Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
25 Nov 2025 | 13:42 |
O Benfica pode, afinal, fazer parte da Superliga Europeia, e como uma das equipas melhor cotadas da prova. O jornal espanhol As revelou que a A22 Sports - empresa que lidera a organização do projeto - enviou uma carta à UEFA, depois da decisão favorável do Tribunal de Justiça da União Europeia, onde exige que a prova seja oficialmente reconhecida.
A prova, agora chamada Unify League, prevê três divisões: Star League, Gold League e Blue League. Cada uma teria 36 clubes, escolhidos com base no desempenho nas respetivas ligas nacionais, num modelo semelhante ao que existe atualmente nas competições europeias organizadas pela UEFA.
A Star League, o escalão mais alto, dividir-se-ia em dois grupos. O grupo A seria formado pelo campeão vigente da competição, pelos campeões dos seis principais campeonatos europeus (Premier League, Serie A, La Liga, Bundesliga, Ligue 1 e Eredivisie) e pelas equipas mais bem colocadas no ranking de clubes da UEFA em cada época.
Seguindo estes critérios, os clubes que integrariam o Grupo A seriam: PSG, Liverpool, Napoli, Barcelona, Bayern Munique, PSV, Real Madrid, Internazionale, Manchester City, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Roma, Benfica - que joga esta terça-feira com o Ajax - Eintracht Frankfurt e Manchester United. As águias estariam, assim, incluídas neste lote.
O grupo B reuniria as 18 equipas que surgem imediatamente a seguir nesse mesmo ranking. Nesse lote estariam: Atalanta, Club Brugge, Feyenoord, West Ham, Sporting, Tottenham, Fiorentina, Milan, Juventus, Lille, Porto, Leipzig, Villarreal, Lazio, Real Betis, Real Sociedad, Rangers e Bodo/Glimt.
Cada equipa faria oito partidas, quatro em casa e quatro fora, frente a adversários distintos dentro do seu grupo. No A, os seis primeiros seguiriam diretamente para os oitavos de final, enquanto os oito seguintes teriam de passar por um playoff. Os últimos quatro seriam eliminados de imediato.
No grupo B, apenas os dois primeiros garantiriam acesso direto aos oitavos. As formações entre o 3.º e o 10.º lugar disputariam o playoff, e as oito piores classificadas terminariam a participação na fase de grupos sem possibilidade de continuar.
Médio do Manchester City, formado no Clube da Luz, tem sido insistentemente apontado ás águias, e a transferência pode mesmo acontecer em breve
25 Nov 2025 | 13:21 |
Bernardo Silva deve deixar o Manchester City no verão de 2026, avançou, recentemente, Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências. O médio internacional por Portugal, e formado no Clube de Luz, vai terminar contrato com os citizens, e, neste momento, não aparentam existir conversas para a renovação do vínculo.
Começar por relembrar que Bernardo Silva termina contrato com o Manchester City no verão de 2026, o que deixa o jogador livre para assinar por qualquer clube a partir de janeiro de 2026. De momento, não há nada que indique que o médio - que foi elogiado por Pep Guardiola recentemente - vai renovar contrato com os citizens até ao fim deste ano.
De resto, Fabrizio Romano tem a mesma perceção, e acredita que a aventura do jogador na Premier League está a chegar ao fim: "O meu ‘feeling’, após conversas com fontes, é que Bernardo tem fortes possibilidades de deixar o City no verão, tornar-se um jogador livre e experimentar um desafio novo".
"Vamos esperar pelas segunda metade da época, mas existem fortes possibilidades de o Bernardo ser um dos grandes jogadores livres no verão", atirou, de seguida, Fabrizio Romano, complementando assim a informação que tinha avançado inicialmente.
Estas são, de resto, grande notícias para o Benfica. Bernardo Silva, formado na Academia das águias, tem sido apontado a uma regresso a casa nos últimos anos, algo que nunca se materializou. Com o seu contrato no Manchester City a terminar, fica livre para assinar com quem entender, e o carinho que nutre pelo Clube da Luz poderá ser um trunfo importante para os responsáveis encarnados.
