Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Clube

Eleições Benfica | Frases fortes de João Noronha Lopes no debate contra Rui Costa

Candidato marcou presença no debate que visa liderança do Clube da Luz, que vai a votos no próximo sábado, 8 de novembro, na segunda volta

Na noite desta quinta-feira, João Noronha Lopes debateu com Rui Costa antes das eleições à Presidência do Benfica
Na noite desta quinta-feira, João Noronha Lopes debateu com Rui Costa antes das eleições à Presidência do Benfica

06 Nov 2025 | 23:11 |

Icon Comentário0

João Noronha Lopes marcou presença no debate presidencial, onde defrontou o atua Líder do Benfica, Rui Costa. Numa troca de palavras por vezes tensa e com troca de acusações, confira então as principais declarações do cabeça de lista 'Benfic Acima de Tudo'.


O que considera um bom mandato desportivo?


"Saúdo Rui Costa e todos os benfiquistas. Espero que este debate seja esclarecedor. Estou aqui a representar aqueles que não se contentam com um Benfica que sabe a pouco. Os benfiquistas têm de perguntar se este Benfica chega depois de gastarmos 400 M€ em jogadores. 700 M€ em vendas, ganhámos um campeonato, uma Taça, estamos mais próximos dos títulos do Sp. Braga do que do Sporting e do FC Porto. A mim não me chega. Não sei se o Rui Costa tem netos que é mais novo do que eu. Estou farto de explicar aos meus netos por que não ganhamos, porque perdemos todos os dias, porque vê o avô triste quando chega a casa. Vejo um Benfica resignado, que ganha pouco e que procura sempre desculpas. Ontem foi mais uma noite mal dormida. Estamos no último lugar da Champions. Há 12 jogos que não ganhamos em casa na Champions. O que se passou ontem é responsabilidade de toda a gente menos do presidente sempre. O menos responsável é José Mourinho. Motivou a equipa. Quem é o responsável disto, Rui? Quem é o responsável por haver 5 treinadores em 4 anos? Quem é o responsável por continuarmos a não ganhar aos nossos adversários diretos? O responsável está aqui à minha frente. O responsável é Rui Costa. O que nos surpreende mais é que depois de gastarmos 130 M€ em reforços é que já estamos a falar dos reforços de janeiro. Houve mais uma vez uma má gestão desportiva e o responsável está aqui à minha frente.".


O investimento de 100 M€ por época é para manter?

"O Benfica não tem de gastar menos, tem é de gastar melhor. Está a gastar pior do que devia gastar. Todos dizemos que o Benfica tem de ganhar mais do que os outros. Rui Costa já provou que não sabe ganhar. Eu tenho um projeto para vencer. Acabamos de gastar 130 M€ e vamos ao mercado, prova mais uma vez que o investimento foi mal feito. O maior legado desportivo do seu mandato é o bicampeonato do Sporting.".


"Relativamente à minha equipa, há uma diferença entre a minha e a de Rui Costa. Parece que Rui Costa já leu o meu programa. Rui Costa é um homem do futebol que, supostamente, sabe tudo de futebol. Se um homem do futebol ganha um campeonato em 4, precisamos de outros homens do futebol. A minha equipa sabe o que vai fazer, conhecem os cantos à casa.".

"Dou dois exemplos. O Nuno Gomes sempre foi administrador para a SAD. Ouvimos Humberto Coelho, por quem tenho muita estima e consideração, a dizer que ia ser vice-presidente para as relações com o balneário. Agora é para as relações institucionais. Quem não sabe aquilo que faz são as pessoas da lista de Rui Costa. O Rui Costa tem grande dificuldade em admitir as suas responsabilidades, entre o que fez e o que não fez. O Rui Costa disse que tinha pegado num plantel envelhecido, com jogadores a mais. Portanto, que tinha limpado a casa. Pergunto a Rui Costa quem era o vice-presidente para o futebol que pôs lá esse plantel envelhecido. Quem era? Há uma contradição. Nestas eleições, só tem uma preocupação. Fazer-se de vítima e esquecido. Não sei o que ele fez lá dentro. Esteve lá 13 anos. O que esteve ele a fazer? Quer fazer os benfiquistas esquecer-se das suas responsabilidades. Rui Costa disse que estava impreparado para ser presidente do Benfica. Até percebo que para alguém que seja do futebol, não esteja preparado para gerir o clube. Alguém do futebol que esteve lá 13 anos em cargos de topo, um deles como vice-presidente para o futebol. Esteve lá 13 anos. Chega ao Benfica e não ganha nada. Explique aos benfiquistas o que esteve a fazer. O Rui Costa esteve lá 13 anos como responsável para o futebol. Não aprendeu a ganhar.".

