
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futsal
|
Foi no início desta temporada que Pulpis, treinador da equipa de futsal do Benfica, proferiu as seguintes palavras: “Há um ditado em Espanha que diz que jogámos como nunca e perdemos como sempre. Precisamos de ganhar, falta-nos algo e temos de o encontrar”.
A verdade é que o dérbi frente ao Sporting na Supertaça (disputada em setembro de 2022) foi o último encontro perdido pelos encarnados às ordens de Pulpis. No entanto, a direção das modalidades do Benfica não está satisfeita e, segundo fonte próxima do processo, as águias já procuram alternativas para suceder ao espanhol.
O xeque-mate à espanhola
Embora o substituto esteja já a ser equacionado, os responsáveis do futsal encarnado não têm tido motivos de queixa para despedir o técnico na presente época. Segundo a mesma fonte do Glorioso 1904, os dirigentes estão agora à espera do próximo jogo dos encarnados – que é, precisamente, mais um dérbi eterno do futsal nacional – para avaliarem o espanhol, sendo que já há nomes falados para o substituir.
Sucesso inesperado pré-despedimento
O treinador chegou ao Benfica com um currículo interessante, tanto a nível de clubes como em seleções, onde elevou o futsal a outros patamares nos países pelos quais passou, nomeadamente na Tailândia, vencendo duas Thai Futsal League e uma Liga dos Campeões Asiática ao serviço do Chonburi e múltiplas conquistas da AFF Futsal Championship. Mas Pulpis também já havia dado certezas na Europa, tendo conquistado uma Liga dos Campeões ao serviço do Lobelle Santiago em 2006/07 que, curiosamente, venceu o Benfica na final, por 5-3, após prolongamento. Tudo indicava que o treinador poderia mesmo ser o homem que iria destronar o Sporting, de Nuno Dias, como os ‘donos’ do futsal nacional e que iria voltar a dar a alegria europeia às águias…, mas tal não se concretizou.
As expetativas eram muitas, mas...
Época de estreia foi seca
A primeira época de Pulpis no Benfica resultou em mais um pleno de ‘secura’ no que toca a troféus. Se Joel Rocha saiu do comando técnico depois de uma temporada em que nada venceu – mas onde esteve perto de destronar o Sporting –, o Glorioso, de Pulpis, perdeu toda a glória depois de ser humilhado pelos leões na final da Liga Placard 2021/22, perdendo os três jogos decisivos pela segunda vez na história de finais entre os eternos rivais.
Confronto direto com o Sporting é o que mais penalizaApesar de a última vitória do Benfica frente aos leões pertencer ao atual técnico dos encarnados, a verdade é que, em 10 encontros na ‘era Pulpis’, os três pontos conquistados a 19 de abril de 2022 foram a única exceção. Há um registo desfavorável para as águias de 41-27 em golos, com sete vitórias para os leões, dois empates e a tal derrota, o que demonstra o domínio a que o Benfica tem sido submetido neste período de Pulpis no comando técnico.
Na penúltima jornada da fase regular da prova de regularidade, a equipa encarnada não se vergou e aplicou ‘chapa 4’ à formação forasteira, somando três pontos
|
No último sábado, 12 de abril, a equipa de futsal feminino do Benfica foi a jogo no Pavilhão Fidelidade, onde recebeu e goleou o EDC Gondomar por quatro bolas a uma, partida a contar para a 21.ª e penúltima jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional da modalidade. As pupilas de Alex Pinto estão mais próximas de vencer a fase regular.
Depois do triunfo categórico contra a equipa do Feijó, onde as encarnadas venceram por 4-0, Alex Pinto voltou a contar com as melhores jogadoras nas suas opções e lançou o seguinte quinteto na quadra da Luz: Alexandra Melo, Sara Ferreira, Fifó, Lívia Andrade e Inês Matos. Fifó foi a grande destaque da partida, ao bisar frente às adversárias.
Num encontro inteiramente dominado pelas jogadoras do Benfica, acabou por ser o EDC Gondomar a surpreender, ao abrir o marcador aos 8 minutos, por intermédio de Marta Dias. Contudo, dois minutos mais tarde, Fifó igualou o encontro num remate de primeira. Já em cima do intervalo, foi a vez de Lívia Andrade completar o 2-1 para o Glorioso. Já no segundo tempo, Sara Ferreira ampliou a vantagem para 3-1 e aos 39 minutos Fifó bisou e selou o resultado em 4-1.
No final do encontro, Alex Pinto era um treinador satisfeito com a exibição, mas deixou alguns reparos: “Cumprimos, vencemos e falta-nos agora uma jornada para terminar a fase regular do Campeonato. Quanto ao jogo, fizemos apenas o qb, jogámos quanto baste, mas, de longe, podemos fazer muito melhor do que aquilo que fizemos. Não saio satisfeito, apesar da vitória por 4-1, isto perante um adversário que nos causou poucas dificuldades ofensivas e que defendeu muito baixo. Fomos perdulários na finalização”.
Com este triunfo, o Benfica segue na liderança do Campeonato Nacional de futsal, com 60 pontos, mais seis pontos que o 2.º classificado, o Nun’Álvares. Na derradeira ronda da fase regular, a 19 de abril, o Glorioso vai marcar presença no reduto dos Leões Porto Salvo.
