
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de bater os escoceses do Rangers, em Glasgow, por 1-0, com golo de Rafa, o Benfica ficou a saber que terá pela frente o Marselha nos quartos de final da Liga Europa, com os jogos a estarem agendados para os dias 11 e 18 de abril, sendo o primeiro embate no Estádio da Luz.
O clube do sul de França tem sede no State Vélodrome, que alberga até 67 mil espectadores, e passou aos 'quartos', apesar da derrota por 3-1 em casa do Villarreal, depois de ter vencido a primeira mão em Marselha por 4-0.
A caminhada do Marselha na Liga Europa arrancou com a participação no grupo B, onde os franceses terminaram no segundo lugar, com 11 pontos, atrás do Brighton (13 pontos) e à frente de Ajax (cinco pontos) e AEK (quatro pontos). No play-off de acesso aos oitavos, a turma agora orientado por Jean-Louis Gasset deixou pelo caminho o Shakhtar Donetsk (5-3 no agregado).
O clube francês está em sétimo lugar na Ligue 1, a 17 pontos do líder, o PSG de Gonçalo Ramos que, note-se, está a 10 pontos do segundo lugar, Brest. O jogador em destaque tem sido Pierre-Emerick Aubameyang, que, aos 34 anos, depois de passar por Arsenal, Chelsea, Dortmund e Barcelona, conta com 23 golos e nove assistências em 38 partidas disputadas esta época.
No que a nomes mais conhecidos do público português diz respeito, nota para Mbemba, central que passou pelo Porto, e Iuri Moreira, ponta-de-lança que fez grande parte da formação no Benfica e que, esta época, se mudou de armas e bagagens para o emblema francês no qual joga pela equipa B.
O Clube da Luz e o Marselha já mediram forças em quatro ocasiões; a primeira das quais nas meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, com as águias a perderem por 2-1 em solo francês e a triunfarem, por 1-0, na segunda mão, garantindo um lugar na final da prova, onde haveriam de ser derrotadas pelo Milan (1-0).
Os outros dois confrontos remontam à época 2009/10, nos oitavos da Liga Europa, sendo que os encarnados também triunfaram. Após o empate a uma bola no Estádio da Luz, o Benfica foi a França vencer o Marselha, por 2-1, garantindo um lugar nos quartos de final, caindo aos pés do Liverpool.
O Marselha foi, historicamente, o clube mais popular de França, registando ainda o maior número médio de espectadores nos seus jogos em casa. Ganharam a Ligue 1 nove vezes, atrás apenas do Saint-Etienne com 10 e do PSG com 11, sendo que o seu último título foi há 15 anos, em 2009/2010.
Há quem avance com a informação de que o emblema inglês vai apostar em investimento para assegurar a contratação de sonho de Rui Costa
|
Ekrem Konur, especialista em questões de mercado, abordou o dossiê de Kenan Yildiz, que já chegou a ser associado a uma mudança para o Benfica, e deixou a garantia de que o Liverpool está atento ao craque turco. Aliás, o jornalista vai mais além e dá conta dos milhões que os reds têm em mente para investir.
De acordo com informações adiantadas pela mesma fonte, esta quinta-feira, 13 de março, o Liverpool está focado em desviar o jovem turco para Anfield e não poupam nos meios para garantir o sucesso nesta missão, apostando em 60 milhões. Kenan Yildiz, que continua a estar em destaque apesar da época mais negativa da Juventus, é um 'sonho' para os reds, depois de já ter estado no radar de Rui Costa para o Benfica.
No entanto, segundo o especialista mencionado acima, esses 60 milhões ficam abaixo do valor exigido pela direção bianconeri. Os responsáveis do Liverpool já enviaram olheiros para acompanhar as exibição do alvo apontado ao Benfica e saíram muito satisfeitos com o compatriota de Orkun Kokçu e Akturkoglu. Ekrem Konur garante que a oferta de 60 milhões, que o Liverpool está a preparar, não irá satisfazer os dirigentes da Juventus, que exigem, no mínimo, 100 milhões pelo jogador associado às águias, no passado.