Futebol Feminino

"O futebol feminino vai ficar dentro da SAD. Há 3 coisas a dizer. Chegámos aos quartos-de-final da Champions. Depois houve um desinvestimento. Temos de criar um departamento de scouting e criar melhores condições. Os escritórios não podem estar em contentores e as jogadores não se podem equipar em 2 balneários diferentes. Temos de investir nas infraestruturas e investir no scouting, que é uma área que não existe. O seu diretor para o futebol feminino é o Fernando Tavares?".

Bilhética em jogos fora

"Ainda ontem tivemos um bom exemplo do que não deve ser a bilhética. Os bilhetes mais baratos eram de 35 euros e queixamo-nos que temos 10 mil lugares sem ocupação. Vou criar um portal da bilhética. Não é fácil de resolver. A procura é maior do que a oferta. Proponho um sistema que seja mais transparente e mais funcional para que as pessoas não fiquem penduradas nos telemóveis duas ou três horas. É importante criar um lote de bilhetes para os benfiquistas que vivem perto das cidades onde o Benfica vai jogar. E fazer com que o critério possa ser rotativo. É um problema de que tem de ser resolvido. Mais transparência e funcionalidade vamos ter.".

"Queria dizer uma palavra sobre os Red Pass. Não podem ser os sócios a pagar os erros de gestão. Proponho o congelamento dos preços. Não é uma medida irresponsável. Se aumentarmos 2% ao ano, isto traz-nos cerca de 1,3 M€, que é 0,5% das receitas totais. Não é a aumentar o preço que vamos resolver os problemas nem podem ser os sócios a pagar. Há uma lista de espera de 20 mil lugares. Se for por aí, o Benfica torna-se um clube de elite. Congelar o preço e ir buscar às receitas comerciais que podem vir do lado das empresas, com flexibilidade, e criar receitas ao nível de conteúdos digitais, merchandising. Espero que tenhamos oportunidade para falar disso. Os sócios não podem suportar estes aumentos.".

Casas do Benfica

"Uma das coisas que ouço nas Casas é o ponto dos preços que se cobra aos nossos adeptos. 55 euros na bancada central e o adepto obrigado a vestir a camisola. Se fosse presidente do Benfica não tinha uma discussão fofinha com a Liga. Este problema tem de ser resolvido. Não me venham dizer que o problema se resolve com a centralização quando os adeptos têm de despir a camisola em plena bancada central. O Benfica tem de ser firme a defender os seus adeptos. Teria uma reunião com Pedro Proença. Tenho andado muito pelas Casas. Já fui a mais Casas nos últimos 4 meses do que Rui Costa em 4 anos. As pessoas dizem que se sentem abandonadas pelo clube. Há muitas Casas fechadas.".

Relatórios e Contas

"Rui Costa vive numa realidade paralela na questão das contas. O problema começa com Rui Costa não conseguir reter pessoas no departamento financeiro. Houve 4 pessoas a tratar das finanças: Soares de Oliveira, Luís Mendes, Jaime Antunes e agora Nuno Catarino. Quando se muda de diretores financeiros como se muda de treinador, os resultados não aparecem. Em 2021, Rui Costa disse que Vieira e o seu projeto eram de topo. Em 2025, disse que teve de reerguer o clube. Mas reerguer de quê? O Rui Costa tem mais contradições neste debate do que títulos de campeão.".

Direitos televisivos

"O dinheiro do Benfica deve servir para ganhar títulos. O dinheiro tem sido mal gasto. A única coisa estável no Benfica são as derrotas. Em relação aos direitos televisivos, é fundamental que o Benfica aproveite a oportunidade para os próximos 2 anos. O facto de a direção ter deixado para a próxima direção é positivo. Vou encarregar-me pessoalmente de negociar com as entidades que tenham ofertas para o Benfica. Já me disseram que a TVI tem uma oferta, não sei se é verdade. Saberemos e poderá explicar algumas coisas. Mas o importante é ter o melhor contrato. Há que pensar além destes 2 anos. Esta direção foi embalada pelos 300 M€ de Proença, que era um número irrealista. Depois dos acontecimentos vergonhosos da final da Taça, salta fora. Passou do 8 para o 80.…".

