
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na passada quarta-feira, 9 de abril, o Benfica venceu o Tirsense por 5-0, em duelo válido para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. A goleada deixa o Glorioso com um pé e meio no Jamor, mas ainda precisa de garantir um bom resultado na segunda mão. O treinador do emblema de Santo Tirso, Emanuel Simões, não escondeu o que pensa da eliminatória e até comparou este jogo com o Clássico do passado domingo.
"Se virmos que o Benfica há poucos dias ganhou 4-1 a uma das melhores equipas em Portugal, dizemos que o 0-5 não foi assim tão mau. Para nós foi, porque não queríamos ter sofrido tanto. Sabemos que a eliminatória está resolvida, o que temos de pensar é em levar ao extremo as nossas capacidades e capitalizar e potenciar a nossa imagem", declarou o treinador.
O timoneiro ainda revelou o que acha que falhou neste jogo e pensa que ter sofrido um golo cedo dificultou a partida: "O primeiro lance de perigo é nosso, há ali uma atrapalhação e podíamos ter feito melhor. Se tivéssemos feito golo o desfecho podia ter sido muito parecido, mas pelo menos tornaríamos o jogo um pouco mais vivo. Depois disso, a nossa ideia inicial não estava a sair".
O treinador continuou o seu raciocínio: "O que fez a diferença, nessa altura, foi a questão física, mas em termos de jogo jogado, estivemos muito melhor, demos uma boa imagem e dignificámos a nossa presença nesta primeira mão. Ainda temos outro jogo para tentarmos melhorar e limpar a imagem que deixámos na segunda parte".
O timoneiro ainda revelou como estudou o duelo e o que esperava ver do outro lado do campo. "Esperávamos ainda mais mudanças e isso também mostra o respeito que o Benfica teve nesta eliminatória. O grande problema para nós foi mesmo o tempo de preparação, uma vez que só tivemos três dias para trabalhar", acrescentou.
"O Benfica tem jogadores suficientes para poder fazer isso, nós não conseguimos. Basicamente, fizemos um treino de preparação, o que é muito curto para uma equipa deste escalão", concluiu Emanuel Simões. Vale lembrar que Bruno Lage também falou após o jogo.
Derradeiro duelo entre águias e o emblema de Santo Tirso está marcado para a próxima quarta-feira, dia 23 de abril, no Estádio da Luz
|
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, dia 10 de abril, através de um comunicado, os horários e locais dos encontros da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O Benfica, que irá receber o Tirsense no Estádio da Luz, vai entrar em campo às 20h15 (hora de Portugal Continental).
O derradeiro duelo entre as águias e o emblema de Santo Tirso está marcado para o dia 23 de abril, quarta-feira, e os comandados de Bruno Lage chegarão a esse encontro com uma confortável vantagem de cinco golos, obtida na última quinta-feira.
Nesse encontro, decorrido no Estádio Cidade de Barcelos, casa emprestada pelo Gil Vicente, marcaram para o Benfica João Pedro (auto-golo), aos 16', João Rego, aos 26', Prestianni, aos 67', Arthur Cabral, aos 72', e Andreas Schjelderup, aos 84'.
Sobre a segunda mão, Bruno Lage já assegurou que, na sua opinião, é "prematuro" dizer que a goleada terá influência: "Ainda temos dois jogos pela frente até lá. É um resultado muito bom, mas, independentemente de quem jogue, é respeitar o Tirsense da mesma forma que fizemos aqui".
Antes de voltar a entrar em campo com o Tirsense, o Benfica volta agora as atenções para o campeonato nacional e, nomeadamente, para a receção ao Arouca. O próximo duelo está marcado para o próximo domingo, 13 de abril, às 18h00, e contará para a jornada 29 da Liga Portugal Betclic, numa altura em que as águias são líderes, com 68 pontos, mais dois do que o Sporting, que é segundo classificado.
Ponta de lança do Clube da Luz está em alta no Glorioso e boa fase não deixa dúvidas de que é o jogador que faltava no plantel de Bruno Lage
|
Os três golos marcados no Estádio do Dragão não escondem a qualidade que existe em Vangelis Pavlidis. O avançado que chegou ao Benfica no último verão vive a melhor fase de águia e, deste modo, o que resta aos críticos, comentadores e jornalistas é elogiar e destacar o grego, tal como fez Rui Dias no seu artigo de opinião no jornal 'Record', onde expôs as características do ponta de lança.
"Impõe-se por técnica refinada, visão periférica do que o rodeia, agilidade, rapidez de execução e poder de síntese. Na selva por onde se movimenta expressa conhecimento em tudo quanto faz, sempre acompanhado por instinto goleador apurado e pela segurança de quem conhece os terrenos que pisa. Pavlidis é um produto melhorado pelas indicações dos treinadores, pela força didática do treino, pela capacidade de integração no coletivo de que faz parte e pela intimidação que impõe aos adversários.", começou por destacar.
"Pavlidis utiliza argumentos técnicos, táticos, físicos e mentais não apenas para ser eficaz no momento de cumprir as obrigações de ponta-de-lança, mas para dimensionar toda a ação pela frente de ataque. É mais do que os golos, é a perfeição de controlo, toque, passe e capacidade para adivinhar o que vai suceder depois.", disse Rui Dias.
Contudo, as qualidades do grego não são poucas e tem muitas que Rui Dias destaca: "O grego sabe tudo sobre a função que desempenha, o objetivo de cada gesto e movimento, orientado pela convicção de que nem todos os lances têm de acabar logo com a bola na baliza. Muitas vezes, para consegui-lo, é preciso alimentar longa cadeia de intervenção, para a qual contribuem mais elementos".
Todos os aspetos citados por Rui Dias ajudam na fantástica época que está a fazer o camisola 14. Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 46 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 24 golos, somando ainda nove assistências nos 2.961 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Jogador que apontou um dos golos na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal recorreu às redes sociais para reagir à sua utilização
|
Gianluca Prestianni foi utilizado pela primeira vez na equipa principal do Benfica depois de mais de meio ano após a última aparição e fê-lo logo com um golo, apontado diante do Tirsense, na última quarta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O extremo, entretanto, já reagiu.
Através das redes sociais, o atleta argentino partilhou fotografias suas no relvado do Estádio Cidade de Barcelos, com destaque para o festejo depois do remate certeiro, e na legenda celebrou o momento e parece, ainda, ter deixado uma indireta ao técnico encarnado.
Gianluca Prestianni: "Muito feliz por voltar a somar minutos depois de muito tempo"
"Muito feliz por voltar a somar minutos depois de muito tempo e marcar o meu primeiro golo com essa camisola tão importante", começou por escrever Prestianni, que acrescentou: "Ótimo trabalho de toda a equipe, vamos por tudo".
Já Bruno Lage, na conferência de imprensa, não deixou de comunicar os seus elogios ao atleta, dizendo que este fez um "grande golo", à semelhança de João Rego e Schjelderup, e referiu, ainda, que "tomou nota" de tudo o que foi feito dentro de campo.
Vale lembrar que, após esta goleada por 5-0, o jogo da segunda mão diante do Tirsense está marcado para o dia 23 de abril, quarta-feira, com o pontapé de saída ainda por agendar. A partida terá lugar no Estádio da Luz e, para já, as atenções do Benfica voltam-se para o campeonato nacional e para a receção ao Arouca, que acontece no próximo domingo, 13 de abril, às 18h00.
Veja, abaixo, a partilha de Gianluca Prestianni: