Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - COM SUBSTITUTO DE ODYSSEAS À MISTURA, MERCADO DO BENFICA É VISTO ‘À LUPA’

O nosso Jornal falou com o conhecido adepto das águias, que analisou esta janela de transferências ao pormenor

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Benfica tem opções para dar e vender. A verdade, é que nos últimos jogos de preparação, a equipa de Roger Schmidt tem permitido alguns ataques perigosos às equipas adversárias, e sofrido golo, como foi o caso do Burnley.


Nesse sentido, o nosso Jornal falou com Bernardo Alegra, Diretor do Glorioso 1904, que considera que os dois onzes que entram por jogo, também não ajudam a uma consistência coletiva.


“Penso que tem sobretudo a ver com a forma como Schmidt tem abordado as partidas de preparação. Por um lado, tem jogado sempre com dois onzes em cada parte. E por outro, ainda não repetiu nenhum meio-campo, o que se por um lado ajuda a trabalhar o conhecimento das táticas de Schmidt, por outro dificulta a consolidação de rotinas que é conseguida com a repetição”, começou por dizer o Sócio.


Duplas do meio-campo

O treinador alemão tem experimentado várias duplas no meio-campo, mas só Florentino tem características únicas, no que toca a pisar espaços mais recuados e de forma a equilibrar a equipa defensivamente, soltando depois os génios que tem à sua frente.


O adepto encarnado é fã das características internacional sub-21 português e refere a importância do jogador em jogos de maior relevo.

“Penso que o Florentino continuará a jogar em muitos dos jogos, pelo menos os que ofereçam um maior grau de dificuldade e controlo a meio-campo. Arriscaria dizer que nos jogos mais difíceis e sobretudo fora de casa Florentino é sempre um forte candidato a um dos lugares de meio-campo”, afirmou o Benfiquista.

Importância de Kokçu, João Neves e Aursnes

A verdade é que, na Liga Portuguesa, o Glorioso passa 90% dos jogos no meio-campo adversário e, muitas vezes, o camisola 61 pode ser menos um jogador na construção e na tentativa de desbloquear blocos baixos, e o Diretor do nosso Jornal, neste caso, fala da importância de Kokçu, João Neves e de Aursnes.

“Em outros jogos, em que se prevê maior domínio e é importante privilegiar a posse e qualidade do passe, inclusive entre linhas, Kokçu, Aursnes e Neves serão as opções mais lógicas, até porque estes dois últimos são muito intensos na pressão, e Kokçu também acredito que lá chegue. Com o tempo pode até acontecer que estes 3, ou pelo menos dois deles, façam parte do 11 na maior parte dos jogos”, conferiu.

Baliza

Neste mercado, a direção de Rui Costa tem feito um esforço para ‘oferecer’ a Roger Schmidt um guarda-redes que seja capaz de competir com Vlachodimos. Bento, do Athletico Paranaense, do Brasil, tem sido o jogador falado, mas as negociações têm-se tornado cada vez mais complicadas.

Para o adepto do Benfica seria importante haver competição naquela posição, sendo que os jovens encarnados ainda não estão preparados para isso.

“Acho importante haver melhor concorrência para Vlachodimos. Os jovens da formação do Benfica, como é o caso do Samuel Soares, não parecem ter ainda a qualidade que se exige para a posição e Odisseas demonstra alguns pontos fracos que fazem os adeptos suspirar por mais”, analisou.

Mercado bem conseguido

Tem sido um mercado quase perfeito por parte das águias, na perspetiva de colmatar os pontos fracos da equipa e arranjar profundidade para o plantel, algo que foi criticado na época passada.

Na opinião do Sócio do Clube da Luz e, caso não saia mais ninguém, fica a faltar um concorrente para Alexander Bah, no lado direito da defesa encarnada, tirando claro, como já referido, um guarda-redes.

“Além do guarda-redes diria que falta um defesa direito para competir com o Bah, isto partindo do princípio que não sai mais ninguém até o fecho de mercado, o que me parece pouco provável. No resto do plantel parece-me que temos variedade e competição que dão a Schmidt muitas e diferentes soluções. Resta sabes se o alemão, ao contrário do que fez na época passada, dará mais tempo e oportunidades a outros jogadores. Pelo menos em teoria tem mais e melhores alternativas”, disse.

