
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
No passado dia 22 de setembro de 2023, o Benfica Campus completou o seu 17.º aniversário. Uma estrutura de excelência que, além da notável produção de talentos para vender, conseguiu valorizar tanto financeira, como desportivamente, a marca 'Benfica'.
Vale e Azevedo fechou os primeiros acordos para a construção da infraestrutura no Seixal. No ano 2000, assentou-se a primeira pedra na presença das entidades desportivas portuguesas e de membros do Governo. Com a vitória de Manuel Vilarinho, ainda em 2000, os encarnados equacionaram voltar atrás com o projeto na margem sul do Tejo, mas percebeu-se que os custos e os riscos seriam incomportáveis.
Já com Luís Filipe Vieira, entre 2000 e 2006, o Benfica arrancou para uma 'nova era' - derrubar a velha Catedral, construir um novo estádio e criar um centro de estágio e formação. Assim foi, em 2003, nasceu assim o Estádio da Luz que hoje todos conhecemos e, no ano de 2006, era inaugurado o Benfica Campus.
As águias precisavam de começar a lucrar depois de todo o investimento feito, mas tiveram que esperar cerca 10 anos até à primeira venda de um jogador 'criado' no Seixal. As primeiras pérolas da cantera a serem vendidas foram Bernardo Silva (por 15 milhões ao Mónaco) e João Cancelo (por 15 milhões ao Valência) - depois destas primeiras vendas, o Benfica já soma, no total, mais 500 milhões de euros.
A já por várias vezes considera a formação mais valiosa do mundo, além dos 30 mil futebolistas com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos em mais de 75 ligas, já deu ao Mundo os dois primeiros Golden Boys - Renato Sanches (2016) e João Félix (2019) - e os troféus de Campeões Europeus e Mundiais de sub-19 - um feito inédito na Europa.
Sendo que agora os jogadores já não são formados para vender, mas sim para integrarem a equipa A. Recordemos que, ao momento, estão os seguintes dez jogadores da ‘cantera’ na equipa principal dos vermelhos e brancos: Samuel Soares, Leo Kokubo, André Gomes, António Silva, Tomás Araújo, Morato, Florentino, João Neves, Tiago Gouveia e Gonçalo Guedes.
Turma vermelha e branca foi a jogo esta terça-feira, 15 de abril, acabando por somar um triunfo importante que permitiu assegurar os três pontos
|
A equipa sub-23 do Benfica entrou em campo, esta terça-feira, 15 de abril, onde mediu forças com a formação do Estoril. Os pupilos orientados por Vítor Vinha venceram por 4-1, em partida a contar para a 12.ª jornada da fase apuramento de campeão da Liga Revelação 2024/2025. Rodrigo Rêgo (4' e 62'), Tiago Freitas (7') e Jelani Trevisan (40') apontaram os golos dos encarnados.
Vítor Vinha apostou em Alexander Sandahl, Filipe Cruz, Rui Silva, Gonçalo Oliveira, Leandro Martins, Tomás Cruz, Rodrigo Rêgo, Tiago Freitas, Jelani Trevisan, Gonçalo Moreira e Olívio Tomé no onze inicial. Enquanto Gonçalo Sobral, João Conceição, Vladimir Mendes, Guilherme Afonso, Martim Ferreira, Kyanno Silva, André Gomes, Gustavo Ferreira, Karel Mustmaa, Peter Edokpolor e Carlos Meotti ficaram no banco.
O Estoril foi a jogo com Fletcher Lowe, Gabriel Tavares, Amadu Hashimi, Jordan Arnolin, Ruben Silva-Richards, Martim Watts, Martim Filipe, Diogo Grima, Santiago Rocha, Pedro Andrade e Juan Herrera na formação titular.
Depois da vitória sobre o Estrela da Amadora no jogo anterior, o Benfica entrou forte, no Seixal. Nos minutos iniciais, as águias foram registando várias oportunidades de perigo, conseguindo mesmo inaugurar o marcador logo aos 4 minutos, por Rodrigo Rêgo. Três mais tarde, Tiago Freitas dilatou a vantagem dos encarnados, colocando a turma de Vítor Vinha a vencer por duas bolas a zero. Ainda antes do intervalo, os jovens vermelhos e brancos ainda fizeram abanar as redes contrárias em mais uma ocasião, com Jelani Trevisan a fazer o 3-0.
No segundo tempo, o Benfica voltou a entrar mais forte na partida. Nesse sentido, aos 62 minutos, Rodrigo Rêgo acabou por bisar na partida e colocou o resultado em 4-0. Contudo ainda antes do apito final, o Estoril conseguiu reduzir, porém o triunfo da turma de Vítor Vinha nunca esteve em causa, acabando por os encarnados vencerem por 4-1.
