![Mercado? Rui Pedro Braz dá masterclass e Benfica ensina rivais a encher os cofres](/storage/media-items/image/2024/03/rui-pedro-braz-benfica_20240325105521.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica ocupa neste momento o segundo lugar do campeonato português, atrás apenas do Sporting, que é o líder isolado com 50 pontos, seis a mais do que o Clube da Luz. Em seguida vem o Porto, com 42 pontos e para fechar o top 4, o Braga aparece quase que como de surpresa, com 40 pontos, mas com o mesmo número de derrotas que os encarnados e os dragões: quatro.
Os resultados recentes dos bracarenses são verdadeiramente impressionantes. O clube minhoto ainda não perdeu na Liga Portugal este ano, e já soma quatro vitórias consecutivas, sendo a primeira delas, contra o Benfica no Estádio da Luz, jogo que terminou com 1-2 no marcador.
Além disso, os últimos três jogos do Braga foram triunfos contra equipas que já causaram dificuldades aos clubes que estão à frente no campeonato. Assim, os arsenalistas ganharam ao Estrela da Amadora por 1-0, ao Boavista (3-0) e ao Moreirense, no passado fim de semana (2-1).
Em comparação com o Clube da Luz, durante o ano de 2025, o Braga conquistou todos os 12 pontos que estiveram em disputa até ao momento, enquanto o Benfica ganhou seis e perdeu outros seis pontos, três deles contra a própria equipa do Norte. Os dragões, em compensação, encontram-se pior que as águias, e viram 10 dos 12 pontos, voarem para bem longe da cidade Invicta.
Agora, os guerreiros do Minho irão enfrentar o Gil Vicente, no próximo domingo e esperam que o Porto e o Benfica tropecem para chegar mais perto ainda do pódio. Vale lembrar que o Glorioso irá receber o Moreirense, no sábado as 18:00, e procura triunfar para chegar mais perto do topo da classificação. Um deslize das águias poderá ser bem visto pelo Braga, que está 'mortinho para ameaçar' o pódio
Encarnados vão medir forças com a turma de César Peixoto no próximo sábado, 8 de fevereiro, em duelo relativo à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
Depois de ter sido noticiado que Ángel Di María, que saiu lesionado na deslocação à Reboleira, estaria de fora da receção do Benfica ao Moreirense, agendada para o próximo sábado, eis que há quem assegure que ainda não é 100% certo que o camisola 11 esteja ausente das opções de Bruno Lage.
O jornal português A Bola assegura, esta quinta-feira, 6 de fevereiro, que depois da sessão de trabalhos de ontem, Di María afinal está em dúvida para o encontro com a turma de César Peixoto. A mesma fonte garante que o extremo campeão do mundo, que saiu em dificuldades do encontro com o Estrela da Amadora, realizou treino condicionado, fazendo ainda tratamentos. No entanto, tendo em vista o duelo com o Monaco, a valer para a Liga dos Campeões, sabe o nosso Jornal, que Bruno Lage poderá optar por poupar Di María.
Quem certamente não irá a jogo do lado das águias é Tiago Gouveia e Renato Sanches. A dupla continua a marcar presença na enfermaria da Luz, sendo que o regresso do extremo está apontado para breve. Já do lado do Moreirense, César Peixoto, antigo jogador do Benfica, não poderá contar com Cédric Teguia. O avançado, que chegou à turma adversária neste mercado, só integrará hoje os treinos, uma vez que se ausentou devido a questões pessoais.
Os bilhetes para o Benfica - Moreirense, recorde-se, já foram colocados à venda. O duelo, que vai valer para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está agendado para o próximo sábado, 8 de fevereiro, pelas 18h00. O embate vai ser disputado no Estádio da Luz.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Ángel Di María – atualmente com um valor de mercado fixado nos 3 milhões de euros – marcou presença 31 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.130 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 14 golos e fez sete assistências.
