Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0António Silva é o próximo produto do Benfica Campus a ter a oportunidade de aumentar o estatuto no plantel de Bruno Lage. Caso some minutos frente ao Gil Vicente, este sábado, 28 de setembro, o central português chega aos 100 jogos de águia ao peito na equipa principal.
O jovem promessa, ‘nascido’ e formado no Seixal, recuperou o estatuto de titular que tinha perdido ainda no arranque desta temporada. Isso deveu-se, recorde-se, à chegada tardia do craque pela participação no Europeu, com a camisola das quinas.
O percurso remota a 27 de agosto de 2022, no Bessa, onde substituiu Nicólas Otamendi, que saiu castigado, e fez ‘parelha’ com Morato. O antigo treinador das águias, Roger Schmidt, gostou do que viu e não hesitou em apostar em António Silva, que se manteve no onze e contribuiu para a conquista do título. Além da competição europeia, o craque já leva um Mundial (2022), quartos de final da Champions e também da Liga Europa.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - avaliado em 45 milhões de euros - contabiliza cinco duelos, um na Liga dos Campeões e quatro na Liga portuguesa. Em 450 minutos totalizados, somou um golo e uma assistência. Em 23/24, o defesa marcou presença em 50 encontros: 30 no Campeonato Nacional, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.363 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa-central apontou dois golos.
Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 94 partidas, onde fez gosto ao pé por oito ocasiões. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Antigo atleta do emblema de Alvalade comentou a era de Bruno Lage com o médio turco em destaque na análise, assim como o timoneiro germânico
|
0No programa Record na Hora, Joãozinho, que atua no Oriental, comentou as mudanças no Benfica, desde a chegada de Bruno Lage ao comando técnico das águias. O atleta português, que já esteve ao serviço do Sporting, criticou as decisões de Roger Schmidt, puxando Orkun Kokçu como exemplo.
"O principal fator é meter os jogadores nos sítios certos. Se nós olharmos para o Kokçu, nunca tinha visto o Kokçu a sorrir quando fez um golo na era de Schmidt. Agora olho para o Kokçu a festejar golos, já puxa pelos adeptos e notava-se que não jogava feliz", começou por referir o futebolista, que esteve uma época emprestado ao rival do Benfica, Sporting.
"Agora olho para o Kokçu a festejar golos, já puxa pelos adeptos e notava-se que não jogava feliz"
"A inclusão do Aursnes no meio, também, veio melhorar e muito aquilo que é o jogo do Benfica. Acho que este meio campo a três é muito benéfico para o Benfica. O Benfica mudou nesse aspeto. [Na era de Schmidt] jogava-se com falsos extremos, agora já se joga com extremos e equipas grandes, na minha opinião, tem de jogar com extremos verticais, extremos que procurem roturas e que sejam fortes no um para um, porque as equipas grandes passam maior parte do tempo em ataque organizado. Precisam dos tais abre latas para desbloquear, às vezes, jogos que estão complicados contra blocos baixos", explicou, prosseguindo nas críticas ao antigo treinador do Glorioso.
"Bruno Lage agarrou bem o plantel do Benfica e conseguiu fazer aquilo que Roger Schmidt nunca fez: meter os jogadores a jogarem nas posições certas. Nota-se um Benfica, não só melhor por esse aspeto que falei, mas também a nível tática. Está um Benfica totalmente diferente", finalizou Joãozinho.
Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – avaliado em 27 milhões de euros – alinhou em sete embates, tendo feito, nos 505 minutos totalizados, o gosto ao pé por três vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24, o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Confira as declarações de Joãozinho sobre Roger Schmidt e Orkun Kokçu:
Turma de Nélson Veríssimo voltou a entrar em campo, este sábado, 28 de setembro, deslocando-se ao reduto do Paços de Ferreira
|
0A equipa B do Benfica foi a jogo este sábado, 28 de setembro, para medir forças com o Paços de Ferreira. Os encarnados, que vinham de dois empates frente à Oliveirense e West Ham, acabaram por vencer por 3-0, em duelo a valer para a jornada 6 da Liga Portugal 2 Meu Super. Kiko (36'), João Veloso (79') e José Melro (90'+ 5) foram o autores dos golos dos encarnados.
Nélson Veríssimo optou por ir a jogo com André Gomes, Diogo Spencer, João Fonseca, Gustavo Marques, Kiko, Diogo Prioste, Rafael Luís, Gerson Sousa, Hugo Félix, João Rego e Gustavo Varela. No banco de suplentes, o técnico contou com Ricardo Ribeiro, Leandro Santos, Lenny Lacroix, Nuno Félix, Paul Okon, João Veloso, José Melro, Ivan Lima, Luan Farias.
Já a formação do Norte apostou na titularidade de Marafona, Anilson, Erick Ferigra, Diegão, Antunes, João Caiado, Gonçalo Nogueira, Welton Júnior, Uilton Silva, Rui Fonte e Ronaldo Lumungo. Jeimes Menezes, Gonçalo Cardoso, Rui Pedro, Marcos Paulo, Ivan Pavlic, Joffrey Bazié, Maelo Renteria, Costinha, Emerson Pata foram os suplentes eleitos.
Depois de terem sofrido dois empates consecutivos para a Segunda Liga e Premier League International Cup 2024/2025 (Oliveirense e West Ham), as águias de Nélson Veríssimo pretendiam dar uma resposta, voltando a sorrir no Campeonato Nacional. A turma do Seixal entrou forte e criou oportunidades de perigo na grande área da equipa anfitriã, sendo que, aos 4 minutos de jogo, Gerson Sousa caiu à entrada da baliza, protestando uma grande penalidade após toque de um defesa do Paços de Ferreira. No entanto, o árbitro mandou seguir.
O coração Benfiquista ainda estremeceu com um remate forte do adversário, mas André Gomes estava atento, evitando o golo do Paços de Ferreira. Ainda no primeiro tempo, foi Francisco Domingues, conhecido por Kiko, capitão do Benfica B, a desfazer o nulo no marcador, colocando o Glorioso a vencer na partida, aos 32 minutos.
O Benfica voltou aos balneários a vencer pela vantagem mínima no marcador. O segundo tempo arrancou da mesma forma que os primeiros 45 minutos: forte e com as águias sem tirar o pé do acelerador. Gustavo Varela protagonizou uma oportunidade de perigo, que não foi finalizada com sucesso.
Já perto dos 80 minutos, a equipa da casa fez a baliza de André Gomes 'tremer', com a bola a passar por cima das redes encarnadas. O Benfica B tanto ameaçou que o segundo golo surgiu. Depois de ter feito o gosto ao pé diante do West Ham, João Veloso voltou a fazer das suas e aumentou a vantagem no marcador para o 2-0, estreando-se a marcar na Segunda Liga, ao minuto 79. O marcador voltou a mexer e José Melro fez mira à baliza do Paços de Ferreira com um remate potente, que fez o 3-0, já em período de descontos. O Benfica B venceu por três bolas a zero, com os encarnados a 'saltarem' para a liderança da Liga Portugal 2 Meu Super com este triunfo.
Agora, o Glorioso volta a jogo no domingo, 6 de outubro, para medir forças com o Chaves. O duelo da sétima jornada da Liga Portugal 2 Meu Super está agendado para as 15h30, no Benfica Campus.
Confira os golos da vitória do Benfica B diante do Paços de Ferreira:
Kiko:
Há quem garanta que os blues estão de olho no defesa das águias, porém existem novos desenvolvimentos na 'novela'
|
0Tomás Araújo voltou a ser associado ao Chelsea, por Fabrizo Romano, porém, os dirigentes do Benfica, com Rui Costa à cabeça têm um 'trunfo na manga' para manter o defesa na Catedral. É que, segundo o jornalista italiano os blues também estão interessados em... Castello Lukeba.
De acordo com informações avançadas por Fabrizio Romano, na passada sexta-feira, 27 de setembro, através do canal de Youtube, o Chelsea está também de olho no defesa do RB Leipzig, com Lukeba a ser o concorrente direto de Tomás Araújo no que respeita a opções de mercado.
Assim sendo, caso o Chelsea opte por 'pescar' na turma germânica, o interesse em Tomás Araújo poderá cair por terra. Nesse sentido Castello Lukeba poderá assim dar 'uma mãozinha' a Rui Costa e ajudar a manter o camisola 44 no Benfica.
Recorde-se que, no que toca a pretendentes, Tomás Araújo, que te contrato até 2028, esteve também a na lista de compras do Crystal Palace, PSG e Newcastle. Os dirigentes do Benfica chegaram, no último defeso, a rejeitar uma oferta de 40 milhões de euros, pelo craque que está blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões.
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 7 milhões de euros - já alinhou em quatro partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista), somando 352 minutos e dando excelente conta de si. Em 2023/24, o defesa participou em 20 partidas, contabilizando um golo, nos 737 minutos totalizados.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
Diz quem o conhece bem! Reforço milionário está feliz no Benfica, mas "podia estar no Real Madrid"
0
Craque que rendeu 'pipa de massa' ao Benfica explica saída da Luz: "Superou as expectativas"
0
Lage deu nova vida a Tomás Araújo e já há quem se prepare para tentar levar central do Benfica
0