Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
10 Mai 2026 | 11:03 |
José Mourinho regressou à sala de imprensa, depois do blackout feito em Famalicão, onde fez a antevisão da partida frente ao Braga. Em resposta às questões colocadas pelos jornalistas, o treinador do Benfica abordou a arbitragem que marcou o jogo da equipa B, os contactos que não teve com o Real Madrid e as ausências frente aos arsenalistas. Confira tudo o que foi dito pelo Special One.
Último jogo da época no Estádio da Luz. Que Sp. Braga espera encontrar?
""Acho que estamos com a mentalidade certa de quem joga duas finais. Tens razão, último jogo em casa, que também tem algum significado extra. O facto de ter jogado a meio da semana, acho que tiveram, por regulamento, mas também por justiça, o jogo adiado para segunda-feira, o que lhes dá o quarto dia após a Europa League e todos nós sabemos que a grande dificuldade é jogar ao terceiro dia e não ao quarto dia, até pelo próprio estilo de jogo do Sp. Braga. Penso que eles ainda precisam de qualquer coisa para confirmar a 4.ª posição, logo seguramente motivação não lhes faltará".
Aconteça o que acontecer, acha que a verdade desportiva foi colocada em causa esta temporada? E quanto às 10 exigências que terá feito ao Real Madrid, é verdade?
""Sobre a verdade desportiva, remeto para o jogo de ontem entre a equipa B do Benfica com o Académico de Viseu, basta ver esse jogo para perceber alguma coisa. Sobre as minhas exigências ao Real Madrid, não sei do que fala, então não lhe posso dizer muita coisa".
Real Madrid:
"Há uma coisa que eu gostaria de frisar, no mundo do futebol não são os profissionais que têm interesse em ir ou não ir, quando alguma coisa acontece, são os clubes que têm interesse e que iniciam ou não procedimentos para terem as pessoas que querem. Continuam a falar do Real Madrid, eu continuo a fugir com toda a honestidade. Não tive nenhum contacto com o presidente ou outro dirigente do clube. Numa fase final de épocas, eu não falo com ninguém. Eu não tive nenhum contacto com o Real Madrid e até ao último jogo do campeonato contra o Estoril também não vou ter. Depois, há uma janela de uma semana, onde eu terei liberdade para falar com quem achar que devo falar, mas sobre exigências e reuniões... é tudo especulação".
Tomás Araújo está a 100% disponível para esta partida? Que impacto tem a ausência do capitão?
""A ausência do capitão é importante, alguém que esteve quase sempre disponível e que sempre que teve jogou. É uma perda, assim como é a ausência do Ríos. O Tomás está bem, treinou sem qualquer limitação na sexta-feira e no sábado. As sensações são todas muito boas. Não vale a pena estar aqui a esconder. Joga o Tomás e joga o António e como vocês perceberam pelo jogo de ontem na equipa B, o Gonçalo Oliveira não jogou para estar amanhã no banco e darmos a proteção [à posição] que precisamos de dar".
Antes do jogo com o Real Madrid disse que o jogo seria de "matar ou morrer" e depois com o jogo com o Famalicão disse que preferia que o Benfica estivesse a jogar a precisar dos 9 pontos...:
""Antes do jogo com o Famalicão disse que podia parecer contraditório ou idiota da minha parte, mas acho que vocês perceberam o que eu queria dizer. Amanhã não temos de simular estados de alma porque é objetivo: temos de ganhar, não temos outra solução. De facto, em Famalicão perdermos dois pontos como perdemos era possível, a verdade é que fomos lá com a mentalidade certa. Fizemos 60 minutos com uma qualidade fantásticas, mas depois entraram em campo outros fatores que nos levaram a não ganhar o jogo. Mas a atitude foi correta. A semana de trabalho foi longa, mas boa. Temos duas ausências, mas temos gente que quer jogar e que quer dar uma boa resposta. É o último jogo da época em casa e é um jogo decisivo, portanto o estado de alma do Estádio também será importante para a equipa. Vamos para o último jogo com a ambição de continuarmos a depender apenas de nós".
Jogador teve boa época ao serviço do emblema espanhol; Boa relação entre ambos os emblemas pode ser favorável ao Clube da Luz
10 Jun 2026 | 03:00 |
O Benfica continua a preparar a nova temporada e já definiu vários nomes que estão a ser acompanhados pelo departamento de scouting encarnado. Javi Guerra, médio do Valência, é um dos jogadores que integra a lista de potenciais reforços para o meio-campo das águias, sabe o Glorioso 1904.
Ao que o nosso Jornal conseguiu apurar, não existe, para já, qualquer negociação formal entre os dois clubes nem qualquer acordo com o jogador. Ainda assim, o internacional espanhol tem sido observado atentamente pelos responsáveis do Benfica, que apreciam as características do médio.
As boas relações institucionais entre Benfica e Valência poderão, naturalmente, facilitar eventuais conversas no futuro. Contudo, nesta fase, o processo encontra-se apenas num plano de observação e avaliação, sem qualquer avanço concreto para uma transferência. Com apenas 23 anos, o atleta é visto como um dos médios mais promissores do futebol do país vizinho.
Formado entre Villarreal e Valência, o centrocampista assumiu-se nas últimas temporadas como uma das figuras da equipa che, destacando-se pela capacidade física, qualidade de transporte de bola e chegada à área adversária. Atualmente encontra-se vinculado ao clube espanhol até junho de 2029. Javi Guerra atua preferencialmente como médio-centro, embora também possa desempenhar funções mais adiantadas.
Com 1,88 metros de altura, combina capacidade física com boa qualidade técnica, sendo particularmente forte na condução de bola e nas transições ofensivas. Na temporada 2025/26, o espanhol realizou 36 encontros na La Liga, apontando quatro golos e seis assistências.
A precisar de jogadores para a função com as saídas de Otamendi e Gonçalo Oliveira, as águias têm o jovem da equipa italiana como uma possibilidade
09 Jun 2026 | 17:58 |
O Benfica está atento à situação de Tiago Gabriel, central português que atua no Lecce, emblema da Serie A italiana. O defesa, de 21 anos, viveu uma temporada de afirmação em Itália, ajudando os Salentini a cumprir o objetivo da permanência.
O defesa deixou o Estrela da Amadora em janeiro de 2025 e, já em solo italiano, conseguiu impor-se rapidamente, tornando-se titular regular na equipa transalpina. A informação foi avançada pelo jornalista Nicolò Schira, especialista em mercado de transferências.
A contratação de um defesa-central é uma das prioridades do Benfica para a nova época. Nicolás Otamendi rumou ao River Plate, Gonçalo Oliveira está na iminência de rumar ao Stade Rennais, enquanto Tomás Araújo poderá apenas regressar aos trabalhos mais tarde, devido à participação no Mundial, deixando António Silva como o único central disponível no arranque da preparação.
Nesse contexto, o espanhol Jorge Cuenca, defesa do Fulham, também integra a lista de alvos encarnados e poderá mesmo acompanhar Marco Silva na mudança para a Luz. Ainda assim, uma eventual chegada do espanhol não invalida a contratação de mais um central, dado que a estrutura pretende reforçar o setor.
Na época passada, José Mourinho trabalhou grande parte da temporada com apenas três defesas-centrais e chegou mesmo a adaptar Enzo Barrenechea a essa posição em momentos pontuais. Apesar das informações que dão conta do interesse não existe, para já, qualquer abordagem concreta ao jogador, segundo o Record.
Saída de Pep Guardiola da equipa inglesa gera mudanças no plantel e interesse do Real Madrid em jogador estimula o acelerar do processo
09 Jun 2026 | 17:34 |
O Manchester City prepara-se para entrar numa nova era. Após uma década de sucesso sob o comando de Pep Guardiola, o clube inglês avança para uma profunda remodelação do plantel e da estrutura desportiva, num processo que deverá marcar o fim de um dos ciclos mais vitoriosos da sua história.
A saída do treinador catalão representa apenas o primeiro passo de uma autêntica revolução no Etihad Stadium, com várias figuras emblemáticas também de partida. Entre as saídas já confirmadas estão Bernardo Silva e John Stones, cujos contratos terminam a 30 de junho.
O ex-Benfica encerra uma ligação de nove temporadas ao Manchester City, período durante o qual se tornou um dos jogadores mais importantes da era Guardiola. De resto, foi o atleta mais utilizado pelo treinador espanhol ao longo da sua carreira. O futuro de Bernardo continua em aberto, mas tem sido associado ao Real Madrid, Barcelona e Atlético Madrid.
Com a saída de duas referências do balneário, caberá ao diretor desportivo Hugo Viana liderar o processo de renovação do plantel. Contudo, segundo o The Athletic, a prioridade passa primeiro por definir quais os jogadores que irão permanecer no clube. A operação saída poderá envolver vários elementos do atual plantel, incluindo atletas com contratos de longa duração. Grande parte dessas decisões dependerá também da visão do próximo treinador, Enzo Maresca.
Apontado como o principal candidato à sucessão de Guardiola, embora a sua chegada ainda não tenha sido oficializada. Apesar das mudanças previstas, Rúben Dias e Josko Gvardiol não integram a lista de jogadores colocados no mercado. Ainda assim, o futuro dos dois defesas permanece em aberto. De acordo com o The Athletic, o interesse do Real Madrid em no ex-Benfica poderá ganhar força após a reeleição de Florentino Pérez e a contratação de José Mourinho para o comando técnico dos merengues.