Futebol
Pavlidis 'partiu a louça toda' frente ao Estoril, mas deixa alerta ao Benfica: "Tivemos um..."
04 Jan 2026 | 12:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2024 | 05:00 |
O Glorioso 1904 esteve à conversa com Carlos Janela, gestor desportivo e ex-acessor da SAD do Benfica entre 2009 e 2022, tendo em vista o duelo do Benfica frente ao Boavista, em jogo a contar para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional, a primeira da segunda volta. O Benfiquista perspetivou uma vitória encarnada, face à superioridade técnica da equipa de Roger Schmidt, relembrando, contudo, a derrota da primeira jornada.
"O Benfica perdeu no Bessa derrotado pelas circunstâncias inesperadas do jogo. A superioridade do Benfica vai ser confirmada amanhã no jogo na Luz. Será uma proeza o Boavista evitar ser goleado. No futebol acontecem surpresas mas por excepção. Não acontecem todos as jornadas", começou por mencionar.
Depois de Marcos Leonardo, ponta de lança brasileiro que reforçou o Benfica neste mercado de janeiro, ter feito o gosto ao pé na última jornada, frente ao Rio Ave, Álvaro Fernández foi apresentado esta semana no Clube da Luz e poderá fazer os seus primeiros minutos de águia ao peito, algo que Carlos Janela considera ser pouco provável, face ao pouco tempo de treino com a equipa.
"Apenas Roger Schmidt pode avaliar o estado de prontidão do reforço espanhol. No Benfica não é fácil chegar, jogar e afirmar-se. Os treinadores não fazem favores. Joga quem está melhor e em condições de ajudar a equipa", referiu.
Após o encontro da 18.ª jornada da Liga, marcado para esta sexta-feira, às 20h15, no Estádio da Luz, o Benfica desloca-se a Leiria para disputar a Final Four da Taça da Liga, tendo encontro marcado com o Estoril, nas meias-finais. Sobre se uma vitória ao Boavista seria duplamente importante em termos anímicos para encarar a disputa do troféu que se segue, Carlos Janela prefere focar num jogo de cada vez.
"O Benfica joga sempre para ganhar jogos e competições. Amanhã para a Liga, na próxima semana para a Final Four da Taça da Liga. Um jogo de cada vez. Amanhã Boavista para ganhar. Depois preparar a Taça da Liga com toda confiança e favoritismo", reforçou.
Com 42 pontos em 17 jornadas disputas, os encarnados encontram-se na segunda posição da tabela, vendo agora o Sporting com quatro pontos de avanço, à condição. O Porto segue na terceira posição, com quatro pontos de atraso para as águias, enquanto o Braga é quarto, com menos nove.
Questionados sobre a veracidade do lance ocorrido no duelo entre encarnados e canarinhos, intervenientes não tiveram dúvidas quanto à decisão tomada
04 Jan 2026 | 14:33 |
Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo reforçaram que a grande penalidade a favor do Benfica foi bem assinalada. No rescaldo da vitória frente ao Estoril, por 3-1, os especialistas consideraram que existiu infração no lance que originou o primeiro golo do Clube da Luz.
Jorge Coroado: "Alejandro Marqués, ao saltar para a frente, tinha o braço direito afastado do corpo"
"Otamendi e o adversário agarravam-se e empurravam-se mutuamente. Alejandro Marqués, ao saltar para a frente, tinha o braço direito afastado do corpo, defendendo-se de presumível choque com aqueles, jogando, assim, a bola. Penálti óbvio", analisou Jorge Coroado, citado pelo jornal O Jogo.
"Otamendi e o adversário agarraram-se em simultâneo, mas, depois, saltou para cima dos dois Alejandro Marqués, que movimentou o braço para intercetar a bola. Boa decisão do VAR e do árbitro em assinalar penálti", esclareceu, por sua vez, José Leirós.
