Futebol
Antigo alvo do Benfica, que deu nega a Rui Costa, pode estar caminho do Brasil
09 Jan 2026 | 16:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2024 | 15:42 |
O final do mês de outubro ficou marcado por uma grande calamidade que afetou toda a região da comunidade de Valência, deixando o território e populações à mercê da tempestade Dana que, destruiu tudo no seu raio de ação. Toni Gutiérrez, adepto do Benfica, conta o seu relato da situação catastrofica que viveu no seu país natal.
“Pensar no Benfica e em regressar a Lisboa é o que me dá muita força”, frisou o conhecido adepto entre o universo encarnado nas redes sociais. O polícia de 30 anos viu a sua casa ser poupada perante a fúria da tempestade Dana. Contudo, a residência dos seus pais não teve a mesma sorte, visto que a região de Paiporta foi uma das mais afetadas pelo temporal.
Toni Gutiérrez encontra-se neste momento a ajudar os seus familiares a recuperar a habitação afetada e enquanto limpava a garagem, deparou-se com um poster do Benfica, da época 2011/2012, “Tem muito barro, mas dá para ver Aimar e companhia”, começou por dizer. “Foi-me oferecido por um senhor que conheci na primeira vez que fui ao Seixal. É como um familiar para mim”, recordou o polícia.
Infelizmente, o adepto de 30 anos perdeu, devido às inundações, a camisola usada pelo Glorioso, na sua deslocação ao reduto do Atlético de Madrid, em 2015 e, onde as águias derrotaram os colchoneros por 2-1. Contudo, conseguiu salvaguardar as chuteiras que recebeu de Juan Bernat, que representou o Benfica na última época, quando o espanhol atuava no clube da região, o Valência. Toni Gutiérrez revelou que vai usar o Glorioso como inspiração, pensando já num projeto de recuperação da garagem dos pais. “Vou transformá-la num museu do Benfica, num mini Cosme Damião”, disse, em referência ao Museu Cosme Damião, junto do Estádio da Luz.
Toni Gutiérrez adiantou que tinha na sua posse bilhetes para ir a Munique apoiar o Glorioso, no entanto, o temporal quis mudar o destino ao espanhol e a viagem ficou sem efeito. No entanto, o Benfiquista já afirmou que tem intenções de apoiar as águias num futuro próximo, “Dia 8 [de dezembro] é certo que vou estar aí. Se puder, ficarei para ver o Bolonha. Guardei dias de férias para ver o Benfica”. “O futebol não é o mais importante, mas pensar no Benfica dá-me muita força. Só estar no estádio, já me ajuda”, frisou.
Recorde-se que, nos últimos dias a chuva voltou a fustigar a região e deixou a comunidade valência sob aviso vermelho, contudo, Toni Gutiérrez assegurou que os aguaceiros de agora, “não se compara”, ao que caiu no final do mês anterior, “Por muitas imagens que mostrem, nada consegue explicar o que sentimos. Foi a pior tragédia da história”, lamentou o Benfiquista.
Não perca as declarações de Toni Gutiérrez:
Antigo treinador dos encarnados analisa a saída do lateral internacional português, que está próximo de voltar ao clube da Catalunha
09 Jan 2026 | 17:52 |
Norton de Matos, primeiro treinador de João Cancelo em contexto sénior, considera que a escolha do internacional português em regressar ao Barcelona é sobretudo desportiva. Para o técnico, aos 31 anos, Cancelo continua focado em competir ao mais alto nível, algo que, na sua perspetiva, o futebol europeu garante melhor do que o campeonato saudita, apesar do forte investimento financeiro realizado naquele país.
“A Arábia Saudita não é de alto nível”
"A Arábia Saudita é fantástica, a nível financeiro, mas o seu campeonato ainda não pode ser considerado de alto nível. E para jogadores que, como o João, já atingiram uma certa independência económica, resta-lhes o gosto de continuar a jogar ao mais alto nível. A Arábia Saudita não é de alto nível... ainda", nota o treinador, que, "há muitos anos", recusou uma proposta saudita por entender não existir a competitividade que considera fundamental.
"O João tem uma maturidade extraordinária. Se, com 17 anos, já era um dos melhores do mundo, hoje, com 31, continua num patamar top a nível mundial", defende, acrescentando: "O futebol precisa de jogadores como o João Cancelo, jogadores que criem, que tenham espontaneidade e imprevisibilidade. É um jogador fora da caixa, pois encontra soluções onde outros não conseguem. Num futebol tão 'standartizado', tão amarrado, jogadores como o João são essenciais, levam espetadores ao estádio."
“Jogadores sabem que a Europa tem o melhor futebol”
O antigo selecionador da Guiné-Bissau, tentando encontrar uma explicação para o facto de o futebol saudita não ser ainda tão competitivo, reitera: "Apesar da abertura demonstrada nos últimos anos, aquele ambiente é muito específico. Há famílias que não conseguem adaptar-se. Por isso, há futebolistas que estão em Inglaterra e que, perante propostas mirabolantes, recusam-se a ir, pois querem estar na Europa e sabem que a Europa tem o melhor futebol do mundo. Jogos altamente competitivos todas as semanas, em campeonatos bem organizados, com jogadores fantásticos".
Para o final, Norton de Matos deixou um último aspeto que terá pesado na decisão de João Cancelo trocar o Al Hilal pelo Barcelona - o Campeonato do Mundo do próximo verão. "Vai querer chegar ao Mundial na melhor forma possível, em termos físicos, técnicos e mentais. Isso só se adquire jogando com regularidade. Algo que não estava a acontecer. Para ir em ótimas condições tem que jogar, não basta treinar e ficar de fora. Jogando no Barcelona, vai chegar ao Mundial top a nível físico e top a nível mental", assegura o experiente treinador, concluindo com mais uma lista de elogios ao antigo pupilo.
Numa entrevista, concedida à imprensa inglesa, ex-futebolista argentino falu do período em que trabalhou ao lado do Special One, no Inter de Milão
09 Jan 2026 | 17:21 |
Javier Zanetti recordou a temporada de sonho que viveu ao lado de José Mourinho. Numa entrevista recente, o antigo futebolista italiano falou sobre a passagem do atual treinador do Benfica pelo Inter de Milão e abordou o segredo por detrás da conquista do triplete dos nerazzurri.
Javier Zanetti: “Um dos melhores”
Em declarações ao Daily Mail, o antigo camisola 4 do Inter de Milão fez uma retrospetiva da sua carreira e abordou o período em que trabalhou com José Mourinho — que prepara o duelo com o Porto —, deixando uma certeza sobre o Special One: “Um dos melhores”.
“Ganhámos tudo com ele, mas, para além das vitórias, destacavam-se a sua personalidade, a sua habilidade, a sua inteligência e a sua capacidade como treinador. Ele foi muito importante na minha carreira”, acrescentou Zanetti, ao recordar a época em que o emblema de Milão conquistou a Serie A, a Taça de Itália e a Liga dos Campeões.
Javier Zanetti: “Disse-me que queria que eu fosse para o Manchester United e eu agradeci-lhe”
Na mesma entrevista, o antigo internacional argentino recordou ainda uma conversa que teve com o Special One, revelando um pedido feito pelo técnico na altura: “Encontrámo-nos num aeroporto. Ele disse-me que queria que eu fosse para o Manchester United e eu agradeci-lhe”.
“O Manchester United é um dos clubes mais importantes do mundo e Ferguson é um dos treinadores mais importantes da história do futebol, mas disse-lhe que a minha carreira futebolística seria no Inter, que queria jogar por eles até ao fim. E ele compreendeu isso”, concluiu Javier Zanetti, em entrevista ao Daily Mail.
No rescaldo da eliminação na Taça da Liga, treinador português pretende dar uma resposta à altura no Clássico frente aos dragões
09 Jan 2026 | 16:51 |
José Mourinho orientou mais um treino, com vista ao jogo frente ao Porto, e voltou a contar com vários jovens da formação. Tal como tem referido em diversas ocasiões, o técnico encarnado está decidido a apostar nos jovens talentos que têm surgido no Benfica Campus.
Segundo deu conta o jornal A Bola, na edição desta sexta-feira, 9 de janeiro, o treinador português contou com uma mão cheia de jovens atletas, com a aposta a começar desde logo na baliza, através da presença de Arnas Votinovicius, que renovou recentemente com o Benfica.
Além do jovem lituano, que tem sido chamado para render o lesionado Samuel Soares, José Mourinho contou ainda com os defesas Rui Silva e João Fonseca, bem como com o médio defensivo Martim Ferreira, que também pode atuar como defesa-central.
As chamadas não se ficaram por aqui. O campeão do mundo de sub-17, Miguel Figueiredo, também integrou a sessão de trabalhos, ao lado de nomes como Tomás Soares e Stevan Manuel. O ponta-de-lança Jelani Trevisan foi o último atleta a marcar presença no treino.
Recorde-se que o Benfica procura virar a página após a eliminação diante do Braga, na meia-final da Allianz Cup. O próximo compromisso das águias será a contar para a Taça de Portugal, no dia 14 de janeiro, com uma deslocação ao Dragão para defrontar o Porto.
Antigo alvo do Benfica, que deu nega a Rui Costa, pode estar caminho do Brasil
09 Jan 2026 | 16:26