
Futebol
Rui Costa despacha campeão europeu pelo Benfica para emblema promovido à La Liga
29 Jul 2025 | 07:54
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
29 Jul 2025 | 10:12 |
Kerem Akturkoglu, que tem vários emblemas interessados, pondera sair do Benfica se continuar a sentir algumas dificuldades na adaptação a um novo país. Depois de um ano em Portugal, o turco ainda não está inteiramente confortável e a transferência de Orkun Kokçu para o Besiktas pode complicar todo o processo.
O interesse do Besiktas em Akturkoglu não é novo. Desde que Kökçü saiu do Benfica que os rumores em torno a uma possível transferência do extremo aumentaram, devido à proximidade dos compatriotas, que eram grandes amigos no balneário da Luz. O emblema turco nunca chegou a apresentar uma proposta concreta, mas estaria na disposição de chegar aos 25 milhões de euros.
Kerem Akturkoglu não expressou o desejo de sair do Benfica, no entanto, caso o Besiktas avance com uma proposta, o extremo pensaria duas vezes. O facto de ter jogado no Galatasaray, rival do novo clube de Kökçü, e ter-se tornado uma referência para os adeptos não seria impeditivo para o negócio.
O extremo do Benfica chegou a questionar-se quanto ao seu papel nesta temporada e se valia a pena ficar na Luz, já que sofreu algumas dificuldades em adaptar-se a um contexto que, até então, era completamente novo. Apesar de gostar de Lisboa, Akturkoglu nunca tinha saído da Turquia e Orkun Kökçü foi muito importante nessa adaptação a um novo país, cultura e campeonato.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências.
Médio canarinho da Juventus não se conseguiu afirmar no histórico emblema italiano e agora pode ser peça importante para negócio dos encarnados
29 Jul 2025 | 10:03 |
Morten Hjulmand, capitão do Sporting, está nos planos da Juventus e Douglas Luiz, craque canarinho da vecchia signora, poderá ser envolvido no negócio. Florentino, médio do Benfica que pode ser reforço para a Supertaça, também já foi associado a uma saída para os bianconeri, mas a transferência do dinamarquês pode parar o negócio.
A informação está a ser avançada pelo jornal Gazzetta dello Sport, que deu nota do interesse da Juventus em colocar Douglas Luiz numa possível troca para baixar o valor pedido por Morten Hjulmand. O Sporting aponta para a cláusula fixada nos 80 milhões de euros, mas a vecchia signora não queria ultrapassar a barreira dos 60.
No entanto, a troca entre os dois jogadores parece muito improvável, tendo em conta que o Sporting pretende receber mais dinheiro. Além disso, Douglas Luiz custou cerca de 50 milhões de euros aos cofres da Juventus há um ano e o jogador não parece estar interessado na saída do conjunto de Igor Tudor.
O craque canarinho recebe 5 milhões de euros por época na Juventus, um valor que se encontra bem acima daquele que é o limite salarial do Sporting. Apesar de Florentino ter deixado de ser visto como a primeira opção, ainda pode voltar à mira do clube italiano se a contratação de Morten Hjulmand falhar.
Com a chegada de Richard Ríos e Enzo Barrenechea, além do lesionado Manu Silva, Florentino - avaliado em 22 milhões de euros - pode estar a perder espaço no plantel, mesmo tendo sido o grande titular da posição de médio defensivo do Benfica durante a temporada 2024/25 (45 encontros, dois golos e uma assistência).
Comentador e conhecido adepto dos encarnados elogiou contratação de Richard Ríos, mas deixou um alerta sobre o meio-campo
29 Jul 2025 | 08:21 |
Pedro Brinca deixou críticas à decisão de João Félix - que ouviu das boas de um ex-Sporting - em rumar ao Al Nassr ao invés de regressar ao Benfica. Num artigo de opinião, o comentador e conhecido adeptos das águias elogiou ainda a contratação de Richard Ríos, mas alertou que falta um médio que tenha capacidade de desequilibrar.
Pedro Brinca sobre traição de João Félix ao Benfica: “Preferiu ir encher ainda mais os bolsos”
“A entrada de Richard Ríos aplaude-se, o Benfica ganha em intensidade, capacidade de recuperação e transporte de bola. Mas perde em critério, qualidade na construção e capacidade de finalização na meia distância. Aplaudo a mudança, mas a necessidade de um médio ofensivo criativo continua por satisfazer”, defende Pedro Brinca, num artigo de opinião no jornal Record.
Sobre João Félix, Pedro Brinca não poderia ter sido mais claro: “João Félix podia ter sido o joker que encaixava que nem uma luva nas necessidades do plantel, mas preferiu ir para as Arábias, encher ainda mais os bolsos, mas deixando vazios os corações dos adeptos que por ele clamavam. Opções”.
Pedro Brinca elogia exibição de Henrique Araújo no Benfica – Fenerbahçe: “Momento favorito”
“Mas o meu momento favorito do jogo com o Fenerbahçe foi o golo do Henrique Araújo. É um jogador que depois de se destacar na formação - a exibição frente ao RB Salzburg na final da Champions Youth League foi simplesmente extraordinária - não se conseguiu destacar ainda no futebol sénior”, revelou Pedro Brinca.
Por fim, Pedro Brinca destacou as qualidades de Henrique Araújo: “Porque é ponta de lança de equipa grande, daquelas que passam 80 ou 90 por cento do jogo a carregar no adversário. É rato de área. Precisa de jogar numa equipa com essas características. Os adeptos do Benfica têm sempre um carinho especial pelos jogadores que vêm da formação, mas o Henrique Araújo, pelo percurso, pelo discurso, é daqueles que nós gostamos ainda mais”.
Técnico do Fulham comentou ida do internacional português para o Al Nassr, onde jogará ao lado de Cristiano Ronaldo e será orientado por Jorge Jesus
29 Jul 2025 | 08:06 |
Marco Silva não se mostrou surpreendido com a decisão de João Félix em rumar ao Al Nassr ao invés de regressar ao Benfica. O técnico do Fulham revelou ainda que esperava que o internacional português tivesse tido um impacto maior desde que saiu do Clube da Luz para o Atlético Madrid.
Marco Silva sobre traição de João Félix ao Benfica: “Não me surpreende”
“Esperava que tivesse mais impacto. A decisão dele faz-me pensar, mas não me surpreende”, começou por afirmar Marco Silva, em entrevista ao Canal 11, onde comentou a recente opção de João Félix em rumar ao Al Nassr, onde jogará ao lado de Cristiano Ronaldo e será orientado por Jorge Jesus.
“Falei com um jogador inglês da minha equipa sobre isto e ele perguntou-me porquê. Não consegui explicar porquê. Esperava mais impacto. Teve esta oportunidade no Chelsea e eu pensei que tivesse mais impacto”, finalizou Marco Silva, abordando o facto de João Félix ainda não se ter afirmado desde que saiu do Benfica.
Lembrar que, de acordo com as últimas informações avançadas por Fabrizio Romano, João Félix tinha tudo acertado com o Benfica, mas a entrada em cena de Cristiano Ronaldo desviou o avançado de um eventual regresso ao Clube da Luz, que vai agora ser orientada por Jorge Jesus no Al Nassr.
Em 2024/25, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português vai agora assinar um vínculo de duas temporadas e ganhar um salário milionário.