
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Apesar de Pavlidis ter acabado como o homem do jogo, Aktürkoglu foi, sem dúvida, uma das grandes figuras do Benfica na deslocação ao Dragão. O extremo turco esteve em destaque pela influência direta nas ações ofensivas dos encarnados e, além disso, entregou um golo ao avançado grego, para este inaugurar o marcador, e atirou uma bola ao poste antes de deixar Pavlidis isolado, numa jogada que também terminou com a bola a embater no ferro.
Este excelente desempenho surge após uma fase menos produtiva da época, na qual Aktürkoglu esteve longe do seu habitual rendimento e chegou a levar a Direção a ponderar o seu futuro. Depois de começar em alta rotação, com nove golos e três assistências nas primeiras nove partidas ao serviço do Benfica, passou por um período complicado, em que ficou 17 jogos sem conseguir marcar. Contudo, nas últimas semanas, o extremo de 26 anos parece ter reencontrado a sua melhor forma e até já igualou o registo da época passada, quando atuava pelo Galatasaray, com 23 participações diretas em golos.
Com ainda oito encontros garantidos para disputar nesta temporada, aos quais se poderão somar a final da Taça de Portugal, caso o Benfica ultrapasse o Tirsense, e ainda a participação no Mundial de Clubes, Aktürkoglu está perto de atingir o melhor registo pessoal da sua carreira, o que, a avaliar pelas últimas partidas, é muito provável que aconteça.
Frente ao Porto, o jogador turco destacou-se pela criação de três ocasiões claras de golo, três remates perigosos e eficácia no passe, com nove entregas corretas no último terço. Defensivamente, também realizou uma boa exibição, com quatro importantes desarmes em carrinho que ajudaram a impedir problemas maiores para o conjunto orientado por Bruno Lage.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu – atualmente com um valor de mercado fixado nos 25 milhões de euros – marcou presença em 42 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O extremo das águias leva 14 golos e 10 assistências nos 2.699 minutos em campo com o Manto Sagrado.
Treinador das águias deve promover alterações ao onze inicial na partida diante do Tirsense, para a Taça de Portugal, mas sem comprometer as aspirações
|
Samuel Soares deverá ser o escolhido de Bruno Lage para defender a baliza do Benfica esta quarta-feira, dia 9 de abril, frente ao Tirsense, no jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, segundo informação divulgada pelo jornal 'A Bola'.
O jovem guarda-redes, de 22 anos, tem sido aposta regular na prova rainha e a segurança que tem demonstrando ter entre os postes, com apenas um golo sofrido em três partidas disputadas, continua a merecer a soma de mais alguns minutos, relegando assim Trubin - que esteve em grande na última partida - para a condição de suplente.
As alterações ao onze inicial em relação ao jogo com o Porto, no último domingo, não devem ficar-se pela baliza e Bruno Lage poderá promover mais novidades. Tudo indica que uma delas seja a inclusão de Samuel Dahl no onze inicial, enquanto que Aursnes e Kokçu deverão ter direito a algum descanso, recorrendo, possivelmente, a Leandro Barreiro no meio-campo.
Na frente de ataque, jogadores como Amdouni, Schjelderup, Bruma e Belotti são fortes candidatos a regressarem à titularidade, numa partida em que o Benfica reconhece a importância de gerir esforços sem comprometer a seriedade e o respeito pelo adversário. O Tirsense, do Campeonato de Portugal, merece total consideração por parte das águias, sobretudo pelo feito notável de alcançar as meias-finais da competição.
O embate entre Benfica e Tirsense realiza-se em Barcelos, casa emprestada da equipa de Santo Tirso. A bola começa a rolar a partir das 20h45 e a segunda mão, vale lembrar, está agendada para o próximo dia 23, no Estádio da Luz, pelas 16.
Anúncio foi feito pelo Clube da Luz, através de um comunicado divulgado na noite desta segunda-feira, e afastamento dos relvados já foi estimado
|
Lúcia Alves enfrenta uma nova fase difícil na carreira após ter sido submetida a uma cirurgia ao joelho direito, motivada por uma lesão condral sofrida no final de março. A lateral do Benfica, de 27 anos, está longe dos relvados desde o final do mês de março, altura em que jogou e marcou contra o Sporting, e deverá agora ficar afastada durante cerca de seis semana.
Segundo informações divulgadas pelo Cube da Luz, a intervenção cirúrgica decorreu sem complicações, mas, ainda assim, a atleta deverá falhar várias partidas importantes na reta final da época, representando assim uma baixa significativa para o conjunto orientado por Filipa Patão que, recorde-se, é líder do campeonato nacional, com 53 pontos, mais oito do que o Sporting, segundo classificado.
Esta não é a primeira lesão grave que Lúcia Alves enfrenta recentemente, uma vez que, na temporada passada, esteve cerca de seis meses afastada dos relvados devido a uma lesão grave no joelho esquerdo, sofrida em junho. Após uma recuperação demorada, regressou à competição em dezembro e voltou a assumir um papel importante na equipa.
Esta nova lesão impediu a jogadora do Benfica de integrar a última convocatória da seleção nacional feminina, na preparação para os dois jogos contra Espanha, a contar para a fase de grupos da Liga das Nações de futebol feminino. O treinador Francisco Neto optou assim por convocar Nádia Gomes, do Chicago Stars, para substituir a internacional portuguesa.
