
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na antecâmara do encontro mais importante da edição 2024/2025, que irá colocar frente a frente o Benfica e o Sporting, os preparativos para o dérbi eternos estão mais do que feitos e agora só falta esperar pela chegada dos protagonistas e do pontapé de saída do encontro. No entanto, pelas ruas de Lisboa, tem havido um burburinho em torno de uma presença especial para os encarnados.
Pelas imagens que têm circulado pelas redes sociais, Jonas Gonçalves está em Lisboa e, ao que tudo indica, irá marcar presença no Estádio da Luz. Se não for o caso, o antigo avançado Benfiquista espera poder participar nas festas de consagração do título nacional, da parte do Benfica.
A presença do astro brasileiro, que terminou a carreira profissional devido a uma lesão crónica nas costas, foi revelada por vários adeptos ligados ao Clube da Luz, que não perderam tempo em tirar várias fotografias com o antigo camisola 17 do Benfica.
Eufóricos pelo acontecimento, tanto pela possibilidade do Glorioso vir a ser campeão nacional e pelo facto de terem visto um ídolo do Clube, um Benfiquista fez questão de partilhar a fotografia na rede social X, com a seguinte descrição: “Mágico Jonas! Belo sinal! Rumo ao 39!”.
Vale recordar que Jonas Gonçalves representou o Benfica entre 2014/2015 e 2018/2019. Nas cinco temporadas em que envergou o Manto Sagrado, o avançado brasileiro disputou 183 jogos oficiais, onde apontou 137 golos de águia ao peito, contribuindo para a conquista de quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira e duas Taças da Liga. Além disso, é o detentor do recorde de mais golos apontados numa época de estreia pelo Benfica, em 2014/2015, assinou 31 golos.
Confira aqui a publicação:
A poucas horas do pontapé de saída do encontro que poderá ditar o novo campeão nacional, em caso de triunfo das águias, o setubalense entra para a História
|
Faltam um pouco mais de duas horas até ao primeiro apito de João Pinheiro, que irá dar o pontapé de saída do Benfica - Sporting, Numa partida em que existem fortes probabilidades de conhecer o novo campeão nacional, Bruno Lage pode atingir uma marca histórica caso os encarnados levantem o caneco.
Depois de uma passagem bem sucedida em 2018/2019, onde entrou a meio da temporada, depois do despedimento de Rui Vitória, o setubalense conseguiu a conquista milagrosa do 37.º título nacional, após recuperar de uma vantagem pontual perante o Porto. Caso o Benfica seja campeão hoje, ou na 34.ª jornada, Bruno Lage pode se tornar no 1.º treinador em Portugal a conquistar duas Ligas a entrar no decorrer da temporada.
Vale recordar que Roger Schmidt era o técnico responsável pelo plantel do Benfica no início da época, no entanto, a entrada com o pé esquerdo no campeonato acabou por ditar a saída do alemão, que já vinha a ser fortemente contestado pelos Benfiquistas desde o final da prova de regularidade de 2023/2024.
Depois de uma derrota (Famalicão 2-0), dois triunfos (Casa Pia 3-0 e Estrela da Amadora 1-0) e um empate (Moreirense 1-1), o Glorioso estava no sétimo lugar, com sete pontos, e a estrutura encarnada procurou arranjar uma solução mais estável. Na altura da saída de Schmidt, Rui Costa disse: “Começámos esta época a ambicionar estabilidade, mas ao fim de quatro jornadas, pelos resultados obtidos e pelas exibições não obtidas, consideramos que chegou o momento de trocar de treinador. Estamos já a olhar para o futuro, já estamos a trabalhar num novo treinador e que muito em breve irão saber quem é”.
Dias depois, a 5 de setembro, era anunciada a chegada de Bruno Lage. Desde então, tal como aconteceu em 2018/2019, o setubalense voltou a colocar o Benfica na luta do título e está na iminência de o voltar a conquistar. Recorde-se, que a partida está marcada para as 18h00 de hoje, sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz e vai contar a arbitragem de João Pinheiro.
Rui Costa tem motivos para respirar de alívio, face às recentes declarações de empresário de jogador que está no radar dos dirigentes encarnados neste mercado
|
Giannis Konstantelias está no radar do Benfica, no entanto, o Zenit chegou-se à frente com muitos milhões de forma a tentar seduzir o compatriota de Pavlidis, o que parece não ter resultado. Isto porque o agente do futebolista grego veio a público afastar os russos da corrida pelo jogador do PAOK, garantindo que uma mudança para a Rússia não está nos planos de Konstantelias.
Leonidas Athanasoulas, empresário do futebolista grego, prestou declarações à imprensa internacional, garantindo que o médio associado ao Benfica não irá trocar o PAOK pelo Zenit no próximo verão: “Giannis [Konstantelias] não tenciona deixar o PAOK e juntar-se a um clube do campeonato russo”.