Clube da Luz superou os adversários portugueses e está presente entre os cinco maiores emblemas do mundo, num estudo feito pelo Observatório do Futebol (CIES)
|
O observatório do Futebol (CIES) realizou um estudo sobre o mercado e mostrou que há dois clubes portugueses entre os que mais lucraram nas duas janelas de 2024/25. O Benfica é o quarto emblema que mais lucrou com transferências na época presente, somando um total de 92 milhões de euros em todas as operações de mercado que fez, seja empréstimo, venda definitiva ou bónus.
O Clube da luz é o emblema português melhor colocado na listagem, ficando à frente do Porto, que soma 88 milhões de lucro nesta temporada. O Sporting, por sua vez, é o que tem pior colocação dos três clubes, já que soma 31 milhões de euros de prejuízo. O pódio dos melhores clubes do mundo neste aspeto é formado por Leeds, com incríveis 132 milhões, Burnley e o Lens, que ocupa a terceira colocação.
Porém, os números do Glorioso eram ainda melhores antes do mercado de inverno. As águias terminaram a janela de janeiro com um saldo negativo de 12 milhões de euros, sendo que o lucro positivo foi todo conquistado até agosto do ano passado. Os dragões, em contraste, fizeram praticamente todo o lucro já nesta janela, com a saída de Galeno e Nico González.
Entretanto, os encarnados também foram o sexto emblema que mais recebeu dinheiro em vendas, que somados traduzem-se em 169 milhões de euros. Porém, a turma de Bruno Lage também gastou 77 milhões de euros para se reforçar. Já relativamente ao volume movido durante as transferências, o Benfica é o 16.º clube que mais movimentou dinheiro, com um total de 246 milhões de euros.
Assim sendo, o Clube da Luz teve um mercado de inverno entre os mais movimentados do mundo e mesmo com a chegada de quatro novos reforços, conseguiu manter o equilíbrio financeiro. Por fim, o resumo do mercado de transferências na Luz é simples: entraram no Glorioso Manu Silva, Bruma, Dahl (emprestado) e Belotti (emprestado). Já no que diz respeito a saídas, o Benfica despediu-se de Jan-Niklas Beste, Meité (emprestado) e Issa Kaboré (devolvido ao Manchester City).
Clube presidido por Rui Costa acabou por ganhar a corrida pelo futebolista, que estava também na mira do emblema canarinho
|
Bruma reforçou o plantel de Bruno Lage neste mercado de verão, mas a verdade é que existiu a possibilidade do extremo não rumar ao Benfica. O sonho antigo de Rui Costa, que chegou no último dia do defeso à Catedral, esteve mesmo em sérias negociações com o Vasco da Gama.
A garantia é dada, esta quinta-feira, 6 de fevereiro, pelo jornal desportivo Record, que assegura que o ex-Braga chegou mesmo a fazer exigências ao emblema do Rio de Janeiro. No entanto, preferiu rumar ao Benfica de Bruno Lage, deixando o clube brasileiro 'aos papéis'.
"Os encarnados venceram a concorrência do Vasco da Gama, que só foi informado da mudança de planos nesse dia. O clube do Rio de Janeiro aceitava pagar uma verba superior (7,5 M€), ainda que de forma faseada, e aguardava que os minhotos enviassem os documentos, mas o extremo preferiu rumar à Luz, depois de ter feito exigências ao Vasco da Gama, que tem de encontrar alternativa ao internacional português até final do mês, alguém com créditos firmados, sem que haja algum nome em carteira", pode ler-se no diário acima referido, que revela um capítulo dos bastidores da 'novela'.
Bruma, que pode ser apelidado de 'Rei do Drible', viu o Benfica pagar qualquer coisa como 6,5 milhões de euros ao Braga, sendo que as águias também tiveram de 'encher os cofres' ao Sporting, que dispunha do mecanismo de solidariedade. O extremo, que poderá ser visto como o sucessor de Di María, assinou contrato até junho de 2028, ficando com a camisola 27.
Na presente temporada, Bruma - atualmente com um valor de mercado fixado nos 8 milhões de euros – alinhou em 31 jogos com a camisola dos bracarenses: 11 na Liga Europa, 17 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 2.311 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atacante apontou 13 golos, somando ainda oito assistências com a camisola do Braga.