
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Ago 2025 | 15:55 |
A menos de dois dias do tão desejado arranque da Liga Portugal Betclic, onde o Benfica vai defrontar o Estrela Amadora, a equipa encarnada apresenta um registo que marca o fim de um ciclo que já durava há cerca de quatro décadas. Ou seja, ao fim de 41 anos, as águias inscreveram os seus jogadores, sem nenhum ter a nacionalidade brasileira.
Ou seja, ao fim de 41 anos ininterruptos, os vermelhos e brancos apresentam um plantel sem qualquer futebolista canarinho, algo que não acontecia desde a época de 1979, quando os Sócios, na altura, em plena Assembleia Geral, aprovaram a possibilidade da vinda de jogadores estrangeiros para o Benfica, alfo que, até a esse ano, não acontecia.
Na mítica transição do futebol português dos anos 80 para a década seguinte, nomes como os de Mozer, Valdo, Elzo, Ricardo Gomes e Aldair foram importantes para dar fulgor à presença brasileira na história do Benfica. Em contrapartida, nomes como o de Leônidas, Paulão, King, Paredão, Luiz Gustavo e Marcelo não deixaram muitas saudades no Estádio da Luz.
No entanto, no meio de tantos nomes que chegaram ao Clube da Luz, nenhum deles tem a importância ou impacto que teve Luisão. O camisola 4, também capitão das águias, envergou o Manto Sagrado dos encarnados durante 15 temporadas desportivas, onde disputou um total de 538 jogos de águia ao peito, conquistando 20 troféus pelo Glorioso, entre eles seis Campeonatos Nacionais.
Quanto à equipa de Bruno Lage, o plantel, depois de eliminar o Nice na Liga dos Campeões, já prepara a sua estreia na prova, frente ao conjunto tricolor. Depois do Estrela Amadora, o Clube da Luz defronta o Fenerbahçe, onde José Mourinho já começou a dar uso dos seus conhecidos ‘mind games’.
Questionado sobre interesse dos vermelhos e brancos na contratação do extremo argelino, timoneiro dos alemães frisou que está atento ao caso
14 Ago 2025 | 15:25 |
Um dos nomes que tem suscitado mais atenção no mercado do Benfica é o do Mohamed Amoura, extremo dos quadros do VfL Wolfsburg. Recentemente, o treinador do conjunto alemão foi questionado sobre a situação do atleta e fez questão de se pronunciar sobre o interesse dos vermelhos e brancos.
Paul Simonis:”Ouvi falar disso. Mas ele está connosco”
Em antevisão ao encontro que visa a primeira ronda da DFB-Pokal, o timoneiro dos lobos começou por endereçar o interesse do Benfica, que terá apresentado um método de pagamento ao Wolfsburg: “Ouvi falar disso. Mas ele está connosco. Vamos ver o que acontece”.
No entanto, na mesma conferência, ainda sobre o extremo argelino, Simonis explicou que o atleta de 25 anos se encontra atualmente a lidar com um problema físico, que sofreu no particular frente aos ingleses do Brighton.
Apesar de revelar que o problema que afeta o alvo do Benfica não é grave, Paul Simonis não conseguiu dar garantias de que consiga contar com Amoura para a partida da Taça da Alemanha, onde a sua equipa irá medir forças com o modesto SV Hemelingen. “Quanto ao jogo, é 50/50”, atirou o técnico sobre a utilização do argelino.
No mercado à procura de um extremo-direito, com a particularidade de ser canhoto, o Benfica tem mais jogadores associados do que o próprio Mohamed Amoura. Além do atleta do Wolfsburg, as águias também estão atentas aos casos de Anis Hadj Moussa, Marco Asensio e de Georgiy Sudakov, o último com características mais de médio.
Em 2024/25, com a camisola do Wolfsburgo, Mohamed Amoura - avaliado em 32 milhões de euros - disputou um total de 34 partidas. Ao todo, durante os 2.729 minutos em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o alvo do Benfica marcou 10 golos e fez nove assistências.
Candidato às eleições marcadas para 25 de outubro mantém a posição firme contra o atual dirigente máximo da Federação Portuguesa de Futebol
14 Ago 2025 | 13:31 |
João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica nas eleições marcadas para 25 de outubro, mantém a posição que vem defendendo desde que oficializou a candidatura. Diferente da atual direção de Rui Costa, o advogado, de 42 anos, continua com a postura crítica a Pedro Proença, atual dirigente máximo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
João Diogo Manteigas: "Cheguei a pedir, numa AG, que Proença devolvesse a águia de ouro que tem pelos 50 anos de sócio do Benfica"
Em declarações ao jornal Record, João Diogo Manteigas revelou um episódio que teve a respeito de Pedro Proença: "Está a entrevistar a pessoa que desde o ano passado mais se dirigiu ao Rui Costa pelo perigo que é Pedro Proença. Cheguei a pedir, numa AG, que Proença devolvesse a águia de ouro que tem pelos 50 anos de sócio do Benfica, tal é o serviço que ele presta contra o clube".
"É o problema da falência institucional. O Benfica, na pessoa do Rui Costa, entendeu apoiar o projeto de Pedro Proença. E dou aqui uma novidade: a direção não se reuniu para decidir se apoiava Pedro Proença ou outro candidato", revelou João Diogo Manteigas, apontando falhas na organização e tomada de decisão da atual direção liderada por Rui Costa.
João Diogo Manteigas: "A direção representa a vontade dos benfiquistas"
João Diogo Manteigas relembrou que Rui Costa apoiou a nomeação de Pedro Proença para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol: "A direção representa a vontade dos benfiquistas. Por que motivo Rui Costa apoiou sabendo que os benfiquistas não gostam do Proença? Não quis saber ou se calhar acha que não é relevante".
"O Benfica não se relaciona diretamente com a arbitragem, relaciona-se com a classe de arbitragem, com a vice-presidência para a arbitragem, que não deixa de ser outra coisa curiosa. Sei que Rui Caeiro, que nem sequer foi eleito como membro para o órgão da federação, é vice-presidente com o poder da arbitragem. É outro fenómeno, nem estava nas listas. O Benfica tem que ter um papel ativo na arbitragem", concluiu.
'Faz-tudo' de Bruno Lage tem contrato com os encarnados até 2029 e admite que está aberto a renovação para, posteriormente, pendurar as botas
14 Ago 2025 | 13:28 |
Fredrik Aursnes arrancou a temporada a todo o gás, estando presente em três dos cinco golos oficiais do Benfica. O médio é muito adorado pelos adeptos encarnados e sonha terminar a carreira na Luz. Com contrato válido até 2029 - altura em que estará perto dos 34 anos - a renovação é bem vista pelo norueguês.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o 'camisola 8' do Benfica está disposto a aceitar uma renovação, caso Rui Costa apresente a proposta. Aursnes sente-se muito útil e quer ajudar o clube da Luz a triunfar em todas as competições.
Além do mais, Aursnes está bastante satisfeito com a vida em Portugal e no Benfica, pelo que continuar a representar os encarnados até ao fim da caminhada como futebolista profissional é, para já, muito equacionado pelo internacional pela Noruega.
Todos estes factos foram tidos em conta por Aursnes, no momento da renovação em 2024. O jogador prolongou a ligação por mais cinco temporadas e pretende cumprir o contrato na íntegra, esperando ainda ser útil para uma nova aventura no Benfica, depois de 2029.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 12 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga, 29 na Liga Portugal Betclic e três no Mundial de Clubes. O médio nórdico soma três golos e nove assistências, nos 4.310 minutos totalizados dentro das quatro linhas, sendo uns dos jogadores do Glorioso com mais tempo de utilização.