Com esta vitória, a equipa sub-23 do Benfica sobe ao pódio da tabela classificativa. Com os três pontos, os pupilos de Vítor Vinha passam a somar 18 pontos e alcançam o terceiro lugar, a 11 do primeiro lugar que pertence ao Torrense. O Famalicão, com 23, assume o segundo posto.
Depois da partida contra o Estoril, a equipa orientada por Vítor Vinha volta a entrar em campo, no próximo dia 22 de abril, viajando ao reduto do Torreense, duelo a contar para a 13.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga de Revelação. O pontapé de saída está agendado para as 16h00, em casa do adversário.
Águias foram a jogo durante este domingo, 13 de abril, em mais uma ronda da fase do Campeonato Nacional e ficaram próximos de serem líderes da prova
|
Depois do triunfo épico da equipa de sub-19, foi a vez da equipa de sub-17 do Benfica honrar o Manto Sagrado. Durante o dia de hoje, domingo, 13 de abril, os juvenis do Glorioso foram até Matosinhos, onde derrotaram o Leixões por uma bola a zero, a contar para a 10.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de sub-17.
Depois do empate dramático frente ao Porto na 9.ª ronda, onde os dois rivais empataram a três bolas, Pedro Faria voltou a apostar nos seus melhores jovens para a partida com o Leixões. Frente à equipa de Matosinhos, o técnico encarnados escolheu o seguinte onze: Leonardo Lopes, Daniel Banjaqui, Martim Vasconcelos, Mauro Furtado, José Neto, Miguel Figueiredo, Gil Neves, António Ferreira, Ricardo Fernandes, Nilson Semedo e Anísio Cabral.
A partida decorreu no Complexo Desportivo Óscar Marques, onde a formação encarnada acabou por ser mais dominadora. Apesar do atraso de 20 minutos que se verificou antes do pontapé de saída, as duas equipas não conseguiram destacar-se e foram para o intervalo empatadas a zero.
Com o empate a zero a registar-se no marcador, as decisões ficaram adiadas para o segundo tempo, onde o Benfica conseguiu arrecadar o golo que tanto procurava. Depois de várias iniciativas de ataque, os pupilos de Paulo Faria conseguiram quebrar o nulo à passagem do minuto 64, graças a um remate de Mauro Furtado. Com o Glorioso a vencer por 1-0, o marcador manteve-se inalterado até ao apito final.
Assim sendo, os jovens encarnados conseguiram dar uma boa resposta depois do empate registado no último domingo, 6 de abril, contra o Porto. Com mais três pontos somados, o Benfica segue no 2.º lugar, com 26 pontos, apenas a dois pontos do Sporting, mas com uma partida em atraso. Na 11.ª jornada, as águias vão receber o Casa Pia, dia 18 de abril, às 11h00.
Águias foram a jogo em Barcelos e mostraram raça Benfiquista num duelo complicado com os gilistas, onde se assistiu a uma expulsão
|
A equipa de sub-19 do Benfica foi a jogo no último sábado, 12 de abril, onde derrotaram o Gil Vicente por duas bolas a uma, partida a contar para a 9.ª jornada da fase de apuramento de campeão nacional no escalão de formação de sub-19. O encontro decorreu no Complexo Desportivo de São Martinho.
Depois de uma derrota complicada no Benfica Campus, frente aos jovens do Braga (2-4), Luís Araújo procurou mexer na equipa, de forma a conseguir regressar aos triunfos. Frente aos gilistas, o Benfiquista lançou o seguinte onze: Diogo Ferreira, Kevin Pinto, Diogo Rocha, Michée Ndembi, Guilherme Gaspar, Rafael Quintas, Dinis Telehovschi, João Afonso, Eduardo Fernandes, Jaden Umeh e Francisco Silva.
Focados em conseguir os três pontos e regressar à liderança da prova, as joeens águias entraram mais fortes e foram as primeiras a abrir o marcador no Complexo Desportivo de São Martinho, graças a Jaden Umeh, aos 40 minutos. Contudo, o Glorioso foi para o intervalo com um sabor agridoce, depois de ver o guarda-redes, Diogo Ferreira, ter sido expulso aos 43 minutos.
No segundo tempo, reduzidos a 10 unidades, os pupilos de Luís Araújo aguentaram a maior parte do tempo aos ataques do Gil Vicente que, no meio de tanta insistência, conseguiu empatar a partida à passagem do minuto 71. Porém, mesmo em inferioridade numérica, o Benfica não desistiu e a três minutos dos 90, Tiago Pinto resgatou a vitória para os encarnados.
Após o desaire caseiro frente aos jovens bracarenses, a equipa de Luís Araújo conseguiu regressar às vitórias no campeonato. Com mais três pontos somados, o Benfica soma agora 19 pontos, assumindo a liderança da fase de apuramento de campeão, com mais dois pontos que o 2.º classificado, o Porto. Na 10.ª ronda da prova, as águias vão receber no Benfica Campus o Académico de Viseu, no próximo dia 18 de abril, às 15h00.