A equipa do Benfica entra em campo, oficialmente, dia 9 de agosto, em Aveiro, frente ao Porto. Porém, antes terá ainda um amigável em Roterdão, frente ao Feyenoord, e nesse jogo já poderemos ter um vislumbre do onze base, que entrará em campo frente aos azuis e brancos, e como estarão as rotinas, principalmente do meio-campo encarnado.


Futebol

Rui Silva no Benfica? Alvo de Rui Costa aborda 'novela de verão': "Sonhamos em..."

Guardião cobiçado pela estrutura encarnada foi questionado sobre o interesse das águias na sua contratação

Rui Silva abordou o possível interesse de Rui Costa para garanti-lo no Benfica
Rui Silva abordou o possível interesse de Rui Costa para garanti-lo no Benfica

  |

Icon Comentário0

Depois de ter estado apontado ao Benfica, no último verão, Rui Silva abordou essa novela de transferências. O guardião cobiçado por Rui Costa confirmou que existiu a possibilidade de rumar à Luz. 


"Já jogo num grande clube. Estou muito feliz no Betis, um clube histórico de Espanha, mas em Portugal, desde pequeno, sonhamos sempre em defender uma das equipas mais importantes", começou por revelar, em declarações ao jornal espanhol AS, que o confrontou com o interesse dos encarnados.


"É verdade que houve opções para regressar ao meu país no verão passado"


"É verdade que houve opções para regressar ao meu país no verão passado", confirmou, de seguida, dando ainda que falar, embora o mercado de verão ter chegado ao fim no passado dia 2 de setembro, tendo admitido ainda que quis ficar em Espanha, apesar de ser um sonho representar um dos grandes em Portugal.

Importa recordar que o Benfica esteve até 'à última' para garantir uma alternativa a Anatoliy Trubin, que assume o lugar de titular. No último dia do defeso de transferências, os encarnados definiram as prioridades de garantir um extremo e um guarda-redes. Quanto à primeira, Rui Costa contratou Kerem Akturkoglu; relativamente à posição de guardião, o facto de não terem conseguido arranjar uma solução para Samuel Soares fez com que o Benfica desistisse de tentar a contratação de um outro guarda-redes.


Vale, ainda, referir que Ricardo Velho, também, surgiu na rota das águias. Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o guardião renovou contrato com o Farense até 2028. Existiu ainda um guardião da Bundesliga que esteve quase a assinar pelos encarnados. Marvin Schwabe foi um pedido de Roger Schmidt, quando este ainda orientava o Benfica, contudo o guarda-redes do Colónia acabou mesmo por não rumar à Luz.

Na temporada 2024/25, ao serviço do Bétis, Rui Silva conta já com 630 minutos, nos sete encontros disputados: cinco na La Liga e dois na Conference League, sendo titular absoluto do emblema espanhol. Na temporada transata, o guardião português, que tem contrato até junho de 2026, realizou 37 partidas, tendo sofrido 46 golos.

Ao todo, com a camisola do Bétis, Rui Silva - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - contabiliza uns impressionantes 104 encontros, indo para a quarta temporada com a camisola do clube espanhol, isto depois de ter estado ao serviço do Granada por cinco épocas (2016 a 2021) e ter realizado 128 jogos.


Futebol

João Félix entrou e atirou! Ex Benfica chegou a tempo de ver Chelsea triunfar

Antigo jogador dos encarnados pisou o dérbi de Londres, deste sábado, frente ao West Ham e no qual os blues somaram três bolas a zero

João Félix, ex Benfica, conseguiu saltar do banco e participar no triunfo do Chelsea
João Félix, ex Benfica, conseguiu saltar do banco e participar no triunfo do Chelsea

  |

Icon Comentário0

O Chelsea foi este sábado, dia 21 de setembro, a dérbi londrino com o West Ham. A partida, a contar para a 5ª jornada da Premier League, apenas viu remates certeiros de um lado da ‘trincheira’. Os blues somaram três golos com João Félix, antigo jogador do Benfica, de chuteiras calçadas e a pisar as quatro linhas.


