A primeira venda 'Made in Seixal' só aconteceu passados 10 anos, desde essa altura... já se sabe
|
No passado dia 22 de setembro de 2023, o Benfica Campus completou o seu 17.º aniversário. Uma estrutura de excelência que, além da notável produção de talentos para vender, conseguiu valorizar tanto financeira, como desportivamente, a marca 'Benfica'.
Vale e Azevedo fechou os primeiros acordos para a construção da infraestrutura no Seixal. No ano 2000, assentou-se a primeira pedra na presença das entidades desportivas portuguesas e de membros do Governo. Com a vitória de Manuel Vilarinho, ainda em 2000, os encarnados equacionaram voltar atrás com o projeto na margem sul do Tejo, mas percebeu-se que os custos e os riscos seriam incomportáveis.
Já com Luís Filipe Vieira, entre 2000 e 2006, o Benfica arrancou para uma 'nova era' - derrubar a velha Catedral, construir um novo estádio e criar um centro de estágio e formação. Assim foi, em 2003, nasceu assim o Estádio da Luz que hoje todos conhecemos e, no ano de 2006, era inaugurado o Benfica Campus.
As águias precisavam de começar a lucrar depois de todo o investimento feito, mas tiveram que esperar cerca 10 anos até à primeira venda de um jogador 'criado' no Seixal. As primeiras pérolas da cantera a serem vendidas foram Bernardo Silva (por 15 milhões ao Mónaco) e João Cancelo (por 15 milhões ao Valência) - depois destas primeiras vendas, o Benfica já soma, no total, mais 500 milhões de euros.
A já por várias vezes considera a formação mais valiosa do mundo, além dos 30 mil futebolistas com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos em mais de 75 ligas, já deu ao Mundo os dois primeiros Golden Boys - Renato Sanches (2016) e João Félix (2019) - e os troféus de Campeões Europeus e Mundiais de sub-19 - um feito inédito na Europa.
Sendo que agora os jogadores já não são formados para vender, mas sim para integrarem a equipa A. Recordemos que, ao momento, estão os seguintes dez jogadores da ‘cantera’ na equipa principal dos vermelhos e brancos: Samuel Soares, Leo Kokubo, André Gomes, António Silva, Tomás Araújo, Morato, Florentino, João Neves, Tiago Gouveia e Gonçalo Guedes.
Craque destacou ainda a importância dos adeptos encarnados para o duelo frente aos italianos
|
A equipa de juniores do Benfica vai disputar a quinta jornada da Youth League frente ao Inter e o médio encarnado Rafael Luís lançou o embate diante doa italianos, afastando a pressão.
O jovem das águias garantiu que espera "levar os três pontos", prevendo que a partida seja "positiva e disputada", acabando por enaltecer a “qualidade” de ambas as formações, em declarações a BTV.
Apesar das águias terem de ser obrigadas a vencer para continuar na prova, o craque garantiu que a “pressão” não será acrescida, uma vez que existe “sempre para quem joga de águia ao peito". “Por isso, é só mais um jogo. Queremos depender só de nós", afirmou.
Por fim, o meio-campista do Glorioso falou ainda sobre a relevância do apoio dos Benfica, garantindo que os adeptos encarnados "são fundamentais", já que o Clube "vive" deles, assim como de "vitórias".
Importante recordar que, o Benfica vai a jogo esta quarta-feira, dia 29 de novembro, pelas 15h00, no reduto vermelho e branco, em duelo a contar para a quinta jornada do Grupo D da Youth League.
Resultado foi só desbloqueado no segundo período do embate
|
A equipa de sub-17 do Benfica deslocou-se a Palmela para defrontar o Vitória de Setúbal em embate a valer para a 13.ª jornada da Série Sul da primeira fase do Campeonato Nacional. O emblema encarnado venceu por 3-1, um resultado que apenas viu forma vitoriosa na segunda parte do encontro.
Artur Fernandes, Francisco Couto, Sandro Santo, Mauro Furtado, João Capucho, Rafael Quintas, Stevan Manuel, André Vakulyuk, João Afonso, Eduardo Fernandes e Francisco Silva foram as opções iniciais das águias.
A formação encarnada teve o papel de inaugurar o marcador com Francisco Silva a rematar para golo, aos 22 minutos. Contudo, a vantagem mínima acabou por ser traiçoeira com os sadinos a apontarem o tento do empate, aos 40 minutos, deixando o jogo em aberto para o segundo período.
Já, nos minutos iniciais do segundo tempo, João Gonçalves desfez-se da igualdade e ampliou a vantagem com o segundo golo a favor dos encarnados. Cerca de vinte minutos depois, Eduardo Fernandes fez o terceiro golo das águias, mantendo a vitória para o lado do Clube da Luz.
Com o triunfo, Glorioso reforça a segunda posição da classificação. A 14.ª jornada vai ficar marcada pela receção aos madeirenses do Marítimo, no Campo n.º7 do Benfica Campus. É um embate agendado para o domingo, dia 3 de dezembro, às 11h00.
Presidente encarnado abriu as portas e partilhou os métodos de trabalho do Clube da Luz
|
No âmbito da iniciativa da da Associação de Clubes Europeus (ECA), Rui Costa abriu as portas do Benfica Campus, academia do Glorioso, a emblemas europeus que quiseram ‘espreitar’ as instalações dos encarnados.
Segundo adianta, esta quinta-feira, dia 23 de novembro, jornal português Record, o Maestro do Clube da Luz recebeu clubes como o Liverpool, Ajax, Inter de Milão, Mónaco,Sevilha, Real Sociedad e ainda PSV.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, vários foram os jogadores e representantes das formações acima mencionadas que assistiram a uma palestra sobre os métodos de trabalho aplicados no Seixal.
Importante destacar que, Declan Caddell, lenda do Crusaders, da Irlanda do Norte, foi uma das personagens que explorou os recantos do Campus, sendo que também Pedro Mil-Homens, diretor geral da formação, não faltou à dita iniciativa.
Recorde-se que, tal como deu conta o nosso Jornal, Pedro Mil-Homens deu uma entrevista na passada quarta-feira, 22 de novembro, onde desvendou os requisitos para que os atletas sejam aposta do Glorioso (saiba mais AQUI).
SUBSCREVER NEWSLETTER