Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica prepara-se para defrontar esta sexta-feira, dia 30 de agosto, o Moreirense. O jogo, a contar para a 4ª jornada da Liga Betclic, terá lugar em Moreira de Cónegos, pelas 20h15. O Moreirense não tem boa memória a ser anfitrião, visto que nos 18 jogos em que recebeu o Benfica, nunca somou uma vitória, podendo isto ser um 'trunfo' das águias.
A equipa de César Peixoto segue, assim, esperançosa em registar a primeira vitória em casa, mas Roger Schmidt tem as suas ‘armas’. Os pupilos do técnico alemão já voltaram ao Seixal, para preparar o encontro. Após falhar as partidas diante do Famalicão e do Casa Pia, Ángel Di María, já recuperado da lesão, deverá ser titular na deslocação ao reduto do Moreirense.
Também na ida a Moreira de Cónegos, uma das grandes dúvidas será exatamente como irá alinhar Roger Schmidt o argentino com Prestianni no 11. Aursnes, que tem sido titular todos os jogos na ala esquerda, lesionou-se na receção aos tricolores do Estrela da Amodra e Tiago Gouveia também acabou por sair com queixas. Sendo assim, Di María poderá jogar na posição de extremo direito e Prestianni manter a sua posição de segundo avançado. Há, ainda, Rollheiser, ficando a questão de quem jogará na ala esquerda.
Recorde-se que, na passada jornada, o Benfica viveu alegrias na Luz, ao triunfar frente ao Estrela da Amadora, com o remate certeiro de Kokçu. Com duas vitórias e uma derrota, o Benfica segue na tabela classificativa na sexta posição. Os rivais Sporting e Porto encontram-se em primeiro e segundo lugar, respetivamente, sem registar nenhuma derrota até ao momento.
Atualmente, o Benfica ocupa a sexta posição na tabela classificativa da Liga Betclic, com seis pontos, pelas duas vitórias e uma derrota em três jogos. Já o Moreirense, segue a baixo, em sétimo lugar, também com os mesmos pontos. Se os encarnados conseguirem vitória somam mais um triunfo, ficando com 9 pontos
Defesa-direito já está fechado no Clube da Luz
|
0Rui Costa tanto procurou que conseguiu e Issa Kaboré vai ser o próximo lateral-direito do Benfica, que ainda não desistiu de contratar também Zakaria El Ouahdi. Segundo informa, esta quarta-feira, o jornal Record, o defesa tem já viagem marcada para assinar com as águias, sendo esperado amanhã em Lisboa.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, o acordo entre o Glorioso e o Manchester City está fechado e o lateral-direito, que esteve cedido ao Luton Town na temporada transata, chega ao Benfica sem Rui Costa desembolsar 'um tostão', vindo a título de empréstimo. Todavia, o negócio não contempla opção de compra.
"Acordo fechado: Issa Kaboré, lateral direito do Manchester City, é reforço do Benfica.Segundo Record apurou, Issa Kaboré, de 23 anos, chega por empréstimo do clube inglês sem opção de compra. O lateral-direito é esperado amanhã de manhã em Lisboa. Contratado pelo Manchester City aos belgas do KV Mechelen em 2021, o jogador do Burkina Faso foi sempre emprestado pelos citizens", pode ler-se no diário desportivo acima mencionado.
Apesar da vinda de Issa Kaboré ainda não é certo que Zakaria El Ouahdi deixe de ser opção para o Benfica, uma vez que Rui Costa estará a tentar convencer o Genk a baixar as exigências pelo defesa destro.
Em 2023/24, Issa Kaboré – atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 26 embates, pelo Luton Town, somando duas assistências, nos 1.789 minutos totalizados. Já em 2022/23, o defesa foi opção no Marselha em 28 partidas, tendo feito o gosto ao pé numa ocasião, sem servir os colegas.
Já Zakaria El Ouahdi – avaliado em 4,5 milhões de euros – marcou presença em 26 partidas ao serviço do Genk na passa temporada: 23 na Liga da Bélgica, duas na Taça da Bélgica e uma na Liga Conferência. Nos 2.126 minutos totalizados, o lateral apontou quatro assistências.