 Nico Jackson aproveitou para abrir ao marcador, logo aos 4 minutos, começando a partida com vantagem para o Chelsea. Cole Palmer quis mais e, aos 11’, dilatou a vantagem dos blues. Ainda com ‘sede’ de vitória, Nico Jackson fez o bis, aos 16’. Do lado do West Ham, poucas foram as ameaças de perigo, apenas destacando-se uma de Jarrod Bowen aos 24’. João Félix entrou no segundo tempo e ainda tentou atirar, mas a bola foi ao lado.


Os anfitriões ainda tentaram ir em busca do resultado, mas sem sucesso — no último lance do jogo até foram os blues a ameaçar novo golo, mas João Félix falhou o alvo (90+4') —, somando o terceiro jogo sem vitórias (duas derrotas e um empate). Já o Chelsea subiu ao segundo lugar da tabela.


Na presente época, o avançado português já disputou três partidas, tendo inclusive marcado um golo na estreia com a camisola dos blues. Na temporada 2023/24, ao serviço do Barcelona, João Félix - avaliado em 30 milhões de euros - realizou 44 encontros: 30 na La Liga, nove na Liga dos Campeões, três na Copa do Rey e dois na Supertaça. Nos 2.143 minutos que disputou, o internacional português apontou 10 golos e fez seis assistências.

Com a camisola do Benfica, João Félix realizou 43 partidas, nas quais apontou 20 finalizações certeiras e fez oito assistências, tendo conquistado o Campeonato Nacional (2018/19). O avançado haveria de rumar ao Atlético de Madrid e render aos cofres das águias uma verba recorde, 127 milhões de euros.



Futebol

Akturkoglu 'chuta para canto' pressão no Benfica e atira: "Sem exagero"

Reforço de verão partilhou as primeiras impressões enquanto jogador do Clube encarnado, em conversa com Orkun Kokçu

Kerem Akturkoglu desvaloriza a pressão no Benfica
Kerem Akturkoglu desvaloriza a pressão no Benfica

  |

Icon Comentário0

Numa entrevista publicada pela BPlay, e na companhia de Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu abordou a questão da pressão, desvalorizando-a. O extremo do Benfica defende que deve existir, estando até habituado à pressão. 


"Estou habituado à pressão. Joguei 4 anos no Galatasaray, onde fui capitão de equipa. Tivemos dias bons e dias maus. Conheço a felicidade, a alegria e o ambiente dos dias bons, mas também as coisas que acontecem nos dias maus", explicou, inicialmente, o novo camisola 17 da equipa do Benfica.


"Essa pressão deve existir, sem exagero é claro"


"Motiva-me ainda mais porque jogar futebol num ambiente sem pressão pode fazer com que o jogador se desleixe com muita facilidade. Essa pressão deve existir, sem exagero é claro", prosseguiu, defendendo. 

"Se refletirmos isso no campo, se combinarmos essa pressão com o ambiente familiar, penso que seja o mais importante. Vejo isso aqui no balneário, já me tinhas falado disto. Há uma amizade de alto nível. Penso que o sucesso será inevitável se mantivermos a amizade e o ambiente familiar juntos", reforçou Kerem Akturkoglu.


"Há uma amizade de alto nível. Penso que o sucesso será inevitável se mantivermos a amizade e o ambiente familiar juntos"

Na temporada 2024/25, Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - marcou presença em seis embates: dois na Liga dos Campeões, três na Liga Turca e um na TFF Super Kuba. Nos 398 minutos totalizados, o jovem futebolista apontou dois golos e três assistências. Com a camisola do Benfica, já soma dois jogos e dois golos apontados, registando 163 minutos de águia ao peito.

Kerem Akturkoglu chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências, oriundo do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros, sendo que os turcos reservam 10% de uma futura mais-valia. O extremo tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Após saída do Benfica, João Neves 'salva pele' do PSG e entra na história
Futebol

Após saída do Benfica, João Neves 'salva pele' do PSG e entra na história

 

Icon Comentário0
Jorge Jesus em mais uma goleada! Ex Benfica tem o topo ‘só para ele’
Futebol

Jorge Jesus em mais uma goleada! Ex Benfica tem o topo ‘só para ele’

 

Icon Comentário0
José Mourinho com ‘mau’ perder? Ex Benfica toma decisão drástica após derrota
Futebol

José Mourinho com ‘mau’ perder? Ex Benfica toma decisão drástica após derrota

 

Icon Comentário0