
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica disputará o último jogo de uma temporada pouco memorável nesta sexta-feira, diante do Rio Ave, numa deslocação a Vila do Conde. Tendo em conta o carácter meramente formal da partida, Carlos Janela, Gestor Desportivo e ex-assessor da SAD do Benfica, esteve à conversa com o Glorioso 1904, onde anteviu o encontro. Entre as possíveis experiências de Schmidt e a atitude dos adeptos encarnados, o comentador destacou a obrigatoriedade de conquistar os três pontos.
Apesar da pouca competitividade da partida, sendo até complicado motivar os jogadores a estarem concentrados num jogo apenas para cumprir calendário, Carlos Janela afirma convictamente: "Em todos os jogos oficiais, o Benfica entra em campo apenas com um objetivo, ganhar! É muito importante fechar a época com uma vitória. Os Benfiquistas do norte merecem essa alegria".
'Experiências' de Schmidt
Tendo em conta que o treinador germânico poderá continuar no comando técnico do Glorioso na próxima época, poderá utilizar esta última a partida para começar já a preparar 2024/2025. Todavia, o ex assessor da SAD encarnada sublinha a importância de vencer: "Tenho a certeza que o treinador do Benfica avaliou todas as possibilidades e fará entrar em campo um onze que lhe dê todas as garantias de ganhar o jogo".
"Num clube como o Benfica, não há espaço para experiências, apenas para soluções alternativas para chegar à vitória", salientou Carlos Janela, demonstrando que as águias têm de ter um carácter sério para somar os três pontos em Vila do Conde.
Rafa Silva disputará o último jogo de águia ao peito frente ao Rio Ave, estando em final de contrato com Benfica, após oito temporadas como peça crucial dos vários planteis encarnados. Todavia, Carlos Janela não está convicto da titularidade do camisola 27: "Vamos ter que esperar pela divulgação do onze titular para este jogo".
Ainda assim, o gestor desportivo fez questão de questionar a vasta qualidade do plantel encarnado, que tem várias soluções para a posição de Rafa Silva: "Vai jogar um jogador do Benfica, logo vai jogar um jogador de excelente qualidade. Haja confiança no treinador".
Último jogo de uma época de...revolta
Os vários episódios de revolta dos adeptos do Benfica para com a equipa e o treinador tem sido algo regular na época. No último encontro da campanha podemos esperar alguma contestação, mas Carlos Janela salienta a necessidade de respeitar profissionais envolvidos: "Os Benfiquistas devem respeitar sempre os seus dirigentes e os seus treinadores. Quando não o fizerem estão a fazer mal ao próprio clube".
"Há um limite para o descontentamento que é o respeito e a decência. Não podemos chutar contra a nossa própria baliza", termina salientando a necessidade de união entre as bancadas e os protagonistas do relvado.
A equipa treinada por Roger Schmidt entra em campo na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, para discutir com o Rio Ave a 34.ª e última jornada da Liga Portugal. O encontro tem apito inicial marcado para as 20h45 e terá como palco o Estádio do Rio Ave.
Há quem avance com a informação de que o emblema inglês vai apostar em investimento para assegurar a contratação de sonho de Rui Costa
|
Ekrem Konur, especialista em questões de mercado, abordou o dossiê de Kenan Yildiz, que já chegou a ser associado a uma mudança para o Benfica, e deixou a garantia de que o Liverpool está atento ao craque turco. Aliás, o jornalista vai mais além e dá conta dos milhões que os reds têm em mente para investir.
De acordo com informações adiantadas pela mesma fonte, esta quinta-feira, 13 de março, o Liverpool está focado em desviar o jovem turco para Anfield e não poupam nos meios para garantir o sucesso nesta missão, apostando em 60 milhões. Kenan Yildiz, que continua a estar em destaque apesar da época mais negativa da Juventus, é um 'sonho' para os reds, depois de já ter estado no radar de Rui Costa para o Benfica.
No entanto, segundo o especialista mencionado acima, esses 60 milhões ficam abaixo do valor exigido pela direção bianconeri. Os responsáveis do Liverpool já enviaram olheiros para acompanhar as exibição do alvo apontado ao Benfica e saíram muito satisfeitos com o compatriota de Orkun Kokçu e Akturkoglu. Ekrem Konur garante que a oferta de 60 milhões, que o Liverpool está a preparar, não irá satisfazer os dirigentes da Juventus, que exigem, no mínimo, 100 milhões pelo jogador associado às águias, no passado.
