
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Em campanha eleitoral, depois de anunciar a sua candidatura às eleições do Benfica, João Noronha Lopes apresentou mais ideias para implementar, caso venha a ser o novo presidente das águias. Segundo o que foi apurado, o candidato pretende que haja uma reestruturação do atual Campeonato Nacional e ainda defende a extinção da Taça da Liga.
João Noronha Lopes: “Proponho a extinção da Taça da Liga, já não se justifica de maneira nenhuma”
A viajar pelo país, o empresário, que também tinha concorrido às decisão de 2020, marcou presença em mais um fórum Benfica em Discussão, em Mira, onde revelou os seus planos: “Proponho a extinção da Taça da Liga, já não se justifica de maneira nenhuma. Proponho também a redução dos clubes na primeira divisão”.
Quanto ao atual formato da Liga Portugal Betclic, o Benfiquista defende que o mesmo não é o ideal: “Não é um campeonato para 18 equipas. Estou aberto a discutir tudo aquilo que tem a ver com a reformulação dos quadros competitivos”.
João Noronha Lopes: “O Benfica pensa pela própria cabeça”
Entre os temas abordados, o empresário falou sobre a Centralização dos Direitos Televisivos, assunto quente da atualidade: “Na distribuição do bolo, vamos ter mais fatias, mas fatias mais pequenas. Precisamos primeiro de melhorar o produto, ou seja, o bolo e depois vemos como podemos ser mais competitivos”.
Por fim, João Noronha Lopes defendeu que o Clube da Luz deve fazer parte do projeto, contudo, assume que tem de ser respeitado: “O Benfica pensa pela própria cabeça. Somos partidários de criar condições de competitividade, mas que reconheçam a grandeza do Benfica e o que representa o Benfica no futebol português”.
Ao longo deste dia, vários rumos foram lançados em torno da transferência, mas conhecido especialista do mercado esclareceu tudo
|
Foram reveladas mais novidades sobre o negócio entre o Benfica e o Aston Villa, que diz respeito à contratação de Enzo Barrenechea. Segundo Fabrizio Romano, os encarnados e o conjunto de Birmingham chegaram a um acordo para o empréstimo do atleta, com as águias a terem uma cláusula de compra obrigatória, fixada nos 15 milhões de euros.
Citado pelo jornal Record, o especialista afirma que está encerrada a negociação entre as duas partes, com tudo alinhavado para que o médio de 24 anos seja revelado como o mais recente reforço dos vermelhos e brancos, para a temporada de 2025/26.
Ao que Fabrizio Romano assegura, Enzo Barrenechea vai de facto assinar um contrato válido por cinco temporadas, até ao verão de 2030. Contudo, irá cumprir o primeiro ano na qualidade de emprestado. O jornalista também adianta que os testes médicos já estão agendados, informação que é reforçada pelo jornal Record que garante que o argentino vai viajar para Lisboa durante o dia de amanhã, 16 de julho.
Acaba por ser mais um volte-face na novela que tem sido a contratação de Enzo Barrenechea. A confirmação feita por Fabrizio Romano, que dá o negócio como praticamente fechado, acaba por contrariar as declarações de Monchi, diretor desportivo do Aston Villa, que afirmou ainda não haver certezas sobre a transferência.
Na temporada desportiva de 2024/2025, com a camisola do Valencia, Enzo Barrenechea - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 32 partidas: 30 na La Liga e duas na Copa do Rei. Ao todo, o médio que vai discutir lugar com Florentino somou 2.247 minutos, apontando um golo marcado e duas assistências concretizadas.
Confira aqui a publicação de Fabrizio Romano:
Em reação à carta que as águias divulgaram junto da Liga de Clubes, conhecido economista aponta que vermelhos e brancos levantaram questões importantes
|
Em reação à carta que foi enviada pelo Benfica à Liga Portugal, deixando vários reparos aos sistemáticos erros cometidos em relação a vários tópicos, Pedro Brinca ‘aplaude’ esta posição. Contudo, o economista lamenta que a repentina mobilização da parte das águias esteja relacionada com as eleições.
Pedro Brinca: “O Benfica e o futebol português teriam muito a beneficiar se já tivessem sido antes”
Na sua mais recente crónica, publicada no jornal Record, o comentador começa por assumir que as águias agiram bem: “O conteúdo da carta toca em todos os pontos importantes e só peca por tardia, em particular porque (quase) nada do apontado é propriamente uma novidade”.
No entanto, para Pedro Brinca, toda esta situação, na sua opinião, é motivada pelas eleições, que estão próximas: “Se foi o horizonte das eleições que motivou a direção a tomar uma posição, então só tenho pena é de as eleições serem só em outubro. O Benfica e o futebol português teriam muito a beneficiar se já tivessem sido antes”.
Pedro Brinca: “O maior determinante das receitas que a venda dos direitos pode gerar: a estrutura de mercado do lado de quem compra”
Um dos temas que foi abordado pelo Glorioso foi a questão da centralização dos direitos televisivos, segundo o economistas, trata-se de uma situação caricata: “Não haver uma linha, um pensamento, nada acerca da estratégia comercial a seguir que sustente uma aspiração legítima que as receitas são potenciadas de forma que ninguém fique a perder”.
Por fim, Pedro Brinca a valida a posição do Benfica: “Mas o comunicado também faz referência ao que é, para mim, o maior determinante das receitas que a venda dos direitos pode gerar: a estrutura de mercado do lado de quem compra. A carta diz, e muito bem, que ‘a atual estrutura levanta dúvidas sobre a capacidade de o modelo gerar propostas verdadeiramente competitivas, e a ausência de ação por parte da Autoridade da Concorrência agravou o problema’”.
Focados no arranque da próxima época, vermelhos e brancos recorreram às redes sociais para mostrar compromisso dos atletas de Bruno Lage
|
O Benfica trabalha a todo o gás com vista a recuperar a forma para os encontros oficiais da nova temporada. No segundo dia de pré-época, as águias partilharam um vídeo nas redes sociais, mostrando o compromisso dos atletas de Bruno Lage.
Nas imagens divulgadas pelos encarnados na sua conta oficial da rede social X, antigo Twitter, o timoneiro setubalense dá várias indicações, enquanto os seus pupilos vão realizando alguns exercícios de ativação, antes de passaram aos exercícios com bola.
No mesmo vídeo, os Benfiquistas também têm os primeiros vislumbres dos dois reforços que chegaram recentemente: Rafael Obrador, proveniente do Real Madrid e Amar Dedic, lateral-direito que foi contratado ao RB Salzburg. Os dois defesas assinaram contratos válidos até 2030.
Ao todo, neste segundo dia de trabalhos, o primeiro no relvado e com vários exercícios de bola e de treino tático, Bruno Lage contou com um total de 27 atletas disponíveis. De fora, estão ainda os lesionados Alexander Bah e Manu Silva. Já Tomás Araújo esteve presente, mas fez apenas treino individualizado. Por fim, devido a motivos de força maior, Andreas Schjelderup só regressa ao Benfica Campus na quarta-feira, dia 16 de julho.
A primeira partida oficial do Benfica é frente ao Sporting e marca o arranque da época 2025/26. As águias enfrentam o eterno rival, vencedor do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal na temporada passada, pelas 20h45 de dia 31 de julho. Antes, os encarnados defrontam o Fenerbahçe, (28) na Eusébio Cup.
Confira aqui o vídeo: