Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
01 Dez 2025 | 12:08 |
A partida entre o Sporting e o Estrela da Amadora contou com provocações dirigidas... ao Benfica. No encontro que decorreu no Estádio José Alvalade, a claque verde e branca fez questão de visar o rival da segunda circular com uma tarja alusiva à “guerra de comunicados” que os dois clubes têm tido nos últimos tempos.
Segundo foi noticiado pelo jornal A Bola, a Juventude Leonina, claque com maior preponderância no universo dos leões, marcou presença no reduto verde e branco, exibindo uma tarja, ainda durante a primeira parte do encontro com os tricolores, onde deixou uma provocação ao eterno rival lisboeta.
“Aceitam-se apostas... Esta semana haverá quantos comunicados?”, era percetível na leitura da tarja que os adeptos leoninos mostraram a partir das bancadas de Alvalade. A frase tinha como claro objetivo fazer referência às queixas que o Benfica tem feito sobre os sucessivos erros de arbitragem. Um detalhe: a palavra “comunicado” estava acentuada a vermelho.
A provocação às águias surge numa altura em que o dérbi está à porta, com data marcada para 5 de dezembro, no Estádio da Luz. Recorde-se que, nesta partida, a turma de Rui Borges ganhou vantagem pontual face ao Benfica depois de derrotar a formação da Reboleira por quatro bolas a zero.
Vale a pena lembrar que, depois de um dia de folga, o plantel do Benfica está de regresso ao Seixal, onde vai iniciar os trabalhos de preparação para o dérbi frente aos leões. No balneário encarnado, liderado por José Mourinho, reina a crença de que o triunfo frente ao Nacional foi um ponto de viragem na temporada.
Clube da Luz continua à procura de soluções para colmatar certas lacunas do plantel e um dos alvos em mente já tem rotinas criadas com o Special One
01 Dez 2025 | 11:36 |
O Benfica estará interessado na contratação de um atleta que Mourinho conhece bem. Pelo que foi apurado, Filip Kostic surge na lista de alvos do Clube da Luz para o mercado de inverno, no que diz respeito à posição de lateral-esquerdo. O defesa da Juventus trabalhou com o Special One quando os dois estiveram no Fenerbahçe.
Segundo foi revelado por Nicolò Schira, citado pelo jornal Record, José Mourinho é um grande apreciador das capacidades do sérvio de 33 anos, atualmente a jogar pela formação italiana. Recorde-se que Kostic foi uma grande aposta do treinador do Benfica, na última temporada, na Turquia.
Além disso, o facto de José Mourinho ter apostado recentemente num sistema de 3-4-3 pode muito bem enquadrar-se com as características do futebolista, visto que o mesmo não é um defesa de raiz e, por isso, tem capacidade ofensiva para se projetar da defesa para o ataque, à semelhança do papel que Rodrigo Rêgo teve contra o Atlético, na Taça de Portugal.
Segundo o diário desportivo, o Benfica já tinha mostrado interesse no sérvio durante o mercado de verão, mas o negócio não se concretizou. Assim, Kostic ganha força depois de ser confirmado que o Clube da Luz não está interessado na contratação de Raphael Guerreiro, lateral-esquerdo do Bayern Munique.
Filip Kostic — atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros — termina o seu contrato com a Juventus no verão de 2026. Na presente temporada, o internacional sérvio soma 10 partidas oficiais pelos bianconeri, entre Serie A e Liga dos Campeões. Nos 362 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 18 apontou dois golos e fez uma assistência.
Depois de um dia de descanso, plantel encarnado regressa ao Seixal embalado por uma alma renovada e crença de que há um ponto de viragem
01 Dez 2025 | 10:54 |
O dérbi já surge no horizonte e o Benfica arranca os treinos. Depois de um dia de folga — concedido por José Mourinho —, as águias iniciam esta segunda-feira, 1 de dezembro, os trabalhos que visam a preparação para a receção ao Sporting, rival direto na luta pelo título.
Com uma semana de peso atrás das costas e um “repouso merecido”, como o Special One referiu na Choupana, o plantel do Benfica volta a pisar o relvado do Seixal com uma nova alma e a crença de que o encontro com o Nacional foi um ponto de viragem positivo, que pode vir a ser muito importante para o duelo frente à turma de Rui Borges.
À entrada para a nova semana, José Mourinho já conta com uma boa notícia: o treinador dos encarnados vai poder contar novamente com Richard Ríos. Vale a pena lembrar que o internacional colombiano esteve ausente da partida contra os insulares por motivos disciplinares, ao ver o quinto amarelo da Liga frente ao Casa Pia.
Assim, com o regresso do camisola 20, é mais do que expectável que haja novas mexidas no onze inicial a ser apresentado contra o Sporting. Richard Ríos volta a fazer dupla com Enzo Barrenechea, ‘obrigando’ Fredrik Aursnes a subir no terreno de jogo, o que fará com que Leandro Barreiro ou Rodrigo Rêgo fique no banco de suplentes.
Para já, para o primeiro treino desta semana, José Mourinho não vai poder contar com os lesionados Dodi Lukebakio, Bruma, Nuno Félix e Henrique Araújo. Alexander Bah ainda está na fase final da sua recuperação. A partida entre o Benfica e o Sporting está agendada para esta sexta-feira, 5 de dezembro, no Estádio da Luz.
Imprensa revela novas estatísticas que mostram importância que treinador português tem tido na evolução e rendimento do craque encarnado
01 Dez 2025 | 10:31 |
O impacto de José Mourinho tarda em aparecer, mas há um jogador que ‘explodiu’ sob o seu comando. Vangelis Pavlidis, homem-golo do Benfica, tem vivido uma excelente fase da temporada, que, curiosamente, coincide com a chegada do Special One ao comando técnico dos encarnados.
O camisola 14 voltou a ser decisivo ao apontar o golo da vitória do Clube da Luz diante do Nacional, no último sábado, 29 de novembro, e já leva 16 golos em 25 encontros disputados na presente temporada, em todas as competições oficiais.
No entanto, antes da chegada de José Mourinho, Pavlidis tinha apenas um modesto registo de quatro finalizações. Depois de o português assumir o comando técnico, a 18 de setembro, o internacional grego ‘explodiu’, chegando aos 12 disparos certeiros, superando assim a marca que tinha no mesmo período do ano passado.
Em comparação com a época passada, quando Pavlidis apenas se afirmou no início de 2025, a média de golos por jogo subiu de forma considerável debaixo do olhar atento de José Mourinho. Com o Special One, o avançado do Benfica tem um registo de 0,73 golos por encontro, muito acima dos 0,57 que tinha em 2024/25, sob a orientação de Bruno Lage.
Caso se mantenha nesta forma, segundo as contas do jornal Record, o grego facilmente ultrapassará a marca dos 30 golos de 2024/25. Na presente temporada, Pavlidis — avaliado em 35 milhões de euros — já leva 25 jogos oficiais nas pernas. Nos 2.021 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado registou 16 golos e duas assistências.