Infraestruturas

"Não, vou ensinar-lhe a ser líder. No estádio, temos um projeto para aumentar a lotação para 83 mil lugares. Temos um projeto com uma das maiores construtoras de estádios do Mundo. Não apresentamos porque queremos alguma informação que só teremos quando chegarmos à presidência. Não vou apresentar isto ao Presidente da Câmara, mas sim aos sócios. Não será de 200 M€ como o Benfica District, que é ridículo. O Benfica não precisa de betão nem shoppings. Precisa da Casa do Sócio, aumento do estádio, melhorá-lo, vemos as condições do estádio. Modernizar os pavilhões e as piscinas. Sempre soube estabelecer prioridades. Não podemos querer um Benfica District, uma casa das modalidades. É fácil prometer. Temos de ser realistas. O Benfica tem de fazer aquilo que pode fazer de acordo com as condições financeiras".

Mensagem Final

"Rui Costa só tem uma estratégia, que é fazer-se de vítima. Quero dirigir-me aos benfiquistas. Caros benfiquistas, não estamos a votar num jogador que todos admiravam. Estamos a eleger quem está mais preparado para ser presidente. Estamos a escolher entre quem não fez e quem pode fazer. Estamos a escolher entre passado e futuro. A escolha é simples. Se querem um Benfica que ganha 1 campeonato em 4, pior financeiramente do que há 4 anos, um Benfica que se ajoelha perante os adversários e que tem medo de Proença, não votem em mim. Se querem um Benfica ganhador e respeitado, que não gasta 130 M€ para ter 0 pontos na Champions, que tem a firmeza para enfrentar os adversários, que se faz grande na Europa, um Benfica que é à Benfica, votem na Lista F. Tenho a equipa e o projeto certo. Tenho a coragem para defender o Benfica. Peço-vos humildemente o vosso voto. Não por mim, mas pelo Benfica que amamos. O Benfica não aguenta mais 4 anos assim. Como disse Cosme Damião, não sou benfiquista de coração porque este um dia pára. Sou um benfiquista de alma porque esta é eterna.".


Clube

CMVM detalha nega do Benfica a venda de ações da SAD

Comissão divulgou novas informações relativas a tentativa de aquisição de 16,38% da SAD benfiquista por grupo norte-americano

CMVM detalha processo da tentativa de compra de 16,38% da SAD do Benfica por parte de grupo norte-americano
CMVM detalha processo da tentativa de compra de 16,38% da SAD do Benfica por parte de grupo norte-americano

18 Jun 2026 | 11:28 |

Icon Comentário0

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) divulgou esta quarta-feira nova informação relativa ao processo de tentativa de alienação de 16,38% do capital da Benfica SAD, detido pelo acionista José António dos Santos.


Segundo a informação tornada pública, a sociedade desportiva encarnada foi notificada da não concretização da venda das ações, numa operação que acabou por não avançar após a recusa do clube em aceitar o negócio, alegadamente devido a interesses do comprador noutro emblema desportivo.


No comunicado enviado, a Benfica SAD esclarece ter recebido a participação qualificada de José António dos Santos e do Grupo Valouro, na qual é confirmada a não concretização da transmissão de 3.767.400 ações da categoria B, correspondentes a 16,38% do capital social e dos direitos de voto da sociedade. De acordo com o documento, a operação previa a venda das ações detidas por José António dos Santos e pelo Grupo Valouro, mas acabou por não se realizar.


O comunicado explica que a entidade compradora, ENTREPRENEUR EQUITY PARTNERS SPV V, LLC, informou que não se verificou a condição precedente relativa à aprovação prévia da operação pela assembleia geral da Benfica SAD.

Dessa forma, e nos termos do contrato estabelecido, a aquisição das ações não se concretiza, não havendo lugar à transferência das participações anteriormente anunciadas. Com o incumprimento da condição exigida, a tentativa de aquisição fica sem efeito, mantendo-se inalterada a estrutura acionista da Benfica SAD neste processo.



Clube

Benfica diz "não" a fundo norte-americano e revela motivo

Encarnados lançaram comunicado onde confirmam que a venda de 16,38% da SAD por parte de João António dos Santos para fundo Americano foi bloqueada

Benfica confirma em comunicado que chumbou a venda de 16,38% das ações pertencentes ao Rei dos Frangos a fundo americano
Benfica confirma em comunicado que chumbou a venda de 16,38% das ações pertencentes ao Rei dos Frangos a fundo americano

17 Jun 2026 | 11:37 |

Icon Comentário0

O Benfica confirmou que não avançará com a entrada do fundo norte-americano Entrepreneurial Equity Partners (EEP) no capital da SAD encarnada. A decisão foi anunciada através de um comunicado oficial, no qual o Clube da Luz esclarece os motivos que levaram ao fim das negociações relativas à aquisição da participação de 16,38% detida por José António dos Santos, empresário conhecido como o "Rei dos Frangos".