Na presente temporada, com a camisola da Juventus, Kenan Yildiz - avaliado em 40 milhões de euros - já alinhou em 41 partidas: 28 na Serie A, 10 na Liga dos Campeões, uma na Supertaça e duas na Taça de Itália. Em 2.739 minutos registados, até ao momento, o 'sonho' de Rui Costa para o Benfica marcou seis golos e protagonizou quatro assistências.
Confira aqui a publicação de Ekrem Konur que dá conta do interesse do Liverpool no alvo do Benfica, Kenan Yildiz:
Camisola 61 regressou de lesão e conseguiu destacar-se na derrota encarnada frente ao Barcelona, sendo apenas ultrapassado por antigo rosto da Luz
|
Florentino Luís destacou-se frente ao Barcelona, embora o Benfica tenha perdido. No jogo em que voltou aos relvados, após lesão, o camisola 61 figura no top 5 de jogadores que somaram mais desarmes, sendo apenas superado por...João Neves.
Numa lista de estatísticas da GoalPoint, que curiosamente é liderada por quatro portugueses, o médio de Bruno Lage soma 38 contra os 40 de João Neves, com a camisola do PSG, colocando, assim, o antigo colega de Florentino no primeiro lugar. O titular do Benfica está em segundo lugar, à frente de...Tomás Araújo.
O camisola 44, que atualmente tem assumido um papel mais na ala direita, enquanto lateral, face à lesão de Alexander Bah, também, consta na lista, somando o mesmo número de desarmes que Florentino Luís. Marc Casado do Barcelona ocupa o lugar atrás do central formado no Benfica Campus, com 33 desarmes. O top 5 é fechado por outro jogador do PSG: Nuno Mendes.
Recorde-se que, o Benfica de Bruno Lage saiu de Espanha derrotado pelo Barcelona, por três bolas a uma, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões (4-1 no agregado). Desta forma, os encarnados despediram-se da prova milionária, mas não sem antes a dupla das águias ter-se destacado na competição, dizendo 'adeus' da melhor forma.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente com um valor de mercado fixado nos 20 milhões de euros – marcou presença em 32 embates: 18 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.464 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).
Confira aqui a publicação que esclarece as estatísticas da GoalPoint, destacando-se a presença de Florentino e Tomás Araújo:
Jogador que já representou o Clube da Luz falou sobre a equipa orientada por Bruno Lage e analisou, até, a prestação na Liga dos Campeões
|
O Atlético de Madrid recebeu, na passada quarta-feira, o seu maior rival, no estádio Wanda Metropolitano, e conseguiu vencer ao cabo dos 90 minutos. Ainda assim, a partida encaminhou-se para os penáltis, com os merengues a serem mais eficazes e a saírem com a vitória na eliminatória. Apesar da derrota na decisão por grandes penalidades, o guarda-redes Jan Oblak defendeu uma tentativa de Lucas Vazquez.
O esloveno com passagem pelo Benfica reagiu ao jogo e expressou a sua infelicidade por estar eliminado. "É muito difícil aceitar uma derrota assim. Acho que fizemos um bom jogo contra uma grande equipa como o Real Madrid. Não lhes demos muito espaço e não tiveram praticamente oportunidades. No final faltou-nos um pouco de sorte. Eles tiveram sorte e nós não", disse à Sport TV.
Oblak ainda foi perguntado sobre a eliminação do Benfica nessa Liga dos Campeões, com o guarda redes a falar sem problemas acerca do ex-Clube. "Gosto de ver o Benfica jogar bem e chegar longe. Ganharam-nos 4-0 e a verdade é que têm uma grande equipa, grandes adeptos e tenho pena sempre que não conseguem os resultados que desejam", concluiu o jogador, de 32 anos.
O guardião foi um dos destaques do jogo e conseguiu garantir a vitória dos colchoneros nos 90', porém, não contava com a infelicidade de Júlian Álvarez e Marcos Llorente nos penáltis, que resultaram na eliminação do 'Atléti' nesta edição de Liga dos Campeões.
Esta época, ao serviço do Atlético, Jan Oblak - com valor de mercado afixado em 25 milhões de euros - soma 39 jogos na baliza, sendo eles 10 na Liga dos Campeões, 26 na La Liga, dois na Copa do Rei e um na Supercopa de Espanha. Ao todo, o esloveno soma 3.540 minutos disputados com o emblema da capital espanhola.