Clube
Benfica District atrai investidores norte-americanos e agita estrutura da SAD
12 Jun 2026 | 16:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
06 Nov 2025 | 20:08 |
23h04 - Termina o debate!
23h04 - Mensagem de Rui Costa: "A mensagem final é muito simples. Desde já peço desculpa por este debate porque isto não foi nada. Foi algo que não dignificou o clube e lamento por isso. Quisemos um registo, talvez por ser a última cartada, quisemos um registo desta dimensão. Lamento profundamente que os sócios tenham assistido a um debate desta maneira. Eu assumo as minhas responsabilidade. O João só tem a bola mágica para resolver os problemas todos. A situação é muito simples. Nunca me vou impor aos sócios do Benfica. Serei presidente do Benfica se os sócios assim o entenderem porque foi assim que sempre servi o meu clube. Sempre à disposição do meu clube, nunca virei a cara ao meu clube. E estarei sempre à disposição do meu clube. Os únicos dois apelos que faço, além naturalmente de votarem na lista G, é que bata o recorde outra vez. Que mostremos novamente ao mundo a nossa dimensão. Está cá o Guinness para comprovar isso. Acima de tudo, que o voto eleitoral de sábado decorra como há 15 dias, com a maior dignidade e democracia onde nada se passou. Não vou estar aqui a ler textos. O pedido de ser presidente não se impõe. Temos de nos meter à disposição dos sócios. É isso que farei sempre, meter-me à disposição dos sócios do Benfica".
22h45 - Mensagem final de João Noronha Lopes: "Rui Costa só tem uma estratégia, que é fazer-se de vítima. Quero dirigir-me aos benfiquistas. Caros benfiquistas, não estamos a votar num jogador que todos admiravam. Estamos a eleger quem está mais preparado para ser presidente. Estamos a escolher entre quem não fez e quem pode fazer. Estamos a escolher entre passado e futuro. A escolha é simples. Se querem um Benfica que ganha 1 campeonato em 4, pior financeiramente do que há 4 anos, um Benfica que se ajoelha perante os adversários e que tem medo de Proença, não votem em mim. Se querem um Benfica ganhador e respeitado, que não gasta 130 M€ para ter 0 pontos na Champions, que tem a firmeza para enfrentar os adversários, que se faz grande na Europa, um Benfica que é à Benfica, votem na Lista F. Tenho a equipa e o projeto certo. Tenho a coragem para defender o Benfica. Peço-vos humildemente o vosso voto. Não por mim, mas pelo Benfica que amamos. O Benfica não aguenta mais 4 anos assim. Como disse Cosme Damião, não sou benfiquista de coração porque este um dia pára. Sou um benfiquista de alma porque esta é eterna".
22h39 - Tempo das mensagens finais
22h36 - João Noronha Lopes: "Não podemos querer um Benfica District, uma casa das modalidades. É fácil prometer. Temos de ser realistas. O Benfica tem de fazer aquilo que pode fazer de acordo com as condições financeiras".
22h31 - Rui Costa: "Faz sentido até pelos Red Pass em espera. Há necessidade, temos o projeto para 80 mil. É uma necessidade extrema. Há mais de 15 mil Red Pass em espera. Se fizermos contas, mesmo o valor do Benfica District pode não chegar".
22h28 - Próximo tema: infraestruturas
22h24 - Rui Costa: "O Benfica ausentou-se quando entendeu, mas nunca ficando fora. O que está a fazer, quer ao governo quer às instituições, é mostrar que o que está em cima da mesa é uma mão cheia de nada. Não sendo cumpridas as promessas, o Benfica vai estar fora".
22h23 - João Noronha Lopes: "O dinheiro do Benfica deve servir para ganhar títulos. O dinheiro tem sido mal gasto. A única coisa estável no Benfica são as derrotas".
