Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

ENZO FERNÁNDEZ ATÉ PODE TER SIDO A CHAVE PARA TRANQUILIDADE DO BENFICA

Pedro Brinca abordou o período pós mercado de transferências e o que este pode trazer para o futuro do Clube. Exclusivo Glorioso 1904

Publicidade
Glorioso 1904
Glorioso 1904

09 Fev 2023 | 08:05 |

Icon Comentário0

O mercado de transferências foi um duro golpe para o Benfica, uma vez que ficou sem um dos seus jogadores mais influentes para o sistema tático de Roger Schmidt. O nome do atleta já está mais que gasto, mas é, como devem saber, Enzo Fernández.  


No entanto, o Glorioso 1904 não se ficou por aqui, indo mais além na análise do mercado de janeiro, e falou com Pedro Brinca, adepto do Clube e comentador do nosso Jornal, para abordar o pós-transferências. 



Perda de Enzo Fernández e aspirações do Clube 


Este é um dos pontos mais discutidos no Universo Benfiquista: irá a saída do argentino afetar as ambições da equipa? É uma questão de opiniões muito diversificadas. Principalmente assim que o mercado encerrou, muitos adeptos diziam que não precisamos do Enzo para sermos competitivos em todas as frentes. 

Mas, agora, com a cabeça fria, há quem seja mais cauteloso. Pedro Brinca revela que “é óbvio que o Benfica fica mais fraco do ponto de vista desportivo. Existe uma razão pela qual o Chelsea veio buscar o Enzo e não o Chiquinho. Dito isto, a entrada de Gonçalo Guedes também veio suprir, de forma algo surpreendente, a lesão do Gonçalo Ramos, mas também alguma menor consistência de Neres. O futuro dirá se o Benfica ficou mais forte ou mais fraco”. 

Reforços e o que cada um traz para ‘cima da mesa’ 

O nosso comentador analisou um a um os reforços do Glorioso, revelando a posição que faltou fortalecer. “A contratação de Gonçalo Guedes foi cirúrgica e extremamente bem conseguida. A equipa estava dependente de dois desequilibradores apenas – Rafa e Neres –  e Gonçalo Guedes veio trazer não só polivalência, mas também capacidade de desequilíbrio nos duelos individuais e capacidade de finalização”, revelou o professor de economia da Universidade Nova. 

Quanto às duas caras novas para o Clube, Pedro Brinca revela que “é importante que tenham rendimento porque uma das lacunas que temos é precisamente na parte ofensiva, onde até Roger Schmidt tem dificuldade em conceber Musa como uma verdadeira alternativa a Gonçalo Ramos”. 

A peça que faltou para o puzzle ficar concluído terá sido “uma alternativa a Florentino, um médio defensivo mais posicional. É verdade que em 90% dos jogos tal não será necessário, dado o desequilíbrio de forças, mas ainda temos vários jogos importantes com adversários fortes”. 

Resposta foi dada e cada vez melhor 

Apesar das saídas e das entradas que se observaram no Estádio da Luz durante este defeso, o Benfica tem estado à altura de corresponder às próprias expectativas, assim como às dos adeptos, tendo sido o último jogo na Catedral, frente ao Casa Pia, uma resposta excelente. “A par do jogo com o Rio Ave também na Luz, foi aquele em que vi mais qualidade coletiva ofensiva em jogos para o Campeonato”. 

“A equipa não esteve refém de desequilíbrios individuais para conseguir ser produtiva do ponto de vista ofensivo, o que é um excelente cartão de visita e um atestado de competência ao que Roger Schmidt tem conseguido realizar aos comandos do SL Benfica”, afirmou. 

E agora... o que se segue para o Benfica? 

Os objetivos da equipa encarnada não têm de mudar, uma vez que sempre foram vencer todas as competições nacionais onde está inserida, e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões. 