Segundo a nota divulgada pelos encarnados, durante o período previsto no pré-acordo celebrado entre o EEP, o Grupo Valouro e José António dos Santos, decorreram várias reuniões e trocas de informação entre as partes. No entanto, a análise ao projeto de crescimento do fundo norte-americano levou à conclusão de que poderiam existir incompatibilidades com os princípios estatutários da Benfica SAD.


De acordo com o Benfica, o facto de o EEP pretender investir em participações minoritárias noutros clubes europeus poderia colidir com normas de não concorrência previstas nos Estatutos da sociedade encarnada. Face a esse enquadramento, Benfica e EEP chegaram a um entendimento comum para não prosseguir com a operação. “Para proteção da Benfica SAD e também do EEP, foi consensual a decisão de não entrar no capital da Benfica SAD”, pode ler-se no comunicado divulgado pelos encarnados.


Apesar deste desfecho, José António dos Santos mantém a intenção de alienar a sua participação na SAD benfiquista. Em declarações ao Negócios, o empresário mostrou-se tranquilo relativamente ao futuro da operação e acredita que continuarão a surgir interessados na aquisição das ações.

Não tenho dúvidas nenhumas de que há mais pessoas interessadas”, afirmou o empresário, pouco depois de ter sido conhecida a decisão que inviabilizou a entrada do fundo norte-americano. Assim, a participação de 16,38% detida por José António dos Santos permanece disponível no mercado, mantendo-se em aberto a possibilidade de surgirem novos investidores interessados numa posição relevante no capital da Benfica SAD.




Clube

Benfica impede entrada de fundo norte-americano na SAD; Saiba porquê

Operação tinha sido acordada entre todas as partes, mas acabou por ser esbarrada na oposição da estrutura do emblema encarnado

Benfica decidiu impedir a venda da participação de 16,38% ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner
Benfica decidiu impedir a venda da participação de 16,38% ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner

16 Jun 2026 | 15:43 |

Icon Comentário0

O Benfica decidiu impedir a venda da participação de 16,38% da SAD detida por José António dos Santos, empresário conhecido como "Rei dos Frangos", ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner. A operação tinha sido acordada entre as partes, mas acabou por esbarrar na oposição da estrutura encarnada.


Segundo informações avançadas pela Bloomberg, o Clube da Luz justificou a decisão com uma cláusula dos estatutos relacionada com situações de concorrência e potenciais conflitos de interesse. Em causa está o facto de o fundo liderado por Tim Leiweke ter investimentos noutras sociedades desportivas europeias.


A principal preocupação do Benfica prende-se com a ligação do grupo ao Venezia, clube italiano do qual o fundo é o principal acionista. Na ótica dos responsáveis encarnados, essa relação inviabiliza a entrada do investidor no capital da SAD benfiquista.


O acordo para a aquisição da posição de José António dos Santos tinha sido tornado público em abril e, segundo informações conhecidas, o valor da transação rondava os 12 euros por ação. A decisão de bloquear o negócio já terá sido comunicada tanto aos representantes do fundo norte-americano como ao empresário português. Também Fernando Tavares se havia pronunciado sobre o tema.

Esta não é a primeira vez que o Benfica recorre aos seus estatutos para impedir a entrada de investidores estrangeiros na SAD. Em 2021, os encarnados já tinham utilizado um mecanismo semelhante para travar a entrada de John Textor no capital da sociedade. Ainda assim, a Bloomberg refere que as partes poderão continuar a dialogar, uma vez que o fundo norte-americano não pretende assumir qualquer papel na gestão da SAD, o que deixa margem para novas negociações.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Costa fala aos adeptos e prepara novo ataque ao futuro do Benfica
Clube

Rui Costa fala aos adeptos e prepara novo ataque ao futuro do Benfica

16 Jun 2026 | 11:30

Icon Comentário0
Benfica District atrai investidores norte-americanos e agita estrutura da SAD
Clube

Benfica District atrai investidores norte-americanos e agita estrutura da SAD

12 Jun 2026 | 16:19

Icon Comentário0
Rui Costa quebra silêncio e vai falar de Mourinho e Marco Silva aos adeptos do Benfica
Clube

Rui Costa quebra silêncio e vai falar de Mourinho e Marco Silva aos adeptos do Benfica

11 Jun 2026 | 09:31

Icon Comentário0