
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Lage já pode começar a esfregar as mãos: Zeki Amdouni está mais perto de deixar a enfermaria do Seixal e ser opção para o Benfica, sendo que o camisola 7 dos vermelhos e brancos, pode mesmo ir a jogo na partida frente ao Braga.
Depois de ter falhado a receção ao Sporting, isto embora tenho marcado presença no Estádio da Luz, Zeki Amdouni prepara-se para regressar aos trabalhos no Benfica Campus. Segundo dá conta o diário Record esta segunda-feira, o camisola 7 dos vermelhos e brancos deve reintegrar os treinos esta semana e estar disponível para a última jornada da Liga Betclic.
De acordo com a mesma publicação, depois de ter saído da Amoreira com uma mialgia no decorrer da segunda parte, Zeki Amdouni falhou a partida diante o Sporting por falta de condição física. Desta forma, e com o regresso ao trabalho em perspetiva, Bruno Lage, ao que tudo indica, poderá vir a contar com o internacional suíço na deslocação a Braga.
Recorde-se que para a partida diante o Braga, Bruno Lage pode estar mais perto de contar com Tomás Araújo. Depois de ter saído queixoso no dérbi frente ao Sporting, no Estádio da Luz, o central dos vermelhos e brancos será reavaliado esta segunda-feira, no Seixal, e caso se confirme o cenário positivo, marcará presença na comitiva do Benfica para a deslocação ao Minho.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – foi aposta de Bruno Lage em 43 encontros: 11 na Liga dos Campeões, 24 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 1.372 minutos que disputou, o avançado internacional suíço marcou nove golos e realizou ainda duas assistências de águia ao peito.
Camisola 44 dos vermelhos e brancos saiu queixoso da partida frente ao Sporting, no passado sábado, tendo sido rendido por Andrea Belotti
|
É notícia das últimas horas: Tomás Araújo pode estar mais perto de enfrentar o Braga na última jornada da Liga Portugal Betclic. Depois de ter saído queixoso do dérbi frente ao Sporting no passado sábado, o camisola 44 dos vermelhos e brancos ainda pode vir a ser opção de Bruno Lage na deslocação ao Minho.
Segundo dá conta o diário Record na edição desta segunda-feira, o jovem defesa português será reavaliado no Seixal durante o dia de hoje. Desta forma, o departamento médico do Benfica irá informar Bruno Lage se pode contar com Tomás Araújo para o derradeiro jogo da Liga Portugal Betclic, diante o Braga.
Recorde-se que Tomás Araújo saiu do dérbi aos 71 minutos devido à pubalgia. Depois de ter estado alongar para tentar aliviar a zona das virilhas minutos antes, o camisola 44 dos vermelhos e brancos não conseguiu manter-se em campo e acabou mesmo por sair, tendo entrado Andrea Belotti para o seu lugar.
Caso recupere a tempo para a partida diante o Braga, Bruno Lage acaba por receber uma boa notícia. Nesse sentido, e caso se confirme a presença do camisola 44, o timoneiro das águias não pode contar com três atletas: Alexander Bah, Renato Sanches e Manu Silva. Por outro lado, Zeki Amdouni ainda está em dúvida para a jornada 34 da Liga Portugal Betclic.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – já marcou presença em 42 partidas: 27 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.490 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, tendo ainda apontado um golo frente ao AVS.
Em conversa exclusiva com o nosso Jornal, conhecido adepto dos encarnados considerou que o resultado ficou muito aquém do que era exigido
|
No final da tarde de sábado, 10 de maio, quando João pinheiro apitou pela última vez no encontro de despedida ao Estádio da Luz, o empate consumado frente ao Sporting pode ter confirmado ao ‘adeus’ ao título para o Benfica. Numa entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, Nuno Campilho, conhecido Benfiquista, mostrou-se bastante desiludido com o desfecho do dérbi eterno.
Questionado sobre as possibilidades de o Clube da Luz levantar o troféu, o adepto encarnado foi direto ao assunto. “De entre o ínfimo e o inexistente, passando pelo improvável e o impossível, resta a consternação de dizer que para o ano há mais”, começou por assumir o habitual comentador da BTV, ao nosso Jornal.
Nuno Campilho - Resta a consternação de dizer que para o ano há mais
Numa partida de exigência máxima, o Benfica não foi além de um empate. Em conversa ao Glorioso 1904, o comentador assumiu que o resultado ficou ‘aquém do que seria necessário’. “Num jogo em que só a vitória interessava e era o único resultado admissível (passe a irredutibilidade), empatar depreende que a exibição não foi condizente com aquilo que o Benfica precisava e que até já tinha feito em jogos anteriores de semelhante exigência”, atirou Nuno Campilho.
Sobre a exibição em si, o Benfiquista recordou ao nosso Jornal que o problema do Benfica passou pela falta de ligação de jogo: “Quando os extremos não jogam por dentro, com os laterais a subir, torna-se difícil criar desequilíbrios nas defesas adversárias e municiar o jogo para o ponta de lança, o qual, para além de marcar golos, ainda tem de se desgastar a criá-los. Concretamente, o Kökçü não conseguiu ligar o jogo com ninguém, vindo de trás, pois os extremos não deram linha de passe interior, sendo que o Tomás Araújo sobe pouco no terreno e o Carreras esteve, igualmente, muito retraído, ao contrário do que é habitual”.