Turma dos vermelhos e brancos não conseguiu dar a volta ao marcador e acabou por sofrer um tropeção complicado no Campeonato
|
A equipa de futsal do Benfica foi a jogo, este sábado, 5 de abril, para medir forças com a Quinta dos Lombos, na 18.ª jornada da primeira fase da Liga Placard. Os encarnados perderam, por 4-3. Silvestre (8'), Carlos Monteiro (19') e Higor (38') apontaram os golos dos encarnados em casa do adversário.
Cassiano Klein apostou em Léo Gugiel, André Coelho, Lúcio Rocha, Arthur e Higor no cinco inicial. No banco de suplentes, estavam André Correia, Daniel Osuji, Silvestre, Raúl Moreira, Kutchy, Carlos Monteiro, Diego Nunes, Tiago Reis e Jacaré.
Já a Quinta dos Lombos começou com Guilherme Cintra, Gonçalo Sobral, Tomás Silva, Vitão e David Costa. Pedro Ferreira, Gabriel Vidal, Ricardo Nascimento, Willian Carioca, David Fontoura, João Brum e Pedro Pereira foram os suplentes eleitos pelo adversário.
Ao que à partida diz respeito, o Benfica de Cassiano Klein quis dar continuidade ao bom momento no Campeonato Nacional, respondendo à derrota sofrida pelo Sporting na Taça de Portugal. Dessa forma a turma encarnada entrou com tudo na partida. Logo nos instantes iniciais, as águias criaram algumas oportunidades, com Silvestre a abrir o marcador, aos oito minutos. A festa encarnada, no entanto, não durou muito tempo. Aos 10'. Wilian Carioca fez o empate. As águias não baixaram os braços e foram atrás de voltar a estar na frente do marcador.
Carlos Monteiro, que tem estado em destaque na presente temporada, sob comando técnico de Cassiano Klein, fez o 2-1, aos 19 minutos. Todavia, mais uma vez, a Quinta dos Lombos 'roubou' as atenções, com o golo do empate, através de penalidade, outra vez, por intermédio de Wilian Carioca, aos 20'. Segundos depois, Vitão confirmou a cambalhota no marcador, com o terceiro tento da Quinta dos Lombos. Ao intervalo, o Benfica perdia por 3-2.
No regresso dos balneários, o Benfica procurou dar a volta ao marcador. Contudo, as águias enfrentaram muitas dificuldades para evitar a derrota. Higor ainda deu esperanças às águias, quando, aos 38 minutos, fez o empate, mas Tomás Silva voltou a colocar a Quinta dos Lombos à frente. O final da partida confirmou o tropeção, ao perderem por 4-3, que coloca em causa a conquista do título nacional, com o Sporting a sorrir por cima, estando na liderança, estando a cinco pontos do Benfica (50 pontos). A turma de Cassiano Klein regista 45 pontos, estando no segundo lugar.
Depois desta partida, o Benfica de Cassiano Klein volta a entrar na quadra para medir forças com o Ferreira do Zêzere. O duelo que vai valer para a jornada 19 da fase regular da Liga Placard, está agendado para segunda-feira, 21 de abril, às 20h00, no Pavilhão Fidelidade, casa dos encarnados.
Atleta está a terminar a ligação com o Clube da Luz e é muito provável que a estrutura dos vermelhos e brancos não coloque em cima da mesa um prolongamento
|
Ivan Chishkala tem sido apontado ao Barcelona e os rumores em torno da saída do Benfica começam mesmo a ganhar força. Segundo adianta o portal Zerozero, esta sexta-feira, 4 de abril, a estrutura do Clube da Luz não deverá mesmo avançar com o prolongamento do vínculo.
Apesar de ser uma das figuras da turma de Cassiano Klein, contando com 18 golos, o atleta russo, que integra a equipa de futsal das águias, provavelmente não receberá uma proposta de renovação, tendo a porta da Catedral entreaberta, de acordo com informações avançadas pela fonte acima mencionada. O contrato com o Benfica finda em junho do presente ano civil e é muito possível que se veja envolvido num possível negócio por Dyego Zuffo.
Recorde-se que, em maio de 2022, Chishkala renovou a ligação com as águias até 2025, destacando o privilégio que é envergar o Manto Sagrado do Benfica. "Não é fácil, acho que todos já o sabem, mas gosto quando é difícil", disse o atleta, apontando à conquista da Liga Placard, em seguida.
"Sou Benfiquista, e é muito importante, para mim, continuar aqui. Cheguei cá para ganhar, ainda não o fiz, é difícil, mas continuo focado nisso. Quero continuar a jogar aqui, estou feliz", referiu o camisola 11, que deverá ser novamente utilizado no duelo do próximo sábado, 5 de abril, com a Quinta dos Lombos.
Esta temporada, ao serviço da equipa de futsal do Benfica, Ivan Chishkala foi aposta de Cassiano Klein em 18 partidas: 14 para o Campeonato Nacional, três na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos minutos em que esteve dentro da quadra, o internacional russo apontou 18 golos e serviu os colegas em quatro ocasiões. Já pela seleção da Rússia, o ala conta com 31 internacionalizações e 21 tentos apontados. De águia ao peito, o internacional russo já conquistou uma Taça de Portugal (22/23), uma Taça da Liga (22/23) e uma Supertaça (2023).
Confira o momento em que Ivan Chishkala: