
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Ago 2025 | 11:50 |
Três anos depois, o Benfica conseguiu vencer o primeiro jogo da temporada na Liga Portugal Betclic. Relembrar que as águias defrontaram o Estrela da Amadora no último sábado, fora de portas, e alcançaram uma importante vitória por 1-0, após golo de Pavlidis, de grande penalidade.
A última vez que o Benfica tinha vencido no encontro inaugural da Liga Portugal Betclic tinha sido na época 2022/2023: no verão de 2022, o início dessa temporada, as águias receberam e golearam o Arouca, por expressivos 4-0. Desde então, a estreia tem sido mais complicada.
Nas últimas duas épocas o Benfica disputou o primeiro jogo da Liga Portugal Betclic fora de portas - a única diferença para a presente edição do campeonato é que nessas épocas, as águias estrearam-se na primeira jornada, ao contrário do que acontece este ano (ronda inicial, que iria ser jogada na Luz, foi adiada, o que significou o arranque já na segunda jornada).
Há dois anos, na temporada 2023/24, o Benfica visitou o Famalicão, e acabou derrotado por 2-0, num início de época complicado para as águias. O ano passado, situação semelhante: os encarnados deslocaram-se à cidade do Porto para jogarem com o Boavista, onde perderam por 3-2.
Desta feita, a história foi diferente. As circunstâncias europeias obrigaram a que o Benfica voltasse a jogar a estreia no campeonato fora de portas, mas o Benfica correspondeu da melhor forma, e conseguiu uma vitória difícil, por 1-0, que garantiu os primeiros três pontos no campeonato.
Jogador que foi essencial no eixo defensivo da equipa da Reboleira falou com os jornalistas no final do encontro que deu vitória encarnada
17 Ago 2025 | 11:32 |
Bernardo Schappo, defesa-central do Estrela da Amadora, acredita que a equipa da Reboleira poderia ter chegado ao empate frente ao Benfica. O jogador esteve em bom plano na partida do último sábado, 16 de agosto, e falou com os jornalistas no final do encontro, na habitual flash interview.
"Esperávamos pontuar na nossa casa. Somos fortes em casa. Fizemos um jogo equilibrado. Criámos dificuldades ao Benfica. Podíamos ter conquistado um ponto. Tivemos chances que perdemos", começou por explicar Bernardo Schappo, que acredita que o empate era possível para o Estrela da Amadora.
Prosseguiu, com mais palavras sobre o confronto com o Benfica, que terminou com derrota: "Foi um jogo equilibrado. A equipa está de parabéns. Temos um jogo com o Alverca importante em casa. Vamos trabalhar esta semana para conseguir os três pontos".
"O professor [José Faria] está a fazer o trabalho muito bem feito, todos entenderam as dinâmicas dele e vamos evoluir se continuarmos a trabalhar. Temos de continuar a trabalhar. Se não conseguirmos jogar no próximo jogo, isto tudo de hoje não irá valer nada. Temos de continuar a a trabalhar para conseguirmos os primeiros três pontos no campeonato", atirou, de seguida, sobre o desempenho da equipa.
Por fim, comentou a dupla de avançados do Benfica: "São jogadores de muita qualidade. Sabíamos. Tentei estudar o máximo possível. Acho que fiz um bom jogo. Houve o detalhe do penálti. Para nós não foi, mas não estamos aqui para falar do árbitro. O árbitro fez um bom jogo. Temos de continuar a trabalhar".
Apesar de não ter conseguido um melhor resultado frente aos vermelhos e brancos, amadorense revela que equipa soube jogar olhos nos olhos
17 Ago 2025 | 11:24 |
José Faria era um homem orgulhoso dos seus jogadores no final do encontro. Apesar de não ter tdo oportunidade de marcar presença no banco de suplentes, frente ao Benfica, o técnico do Estrela Amadora reiterou que a sua equipa esteve bem em campo e soube jogar olhos no olhos com as águias.
José Faria: “Em termos exibicionais acho que conseguimos igualar o Benfica em muitos aspetos, pois tivemos várias oportunidades”
Numa conferência de imprensa onde deixou uma ‘bicada’ ao Clube da Luz, devido à polémica de Richard Rios, o treinador de 39 anos sublinhou a exibição da sua equipa: “Acabámos por fazer um bom jogo. Em termos exibicionais acho que conseguimos igualar o Benfica em muitos aspetos, pois tivemos várias oportunidades”.
De seguida, José Faria revelou que o segredo esteve na intensa análise ao jogo da equipa de Bruno Lage, frisando que o Estrela soube neutralizar o adversário: “Analisámos bem o adversário e acho que, mesmo tendo disputado jogos de outro patamar como na Supertaça perante o Sporting e nos jogos da Liga dos Campeões, nenhuma equipa conseguiu criar as oportunidades que nós criámos contra o Benfica”.
José Faria: “Nós queríamos sair deste jogo fortes do ponto de vista da continuidade do nosso processo”
Resignado com o resultado, uma vez que não espelha a exibição no ponto de vista da equipa da casa, o técnico tricolor salientou que agora o importante é dar o passo em frente: “Era essa a nossa ideia, mas a vida continua. Não conheço outro trabalho que não seja continuar a trabalhar para melhorar. As expectativas têm de ser as melhores”.
Por fim, lamentou que a estratégia, quase cumprida na perfeição não foi suficiente para conseguir um resultado diferente e melhor frente ao Benfica: “Nós queríamos sair deste jogo fortes do ponto de vista da continuidade do nosso processo. Ou seja, sabendo da dificuldade de enfrentar uma grande equipa”.
Ponta-de-lança das águias voltou a mostrar-se decisivo - foi dele o penálti que deu vantagem preciosa às águias no encontro na Reboleira
17 Ago 2025 | 11:09 |
Pavlidis chegou aos 20 golos ao serviço do Benfica na Liga Porutgal Betclic. O ponta-de-lança helénico converteu o penálti no jogo contra o Estrela da Amadora, que provou ser decisivo para a vitória encarnada na Reboleia, pela vantagem mínima (1-0).
Depois de ter apontado 19 golos na última edição da Liga Portugal Betclic, quando foi o segundo melhor marcador da competição, Pavlidis continuou o grande arranque de temporada e somou mais um tento para chegar a uma marca redonda ao serviço do Benfica.
O avançado encarnado ajudou a quebrar outro jejum: há sete anos que o Benfica não ganhava fora de casa, pela vantagem mínima, através de um golo de grande penalidade. O 20º golo de Pavlidis com o manto sagrado na Liga Portugal Betclic permitiu terminar essa série.
A nível das grandes penalidades, Pavlidis também se mostra um autêntico matador. O avançado grego do Benfica, que contra o Estrela da Amadora converteu a grande penalidade que confirmou a vitória encarnada, bateu seis penáltis ao serviço das águias, e converteu todas as tentativas.
Pavlidis, de resto, tem estado em destaque esta temporada, depois de já ter apontado o golo que valeu a Supertaça ao Benfica. O ponta-de-lança de 26 anos já soma 61 jogos ao serviço das águias, nos quais, até ao momento, apontou 32 golos - uma média superior a um tento por cada duas partidas.