Nuno Campilho - Quando os extremos não jogam por dentro, com os laterais a subir, torna-se difícil criar desequilíbrios nas defesas adversárias
Além da falta de ligação, o comentador revelou ao Glorioso 1904 que o problema também passou pelo posicionamento de dois jogadores em específico: “O Sporting defendeu bem, no entanto, a pouca pressão a que esteve sujeita também lhes facilitou a vida. Aquele equívoco posicional entre o Aursnes e o Di María ainda me está a provocar alguma azia, passadas que estão quase 24h após o jogo. Essa correção só foi feita após o golo com o Sporting, no entanto, se resultou em termos de cobertura defensiva e equilíbrio no meio-campo, não acrescentou nada em termos ofensivos”.
Nuno Campilho - A pouca pressão a que esteve sujeita também lhes facilitou a vida
Sobre a exibição de Ángel Di María, o comentador do Glorioso 1904, não esconde que o argentino é um talento ‘fora de série’. No entanto, ao nosso Jornal, garante que o camisola 11 não correspondeu à exigência: “Num jogo desta exigência e dificuldade, ou está num assomo de forma, ou é encarregue de cumprir tarefas de menor desgaste. Como este jogo exigia uma, ou as duas condições em simultâneo e pouco se viu de qualquer uma delas, é fácil concluir que algo não correu bem”.
No final do encontro, Bruno Lage assumiu a responsabilidade do empate, mas frisou que ainda acredita no título. Em conversa ao nosso Jornal, Nuno Campilho ‘aplaude’ a posição do técnico, mas apenas num dos aspectos. “Concordo com a assunção de responsabilidade, mas não sou assim tão crente. O campeonato está entregue. É melhor assumi-lo desde já, pois, numa fina ironia vastas vezes proferida, dói menos”, salientou ao Glorioso 1904.
Nuno Campilho - Concordo com a assunção de responsabilidade, mas não sou assim tão crente
Numa altura em que apenas restam dois encontros para o final da temporada, o nosso Jornal convidou o comentador a analisar a gestão desportiva. Perante a questão, Nuno Campilho assumiu que ainda é cedo para abordar tal tópico: “Só falarei sobre isso, se tiver de falar, quando a época terminar. E, ainda que eu próprio assuma que não interessará para nada, ainda falta um jogo”.
Minhotos vão enfrentar o Sporting, sendo que as águias precisam que os leões percam para que possam festejar a conquista do Campeonato Nacional
|
O Benfica só poderá festejar o título nacional, caso ganhe ao Braga e o Sporting perca com o Vitória de Guimarães. Ora, essa missão parece muito difícil. No entanto, os vitorianos poderão beneficiar mais com um triunfo frente aos leões, ajudando os encarnados. O elo ligação é nada menos que...Manu Silva. O reforço de inverno, que está lesionado, surge como o incentivo, porque os cofres do antigo emblema do médio acabam a ganhar com o Benfica a campeão nacional.
Isto acontece, porque, aquando do acordo estabelecido entre o Benfica e os minhotos, ficou estabelecida uma cláusula de bónus de 1 milhão de euros, caso Manu Silva se sagre campeão nacional, de águia ao peito, de acordo com informações avançadas pelo o jornal Record. Assim sendo, existe uma motivação extra do Vitória de Guimarães para vencer o Sporting, na última jornada, e ajudar os encarnados a seguirem viagem para o Marquês e fazer a festa do título.
Pois bem, graças a esta parcela de bónus, mesmo lesionado e incapaz de ajudar dentro de campo, Manu Silva surge como peça importante para a conquista do '39'. O médio reforçou o Benfica na janela de inverno, sob pedido especial de Bruno Lage. Contudo, este início do craque não correu da melhor forma, uma vez que o reforço proveniente do Vitória de Guimarães lesionou ao terceiro jogo do Campeonato Nacional, frente ao Moreirense, ficando de fora das opções do técnico até ao final de 24/25.
O diário desportivo mencionado acima garante, então, que os vitorianos têm direito a um benefício financeiro, caso o Benfica termine a atual temporada na liderança do Campeonato e conquiste, consequentemente, a Liga Portugal. O Vitória de Guimarães irá enfrentar o Sporting, na última jornada, reencontrando o antigo treinador, Rui Borges, sendo isso já outro aspeto que dá uma maior força, tendo em conta que o técnico português abandonou o comando minhoto a meio da temporada.
Enquanto os minhotos enfrentam o Sporting, rumando a Lisboa, o Benfica irá fazer o caminho inverno. A turma de Bruno Lage vai deslocar-se a casa do Braga, no sábado, 17 de maio, e precisa de vencer para manter as esperanças da conquista do título vivas. Caso o Glorioso confirme um triunfo na Pedreira, terá de aguardar que o Vitória de Guimarães 'trame' o Sporting, em Alvalade.
Ao serviço do Benfica, Manu Silva - com um valor nos 10 milhões de euros - já foi lançado a titular por Bruno Lage. O camisola 16 das águias foi opção em três encontros (Casa Pia, Estrela da Amadora e Moreirense), tendo servido Vangelis Pavlidis, na partida diante da turma tricolor. No que toca aos seus números pelo Vitória de Guimarães, esta temporada, o médio alinhou em 28 partidas: 15 da Liga Portugal Betclic, 10 da Liga Conferência, dois da Taça de Portugal e um da Taça da Liga. Ao todo pelos conquistadores, o médio defensivo de 23 anos registou 1.354 minutos, onde apontou quatro golos e duas assistências.