
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Afinal, Arthur Cabral poderá estar mais perto de ficar no Benfica. O Atlanta United avançou com 15 milhões pelo avançado do Benfica, mas Rui Costa não foi em cantigas, recusando a proposta apresentada pelo clube da MLS.
De acordo com o mesmo jornalista que adiantou o valor da proposta, André Hernan, Rui Costa 'torceu o nariz' aos milhões e rejeitou o oferta, mantendo o avançado do Benfica longe da saída. Segundo a mesma fonte, os responsáveis da Luz consideram que o montante é reduzido para aquilo que pretendem receber pelo craque.
Recordar que, Arthur Cabral chegou ao Benfica, a troco de 20 milhões de euros, e sabe-se que as águias não pretendem ter prejuízo com a saída do ponta-de-lança canarinho. Nesse sentido, é esperado que a direção de Rui Costa apenas aceite propostas que atinjam valores próximos do montante dado à Fiorentina, na altura da contratação do avançado brasileiro.
É de referir, ainda, que, a Atlanta United não é o primeiro clube a receber uma 'nega valente'. Emblemas como o Cruzeiro, o Flamengo e o Corinthians já tentaram 'pescar' Arthur Cabral, mas receberam um 'não' do Benfica, que manteve as portas fechadas a uma saída do ponta-de-lança, que tem merecido a confiança de Bruno Lage, desde que o técnico assumiu as rédeas da equipa encarnada.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Arthur Cabral - atualmente avaliado em 14 milhões de euros - marcou presença em 17 partidas: quatro na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Betclic. duas na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. Nos 435 minutos totalizados, o ponta-de-lança brasileiro apontou quatro golos e uma assistência.
Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros, mais 5 por objetivos, para colmatar a saída de Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG. O atleta de 26 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Dirigente leonino garantiu muitos milhões com saída de peça do plantel de Rui Borges e parte desse dinheiro está a caminho do Clube de Rui Costa
|
O Sporting, de Frederico Varandas, fechou, recentemente, o negócio de 51 milhões de euros para a saída de Geovany Quenda para o Chelsea. Ora, uma pequena parte desse valor está a caminho dos cofres do Benfica, graças ao tempo que o jogador leonino passou na formação encarnada.
De acordo com informações adiantadas pelo jornal Record, em causa estará o mecanismo de solidariedade da FIFA, que prevê uma compensação aos clubes que asseguraram a formação de jogadoras entre os 12 e 23 anos. Essa compensação equivale a 5% do valor total de cada transferência. O caso de Geovany Quenda é um desse, sendo que o atleta português, que recentemente foi chamado à Seleção Nacional, à semelhança de António Silva, passou pelo Sporting e pelo Benfica.
Aos 12 anos, Quenda fez parte dos quadros do Seixal, cumprindo assim o primeiro ano do mecanismo da FIFA. Como tal, os cofres do Benfica vão receber um pouco mais de 100 mil euros: 127.500 euros, para se ser exato, significando, então, os 5% dos 2,55M da contribução solidária e a 0,25% dos 51 milhões de euros da venda ao Chelsea.
Importa referir que, Geovany Quenda só irá rumar a Londres para reforçar o Chelsea em 2026. Ou seja, o jogador do rival do Benfica será atleta dos blues, oficialmente, a partir do verão, mas irá permanecer no Sporting por empréstimo, até junho de 2026. Com esta venda, o emblema de Frederico Varandas encaixa 51 milhões de euros.
Vale, então, relembrar que, o Damaiense foi o primeiro clube de Geovany Quenda, no entanto, o emblema não entra nestas contas. Em 2017, o português reforçou os escalões de formação do Benfica, tendo abandonado o Seixal, em 2019 para rumar até Alcochete, representando o Sporting até agora.
Treinador das águias esclareceu escolha feita durante o encontro em Vila do Conde, deixando claro que acredita nas capacidades de suplente
|
Tomás Araújo saiu mais cedo da partida frente ao Rio Ave, novamente, com algumas queixas físicas, e Bruno Lage apostou na entrada de Leandro Barreiro. Na conferência de imprensa, o treinador do Benfica explicou o motivo pelo qual não lançou Leandro Santos, lateral-direito disponível no banco.
"Podia ser um ou outro. Tenho total confiança no Aursnes ou no Leandro [Santos]", começou por garantir, demonstrando segurança no defesa da formação do Benfica Campus, que, mais uma vez, fez parte da ficha de jogo dos encarnados.
Bruno Lage: Tenho total confiança no Aursnes ou no Leandro [Santos]
"Sentimos que faltava um homem para fazer diagonais e movimentos contrários aos que o Pavlidis e o Amdouni faziam. Falámos com Aursnes e ele não teve problemas em jogar como lateral. Entrou o Leandro [Barreiro] e entrou muito bem", explicou, então, Bruno Lage, esclarecendo, assim, o motivo pela entrada de Leandro Barreiro, o que levou Aursnes a assumir a ala direita.
Refira-se que, na zona de entrevistas rápidas, Bruno Lage deu conta dos problemas físicos sentidos por Tomás Araújo, ao intervalo do Rio Ave - Benfica. Leandro Barreiro entrou para a segunda parte, numa altura em que o Glorioso vencia, apenas, por uma bola a zero. O jogo terminou com o 3-2 no marcador. Orkun Kokçu, Vangelis Pavlidis e Kerem Akturkoglu marcaram os três golos das águias.
Depois de bater o Rio Ave, de Petit, as atenções do Benfica voltam-se para a Liga Portugal Betclic. Após a paragem para os compromissos da data FIFA, os pupilos de Bruno Lage deslocam-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, na jornada 24 do Campeonato Nacional. O pontapé de saída está marcado para as 20h15, do dia 28 de março.
Atleta abordou esse 'problema' no setor ofensivo dos encarnados, no final do encontro com o Rio Ave, após uma vitória suada dos pupilos de Bruno Lage
|
Álvaro Carreras foi considerado o Homem do Jogo, no final do encontro entre o Benfica e o Rio Ave, e, em declarações à Sport TV, o defesa espanhol foi questionado sobre a falta de eficácia que existiu no ataque das águias. O craque apontou o foco para o trabalho de forma a dar resposta a essa questão.
"Temos de continuar a trabalhar. Se entrarem todos os remates que fazemos, vamos ganhar 20-0. Ainda falta muito e o importante são os três pontos", considerou o camisola 3 da equipa do Benfica.
Álvaro Carreras: Se entrarem todos os remates que fazemos, vamos ganhar 20-0
Com esta vitória em Vila do Conde, os pupilos de Bruno Lage voltaram a encurtar a distância sobre o Sporting, estando a três pontos da liderança do Campeonato, mas com menos um jogo. Em análise ao cenário do Benfica só depender de si, Álvaro Carreras não hesitou em dar o mote aos colegas.
"Temos de trabalhar duro e a recompensa vai chegar", concluiu o lateral-esquerdo do Benfica, na zona de entrevistas rápidas, aos microfones da Sport TV. Recorde-se que, Carreras regressou ao onze do Glorioso, depois de ter falhado a deslocação a Barcelona, por castigo.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 18 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e quatro na Taça de Portugal. Nos 3.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou três golos e fez cinco assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.