22h19 - Rui Costa: "O que temos e já garanti... Garantimos propostas superiores e ainda não estamos satisfeitos com elas. É dos dossiês mais prementes, sendo que já estamos salvaguardados com um valor mas queremos mais".
22h18 - Próximo tema: Direitos Televisivos
22h16 - Rui Costa: "Está aqui o bolo todo, virão jogadores de todo o lado. Ou nasceu petróleo ou não sei. Sabe perfeitamente que sabe que o Benfica está estável. Não venha com outras conversas. Como deve saber, o contrato da NOS tinha sido da direção antiga".
22h10 - João Noronha Lopes: "Rui Costa vive numa realidade paralela na questão das contas. O problema começa com Rui Costa não conseguir reter pessoas no departamento financeiro. Houve 4 pessoas a tratar das finanças: Soares de Oliveira, Luís Mendes, Jaime Antunes e agora Nuno Catarino".
22h10 - Próximo tema: Relatórios e Contas
22h09 - Rui Costa: "Não vela a pena porque está neste registo... Para Noronha Lopes o Benfica está falido... só que não está e continua a ser o clube português com melhores condições financeiras, incomparavelmente. Os números são os números".
22h06 - João Noronha Lopes: "Uma das coisas que o presidente tem de fazer é ser firme na defesa dos interesses do Benfica. Quando o campo está inclinado, o presidente do Benfica tem de defender o Benfica. Houve um perdão fiscal de 100 M€ ao Sporting. Não vi o presidente do Benfica manifestar-se contra isso".
22h01 - João Noronha Lopes: "As modalidades fazem parte do associativismo. Ganhamos cerca de 30% dos títulos masculinos. Tivemos várias vitórias feminino. Futsal e hóquei devem ter ambições europeias. Ficámos muito contentes com o tetra no basquetebol".
21h58 - Rui Costa: "Tivemos a perda no voleibol, infelizmente. Recuperámos o futsal, volei feminino. Um bom mandato é aumentar estes números. No próximos mandato quero ter o título europeu em duas modalidades, futsal e hóquei".
21h58 - Próximo tema: Modalidades
21h55 - Rui Costa: "Chumbar um relatório de 30 M€? Posso passar os meus minutos a Noronha Lopes para falar. Faz-me muita confusão a resposta que me dá ao facto de ser chumbado 30 M€ positivos. O Mundial faz parte do nosso mérito".
21h55 - João Noronha Lopes: "Uma das coisas que também afastam os sócios é a forma como elas são preparadas. Tem havido incompetência na preparação e na forma como a informação é divulgada".
21h47 - Rui Costa: "Não podem ser mil, duas mil pessoas a decidirem o futuro do clube. Temos que ter AG's mais participadas. Olhando para os novos estatutos, tem obrigatoriamente que ser formato. Lembro que os estatutos do Benfica foram aprovados por dois por cento dos sócios".
21h45 - João Noronha Lopes: "Temos de criar condições para que haja maior participação em Assembleias Gerais. Já discuti com o meu presidente da Mesa da AG e, do ponto de vista legal, vamos tentar alargar a participação".
21h44 - João Noronha Lopes: "Uma das coisas que ouço nas Casas é o ponto dos preços que se cobra aos nossos adeptos. 55 euros na bancada central e o adepto obrigado a vestir a camisola".
21h42 - Rui Costa: "Continuam a ser as maiores embaixadas. Estar mais perto das casas e dar melhores condições... claramente. Fizemos o modelo 2.0 em Santarém e é um dos modelos que queremos usar, porque é funcional e dá grandeza".
21h41 - João Noronha Lopes: "Queria dizer uma palavra sobre os Red Pass. Não podem ser os sócios a pagar os erros de gestão. Proponho o congelamento dos preços. Não é uma medida irresponsável".
21h40 - Rui Costa: "É uma das maiores guerras, precisamente porque o adepto do Benfica paga o dobro para acompanhar a sua equipa no final da temporada. Não é uma batalha fácil porque muitos clubes fazem casa quando o Benfica vai lá. Até aqui usámos o critério da assiduidade".
