Modalidades
Negócio fechado! Rui Costa bate Sporting e garante revelação do Campeonato no Benfica
30 Out 2025 | 09:44
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futsal
07 Jan 2023 | 11:15 |
Foi no início desta temporada que Pulpis, treinador da equipa de futsal do Benfica, proferiu as seguintes palavras: “Há um ditado em Espanha que diz que jogámos como nunca e perdemos como sempre. Precisamos de ganhar, falta-nos algo e temos de o encontrar”.
A verdade é que o dérbi frente ao Sporting na Supertaça (disputada em setembro de 2022) foi o último encontro perdido pelos encarnados às ordens de Pulpis. No entanto, a direção das modalidades do Benfica não está satisfeita e, segundo fonte próxima do processo, as águias já procuram alternativas para suceder ao espanhol.
O xeque-mate à espanhola
Embora o substituto esteja já a ser equacionado, os responsáveis do futsal encarnado não têm tido motivos de queixa para despedir o técnico na presente época. Segundo a mesma fonte do Glorioso 1904, os dirigentes estão agora à espera do próximo jogo dos encarnados – que é, precisamente, mais um dérbi eterno do futsal nacional – para avaliarem o espanhol, sendo que já há nomes falados para o substituir.
Sucesso inesperado pré-despedimento
O treinador chegou ao Benfica com um currículo interessante, tanto a nível de clubes como em seleções, onde elevou o futsal a outros patamares nos países pelos quais passou, nomeadamente na Tailândia, vencendo duas Thai Futsal League e uma Liga dos Campeões Asiática ao serviço do Chonburi e múltiplas conquistas da AFF Futsal Championship. Mas Pulpis também já havia dado certezas na Europa, tendo conquistado uma Liga dos Campeões ao serviço do Lobelle Santiago em 2006/07 que, curiosamente, venceu o Benfica na final, por 5-3, após prolongamento. Tudo indicava que o treinador poderia mesmo ser o homem que iria destronar o Sporting, de Nuno Dias, como os ‘donos’ do futsal nacional e que iria voltar a dar a alegria europeia às águias…, mas tal não se concretizou.
As expetativas eram muitas, mas...
Época de estreia foi seca
A primeira época de Pulpis no Benfica resultou em mais um pleno de ‘secura’ no que toca a troféus. Se Joel Rocha saiu do comando técnico depois de uma temporada em que nada venceu – mas onde esteve perto de destronar o Sporting –, o Glorioso, de Pulpis, perdeu toda a glória depois de ser humilhado pelos leões na final da Liga Placard 2021/22, perdendo os três jogos decisivos pela segunda vez na história de finais entre os eternos rivais.
Confronto direto com o Sporting é o que mais penalizaApesar de a última vitória do Benfica frente aos leões pertencer ao atual técnico dos encarnados, a verdade é que, em 10 encontros na ‘era Pulpis’, os três pontos conquistados a 19 de abril de 2022 foram a única exceção. Há um registo desfavorável para as águias de 41-27 em golos, com sete vitórias para os leões, dois empates e a tal derrota, o que demonstra o domínio a que o Benfica tem sido submetido neste período de Pulpis no comando técnico.
Na realização de mais uma jornada, que decorreu este sábado, 1 de novembro, emblema vermelho e branco deu passo importante com título em mente
02 Nov 2025 | 12:54 |
Na última tarde, sábado, 1 de novembro, o futsal feminino do Benfica deu um passo mais importante no campeonato. Fora de portas, a equipa encarnada visitou o Santa Luzia, partida a contar para a 9.ª jornada da 1.ª fase da Liga Placard. No final do encontro, as águias sorriram com um triunfo por 4-2.
As águias seguem embaladas no campeonato nacional, onde somam uma mão cheia de triunfos, incluíndo uma goleada por 6-0 ao Futsal Feijó. Desta vez, perante outro adversário igualmente desafiante, Paulo Roxo voltou a apostar nas suas melhores jogadoras e estas foram as escolhas do técnico do Benfica: Ana Catarina, Fifó, Inês Matos, Maria Pereira e Janice.
A jogar fora de portas, a equipa de futsal feminino não se deixou amedrontar pelo estatuto de visitante e assumiu o controlo da partida. À passagem do minuto 3, Inês Matos colocou o Glorioso na liderança. Antes do intervalo, um bis de Janice, aos 11 e 17 minutos, deixou o Clube da Luz com uma vantagem de três golos.
