Futebol
Benfica já deu resposta à proposta do River Plate por Gianluca Prestianni
16 Dez 2025 | 10:04
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Nov 2025 | 10:15 |
Duarte Gomes explicou que o árbitro não devia ter assinalado grande penalidade a favor do Casa Pia, no encontro frente ao Benfica. O antigo árbitro, e diretor técnico nacional de arbitragem, aproveitou o seu espaço no Canal 11, para analisar, mais uma vez, o lance polémico da última jornada.
"Este lance para nós não é pontapé de penálti. Há um erro do árbitro da partida. Estamos novamente a falar de ressaltos. E quando estamos a falar de ressaltos temos de ponderar se a abordagem inicial do jogador foi de risco, se ele levantou os braços, cresceu para tapar a sua baliza, se deliberadamente ou inconscientemente fez alguma coisa a mais ou estava apenas estático?", começou por apontar Duarte Gomes.
O antigo árbitro prosseguiu: "Quando uma bola lhe toca do lado direito do tronco, da anca... ele inclusivamente resguarda o braço para não fazer penálti, para evitar o contacto com a bola, para se proteger, e a bola depois de uma forma inesperada, a curtíssima distância, resvala para o seu movimento de rotação para a esquerda. Isto para nós é o padrão de não haver pontapé de penálti.
Depois, abordou também a ação do VAR: "Outra coisa tem a ver com a intervenção do vídeo-árbitro. Dissemos isto aos nossos árbitros, à imprensa, aos clubes nas visitas que fizemos a 30 sociedades desportivas, que as instruções que aplicamos do VAR em Portugal são as emanadas da UEFA. No lance tem de haver um erro claro, óbvio e muito evidente. Para haver intervenção não pode haver a mínima subjetividade de interpretação de que o árbitro cometeu um erro. Neste caso, até porque há ressaltos, como nós vimos, e depois a bola vai ao braço, portanto o VAR, perante a verbalização do que o árbitro disse, que o árbitro vê a jogada corretamente, vê o ressalto, e tem a interpretação de que aquele braço estava numa posição anomal para aquele movimento defensivo. Discordamos da opinião".
"Queremos que este tipo de lances não sejam punidos com pontapés de penálti, mas nós entendemos que face às instruções claras e reiteradas que demos, que este lance não tem margem suficiente de clareza e evidência para haver intervenção do VAR. Com o maior respeito que tenho pelos clubes, pela imprensa, pelos jogadores, pelos dirigentes das sociedades desportivas e pelo ruído que isto possa servir... quer em termo estratégicos, quer em temos de conteúdos de programas para que hajam audiências... o que pedimos apenas é que respeitem a nossa análise. Concordem ou não, de criticarem, esta é a nossa análise. É assim que nós vamos ver todo o tipo de lances, com qualquer equipa ou qualquer árbitro, que tenha este padrão", atirou, a terminar, Duarte Gomes, sobre a grande penalidade no Benfica - Casa Pia.
Conselho de Arbitragem já divulgou juiz que estará na partida dos oitavos-de-final da prova rainha, agendada para a próxima terça-feira, às 20h45
16 Dez 2025 | 11:49 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol acabou com as dúvidas e divulgou as nomeações para a Taça de Portugal. Hélder Malheiro foi o juiz designado para dirigir o embate entre Farense – Benfica. O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá a responsabilidade de conduzir o encontro a eliminar num ambiente tradicionalmente difícil. Confira uma das grandes surpresas para o confronto da prova rainha.
A equipa de arbitragem para a deslocação ao Algarve está totalmente definida. Hélder Malheiro contará com o auxílio de Gonçalo Freire e Hugo Ribeiro nas linhas laterais, enquanto Ricardo Baixinho assumirá as funções de quarto árbitro. Na Cidade do Futebol, a análise do videoárbitro (VAR) ficará a cargo de Luís Ferreira, assistido por Valdemar Maia (AVAR).
O último encontro das águias dirigido por este juiz traz recordações positivas aos encarnados. Aconteceu na recente visita ao terreno do Santa Clara, onde o clube da Luz venceu pela margem mínima (1-0, com golo de Bruma). Esse precedente vitorioso nos Açores é o registo mais fresco da interação entre o juiz e a equipa de José Mourinho.
