Futebol
Benfica - Real Madrid: UEFA faz ponto de situação na caso Prestianni - Vini Jr
18 Fev 2026 | 12:10
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Fev 2026 | 13:13 |
O Benfica prepara-se para enfrentar um desafio que ainda não conseguiu superar: vencer no Santiago Bernabéu. Depois do desaire na Luz frente ao Real Madrid, nesta terça-feira, a decisão do apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões ficou adiada para Madrid, num estádio onde as águias nunca triunfaram em jogos oficiais.
O embate surge na sequência de uma eliminatória marcada por alternâncias e por um histórico carregado de simbolismo entre dois dos clubes mais titulados da Europa. Se o Real Madrid quebrou o jejum de vitórias no Estádio da Luz, o Benfica procura agora fazer o mesmo no reduto madrileno, algo que não conseguiu nas deslocações anteriores à capital espanhola.
O último triunfo dos merengues sobre os encarnados em casa remonta a 1965, num encontro em que Eusébio marcou, mas não evitou a derrota do Clube. Ainda assim, o saldo histórico entre ambos inclui momentos favoráveis ao Benfica - que vê Prestianni a pronunciar-se na redes socias - , como a final europeia de 1962, vencida em Amesterdão, que permanece como um dos capítulos mais marcantes do confronto.
Do outro lado, o histórico recente do Real Madrid em eliminatórias europeias deixa claro que as vitórias fora costumam ser determinantes. Em dezenas de ocasiões, os espanhóis seguiram em frente após triunfos como visitantes na primeira mão, um dado que serve de alerta para o Benfica, obrigado a contrariar estatísticas para continuar na competição.
Com a recente derrota por 0-1, o Clube da Luz entra com o pé esquerdo no 'play-off' da Liga dos Campeões, ficando em desvantagem face aos merengues. No entanto, tratando-se de uma diferença pela margem mínima, nada está resolvido e as contas vão ser feitas no encontro da segunda mão, no Estádio Santiago Bernabéu, a 25 de fevereiro.
No rescaldo dos incidentes verificados na partida do playoff da Liga dos Campeões, encarnados tomam uma posição institucional
18 Fev 2026 | 13:12 |
O Benfica emitiu um comunicado, na tarde desta quarta-feira, 18 de fevereiro, a dar conta da polémica que se assistiu no relvado do Estádio da Luz, entre Gianluca Prestianni e Vinicius Jr. Segundo os encarnados, o clube está inteiramente disponível para cooperar nas diligências a respeito das acusações de racismo das quais o argentino já reagiu.
"O Sport Lisboa e Benfica encara com total espírito de colaboração, transparência, abertura e sentido de esclarecimento as diligências hoje anunciadas pela UEFA, na sequência do alegado caso de racismo ocorrido no jogo frente ao Real Madrid", pode ler-se no comunicado emitido pelos encarnados.
"O Clube reafirma, de forma clara e inequívoca, o seu compromisso histórico e intransigente com a defesa dos valores da igualdade, do respeito e da inclusão, que vão ao encontro dos valores matriciais da sua fundação e que têm em Eusébio o seu símbolo maior", acrescentou, mostrando total disponibilidade no processo.
"O Sport Lisboa e Benfica reitera ainda que apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni, cuja conduta ao serviço do Clube sempre foi pautada pelo respeito pelos adversários, pelas instituições e pelos princípios que definem a identidade benfiquista. O Clube lamenta a campanha de difamação de que o jogador tem sido vítima", surge no fim do comunicado.
Vale a pena recordar que o comunicado surge numa altura em que a UEFA já revelou que vai analisar os relatórios da equipa de arbitragem do encontro diante dos merengues. Com base na matéria partilhada por François Letexier, o organismo que tutela o futebol europeu irá decidir se abre ou não uma investigação.
Camisola 44 admitiu que formação encarnada sentiu muitas dificuldades dentro do terreno de jogo e frisou que nada está perdido na competição
18 Fev 2026 | 12:48 |
Tomás Araújo foi um dos porta-vozes do plantel encarnado no final da partida frente ao Real Madrid. Após o apito final de François Letexier, o camisola 44 do Benfica admitiu que a equipa sentiu dificuldades frente ao colosso espanhol, assumindo que o grupo não teve a mesma exibição, o que levou à derrota por 1-0.
Tomás Araújo: "Foi um jogo muito difícil para nós"
"No final, senti-me muito cansado! Foi um jogo muito difícil para nós. Coletivamente, não criámos tanto como no primeiro jogo [vitória por 4-2 na fase de liga da Champions], sabíamos que ia ser um jogo muito mais difícil", começou por dizer o futebolista português.
"Achávamos que vinham com uma atitude diferente e assim foi. Estivemos bem com bola, tivemos os nossos momentos, mas não conseguimos ferir o adversário. Depois, com os jogadores que têm, acabam por criar sempre muito perigo. Esta noite, o Vinícius fez um golo incrível", reconheceu Tomás Araújo.
Tomás Araújo: "Sentimos que ganhávamos as primeiras bolas muitas vezes, porque eles não têm jogadores muito fortes nas primeiras bolas"
"Sentimos que ganhávamos as primeiras bolas muitas vezes, porque eles não têm jogadores muito fortes nas primeiras bolas, mas as segundas bolas estavam sempre a ganhar. Depois não conseguimos ferir mais no contra-ataque, que foi uma das grandes peças que tivemos há 15 dias", concluiu o internacional português.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Tomás Araújo - avaliado em 28 milhões de euros - já realizou um total de 31 jogos oficiais: 16 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Liga Portugal Meu Super. Nos 2.133 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 44 registou um golo e uma assistência.
Camisola 25 do Clube, partilhou uma mensagem nas redes socias, de modo a reagir ao que aconteceu na partida que contou para o 'play-off' da Liga dos Campeões
18 Fev 2026 | 12:11 |
Gianluca Prestianni negou ter chamado macaco a Vinícius Jr, ou qualquer outro insulto racista, durante o Benfica - Real Madrid (0-1), da 1.ª mão do 'play-off' de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Numa mensagem publicada no Instagram, o médio encarnado disse que o extremo brasileiro "interpretou mal" as palavras e acrescentou ter sido "ameaçado" por jogadores do clube espanhol - que viu Mbappé também a comentar o caso.
Gianluca Prestianni: "Em nenhum momento dirigi insultos racistas a Vinícius Júnior"
"Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas a Vinícius Júnior que, lamentavelmente, interpretou mal o que pensa ter escutado. Nunca fui racista seja com quem for e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid", partilhou o camisola 25 do Benfica.
Recorde-se que tudo aconteceu minutos depois de o internacional brasileiro ter apontado o golo frente aos encarnados. Depois dos festejos considerados provocadores, o camisola 7 dos merengues envolveu-se numa troca de palavras com Prestianni e, de seguida, dirigiu-se ao árbitro da partida, François Letexier, onde denunciou que o argentino lhe tinha chamado 'macaco'.
Vinícius Jr.: "Racistas são, acima de tudo, cobardes"
De referir que, logo após do jogo, o avançado brasileiro também usou o Instagram para falar do caso, acusando Prestianni de cobardia e queixando-se do protocolo da UEFA. “Racistas são, acima de tudo, cobardes. Precisam de colocar a camisola na boca para demonstrar como são fracos. Mas eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm obrigação de punir."
“Recebi um cartão amarelo por comemorar um golo. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado de que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como esta, mais ainda depois de uma grande vitória, mas é necessário”, frisou ainda.