Confira, aqui, este grande momento de Bernardo Silva:
Ponta-de-lança sérvio não está a passar por um momento positivo no Clube da Luz, e um dos seus colegas comentou, recentemente, a falta de minutos
25 Nov 2025 | 12:55 |
Franjo Ivanovic não está a viver o melhor momento no Benfica, depois de ter substituído ao intervalo no jogo com o Atlético CP. Vangelis Pavlidis comentou, recentemente, a situação do colega de ataque no Clube da Luz, e explicou que já passou por um processo semelhante.
Pavlidis sobre Ivanovic: "É preciso personalidade para jogar no Benfica"
Relembrar que Franjo Ivanovic foi contratado no mercado de verão, por mais de 20 milhões de euros, mas continua sem agarrar a titularidade no ataque do Benfica. O jogador foi lançado no 11 inicial por José Mourinho, na última partida, frente ao Atlético, mas acabou por ser substituído ao intervalo pelo técnico português.
"Estive na posição dele. As coisas vão ser melhores na segunda metade da época. É preciso personalidade para jogar no Benfica. Às vezes, o novo ambiente, o novo treinador... é preciso tempo", explicou Vangelis Pavlidis, sobre o momento que Franjo Ivanovic atravessa.
Certo é que Ivanovic voltou a ser convocado, e vai ser opção no Ajax - Benfica. José Mourinho também comentou o tema na sua conferência de imprensa: "Quando martelam sempre na mesma coisa, não me agrada, mas entendo. Quando mentem, isso chateia-me profundamente".
"Se há jogador que trabalha muito e que dá tudo nos treinos ou nos jogos, e a substituição não teve nada a ver com a atitude, é o Ivanovic. É um rapaz extraordinário que trabalha tanto. As coisas não lhe estão a sair bem, mas ele é intocável do ponto de vista profissional. Quando se inventa por jogadores que são queridos por mim, custa-me", atirou, de seguida, o treinador do Benfica.
Treinador encarnado falou, em conferência de imprensa, sobre um dos jogadores das camadas jovens que promoveu ao conjunto sénior recentemente
25 Nov 2025 | 12:41 |
Rodrigo Rêgo voltou a ser convocado para o plantel principal do Benfica, por José Mourinho, e está com a comitiva encarnada que viajou para Amesterdão, para defrontar o Ajax em partida a contar para a Liga dos Campeões. O ala estreou-se no último encontro, e o treinador encarnado já sabe onde o quer utilizar no futuro.
José Mourinho explicou que a utilização do Rodrigo Rêgo depende do sistema tático que utilizar. O jovem encarnado foi convocado para o jogo do Benfica frente ao Ajax, da Liga dos Campeões, e o treinador encarnado já teve oportunidade de explicitar onde o pretende jogar.
José Mourinho não quis abrir o jogo em relação à tática que vai utilizar contra o Ajax, depois de ter introduzido uma defesa com três centrais, pela primeira vez, na última partida do Benfica, frente ao Atlético CP. No entanto, o treinador encarnado explicou que a utilização de Rodrigo Rêgo depende do sistema escolhido.
"Rodrigo Rêgo não pode jogar como lateral numa linha de 4. Não são as suas características. Quando os jogadores vêm de baixo, tem de haver um 'transfer' do que adquiriram. Nesta altura não tem condições para ser lateral. No futuro sim, porque quando os jogadores trabalham taticamente vão crescendo", começou por explicar José Mourinho.
O treinador encarnado ainda acrescentou o seguinte: "É um ala, tanto pela direita como pela esquerda num sistema de 4. Com 3 defesas, é um ala esquerdo. Jogou bem. Do ponto de vista físico tem essa capacidade de jogar a alto nível. Pode jogar amanhã".
Sendo assim, José Mourinho revela que pretende utilizar Rodrigo Rêgo como um ala num sistema de três centrais, e como extremo no sistema com defesa a quatro. O jogador deve começar no banco de suplentes frente ao Ajax, mas vai ganhando o seu espaço no plantel principal do Benfica.