Futebol
Ex técnico de Obrador comenta saída do Benfica e assume: "Dar um passo atrás"
21 Jan 2026 | 15:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
22 Dez 2025 | 07:23 |
O Galatasaray definiu Andreas Schjelderup como alvo prioritário para reforçar o seu plantel brevemente. Segundo adianta o jornal turco Takvim, os responsáveis do emblema de Istambul identificaram o norueguês como o elemento ideal. A imprensa local garante que existem movimentações concretas para tentar fechar esta aquisição rapidamente.
A formação liderada por Okan Buruk necessita urgentemente de um extremo esquerdo. As características técnicas do nórdico agradam bastante à equipa técnica, que vê nele o perfil perfeito para elevar a qualidade ofensiva naquele corredor. Existe a convicção plena de que o talentoso atleta encaixaria imediatamente no exigente esquema tático otomano.
Rui Costa não fecha a porta a uma eventual transferência definitiva neste mercado. Embora o talento seja reconhecido internamente, a Direção encarnada admite sentar-se à mesa caso chegue uma proposta a rondar os 20 milhões de euros, conforme foi revelado pelo nosso Jornal num Exclusivo Glorioso 1904.
Andreas Schjelderup sente-se realizado em Lisboa, mas não descarta abraçar novos desafios profissionais. Apesar da felicidade no Estádio da Luz, a possibilidade de assumir maior protagonismo regular noutro campeonato competitivo seduz o jovem. O projeto desportivo apresentado será certamente determinante para convencer o avançado escandinavo a mudar de ares agora.
Nesta temporada, vestindo a camisola do Benfica, Andreas Schjelderup – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 21 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 969 minutos que esteve em campo, o atleta marcou dois golos e fez três assistências.
Prestes a ser oficializado no Clube da Luz, avançado internacional português, traz consigo uma característica, considerada determinante no regresso a Portugal
21 Jan 2026 | 17:59 |
Rafa Silva: "É tudo o que tenho"
O próprio Rafa Silva já o contou no passado. "Trata-se da minha família, que é tudo o que tenho. Representa a minha família. 27 é o número que usei antes e quero continuar a usar, porque é o aniversário do meu irmão. É por causa disso prefiro o número 27", disse, aquando da chegada ao Besiktas.
Na Luz, não será diferente. Bruma - que continua a dar que falar - já deixou inclusivamente livre o '27', que lhe pertencia desde há cerca de um ano, altura em que reforçou o Benfica. O ex-Braga passa a vestir a camisola 7, uma informação que já consta hoje no site da Liga. Na ficha de jogo do Rio Ave-Benfica (0-2) havia surgido com o 27.
Vale a pena recordar que Rafa Silva já se encontra em Lisboa e perto de reforçar o Benfica. Segundo revelou o jornal A Bola, o voo privado que transportou o extremo luso desde Istambul, na tarde desta quarta-feira, 21 de janeiro, tinha aterragem prevista para o aeródromo de Tires, mas acabou por ser desviado para a pista Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido ao vento forte e ao nevoeiro.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Antigo jogador das águias destaca-se em vitória na Grécia, e 'acena' ao Clube da Luz ao avançar na tabela da prova milionária
21 Jan 2026 | 16:56 |
O Olympiakos venceu o Bayer Leverkusen por 2-0 e renovou as esperanças na qualificação para o play-off da fase de liga da UEFA Champions League. Chiquinho, antigo jogador das águias, figurou no onze da equipa grega que inaugurou o marcador em bom português.
O lateral-direito Costinha atacou ao primeiro poste um pontapé de canto com a força necessária para inaugurar o marcador, logo aos 2'. Rodinei assistiu o antigo jogador do Rio Ave para o primeiro golo da partida. O Bayer Leverkusen não desmoronou após o golo sofrido, mas Tzolakis segurou o empate, às custas do ex-Benfica Alejandro Grimaldo, autor de um remate perigoso aos 37', e de Kofane, aos 45'.
O Bayer Leverkusen dominou a primeira parte do início ao fim, mas sofreu... a abrir e a fechar. Rodinei voltou a ser o assistente de serviço aos 45+1', desta feita para um remate certeiro de Mehdi Taremi. O antigo avançado do Porto e Rio Ave potenciou a segurança da turma grega no marcador, que não voltou a sofrer alterações devido à atenção de Tzolakis.
Chiquinho saiu de campo com queixas físicas aos 82' e foi fora das quatro linhas que testemunhou a solidariedade grega contra o cerco alemão. Depois da vitória, o Olympiakos assume de momento o 22.º lugar na tabela, com 8 pontos, ultrapassando assim o Benfica - que está perto de oficializar reforço - , que se encontra atualmente na 28.ª posição.
Vale a pena recordar, que o conjunto comandado por José Mourinho entra hoje, dia 21 de janeiro, em campo frente à Juventus, pelas 20h00, na Juventus Stadium. O embate entre os dois gigantes europeus diz respeito à 7.ª jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
Em recente entrevista, médio ofensivo, que anteriormente não integrou os planos do atual técnico das águias, deixou críticas ao mesmo
21 Jan 2026 | 16:39 |
Lincoln, que regressou a Portugal no verão pela porta do Alverca, abriu o livro sobre a passagem pelo Fenerbahçe, onde se cruzou com dois treinadores portugueses: Jorge Jesus e José Mourinho. O médio-ofensivo, em entrevista ao Fanatik, deixou rasgados elogios a Jorge Jesus e críticas a José Mourinho.
"Jorge Jesus é o melhor treinador com quem já trabalhei"
"Fui contactado diretamente por Jorge Jesus. Foi um prazer trabalhar com ele e estou feliz com a decisão de ter ido para o Fenerbahçe. Jorge Jesus é o melhor treinador com quem já trabalhei. Ensinou-me a ver o futebol de maneira diferente. É um homem de caráter e fala sempre diretamente com os jogadores. Está ligado ao futebol durante 24 horas, sete dias por semana", referiu.
"Não tinha muita comunicação com Ismail Kartal e José Mourinho. Depois da saída de Jorge Jesus, acho que houve uma enorme explosão de egos. Tanto Ismail Kartal como José Mourinho queriam contratar jogadores em quem confiavam e, no fim, não mantiveram nenhum jogador da era Jorge Jesus. Eles não me queriam, nem ao Willian Arão, João Pedro ou Luan Peres", disse, assumindo ter ficado bastante chateado com o atual treinador do Benfica - que recebeu elogio de rival.
"Mourinho não quis falar comigo"
Depois da saída de Jorge Jesus, Lincoln foi emprestado a Bragantino e Hull City. "José Mourinho surpreendeu-me. Conversei com ele antes de ir para o Hull City e disse que queria ver-me na pré-temporada em Portugal. Terminei a temporada no Hull City e estava à espera de ser convocado para a pré-época em Portugal. Liguei para o tradutor para falar com Mourinho, mas ele não quis falar comigo".
"Disse-me que deveria contar tudo o que queria ao diretor desportivo. A equipa estava em Portugal e eu estava em casa, também em Portugal, mas mesmo assim ele queria que fosse para Istambul para treinar à parte com Miha Zajc. Não manteve a sua palavra. O que posso dizer sobre ele é que mostrou falta de caráter comigo. Na vida, o carácter é mais importante do que campeonatos, especialmente para mim", acrescentou, assumindo estar muito feliz no Alverca.