Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
23 Set 2023 | 17:51 |
No passado dia 22 de setembro de 2023, o Benfica Campus completou o seu 17.º aniversário. Uma estrutura de excelência que, além da notável produção de talentos para vender, conseguiu valorizar tanto financeira, como desportivamente, a marca 'Benfica'.
Vale e Azevedo fechou os primeiros acordos para a construção da infraestrutura no Seixal. No ano 2000, assentou-se a primeira pedra na presença das entidades desportivas portuguesas e de membros do Governo. Com a vitória de Manuel Vilarinho, ainda em 2000, os encarnados equacionaram voltar atrás com o projeto na margem sul do Tejo, mas percebeu-se que os custos e os riscos seriam incomportáveis.
Já com Luís Filipe Vieira, entre 2000 e 2006, o Benfica arrancou para uma 'nova era' - derrubar a velha Catedral, construir um novo estádio e criar um centro de estágio e formação. Assim foi, em 2003, nasceu assim o Estádio da Luz que hoje todos conhecemos e, no ano de 2006, era inaugurado o Benfica Campus.
As águias precisavam de começar a lucrar depois de todo o investimento feito, mas tiveram que esperar cerca 10 anos até à primeira venda de um jogador 'criado' no Seixal. As primeiras pérolas da cantera a serem vendidas foram Bernardo Silva (por 15 milhões ao Mónaco) e João Cancelo (por 15 milhões ao Valência) - depois destas primeiras vendas, o Benfica já soma, no total, mais 500 milhões de euros.
A já por várias vezes considera a formação mais valiosa do mundo, além dos 30 mil futebolistas com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos em mais de 75 ligas, já deu ao Mundo os dois primeiros Golden Boys - Renato Sanches (2016) e João Félix (2019) - e os troféus de Campeões Europeus e Mundiais de sub-19 - um feito inédito na Europa.
Sendo que agora os jogadores já não são formados para vender, mas sim para integrarem a equipa A. Recordemos que, ao momento, estão os seguintes dez jogadores da ‘cantera’ na equipa principal dos vermelhos e brancos: Samuel Soares, Leo Kokubo, André Gomes, António Silva, Tomás Araújo, Morato, Florentino, João Neves, Tiago Gouveia e Gonçalo Guedes.
Clube da Luz recebeu um rival de Lisboa, este domingo, dia 2 de novembro, em terreno caseiro, mas não conseguiu aproveitar o deslize dos leões
02 Nov 2025 | 13:32 |
A equipa de juvenis do Benfica perdeu, por 2-1 na receção ao conjunto do Real SC, este domingo, dia 2 de novembro, em jogo a contar para a 11ª jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os encarnados não conseguiram vencer e deixam escapar a liderança, depois de empatarem com o Sporting no arranque da época.
A jogar no Benfica Campus, no Seixal, os encarnados enfrentavam uma equipa complicada, que ocupava a quinta posição na I Divisão Sub-17 I Fase Série Sul 2025/26, e que, à partida para o encontro, tinha somado menos nove pontos que as águias.
O jogo, tal como se previa, foi complicado para o Benfica, que tinha, no entanto, a motivação extra de poder voltar a assumir a liderança do campeonato nacional sub-17. O conjunto encarnado não conseguiu, no entanto, provar a superioridade dentro de campo, e acabou derrotado por 2-1.
Com esta derrota - a primeira em 11 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Faria somam agora 22 pontos e ocupam o segundo lugar da tabela. Sporting (24 pontos), e Alverca (20) completam o pódio. Na próxima jornada, o Benfica visita o Torreense. O encontro está marcado para as 11h00 de dia 23 de novembro, e disputa-se em Torres Vedras.
Equipa apresentada pelo Clube da Luz foi composta por: Pippo Gaidão, Tomás Pedrosa, Leonardo Tavares, Tomás Ferreira(C), Ricardo Batista, Francisco Wang, Paulo Souza, Hugo Gomes, Afonso Ferreirinha, Andreson Semedo e Sevastian Belov.
Clube da Luz disputou mais um encontro este domingo, dia 26 de outubro, mas acabou por esbarrar e ceder uma igualdade contra um adversário difícil
26 Out 2025 | 13:48 |
A equipa de juvenis do Benfica empatou, contra o Estoril, por 2-2, este domingo, dia 26 de outubro, em jogo a contar para a 10ª. jornada da Primeira Divisão Sub-17 - Fase Série Sul 2025/26. Apesar da igualdade, os encarnados mantém o registo invicto no campeonato nacional - os sub-15, por outro lado, golearam.
A jogar no Centro de Treino e Formação Desportiva, no Estoril (Cascais), o Benfica enfrentou um rival complicado, que está na luta pelos lugares cimeiros do campeonato nacional. As águias somaram oportunidades de golo, mas também foram deixando o adversário sonhar com um bom resultado.
O jogo decorreu com emoção até ao fim, numa partida muito disputada. O Benfica acabou por desperdiçar algumas ocasiões, e permitir também que o Estoril fosse somando oportunidades. No final do encontro, o placar marcava uma igualdade a dois golos entre os dois conjuntos do centro do país.
Com este empate - o quarto em 10 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Faria somam agora 22 pontos e ocupam o segundo lugar da tabela, depois de perderem a liderança o Sporting, que segue agora em primeiro, com mais um ponto somado que as águias.
Na próxima partida, o Benfica mantém atenções focadas no campeonato nacional de sub-17. O conjunto de juvenis do Clube da Luz vai receber a formação do Real SC, num jogo que vai decorrer no Campus do Seixal. A partida, agendada para o próximo domingo, dia 2 de novembro, tem o apito inicial marcado para as 11h00.
Clube da Luz disputou mais um encontro este domingo, dia 26 de outubro, mas não teve problemas de maior em levar os rivais de vencidos
26 Out 2025 | 13:33 |
A equipa de iniciados do Benfica venceu, contra o Barreirense por 3-0, este domingo, dia 26 de outubro, em jogo a contar para a nona da Primeira Divisão Sub-15 - Fase Série Sul 2025/26. Depois do empate com o Sporting, a formação encarnada voltou aos triunfos este fim de semana - depois da igualdade dos sub-19.
A jogar no Campo da Verderena, no Barreiro, o Benfica queria responder da melhor maneira ao resultado da última jornada, quando cederam pontos contra um dos grandes rivais, o Sporting. As águias entraram com tudo e superiorizaram-se rapidamente ao adversário.
O jogo decorreu praticamente sem sustos para a equipa do Benfica, que foi dominando as operações dentro do relvado. Os encarnados conseguiram marcar por três vezes, sem resposta, e voltar ás vitórias no campeonato nacional do escalão sub-15.
Com esta vitória - a sexta em 10 jogos esta temporada - os comandados de João Rodrigues somam agora 20 pontos e ocupam o segundo lugar da tabela, com menos dois pontos do que o Sporting (22 pontos, com menos um jogo disputado até ao momento).
Na próxima partida, o Benfica mantém atenções focadas no campeonato nacional de sub-15. O conjunto de iniciados do Clube da Luz vai receber a formação do Farense, num jogo que vai decorrer no Campus do Seixal. A partida, agendada para o próximo sábado, dia 1 de novembro, tem o apito inicial marcado para as 15h00.