21h39 - João Noronha Lopes: "A procura é maior do que a oferta. Proponho um sistema que seja mais transparente e mais funcional para que as pessoas não fiquem penduradas nos telemóveis duas ou três horas".
21h39 - P´roximo tema: Associativismo
21h38 - Rui Costa: "O futebol feminino passou para a SAD no nosso mandato. Criaram-se condições melhores. Perdemos duas jogadores de grande gabarito para a equipa, fruto do crescimento da equipa e da visibilidade destas duas jogadores. Não desinvestimos, bem pelo contrário".
21h33 - João Noronha Lopes: "O futebol feminino vai ficar dentro da SAD. Há 3 coisas a dizer. Chegámos aos quartos-de-final da Champions. Depois houve um desinvestimento".
21h28 - Próximo tema: Futebol Feminino
21h26 - João Noronha Lopes: "Dou dois exemplos. O Nuno Gomes sempre foi administrador para a SAD. Ouvimos Humberto Coelho, por quem tenho muita estima e consideração, a dizer que ia ser vice-presidente para as relações com o balneário".
21h24 - Rui Costa: "Foi preciso o debate a 6 para você perceber que não há vice para o futebol e depois disso apresentou o Nuno Gomes".
21h18 - João Noronha Lopes: "Relativamente à minha equipa, há uma diferença entre a minha e a de Rui Costa. Parece que Rui Costa já leu o meu programa. Rui Costa é um homem do futebol que, supostamente, sabe tudo de futebol"
21h14 - Rui Costa: "Eu não tenho varinha mágica. O João é que está a dizer que tem o projeto, mas não diz qual. Até agora não conseguiu responder a nada".
21h13 - João Noronha Lopes: "O Benfica não tem de gastar menos, tem é de gastar melhor. Está a gastar pior do que devia gastar. Todos dizemos que o Benfica tem de ganhar mais do que os outros. Rui Costa já provou que não sabe ganhar"
21h12 - Rui Costa: "É evidente que o Benfica não pode gastar todos os anos 100 M€. O plantel no futuro não precisa de grandes alterações. Vai haver anos em que não precisa de gastar tanto dinheiro".
21h12 - Rui Costa: "O que se pretende é que se ganhe mais do que os outros. Não temos bolas mágicas, mas temos obrigação. Foram 4 anos de reformulações. Obviamente que não foi um mandato com queríamos. Tenho um sonho que vou transportá-lo, que no mínimo é acabar o mandato com a quarta estrela".
21h07 - João Noronha Lopes: "Quem é o responsável por continuarmos a não ganhar aos nossos adversários diretos? O responsável está aqui à minha frente. O responsável é Rui Costa"
21h00 - Primeiro tema: Futebol Profissional
21h00 - Começa o debate. João Noronha Lopes tem a primeira palavra e Rui Costa terá a mensagem final.
21h00 - Vale a pena recordar que Rui Costa e João Noronha Lopes já tiveram um debate no final do mês de outubro, que foi conduzido pela SIC Notícias, CMTV, CNN Portugal e RTP Notícias.
21h00 - O debate terá início às 21h00, com transimissão em sinal aberto na BTV, onde o Gloriooso 1904 irá fazer um acompanhamento.
21h00 - Realiza-se hoje o debate da segunda volta eleitoral, que vai colocar frente a frente os dois candidatos à Presidência do Benfica: Rui Costa e João Noronha Lopes.
Encarnados lançaram comunicado onde confirmam que a venda de 16,38% da SAD por parte de João António dos Santos para fundo Americano foi bloqueada
17 Jun 2026 | 11:37 |
O Benfica confirmou que não avançará com a entrada do fundo norte-americano Entrepreneurial Equity Partners (EEP) no capital da SAD encarnada. A decisão foi anunciada através de um comunicado oficial, no qual o Clube da Luz esclarece os motivos que levaram ao fim das negociações relativas à aquisição da participação de 16,38% detida por José António dos Santos, empresário conhecido como o "Rei dos Frangos".
