
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O sorteio da Taça de Portugal realizado esta segunda-feira ditou o embate entre o Varzim e o Benfica, na Póvoa do Varzim, a disputar-se no dia 10 de janeiro de 2023. O jogo trás à memória a partida que originou uma das mais famosas frases do futebol nacional. Numa antevisão realizada pelo jornal ‘Record’ ao jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal entre Varzim e Benfica, foi recordado o momento em que surgiu a famosa frase de Luís Filipe Vieira “Deixem jogar o Mantorras”, proferida no final do jogo da época 2001/02, após um empate a duas bolas na casa do Varzim. Esta frase referia-se ao facto de Mantorras não ter conseguido jogar em condições devido ao ex-defesa central do Varzim, Alexandre, ter conseguido anular os pontos fortes do avançado dos encarnados, que ficou em branco na lista de marcadores desse jogo. Pedro Mantorras foi jogador do Benfica da época 2001/02 até à temporada 2010/11. Nesse período, o avançado internacional pela Seleção de Angola, disputou 118 jogos pelas águias, apontando 30 golos e ainda servindo os seus colegas em cinco ocasiões.
Fotografia de Benfica
Camisola 11 dos vermelhos e brancos termina o seu vínculo com os vermelhos e brancos no próximo verão, podendo sair a custo zero
|
Ángel Di María volta a estar em destaque. Desta vez o camisola 11 do Benfica foi recordado por Crespo, antigo internacional argentino, que em entrevista à Renascença, recordou o dia em que reencontrou Rui Costa, de quem foi colega de equipa no AC Milan, tendo falado sobre o talento do compatriota.
Crespo - Disseram-me que parte tudo, fiz tudo para trazê-lo para cá
"Tenho uma história com o Rui Costa por causa do Di María. O Rui estava no primeiro ano como diretor desportivo e íamos jogar um Benfica-Inter para a Eusébio Cup. Encontrei-me com o Rui e ele disse-me: “Fui buscar um miúdo que joga no Rosário Central, disseram-me que parte tudo, fiz tudo para trazê-lo para cá", começou por dizer Crespo, em entrevista à Renascença, esta quarta-feira.
"O que me dizes dele, como é que ele é?”. Estava a falar-me do Di María e eu disse-lhe “nos teus primeiros passos [como dirigente], fizeste a melhor contratação dos últimos anos”, disse-lhe, “porque foste buscar um jogador especial”. Eu conheci o Di María porque, quando preparávamos a Copa América de 2007, ele veio como sparring", acrescentou ainda o agora treinador.
Vale recordar que Di María tem estado em destaque nos últimos dias. Numa altura em que está em final de contrato com o Benfica, o camisola 11 dos encarnados, que tem sido escolha habitual de Bruno Lage, está na lista de compras do Inter Miami que pondera avançar para a sua contratação, de modo a atacar o Mundial de Clubes que se realiza no próximo verão.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 36 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.389 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez oito assistências.
Futebolista deve mudar de ares no próximo verão e Rui Costa já faz contas aos milhões que os vermelhos e brancos podem encaixar com o atleta
|
O futuro de Gedson Fernandes pode conhecer desenvolvimentos no próximo verão e o Benfica já 'esfrega as mãos' face a um possível encaixe financeiro. Isto porque o Besiktas equaciona 'despachar' o campeão pelas águias, sendo que o centrocampista pode vir a juntar-se a Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita.
Apesar de ser um dos principais atletas no emblema turco, os responsáveis turcos consideram que Gedson Fernandes pode ter 'guia de marcha' na próxima temporada. Segundo dá conta o 'Sports Digitale', o Besiktas está disposto a avaliar propostas pelo médio formado no Benfica, isto numa altura em que o mercado russo e o saudita estão atentos à situação.
Esta novidade sobre o futuro de Gedson Fernandes pode acabar por fazer sorrir Rui Costa, uma vez que os cofres do Benfica podem receber um novo encaixe financeiro. Após a saída do médio para o Besiktas, os responsáveis encarnados reservaram direito a 50% de uma futura venda do campeão pelas águias, montante esse que pode chegar caso se confirme a mudança na próxima temporada.
Vale recordar que nos últimos dias, o Besiktas tentou sentar-se à mesa com Rui Costa, de modo a garantir o total do passe do futebolista. Segundo a informação partilhada na imprensa turca, as águias negras tentaram oferecer 10 milhões para assegurar os 50% a que o Benfica tem direito, porém o montante não foi de acordo com as pretensões do Presidente do Clube da Luz que recusou a oferta.
Esta temporada, ao serviço do Besiktas, Gedson Fernandes – atualmente com um valor de mercado nos 17 milhões de euros – leva 43 encontros pelo emblema turco: 28 no campeonato nacional, 10 na Liga Europa, quatro na Taça da Turquia e um na Supertaça. Nos 3.683 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Benfica marcou 10 golos e fez duas assistências.
Presidente do Clube da Luz quer contar com o futebolista na próxima temporada, tendo já delineado um estratagema para garantir futebolista
|
Rui Costa continua atento a possíveis regressos ao Benfica na próxima temporada. Depois de Bernardo Silva, o Presidente do Clube da Luz está agora de mira apontada a João Félix e, de acordo, com a informação mais recente, o Maestro já tem um plano para conseguir garantir o internacional português.
Apesar de estar cedido pelo Chelsea ao AC Milan, ao dia de hoje, é pouco provável que o conjunto transalpino avance em definitivo para a contratação de João Félix. Dessa forma, o jovem formado no Benfica tem 'guia de marcha' da turma de Sérgio Conceição, tendo em vista um regresso a Inglaterra, embora a sua continuidade nos blues também não esteja garantida. Face a estas condicionantes, Rui Costa pode entrar em ação, de modo a persuadir o futebolista a voltar a Portugal.
Segundo adianta o diário Record, o Presidente do Clube da Luz já definiu que vai negociar primeiro com João Félix, de modo a garantir que este aceite a mudança para o Benfica na próxima temporada. Após ter o 'ok' do internacional português, Rui Costa irá sentar-se à mesa com os responsáveis do Chelsea para conseguir chegar a acordo por um empréstimo do jovem formado no Seixal.
Vale recordar que João Félix não é o único regresso que Rui Costa está a planear no próximo verão. Além do avançado, o Presidente do Clube da Luz está atento à situação de Bernardo Silva no Manchester City, futebolista que agrada à estrutura das águias, para reforçar o meio-campo da turma de Bruno Lage.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – atualmente avaliado em 25 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências. Já no AC Milan - que reforçou no inverno - o internacional português formado no Benfica conta com 13 jogos, onde, em 712 minutos, regista um golo.