Para o nosso comentador, é simples: “ganhar tudo. E começar já na quinta-feira em Braga, para a Taça de Portugal, onde podemos mostrar que a derrota para o campeonato terá sido um mero acidente de percurso. O campeonato está perfeitamente ao nosso alcance, assim como está o acesso aos quartos de final da Champions League”. 

“Temos tudo para fazer uma época histórica e a equipa parece concentrada, focada e motivada para isso, com uma liderança excecional de Roger Schmidt”, concluiu Pedro Brinca.

Fotografia de Benfica


Futebol

Impacto José Mourinho? Duelo entre Vitória Guimarães e Benfica deixou bas indicações

No rescaldo da partida na Cidade Berço, dados revelam que encarnados entraram numa fase mais consistente desde que Special One chegou

Benfica moldado à imagem de José Mourinho? Duelo com Vitória Guimarães comprova fase mais estável da sua passagem na Luz
Benfica moldado à imagem de José Mourinho? Duelo com Vitória Guimarães comprova fase mais estável da sua passagem na Luz

03 Nov 2025 | 06:48 |

Icon Comentário0

O assalto ao castelo certamente vai ser um jogo que não será esquecido por José Mourinho. O triunfo diante do Vitória Guimarães acabou por ser histórico, em vários motivos, para a passagem do Special One no comando técnico do Benfica. Os feitos alcançados refletem o sucesso colectivo, como também individual.


Conforme escreveu o jornal Record, o encntro diante dos vitorianos, que terminou com um resultado de 3-0, simbolizou a terceira vitória consecutiva do Clube da Luz na era José Mourinho, depois da goleada frente ao Arouca (5-0), na ronda anterior, tal como o duelo com o Tondela (3-0), a contar para a Taça da Liga.


Porém, as boas notícias não ficam apnas por aqui. A vitória na Cidade Berço permitiu, de igual forma, aos Benfiquistas assistirem ao primeiro golo de Samuel Dahl, que marcou o primeiro golo de águia ao peito. No entanto, o tento que assinou é, ao mesmo tempo, o primeiro tento na carreira, ao fim de 122 jogos, tanto por clubes, como seleção.


Por falar em estreias, não há duas em três. Além dos três triunfos consecutivos e da estreia a marcar de Dahl, José Mourinho também assistiu aos golos de Tomás Araújo e João Rego, que abriram o seu registo individual na presente edição da Liga Portugal Betclic. Os tentos dos dois portugueses permitiram ao Benfica alcançar um feito raro.

Embalados pelo atual bom momento de forma, o Clube da Luz vira agoras as atenções para a Liga dos Campeões, competição onde ainda não conseguiu qualquer ponto. Na próxima quarta-feira, 5 de novembro, o Benfica vai receber o Bayer Leverkusen, de Alejandro Grimaldo, na quarta jornada da prova milionária.



Futebol

A brilhar no Benfica, Dodi Lukebakio cada vez mais influente

Segundo revela imprens anacional, internacional belga começa a corresponder aos investimento feito e dá muitas razões para Benfiquistas sorrirem

Contratado durante o verão, Dodi Lukebakio tem sido uma enorme surpresa no Benfica, o que deixa todos bastante satisfeitos
Contratado durante o verão, Dodi Lukebakio tem sido uma enorme surpresa no Benfica, o que deixa todos bastante satisfeitos

03 Nov 2025 | 06:24 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio tem vindo, jogo para a jogo, dar cada vez mais alegrias aos adeptos. O camisola 11 do Benfica tem mostrado cada vez mais influência no ataque dos encarnados e isso ficou comprovado no triunfo diante do Vitória Guimarães, quando o belga assistiu para o primeiro tento das águias.


Conforme noticou o jornal Record, o extremo, contratado ao Sevilha, tem tido um arranque bastante promissor no Clube da Luz e, aumentou para três o número de jogos consecutivos onde teve uma contribuição direta para o resultado do Glorioso. Na Cidade Berço, Lukebakio assistiu para o tento de Samuel Dahl.