Atleta recordou os momentos onde foi treinado pelo técnico português
|
0Nélson Oliveira, antigo jogador do Benfica, concedeu uma entrevista ao podcast do Vitória de Guimarães 'Dezanove22' e abordou vários temas sendo um deles o seu tempo no Clube encarnado.
"Nem nos chamava pelo nome"
O avançado vitoriano recordou os tempos em que foi treinado por Jorge Jesus no Seixal: "Fui treinado pelo Jorge Jesus quando estive no Benfica. Algumas histórias não posso contar. Às vezes nem é bem sobre as histórias, são as expressões dele", e afirma que: "Quando é connosco não tem a mesma graça. A mim e aos outros miúdos nem nos chamava pelo nome. Às vezes chamava-me Nélson de Oliveira. É muito engraçado, mas quando as histórias são contigo dá alguma azia".
Ainda assim, o atleta natural de Barcelos deixou elogios ao antigo treinador do Benfica: "É claramente um treinador diferenciado no sentido tático e dos aspetos do jogo".
Nélson Oliveira chegou à formação do Benfica em 2006 vindo do Braga. A sua estreia como sénior foi no Rio Ave, após um empréstimo do Clube encarnado na época 2009/2010. Em 2011 fez, finalmente, a sua estreia pela equipa das águias e, em 22 jogos, faturou três golos e duas assistências. Seguiram-se vários empréstimos ao Deportivo, Rennes, Swansea, Nottingham Forest até ter sido vendido ao Norwich por valores a rondar os cinco milhões de euros em 2016.
Mais tarde viria a ser vendido ao AEK por 1 milhão de euros, onde em duas temporadas participou em 70 jogos. O craque marcou 26 golos e fez seis assistências antes de sair a custo zero para outro clube grego o PAOK. Seguiram-se seis meses na Turquia e em 2023 voltou a Portugal para jogar no Vitória de Guimarães.
Episódio deu-se na passada sexta-feira e vai voltar a repetir-se no dia 30 de agosto
|
0A polémica dos horários foi despontada pelo facto do encontro da Supertaça feminina, no qual o Benfica enfrentou o Sporting (2-1), ter começado à mesma hora que decorria o Farense - Sporting, da Liga Betclic. Apesar da treinadora das leoas, Mariana Cabral, ter deixado duras críticas ao sucedido, o episódio vai voltar a repetir-se já esta sexta-feira.
No dia 30 deste mês arranca a Liga BPI e, segundo o horário dos jogos divulgados pela Federação Portuguesa de Futebol, o Benfica-Torrense (19h30), da formação de Filipa Patão, vai começar 45 minutos antes do Moreirense-Benfica (20h15), do Campeonato masculino, da Liga Betclic, o que significa que os dois encontros decorrerão em simultâneo.
Apesar dos horários da 1.ª jornada da Liga BPI terem sido definidos mais cedo, a 18 de julho, e os da 4.ª ronda da Liga Betclic a 23 do mesmo mês, ambos foram marcados para o mesmo dia e para horários muito próximos.
Recorde-se que um dos jogos das encarnadas já tinha sido envolvo em polémica, após a árbitra Teresa Oliveira ter validado o primeiro dos dois golos das leoas na final da Supertaça em jeito de ‘festejo’. Desta vez, os horários estão no centro do 'sururu'.
Relembrar também que apesar da grande época da equipa feminina do Benfica, o rival Sporting acabou por conquistar, aquela que que é a sua terceira Supertaça da história (a primeira, desde 2021), pelo que iguala o Benfica, no topo da tabela dos vencedores desta competição. Não esquecer que apesar de não terem conquistado este troféu, as encarnadas, na temporada de 2023/24, saíram vitoriosas no Campeonato Nacional Feminino BPI, na Taça da Liga Feminina, na Supertaça Feminina e na Taça do Futebol Feminino.