
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mais uma polémica: Bruno Lage vai avançar com um processo contra o empresário norte-americano, John Textor. Apesar de ter sido contratado por Rui Costa para assumir o comando técnico do Benfica em 24/25, o técnico exige 7 milhões ao dono do Botafogo devido à quebra de contacto quando o setubalense saiu do emblema brasileiro.
O diário britânico, ‘The Telegraph’ é um dos meios que dá conta do caso entre o técnico do Glorioso e o dono do atual campeão brasileiro. Na última sexta-feira, 11 de abril, o jornal inglês deu conta do processo de Bruno Lage e informou que o timoneiro do Benfica exige que John Textor lhe pague 7 milhões de euros, ou mais preciso, cerca de 6,92 milhões de euros.
Segundo o ‘The Telegraph’ em causa está uma alegada quebra de contrato que foi celebrada pelas duas partes. Ou seja, na natura em que o setubalense assumiu o comando técnico do Botafogo, terá ficado estipulado que o português, mais tarde, poderia vir a assumir o banco do Lyon ou do Crystal Palace.
O alegado acordo terá sido celebrado em 2023, pouco tempo depois de Bruno Lage ter rumado ao Brasil. No entanto, o técnico do Benfica só esteve no Rio de Janeiro durante três meses, acabando por não cumprir os seis meses iniciais que estavam indicados no contrato. Segundo o diário britânico, caso assumisse o comando técnico do emblema inglês ou francês, a ligação seria de pelo menos dois anos.
Em torno deste caso entre as duas partes, o ‘The Telegraph’ deixa a seguinte explicação sobre os acontecimentos: “O processo alega também que o acordo entre as duas partes incluía uma cláusula que obrigava Bruno Lage a pagar 3,18 M€ a Textor caso o treinador assumisse funções noutro clube que não Crystal Palace ou Lyon, no período compreendido entre janeiro e julho de 2023. Após ser demitido [do Botafogo], Lage permaneceu sem trabalhar durante o suposto período de restrição, antes de rumar ao Benfica em setembro”.
Contudo, segundo a mesma notícia partilhada pela imprensa britânica, John Textor já teve conhecimento do processo jurídico avançado por Bruno Lage. A Eagle Football Holdings já emitiu um comunicado a informar que está ciente da ação tomada pelo atual treinador do Benfica.
Presidente do Clube da Luz partilhou uma mensagem dedicada à turma de Filipa Patão, mas, também, se dirigiu aos Benfiquistas
|
As Inspiradoras do Benfica celebraram o Pentacampeonato, este sábado, depois de terem vencido o Valadares Gaia. Em modo festa, Rui Costa, Presidente do Clube, deixou uma mensagem a celebrar este feito histórico da equipa de Filipa Patão, através de uma nota oficial.
Rui Costa: Um momento marcante na história do futebol feminino em Portugal que engrandece o Sport Lisboa e Benfica
No site do Benfica, o dirigente máximo das águias partilhou uma nota, onde celebrou a conquista do título nacional, que se transformou em mais um feito histórico das Inspiradoras. Na mensagem, Rui Costa, ainda, se dirigiu aos adeptos, que acompanharam a equipa na deslocação ao reduto do adversário, na tarde deste domingo.
"É com profundo orgulho que saúdo a nossa equipa pela conquista do Pentacampeonato. Um momento marcante na história do futebol feminino em Portugal que engrandece o Sport Lisboa e Benfica. Todo o grupo de trabalho está de parabéns por este enorme feito: atletas, equipa técnica e estrutura", pode-se ler na mensagem de Rui Costa.
"Uma palavra de especial apreço aos nossos adeptos: de norte a sul do País foram fundamentais nesta exigente caminhada. Parabéns, Benfica!", completou, assim, Rui Costa na nota oficial publicada no site do Clube, logo após o apito final do jogo entre as águias e o Valadares Gaia.
Rui Costa: Uma palavra de especial apreço aos nossos adeptos: de norte a sul do País foram fundamentais nesta exigente caminhada
Recorde-se que, as Inspiradoras de Filipa Patão entraram em campo já a só precisar de um ponto. Ainda assim, no final, não se verificou nenhum empate, mas sim uma vitória por três bolas a zero. Christy Ucheibe (29'), Cristina Prieto (42') e Beatriz Cameirão (76') apontaram os golos da equipa das vermelhas e brancas, que definiu, assim, o Pentacampeonato do Benfica no futebol feminino.