Recorde-se que, antes do assalto ao castelo, que revelou ser uma partida bastante complicada para o Benfica, o camisola 11 já tinha deixado a sua marca ao oferecer um remate certeiro na goleada com o Arouca (5-0) e, diante do Tondela (3-0), celebrar o primeiro golo de águia ao peito.


No entanto, a influência do internacional belga já se tinha feito notar logo no jogo de estreia. Depois de ter falhado grande parte do mês de setembro, devido a uma lesão muscular, o extremo somou os primeiros minutos diante do Rio Ave, onde assistiu para o golo de Georgiy Sudakov, porém, a partida terminou com um empate (1-1).

Contrato ao Sevilha no mercado de verão, Dodi Lukebakio - avaliado em 20 milhões d eeuros - tem levado os adeptos ao delírio. Na presente temporada, o camisola 11 já realizou 9 partidas com o Manto Sagrado; cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 657 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, acumulou um golo e três assistências.



Futebol

Aposta de Mourinho 'recuperou' feito do Benfica de Bruno Lage

Imprensa recordou feito que apenas tinha acontecido quando setubalense regressou ao comando técnico dos encarnado na época passada

Na sequência do mais recente triunfo do Benfica, futebolista que foi escolhido por Mourinho ajudou a recuperar feito que tinha acontecido com Bruno Lage
Na sequência do mais recente triunfo do Benfica, futebolista que foi escolhido por Mourinho ajudou a recuperar feito que tinha acontecido com Bruno Lage

03 Nov 2025 | 06:00 |

Icon Comentário0

No recente triunfo, diante o Vitória Guimarães, José Mourinho assistiu a um feito que não acontecia desde a liderança de Bruno Lage. No assalto ao castelo, que terminou com um resultado favorável de 3-0 para o Benfica, Tomás Araújo e João Rego fizeram o gosto ao pé, algo que não acontecia desde que o timoneiro de 49 anos esteve no banco.


Segundo o jornal A Bola, na edição desta segunda-feira, 3 de novembro, o defesa-central e o médio-ofensivo ajudaram as águias a vencer em Guimarães e, ao mesmo tempo, ralizaram um feito raro, que já não acontecia há mais de um ano, quando Bruno Lage era ainda treinador do Benfica: haver dois marcadores lusos numa só partida do Glorioso.


Esta raridade está relacionada com o facto de, na presente temporada, tanto com o setiubalense, como com José Mourinho, o Clube da Luz ter pouca representação portuguesa nas suas equipas. No encontro com o Vitória Guimarães, Tomás Araújo era o único luso no onze inicial apresentado pelo Special One.


A última vez que dois jogadores portugueses marcaram no mesmo jogo das águias foi a 14 de setembro, curiosamente na partida de estreia do setubalense no regresso ao Benfica. Os encarnados bateram o Santa Clara por 4-1, contando com tentos assinados por Florentino Luís e António Silva.

Tomás Araújo - atualmente avaliado em 32 milhões de euros - tem vindo a realizar mais minutos depois de regressar de uma lesão. Na presente temporada, o camisola 44 realizou 13 partidas oficiais: oito na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e um na Liga Portugal Meu Super. Nos 673 minutos em que jogou, registou um golo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica não facilita em casa e isola-se na liderança do Campeonato Nacional
Futebol

Benfica não facilita em casa e isola-se na liderança do Campeonato Nacional

02 Nov 2025 | 18:52

Icon Comentário0
Benfica deixa escapar vantagem de 3-0 e volta a ser derrotado no campeonato
Futebol

Benfica deixa escapar vantagem de 3-0 e volta a ser derrotado no campeonato

02 Nov 2025 | 16:58

Icon Comentário0
Lukebakio foi ‘enxovalhado’ pelos colegas durante o Vitória SC - Benfica
Futebol

Lukebakio foi ‘enxovalhado’ pelos colegas durante o Vitória SC - Benfica

02 Nov 2025 | 15:24

Icon Comentário0