Olhando para o histórico geral, os números mostram uma tendência favorável ao Benfica sob a arbitragem de Hélder Malheiro. Em 37 jogos realizados nas diversas competições nacionais, os encarnados somaram 24 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas. Estatísticas que servem de pano de fundo para mais um capítulo nesta relação desportiva.
O duelo decisivo Farense – Benfica está agendado para a próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro. O pontapé de saída no Estádio de São Luís será dado às 20h45, com transmissão televisiva garantida na RTP 1. As duas equipas lutam por uma vaga nos quartos de final da prova rainha.
Duelo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal está agendado para a próxima quarta-feira, às 20h45, no Estádio S. Luís, em Faro
16 Dez 2025 | 11:24 |
O embate entre Farense - Benfica, a contar para a Taça de Portugal, poderá ficar marcado por uma estreia absoluta no relvado. José Mourinho não se prepara apenas para convocar Daniel Banjaqui, mas sim para lhe dar os primeiros minutos de utilização oficial. O técnico setubalense pretende lançar o jovem talento durante o desafio a eliminar no Algarve. Confira outra das grandes mudanças para a partida da prova rainha.
Trata-se de um defesa-direito de apenas 17 anos que tem brilhado intensamente no Seixal. O atleta carrega um estatuto de peso, sendo um dos campeões do Mundo de sub-17 pela seleção portuguesa. A sua qualidade técnica e maturidade convenceram a equipa técnica a apostar efetivamente nele para a competição sénior de primeira linha.
A SAD encarnada está atenta ao potencial do jogador e quer blindar o seu futuro. Banjaqui tem contrato até 2027, tendo renovado em abril de 2024, mas o Clube já planeia novo prolongamento. A intenção é segurar a pérola face ao interesse que o seu rendimento desperta e à iminente ascensão ao plantel principal.
Na presente temporada, a regularidade do defesa tem sido testada em várias frentes competitivas. O jogador soma um total de 22 jogos oficiais, dividindo-se entre a Equipa B, os Sub-23 e os Sub-19. O registo conta ainda com um golo marcado na Youth League, prova onde tem sido preponderante na campanha europeia.
O apito inicial para o Farense - Benfica está agendado para a próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro. O encontro realiza-se no Estádio de São Luís, às 20h45, e conta para os oitavos de final da prova rainha. As águias procuram vencer no reduto algarvio para seguir em frente na competição.
Internacional grego tem estado num grande momento de forma, tendo marcado três golos diante do Moreirense na última jornada da Liga Portugal Betclic
16 Dez 2025 | 11:11 |
O segredo para a recente veia goleadora de Vangelis Pavlidis - que está de olho em marca de Eusébio - tem um nome: José Mourinho. O técnico identificou a necessidade de ajustes e pediu expressamente ao grego para pisar menos terrenos recuados e fixar-se mais na área. A instrução foi clara: deixar de ser um avançado excessivamente móvel para se tornar numa referência de finalização letal.
Os resultados imediatos desta alteração tática ficaram bem patentes na deslocação ao reduto do Moreirense. O camisola 14 viveu uma noite de sonho diante, apontando três golos na partida. Este hat-trick serviu como a prova definitiva de que a proximidade constante à baliza adversária exponencia as melhores qualidades do ponta-de-lança helénico.
Outro fator decisivo para a subida de rendimento foi a gestão física inteligente promovida pelo treinador. O avançado apresentou-se com índices de frescura elevados, fruto do descanso concedido no exigente duelo europeu frente ao Nápoles. A rotação estratégica permitiu ao jogador recarregar baterias e explodir competitivamente no regresso ao campeonato nacional.
A mudança de comando técnico transformou radicalmente a eficácia do atleta. Com Bruno Lage, o dianteiro somou apenas quatro golos em 10 jogos. Já sob a batuta de Mourinho, os números de Vangelis Pavlidis dispararam: 15 golos e duas assistências em 18 partidas, demonstrando uma produtividade muito superior na nova dinâmica ofensiva instituída.
Na globalidade da presente temporada e ao serviço do Benfica, o jogador – avaliado em 35 milhões de euros – assume-se como a figura incontornável do ataque encarnado. O internacional grego de 27 anos contabiliza, até ao momento, um total de 19 golos marcados em 28 encontros oficiais disputados.