É importante referir que, o compatriota de Pavlidis não é um nome recente no radar do Benfica. Rui Costa já tinha tentado uma contratação do grego, no passado, no entanto, o PAOK fechou portas a uma saída de Giannis Konstantelias. Ainda assim, o médio não deixou de estar ‘debaixo de olho’ dos dirigentes da Luz.
Vale a pena recordar que, o próximo mercado de verão pode prometer várias mudanças no plantel do Benfica, especialmente no meio-campo. Isto porque a continuidade de Renato Sanches é uma dúvida, face à mais recente lesão do português. Além disso, Florentino tem sido apontado a uma saída, tendo os italianos, com principal destaque para a Juventus, atentos à situação do craque encarnado. Kokçu, também, já foi associado ao Liverpool por diversas ocasiões.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do PAOK, Giannis Konstantelias - atualmente avaliado em 17 milhões de euros - marcou presença em 46 embates: 11 na Liga Europa, quatro na Liga dos Campeões (qualificação), 28 na Liga grega e ainda três na Taça da Grécia. Nos 3.247 minutos disputados dentro das quatro linhas, o médio de 21 anos, alvo do Benfica, apontou 10 golos, tendo contribuído ainda com uma assistência.
Dérbi decisivo joga-se hoje, 10 de maio, a partir das 18h00, no Estádio da Luz, onde se irá conhecer o próximo campeão nacional
|
O Benfica - Sporting de hoje, 10 de maio, é decisivo para as contas do Campeonato Nacional, pelo que não se fala de outra coisa em Portugal. Contudo, o destaque não acontece apenas dentro de fronteiras lusas. Lá fora, o Dérbi tomou destaque na imprensa internacional, que realça a importância do jogo, que será disputado no Estádio da Luz, a partir das 18h00.
BBC - Inglaterra
No órgão de comunicação britânico fala-se no "maior Dérbi em anos". A BBC destacou o jogo, em antevisão ao Benfica - Sporting. "Tem o potencial para ser um verdadeiro jogo de 'quem ganha, leva tudo'", pode-se ler na publicação inglesa, que procurou conhecer mais junto de jornalistas portugueses, como foi o caso de Filipe Inglês, da Benfica FM, que até fez uma comparação com os clubes da Premier League: "É como se Manchester United e Liverpool jogassem na última jornada e quem ganhasse fosse campeão".
Sport - Espanha
No país vizinho, não se esqueceu a rivalidade entre ambos os clubes e o jornal espanhol recordou alguns momentos históricos do Benfica e do Sporting. A batalha legal pelos direitos desportivos de Eusébio foi uma das histórias contadas pelo Sport, em véspera do Benfica - Sporting, deste sábado, 10 de maio, quando o Pantera Negra ficou escondido num hotel, sob o código Ruth, por parte do Clube da Luz.
Além disso, os espanhóis, num registo mais recente, destacaram as estatísticas dos 'homens-golo' de cada lado. Pavlidis foi colocado frente a frente com Viktor Gyokeres, com o grego e o sueco a assumirem os papéis de destaque do Benfica e do Sporting, respetivamente.
Gazetta dello Sport - Itália
"Lisboa está a prepara-se para o Dérbi do século", pode-se ler na publicação transalpina, que usa o mesmo termo que Rui Borges, na conferência de antevisão ao Benfica - Sporting. A imprensa italiana ainda destacou o facto de existir uma interrupção na campanha para as legislativas a partir da hora de almoço de forma a que "ninguém falhe o evento do ano".
L'Équipe - França
Os franceses escolheram dar destaque ao local da festa. "De que cor se pintará a Praça do Marquês de Pombal?" é a pergunta lançada pelos gauleses em evidência ao Benfica - Sporting. A mesma publicação ainda aborda o facto de alguns adeptos terem dormido à porta das bilheteiras de forma a poderem ainda garantir os últimos bilhetes para a Luz.
Além disso, o L'Équipe recordou o caminho do Benfica, como a troca de treinadores com a saída de Roger Schmidt e o regresso de Bruno Lage. Do lado do Sporting, também, falou sobre a ida de Ruben Amorim para o Manchester United, e a passagem de João Pereira no leme dos leões antes da vinda oficial de Rui Borges.
Globo - Brasil
Até fora da Europa, o Benfica - Sporting garantiu destaque. O meio de comunicação canarinho falou sobre os possíveis cenários para o Dérbi do Estádio da Luz. A necessidade das águias em terem de vencer com uma diferença de dois golos teve destaque, assim como a possibilidade do Sporting ser campeão frente ao Vitória de Guimarães, caso saía da Catedral com um empate.