Recentemente, com Bruma e Di María à mistura, as águias foram muito faladas e o treinador do Arouca foi confrontado sobre esses assuntos
|
À semelhança de Bruno Lage, Vasco Seabra fez a antevisão ao encontro com o Benfica. O treinador do Arouca admitiu que a sua equipa irá encontrar dificuldades na Luz, no entanto, também, foi confrontado sobre as mais recentes polémicas no universo encarnado com Bruma e Di María envolvidos. O timoneiro português acabou a desvalorizar um pouco ambas as situações.
Questionado sobre se esses assuntos poderiam ter um impacto na forma como o Benfica se irá apresentar, Vasco Seabra foi perentório: "Não acredito. São equipas que me parece que estão habituadas a tudo o que são ruídos externos. Não acredito que tenha influência para aquilo que é a dimensão do jogo. É também uma equipa que neste momento alcançou o primeiro lugar, vinha numa luta grande para poder alcançá-lo, por isso acredito que essa motivação será muito maior e terá muito mais impacto do que tudo o que seja ruídos externos".
Vasco Seabra: Acredito que essa motivação será muito maior e terá muito mais impacto do que tudo o que seja ruídos externos
"Focamo-nos muito naquilo que é a dificuldade que vamos ter. Sabemos que vamos ter muitas dificuldades, vamos passar por momentos difíceis, mas sabemos que queremos também conseguir proporcionar um espetáculo fantástico, que as pessoas sintam que é o Arouca que está ali, que é o Arouca que tem personalidade, que também cria dificuldades ao Benfica e que no final sejamos muito orgulhosos daquilo que fizemos", considerou, ainda, Vasco Seabra.
O treinador do Arouca deixou, também, um apelo aos adeptos do adversário do Benfica. "Se possível com o maior número de pontos do nosso lado, se possível os três, que é aqueles que a gente quer trazer para cá", pediu Vasco Seabra, na antevisão ao duelo com as águias.
O Benfica irá, então, receber o Arouca, no próximo domingo, 13 de abril. A partida, que é a valer para a 29.ª jornada da Liga Betclic, está marcada para começar às 18h00, com o Estádio da Luz a ser palco deste encontro. Relembre-se que, as águias de Bruno Lage surgem de uma goleada ao Porto, por quatro bolas a uma.
Importa recordar que, atualmente, o Benfica de Bruno Lage lidera a Liga Portugal Betclic com 68 pontos. Com menos dois está o Sporting, segundo classificado do Campeonato Nacional, que deslizou na última jornada frente ao Braga (empate a uma bola). Já o pódio fecha-se, exatamente, com os guerreiros, que têm 57 pontos, mais um que o Porto, o quarto classificado.
Antigo atleta do Real Madrid recordou um episódio que protagonizou com o técnico português, mas reconhece que o ex Benfiquista foi uma grande ajuda
|
José Mourinho teve uma passagem marcada por momentos altos e baixos no Real Madrid, mas o técnico português deixou boas recordações em vários atletas dos merengues. Entre eles surge Jorge Franco Alviz, mais conhecido por Burgui. Em entrevista, o espanhol recordou um episódio com o ex-Benfica.
Numa entrevista exclusiva ao jornal ‘AS’, o atleta espanhol recordou os momentos em que partilhou o balneário com José Mourinho. O antigo futebolista, que terminou a carreira profissional em 2023, abordou um episódio em que o Special One, que já passou pelo comando do Benfica, o fez passar vergonha junto dos companheiros de equipa.
Burgui recordou um momento, ao início da sua passagem pelos merengues, em que foi chamado por Mourinho, durante uma palestra, diante toda a equipa: “Houve um dia em que me deixou muito envergonhado. Durante uma palestra, disse que eu estava na equipa há dois meses e ainda não sabia falar”.
Burgui - Houve um dia em que me deixou muito envergonhado
De seguida, o ex Real Madrid recordou que o Special o chamou à atenção e obrigou-o a falar com o seus companheiros de euipa. “Obrigou-me a dizer algumas palavras ao grupo. Os colegas acabaram por fazer um corredor para mim e, a partir daí, a minha integração melhorou muito”, afirmou, contando que o português o ajudou bastante na sua integração.
Com uma passagem nos merengues, onde trabalhou com José Mourinho, Carlos Ancelotti e Zinedine Zidane, Burgui destacou a diferença entre os três: “Cada um tinha o seu próprio estilo. Mourinho exigia muito, levava-nos ao limite para tirar o melhor de nós. Ancelotti é muito mais calmo e Zidane teve uma grande influência em mim. Tratava-me como um filho, encorajava-me, dava-me conselhos e acompanhava-me para fazer finalizações e para melhorar. Foi muito bom para mim”.