Lúcia Alves tem contrato válido com o Benfica até junho de 2026 e, esta temporada, já soma 16 partidas realizadas: oito no campeonato nacional, duas na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e mais duas na Liga das Nações, ao serviço de Portugal. Ao todo, conta com um golo marcado e duas assistências, sendo esta a sua sexta temporada a jogar de águia ao peito.
Veja, abaixo, o comunicado do Benfica:
Grego foi fundamental no Clássico de domingo, 6 de abril, e encantou os Benfiquistas. Com três golos aos dragões, o camisola 14 segue em grande plano
|
No passado domingo, o universo Benfiquista fez a festa depois de um triunfo categórico do Benfica no Clássico, contra o Porto, por uns expressivos 4-1. No rescaldo da goleada histórica, o Glorioso 1904 esteve à conversa com Tiago Godinho, conhecido adepto encarnado, para perceber como foram as emoções do duelo que decorreu no Estádio do Dragão. Além disso, o comentador deixou palavras de apreço ao herói da partida, Vangelis Pavlidis.
"Qualidade’", foi o adjetivo utilizado por Tiago Godinho para descrever a exibição do Benfica. Em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, o conhecido Benfiquista não escondeu a felicidade perante um triunfo histórico frente aos azuis e brancos: “Foi uma exibição de qualidade do Sport Lisboa e Benfica, fazendo o que raramente na nossa história conseguimos: marcar quatro golos na condição de visitante no Porto”.
No entanto, no ponto de vista do adepto das águias, houve momentos do jogo que a equipa esteve menos bem, contudo, soube dar a volta. “Na primeira parte tivemos menos controlo do jogo do que podíamos ter tido, e alguns erros individuais podiam ter tido consequências piores, a verdade é que a 2 ª parte é totalmente controlada pelo Sport Lisboa e Benfica e que com mais uma eficácia e o resultado podia perfeitamente ter assumido números bem maiores. Missão cumprida, que venha agora o Tirsense”, relembrou ao Glorioso 1904.
Tiago Godinho - Missão cumprida, que venha agora o Tirsense
Numa partida que irá ficar eternamente na História do Clube da Luz, há um nome que está diretamente ligado, Vangelis Pavlidis. Com três golos apontados, o grego ‘caçou’ o dragão e Tiago Godinho, em conversa com o nosso Jornal, mostrou-se rendido ao camisola 14: “Além dos três golos, fez aquilo que é o seu habitual, trabalhar imenso para a equipa, tanto sendo o 1 º homem a defender como depois a criar as condições necessárias para abrir espaço para os colegas aproveitarem da melhor forma, sem dúvida a melhor contratação da temporada 2024/25”.
Tiago Godinho - Sem dúvida a melhor contratação da temporada 2024/25
No entanto, perante uma exibição de qualidade, o Benfiquista contou ao Glorioso 1904 que houve mais destaques no Clássico: “Destaco Akturkoglu, tanto a atacar como a ser essencial a defender, Otamendi que liderou a equipa, Carreras com mais uma portentosa exibição e naturalmente Aursnes que pareceu estar sempre em todo o lado”. Porém, salientou o coletivo. “Apesar dos destaques individuais uma excelente demonstração de solidariedade coletiva numa fantástica vitória”, revelou ao nosso Jornal.
Tiago Godinho - Uma excelente demonstração de solidariedade coletiva
Com o devido destaque aos jogadores, o comentador do Glorioso 1904 não se esqueceu de Bruno Lage, a mente por detrás do triunfo. Para o adepto, o setubalense tem todo o mérito: “Bruno Lage está de parabéns pela forma como preparou este jogo, vencer na mesma época dois jogos contra o Futebol Clube do Porto com um parcial final de 8-2, certamente que não é só felicidade, mas sim competência na análise do adversário, na estratégia montada para cada um dos jogos e por a transmitir da melhor forma aos atletas que no final do dia são quem a executa”.
Um dos aspectos que criou maior apreensão foi a substituição de Tomás Araújo. Para Tiago Godinho, é uma situação complicada, mas o mesmo acredita que o camisola 44 não está acabado. “Já percebemos que o Tomás [Araújo] está a ser gerido, é preocupante como é evidente, mas acredito que vai ser possível gerir o Tomás até ao final da época e que para a época 2025/26 seja finalmente possível ter uma alternativa a Bah que não chega desde agosto de 2023”, observou.
Tiago Godinho - Para a época 2025/26 seja finalmente possível ter uma alternativa a Bah
Uma vez que o comentador do nosso Jornal marcou presença no Estádio da Dragão, o Glorioso 1904 perguntou sobre o ambiente que se viveu. Perante a questão, o adepto mostrou-se rendido ao apoio dos Benfiquistas: “A massa associativa do Sport Lisboa e Benfica nunca desilude, se no ano passado a perder por 5 cantávamos no estádio: “Eu Amo o Sport Lisboa e Benfica”, naturalmente que ontem do 1.º ao último minuto do jogo com o resultado e a exibição da equipa a festa foi total e no estádio só se ouvia apoio ao Sport Lisboa e Benfica”.
Tiago Godinho - A massa associativa do Sport Lisboa e Benfica nunca desilude
Por fim, para o que resta da temporada, o Benfiquista recorreu às palavras do técnico do Benfica. “Bruno Lage no final da partida disse e bem que vencemos só 3 pontos, e é esta a realidade, ontem foi um jogo mais fácil que o anterior contra o Farense, portanto encarar todos os jogos com o mesmo foco e competência, começando já na quarta-feira vencendo o Tirsense, se possível deixando já o apuramento para a final, praticamente selado”, apontou Tiago Godinho, em exclusivo ao Glorioso 1904.