Fortunato Azevedo: "Alejandro Marqués, ao saltar, joga a bola com o braço que não estava numa posição natural"
"Otamendi e o adversário estão a agarrar-se mutuamente. De seguida, Alejandro Marqués, ao saltar, joga a bola com o braço que não estava numa posição natural. Penálti bem assinalado após intervenção do VAR", concluiu Fortunato Azevedo.
Com este triunfo, o Benfica regressou às vitórias no campeonato após o empate frente ao Braga, somando mais três pontos e encurtando a distância para o segundo classificado, o Sporting. As águias terminaram a primeira volta da Liga Portugal Betclic no terceiro lugar, com 39 pontos.
Após declarações do antigo futebolista dos encarnados, médio não ficou indiferente à situação e esclareceu tudo nas redes sociais
04 Jan 2026 | 13:53 |
Florentino Luís não perdeu tempo em responder a Pedro Mantorras. O futebolista, formado no Benfica, emitiu um comunicado nas redes sociais no qual desmente as declarações do antigo avançado dos encarnados sobre uma alegada intenção de representar a seleção nacional de Angola.
Florentino: "Nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola"
"Considero importante esclarecer que nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola. Nasci em Angola e tenho um profundo orgulho nas minhas origens, que fazem parte da minha identidade e da minha história pessoal e familiar", pode ler-se no comunicado partilhado pelo jogador, que tem vindo a destacar-se em Inglaterra.
"Ao mesmo tempo, foi em Portugal que cresci desde muito novo e onde fui formado. Foi em Portugal que tive as minhas primeiras oportunidades e condições para evoluir como jogador e como pessoa", acrescentou o antigo camisola 66 do Benfica, sublinhando o seu percurso na Luz.
Florentino: "A minha vontade de representar Portugal é muito grande"
"A minha vontade de representar Portugal é muito grande. Já tive o privilégio de vestir as cores nacionais, de ser campeão europeu nos escalões de Sub-17 e Sub-19, e ambiciono voltar a representar a Seleção Nacional Portuguesa ao mais alto nível, na seleção principal", frisou o médio luso.
Florentino reagiu desta forma depois de Mantorras ter alegado a existência de um acordo entre o atleta e a federação angolana. "Eu tinha que entregar dois carros em Angola para a mulher do Florentino e para as pessoas que pudessem vir acompanhá-lo. Eu assumi tudo isso para o Florentino representar Angola", afirmou o ex-avançado do Benfica à imprensa local.
Na sequência da lesão sofrida no aquecimento antes do encontro com o Estoril, encarnados deram a conhecer o caso clínico do defesa-central de 22 anos
04 Jan 2026 | 13:26 |
António Silva está a contas com um edema de contusão muscular na coxa direita. A informação foi avançada pelo Benfica este domingo, dia 4 de janeiro, na sequência dos resultados dos exames a que o futebolista, de 22 anos, foi submetido.
O internacional português, recorde-se, estava apontado ao onze inicial para a partida frente ao Estoril. No entanto, uma lesão sofrida durante o aquecimento afastou António Silva da ficha de jogo, com o defesa a ser rendido por Tomás Araújo, que inicialmente começaria o encontro no banco de suplentes.
"O António Silva sentiu o músculo no aquecimento", referiu José Mourinho no final da partida, ao explicar o sucedido com o central. Ainda assim, António Silva não é a única dor de cabeça para o Special One. Para além do português, Enzo Barrenechea e Fredrik Aursnes também geram preocupação, conforme revelou o Benfica.
Este é mais um contratempo para António Silva numa temporada marcada pela irregularidade na utilização. O defesa foi suplente utilizado frente a Nápoles e Famalicão, titular diante do Farense e não saiu do banco no encontro com o Moreirense. O Benfica não divulgou qualquer indicação relativamente ao tempo de paragem do jogador.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, António Silva — avaliado em 30 milhões de euros — já disputou 25 jogos oficiais: 11 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.023 minutos em que esteve em campo, realizou exibições de elevado nível.