Segundo a nota divulgada pelos encarnados, durante o período previsto no pré-acordo celebrado entre o EEP, o Grupo Valouro e José António dos Santos, decorreram várias reuniões e trocas de informação entre as partes. No entanto, a análise ao projeto de crescimento do fundo norte-americano levou à conclusão de que poderiam existir incompatibilidades com os princípios estatutários da Benfica SAD.
De acordo com o Benfica, o facto de o EEP pretender investir em participações minoritárias noutros clubes europeus poderia colidir com normas de não concorrência previstas nos Estatutos da sociedade encarnada. Face a esse enquadramento, Benfica e EEP chegaram a um entendimento comum para não prosseguir com a operação. “Para proteção da Benfica SAD e também do EEP, foi consensual a decisão de não entrar no capital da Benfica SAD”, pode ler-se no comunicado divulgado pelos encarnados.
Apesar deste desfecho, José António dos Santos mantém a intenção de alienar a sua participação na SAD benfiquista. Em declarações ao Negócios, o empresário mostrou-se tranquilo relativamente ao futuro da operação e acredita que continuarão a surgir interessados na aquisição das ações.
“Não tenho dúvidas nenhumas de que há mais pessoas interessadas”, afirmou o empresário, pouco depois de ter sido conhecida a decisão que inviabilizou a entrada do fundo norte-americano. Assim, a participação de 16,38% detida por José António dos Santos permanece disponível no mercado, mantendo-se em aberto a possibilidade de surgirem novos investidores interessados numa posição relevante no capital da Benfica SAD.
Operação tinha sido acordada entre todas as partes, mas acabou por ser esbarrada na oposição da estrutura do emblema encarnado
16 Jun 2026 | 15:43 |
O Benfica decidiu impedir a venda da participação de 16,38% da SAD detida por José António dos Santos, empresário conhecido como "Rei dos Frangos", ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner. A operação tinha sido acordada entre as partes, mas acabou por esbarrar na oposição da estrutura encarnada.
Segundo informações avançadas pela Bloomberg, o Clube da Luz justificou a decisão com uma cláusula dos estatutos relacionada com situações de concorrência e potenciais conflitos de interesse. Em causa está o facto de o fundo liderado por Tim Leiweke ter investimentos noutras sociedades desportivas europeias.
A principal preocupação do Benfica prende-se com a ligação do grupo ao Venezia, clube italiano do qual o fundo é o principal acionista. Na ótica dos responsáveis encarnados, essa relação inviabiliza a entrada do investidor no capital da SAD benfiquista.
O acordo para a aquisição da posição de José António dos Santos tinha sido tornado público em abril e, segundo informações conhecidas, o valor da transação rondava os 12 euros por ação. A decisão de bloquear o negócio já terá sido comunicada tanto aos representantes do fundo norte-americano como ao empresário português. Também Fernando Tavares se havia pronunciado sobre o tema.
Esta não é a primeira vez que o Benfica recorre aos seus estatutos para impedir a entrada de investidores estrangeiros na SAD. Em 2021, os encarnados já tinham utilizado um mecanismo semelhante para travar a entrada de John Textor no capital da sociedade. Ainda assim, a Bloomberg refere que as partes poderão continuar a dialogar, uma vez que o fundo norte-americano não pretende assumir qualquer papel na gestão da SAD, o que deixa margem para novas negociações.
Apesar dos desafios financeiros e das mudanças em curso, a liderança encarnada garante que a ambição desportiva continuará a ser prioridade
16 Jun 2026 | 13:13 |
O Benfica prepara-se para entrar numa nova época com ambição renovada e Rui Costa fez questão de transmitir uma mensagem de confiança aos sócios. Na proposta de orçamento que será apreciada em Assembleia Geral no próximo dia 27 de junho, o presidente encarnado garante que o Clube continuará a investir para manter a competitividade desportiva.