No segundo tempo, o Benfica não tirou o pé do acelerador e, em cima do minuto 21, as jogadoras de Paulo Roxo festejaram o quarto tento da partida, assinado por Fifó. Já com um ritmo de jogo mais baixo, o Santa Luzia conseguiu reagir e reduziu a desvantagem com dois remates certeiros, apontados por Mariana Marques, que também bisou.
Com este resultado, o Clube da Luz mantém o pleno de vitórias na fase regular da Liga Placard, onde segue na liderança com 27 pontos. Na próxima jornada (10.ª) da Liga Feminina Placard, o Benfica visita o Atlético CP no Pavilhão Eng.º Santos e Castro (Tapadinha), numa partida que está prevista para as 17H00 de 13 de dezembro.
Clube da Luz entrou em campo esta quinta-feira, dia 30 de outubro, para defrontar o adversário teoricamente mais complicado da fase de grupos
30 Out 2025 | 17:16 |
A equipa de futsal do Benfica venceu, frente ao Riga (6-0), esta quinta-feira, dia 30 de outubro, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num duelo fora de portas, as águias deram seguimento à vitória que traziam do dia anterior, e já garantiram a qualificação para os oitavos-de-final da prova continental, faltando, ainda confirmar o primeiro lugar do grupo.
O Benfica entrava no jogo como favorito, e apressou-se a mostrar o porquê. Logo no segundo minuto, as águias inauguraram o marcador, por S. Ferreira. Apenas cinco minutos depois, Arthur dobrou a vantagem encarnada. No primeiro tempo, houve tempo para mais dois golos do Clube da Luz: Carlinhos (18') e Jacaré (20') deixaram o resultado em 4-0 antes do intervalo.
Na etapa complementar, o Benfica continuou sem dar oportunidades ao adversário para sonhar com uma reviravolta. As águias entraram com novo golo, de Afonso Jesus, aos 24'. Já perto do fim, Kutchy marcou o seu primeiro no encontro, e deixou o resultado em 6-0. O único golo do Riga chegou já no último minuto, para deixar o marcador com 6-1 no apito final.
Com esta vitória – a oitava em nove jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Cassiano Klein somam o segundo triunfo nesta edição da Liga dos Campeões, e estão em posição privilegiada para conseguir o apuramento para a próxima fase da competição no primeiro lugar do grupo.
O emblema encarnado vira atenções para a terceira jornada da Liga dos Campeões. O Clube da Luz vai defrontar o St. Andrews. O encontro diante da turma de Malta está marcado para o próximo sábado, dia 1 de novembro, às 18h00, na Croácia.
Pivô do futsal do Benfica tem vindo a subir significativamente de rendimento desde que chegou ao Clube da Luz e pode agora colher os dividendos
30 Out 2025 | 11:54 |
Higor, internacional brasileiro do futsal do Benfica, deve continuar a representar o Clube da Luz. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta do intensificar das negociações com o pivô do conjunto orientado por Cassiano Klein, que tem vindo progressivamente a subir de rendimento.
Após uma grave lesão que travou a sua adaptação ao futsal do Benfica, Higor tem vindo a afirmar-se progressivamente nas águias. Depois de 16 golos em 36 compromissos em 2023/24, o pivô subiu o nível e, mais ou menos nos mesmos jogos (38), conseguiu 23 finalizações certeiras com o Manto Sagrado.
Lembrar que o futsal do Benfica investiu fortemente na contratação de Higor. O Clube da Luz pagou a cláusula de rescisão, tal como de Diego Nunes, do internacional brasileiro, deixando cerca de 200 mil euros nos cofres do Palma Futsal. Depois de um período de algumas dúvidas, o atleta está finalmente a confirmar todas as expectativas que nele eram depositadas.
Nesta semana, o Benfica anunciou a renovação de contrato de Kutchy, conforme avançado num Exclusivo Glorioso 1904. De acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal, a onde de renovações nos encarnados não deve ficar por aqui e há outros nomes na calha dos responsáveis das águias.
Ao todo, desde que chegou ao Benfica, em 2022, oriundo do Palma Futsal (Espanha), Higor contabiliza 78 encontros, nos quais marcou 45 golos. Até ao momento, o pivô brasileiro de 27 anos conquistou dois títulos pelo Clube da Luz: um Campeonato Nacional (2024/25) e uma Supertaça (2023).
Negócio fechado! Rui Costa bate Sporting e garante revelação do Campeonato no Benfica
30 Out 2025 | 09:44
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa perto de segurar internacional brasileiro no Benfica
28 Out 2025 | 21:18
Benfica entra a todo o gás e goleia na estreia da Liga dos Campeões
29 Out 2025 | 17:10