
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após uma temporada e meia de águia ao peito, Álvaro Carreras deixou o Benfica a troco de 50 milhões de euros. O craque espanhol - que já se despediu dos encarnados - vai reforçar o Real Madrid, mas os encarnados não vão receber o valor na íntegra, tal como foi explicado pela SAD.
Através de um comunicado enviado pela SAD do Benfica à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, na passada tarde de segunda-feira, dia 14 de julho, o Manchester United, conjunto treinado por Ruben Amorim, também terá direito a uma fatia dos 50 milhões que o Real Madrid vai pagar de forma faseada.
Sendo assim, o Manchester United terá direito a receber "uma mais-valia de 20%". Desta forma, de toda a quantia serão retirados "o valor de aquisição dos direitos do jogador e o mecanismo de solidariedade retido na alienação", segundo o que consta no comunicado da SAD Benfiquista.
Neste caso, como o Benfica pagou seis milhões por Álvaro Carreras, já com 2,5 milhões descontados devido aos tais mecanismos de solidariedade, o Manchester United vai receber 8,3 milhões de euros, uma quantia que pode ser bastante significativa para o clube.
Os restantes 33,2 milhões de euros serão reencaminhados para o Clube da Luz. Para receber este montante, o facto do Benfica não ter “encargos com serviços de intermediação”, também será uma contribuição importante. Desta forma, a SAD encarnada não terá de pagar qualquer montante aos empresários de Álvaro Carreras.
Transferência mais recente dos encarnados para o Real Madrid mereceu a atenção de jornal espanhol que fez uma análise à gestão aplicada na Luz
|
O Real Madrid já oficializou a compra de Álvaro Carreras ao Benfica e o negócio agitou a imprensa espanhola. O lateral espanhol vai rumar os merengues após os mesmos bateram a cláusula de rescisão na casa dos 50 milhões de euros e o jornal 'As' elogiou a gestão dos encarnados nos últimos anos a propósito das vendas e dos lucros com ativos.
"O Benfica tornou-se no clube vendedor por excelência e a gestão que se realiza a partir de Lisboa é admirada por todo o planeta", escreveu o jornal 'As'. A venda de Álvaro Carreras ao Real Madrid, permite aos encarnados lucrarem 33,2 milhões de euros depois de deduzida a parte do Manchester United e o dinheiro gasto na compra do passe aos red devils.
Segundo as contas feitas pelo jornal espanhol, que cita o 'Transfermarkt', o Benfica "tem um balanço positivo de 800 milhões de euros nos últimos 10 anos, com vendas de mais de 1.300 milhões". As transferências mais sonantes foram as de João Félix (127 milhões de euros, ao Atlético Madrid), Enzo Fernández (121 milhões, ao Chelsea), Dawin Núñez (85 milhões, ao Liverpool) e Rúben Dias (71 milhões, ao Manchester City).
O 'As' chegou mesmo a apelidar o Benfica de "mina de ouro" e um exemplo de "desenvolvimento e maximização do talento". O jornal adiantou ainda que os encarnados são 'vítimas' da cultura praticada no futebol português que sobrevive apenas comprando barato e vendendo caro, já que os grandes em Portugal não tem condições para "reter as grandes figuras".
O Benfica lidera em Portugal e na Europa no quesito 'lucro'. O balanço de compras e vendas do Porto e Sporting, refere o jornal, ronda os 400 milhões de euros e o Braga os 250 milhões. Estes números revelam a dificuldade dos clubes portugueses em reter o principal talento, embora sejam exímios no desenvolvimento de jogadores.
Camisola 10, que abandonou o conjunto vermelho e branco durante este mercado de verão, voltou a comentar a mudança para Istambul
|
Orkun Kökçü - que recentemente foi contratado pelo Besiktas, conjunto do seu país natal - já falou, com muito entusiasmo, sobre a chegada ao novo clube, fazendo questão de exaltar sobre a postura do Presidente. O médio turco vai render 25 milhões de euros aos cofres do Benfica, valor ao qual se pode acrescer mais cinco milhões, mediante o cumprimento de objetivos.
Orkun Kökçü: "É o meu sonho de criança"
Em declarações à imprensa turca, Orkun Kökçü contou quando soube da proposta: "Estava a dormir quando recebi a primeira proposta. O nosso presidente enviou-me uma mensagem, mas não consegui responder logo. Liguei-lhe assim que acordei. O presidente foi muito direto e perguntou: 'Orkun, gostarias de vir para a Turquia? Que pensas do Besiktas?'. Eu respondi 'é o meu sonho de criança'".
A verdade é que apesar de tudo ter acontecido de forma inesperada, a contratação ficou fechada e Orkun Kökçü admiro a posição tomada pelo Presidente do Besiktas: "Tudo aconteceu muito rápido. Esperámos alguns dias pelo Benfica. A postura do presidente é de louvar. No final de contas, estou feliz".
Orkun Kökçü: "Sou a pessoa mais feliz do mundo"
"Foi um dia lindo, dois dias muito especiais. Um momento maravilhoso para mim. Sou a pessoa mais feliz do mundo e quero agradecer a todos. Agora o meu único foco é preparar-me para os jogos e fazer o melhor pelo Besiktas. Farei o melhor por este clube", acrescentou Orkun Kökçü sobre o momento que diz ser inesquecível.
Além disso, Orkun Kökçü já falou com Solskjaer, o técnico do Besiktas: "Conheci o treinador, parece ser uma ótima pessoa. Contou-me os seus planos e explicou-me como quer jogar. Vou esforçar-me ao máximo para atender aos seus desejos. Quero entrar em campo o mais rápido possível, estou animado".
Rui Costa fechou vários futebolistas nos vermelhos e brancos, porém de todas as apostas apenas só um par de jogadores é que segue de águia ao peito
|
De todos os 11 jogadores contratados pelo Benfica em 2023/24, já só restam dois sobreviventes: Trubin e Prestianni. Com as saídas de Orkun Kökçü para o Besiktas, da Turquia, e Álvaro Carreras para o Real Madrid, na atual temporada, o plantel encarnado fica cada vez mais desfalcado.
Em 2023/24, Orkun Kökçü bateu um recorde do Clube da Luz ao ser contratado por 29,7 milhões de euros ao Feyenoord, dos Países Baixos. Outro dos grandes nomes que reforçou o Benfica nesse mercado foi Arthur Cabral, que apesar dos cerca de 20 milhões gastos, nunca justificou a aposta, tendo saído dos encarnados neste mercado de verão.
David Jurásek tornou-se numa das contratações mais polémicas do Benfica nesse mercado. O chéquio custou 14 milhões aos encarnados e nunca resolveu a lacuna deixada na lateral com a saída de Grimaldo. Para além disso, as águias asseguraram Anatoliy Trubin por 10 milhões, Di María a custo zero, e Gonçalo Guedes e Juan Bernat por empréstimo.
Em janeiro, o Benfica reforçou-se com mais quatro jogadores. Chegaram Álvaro Carreras e Rolheiser, em empréstimos com opção de compra ativadas na época seguinte, Prestianni por nove milhões de euros e Marcos Leonardo por 22 milhões, este último proveniente do Santos.
Ora feitas as conta a todas as saídas já só restam Trubin e Prestianni. O guardião ucraniano é o titular indiscutível entre os postes gloriosos, já o desequilibrador argentino, ainda não assegurou o seu espaço no plantel, mas já mostrou muito talento quando envergou o Manto Sagrado.