Na presente temporada, com a camisola da Juventus, Kenan Yildiz - avaliado em 40 milhões de euros - já alinhou em 41 partidas: 28 na Serie A, 10 na Liga dos Campeões, uma na Supertaça e duas na Taça de Itália. Em 2.739 minutos registados, até ao momento, o 'sonho' de Rui Costa para o Benfica marcou seis golos e protagonizou quatro assistências.
Confira aqui a publicação de Ekrem Konur que dá conta do interesse do Liverpool no alvo do Benfica, Kenan Yildiz:
Camisola 61 regressou de lesão e conseguiu destacar-se na derrota encarnada frente ao Barcelona, sendo apenas ultrapassado por antigo rosto da Luz
|
Florentino Luís destacou-se frente ao Barcelona, embora o Benfica tenha perdido. No jogo em que voltou aos relvados, após lesão, o camisola 61 figura no top 5 de jogadores que somaram mais desarmes, sendo apenas superado por...João Neves.
Numa lista de estatísticas da GoalPoint, que curiosamente é liderada por quatro portugueses, o médio de Bruno Lage soma 38 contra os 40 de João Neves, com a camisola do PSG, colocando, assim, o antigo colega de Florentino no primeiro lugar. O titular do Benfica está em segundo lugar, à frente de...Tomás Araújo.
O camisola 44, que atualmente tem assumido um papel mais na ala direita, enquanto lateral, face à lesão de Alexander Bah, também, consta na lista, somando o mesmo número de desarmes que Florentino Luís. Marc Casado do Barcelona ocupa o lugar atrás do central formado no Benfica Campus, com 33 desarmes. O top 5 é fechado por outro jogador do PSG: Nuno Mendes.
Recorde-se que, o Benfica de Bruno Lage saiu de Espanha derrotado pelo Barcelona, por três bolas a uma, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões (4-1 no agregado). Desta forma, os encarnados despediram-se da prova milionária, mas não sem antes a dupla das águias ter-se destacado na competição, dizendo 'adeus' da melhor forma.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente com um valor de mercado fixado nos 20 milhões de euros – marcou presença em 32 embates: 18 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.464 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).
Confira aqui a publicação que esclarece as estatísticas da GoalPoint, destacando-se a presença de Florentino e Tomás Araújo:
Jogador que já representou o Clube da Luz falou sobre a equipa orientada por Bruno Lage e analisou, até, a prestação na Liga dos Campeões
|
O Atlético de Madrid recebeu, na passada quarta-feira, o seu maior rival, no estádio Wanda Metropolitano, e conseguiu vencer ao cabo dos 90 minutos. Ainda assim, a partida encaminhou-se para os penáltis, com os merengues a serem mais eficazes e a saírem com a vitória na eliminatória. Apesar da derrota na decisão por grandes penalidades, o guarda-redes Jan Oblak defendeu uma tentativa de Lucas Vazquez.
O esloveno com passagem pelo Benfica reagiu ao jogo e expressou a sua infelicidade por estar eliminado. "É muito difícil aceitar uma derrota assim. Acho que fizemos um bom jogo contra uma grande equipa como o Real Madrid. Não lhes demos muito espaço e não tiveram praticamente oportunidades. No final faltou-nos um pouco de sorte. Eles tiveram sorte e nós não", disse à Sport TV.
Oblak ainda foi perguntado sobre a eliminação do Benfica nessa Liga dos Campeões, com o guarda redes a falar sem problemas acerca do ex-Clube. "Gosto de ver o Benfica jogar bem e chegar longe. Ganharam-nos 4-0 e a verdade é que têm uma grande equipa, grandes adeptos e tenho pena sempre que não conseguem os resultados que desejam", concluiu o jogador, de 32 anos.
O guardião foi um dos destaques do jogo e conseguiu garantir a vitória dos colchoneros nos 90', porém, não contava com a infelicidade de Júlian Álvarez e Marcos Llorente nos penáltis, que resultaram na eliminação do 'Atléti' nesta edição de Liga dos Campeões.
Esta época, ao serviço do Atlético, Jan Oblak - com valor de mercado afixado em 25 milhões de euros - soma 39 jogos na baliza, sendo eles 10 na Liga dos Campeões, 26 na La Liga, dois na Copa do Rei e um na Supercopa de Espanha. Ao todo, o esloveno soma 3.540 minutos disputados com o emblema da capital espanhola.