O líder das águias sublinha que a Direção tem conseguido conciliar investimento no futebol e nas modalidades com rigor financeiro. O orçamento para 2026/27 prevê um resultado positivo de 8,4 milhões de euros, permitindo ao Clube cumprir os seus compromissos e continuar a reforçar os plantéis.
Rui Costa assegura que o objetivo passa por manter o Benfica na luta pelos títulos, destacando que o documento apresentado procura equilibrar eficiência na gestão com a ambição desportiva. O presidente considera que o Glorioso terá capacidade para responder aos desafios da próxima temporada com confiança e responsabilidade.
Outro dos aspetos destacados é o crescimento sustentado das receitas próprias, da massa associativa e da adesão dos adeptos às iniciativas do Clube. Além disso, o dirigente aponta a concretização de projetos estruturantes como fundamentais para gerar valor de forma recorrente e consolidar o futuro do Benfica.
Na mensagem dirigida aos benfiquistas, Rui Costa deixa uma promessa clara: continuar a valorizar a componente desportiva na estrutura de custos, garantindo simultaneamente uma gestão criteriosa dos recursos. O presidente acredita que o Benfica entra em 2026/27 "mais forte, mais participado e mais preparado para o futuro", reafirmando o compromisso de honrar a história do Clube e corresponder às expectativas dos sócios e adeptos.
Confira a mensagem completa de Rui Costa:
CAROS CONSÓCIOS
"A cada época, temos conseguido investir fortemente na competitividade das nossas equipas obedecendo a uma aposta vincada no ecletismo, em paralelo com uma trajetória de rigor e sustentabilidade financeira, que pretendemos consolidar na época 2026/27. O orçamento agora apresentado projeta um resultado positivo de 8,4 milhões de euros, permitindo ao clube continuar a cumprir com os seus compromissos, reforçar a competitividade dos nossos plantéis e continuar a investir na ambição desportiva que define o Sport Lisboa e Benfica. Este é um orçamento que nos garante capacidade para responder aos desafios da próxima temporada com confiança e responsabilidade, conciliando eficiência na gestão com o investimento necessário para que o Benfica continue a vencer, a conquistar títulos e a honrar a sua gloriosa história de sucesso. Um orçamento de rigor e ambição, que reflete o crescimento sustentado das receitas próprias, a expansão da massa associativa, a forte adesão dos benfiquistas às iniciativas do clube e a concretização de projetos estruturantes que reforçam a nossa capacidade de gerar valor de forma recorrente. Mais importante ainda, um orçamento subordinado a um dos eixos estratégicos da nossa política de gestão: valorizar a componente desportiva na estrutura de custos, assegurando uma gestão criteriosa dos recursos e promovendo a máxima eficiência nas despesas não diretamente afetas aos plantéis. O Benfica entra na nova época mais forte, mais participado e mais preparado para o futuro. O crescimento da massa associativa, a aprovação de projetos estratégicos, a valorização dos seus ativos e os resultados positivos que se esperam alcançar demonstram que estamos a construir bases sólidas para um ciclo de desenvolvimento sustentado. Com confiança no futuro, responsabilidade na gestão e ambição em todas as áreas de atividade, continuaremos a trabalhar para honrar a história do Sport Lisboa e Benfica e corresponder às expectativas dos seus sócios e adeptos. Viva o Sport Lisboa e Benfica!".
Benfica District atrai investidores norte-americanos e agita estrutura da SAD
12 Jun 2026 | 16:19
Rui Costa quebra silêncio e vai falar de Mourinho e Marco Silva aos adeptos do Benfica
11 Jun 2026 | 09:31
Aliado de Luís Filipe Vieira fala dos vários "erros" do Benfica District
01 Jun 2026 | 15:42