio centro.

"Era muito competitivo, dentro dos limites, mas também era altruísta e humilde", começou por referir Duarte Álvares sobre o lateral formado no Clube da Luz que foi a jogo pela primeira vez diante do Moreirense, no passado domingo.


“Ele [Diogo Spencer] era muito criativo e talentoso. Era tecnicamente muito evoluído e jogava como médio centro. Só foi evoluindo para lateral com a idade. Tinha um grande entendimento do jogo, que lhe permitia fazer outras posições. Tinha muito golo", finalizou o técnico.


Esta temporada, ao serviço do Clube da Luz, Diogo Spenceravaliado em 100 mil euros – contabiliza 32 encontros: um pela equipa A, 13 pela equipa B, 12 pelos sub-23 e seis pelos juniores. Nos 2.313 minutos que disputou, o atleta marcou um golo (Fulham, na Premier League International Cup) e fez uma assistência (Real Sociedad, na UEFA Youth League). Em 2022/23, o ala fez 35 partidas (31 pelos sub-23 e cinco pelos juniores), tendo apontado cinco golos.

Diogo Spencer chegou ao Benfica em 2016/17, oriundo do Sacavenense. Desde então, o jovem de 19 anos, que é uma das grandes esperanças da formação das águias, tem feito o seu percurso de águia ao peito. Em março de 2023, aquando da renovação de contrato com os encarnados até junho de 2028, o lateral mostrou-se feliz e agradeceu a confiança que nele foi depositada.



Futebol

Kökçü esteve em altas no Benfica – Moreirense e turco até já tem objetivo na mira

Internacional turco apresentou-se a bom nível no triunfo das águias na última partida do Campeonato Nacional no Estádio da Luz

Orkun Kökçü apontou um dos golos do Benfica na vitória frente ao Moreirense
Orkun Kökçü apontou um dos golos do Benfica na vitória frente ao Moreirense

  |

Icon Comentário0

Orkun Kökçü esteve em grande no triunfo do Benfica diante do Moreirense, apontando o primeiro golo do triunfo das águias, por 3-0. Apesar de ter voltado a não festejar, o turco saiu aplaudido pelo Estádio da Luz, aos 85 minutos, com os adeptos a demonstrarem que o passado está para trás das costas.

Após a polémica entrevista em que apontou o dedo a Roger Schmidt, argumentando que as missões que o técnico alemão lhe atribuía o impediam de chegar a zonas mais adiantadas do terreno e demonstrar toda a sua qualidade, Orkun Kökçü esteve afastado do plantel durante algum tempo, tendo regressado à titularidade diante do Moreirense, algo que não acontecia desde a partida frente ao Estoril, a 10 de março.


Agora, Orkun Kökçü quer continuar a brilhar com o Manto Sagrado e ser opção de Roger Schmidt, preferencialmente a jogar atrás do avançado. Todavia, com Rafa a assumir preferencialmente essa posição, a afirmação do internacional turco só poderá acontecer a 100% na próxima época.


Esta temporada, ao serviço do Benfica, Orkun Kökçüavaliado em 30 milhões de euros – leva 37 encontros: 22 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Liga Europa, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.339 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional turco apontou quatro golos e fez 10 assistências.

Orkun Kökçü chegou ao Benfica no início da presente temporada, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, tornando-se na contratação mais cara de sempre do Clube da Luz. O médio tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Kökçü esteve em altas no Benfica – Moreirense e turco até já tem objetivo na mira
Futebol

Kökçü esteve em altas no Benfica – Moreirense e turco até já tem objetivo na mira

 

Icon Comentário0
Andreas Schjelderup está em grande: craque do Benfica volta a marcar (com vídeo)
Futebol

Andreas Schjelderup está em grande: craque do Benfica volta a marcar (com vídeo)

 

Icon Comentário0
Depois de Neres e Trubin, Benfica quer voltar a pescar na Ucrânia
Futebol

Depois de Neres e Trubin, Benfica quer voltar a pescar na Ucrânia

 

Icon Comentário0