Futebol
José Mourinho recorreu a dupla do Benfica para passar mensagem ao plantel
01 Dez 2025 | 09:09
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Out 2024 | 19:16 |
Depois de ter feito a 'vida negra' ao Benfica, Roger Schmidt vai mesmo receber o valor da indemnização. A imprensa nacional confirma agora a informação adiantada no Exclusivo Glorioso 1904 do dia 26 de setembro, e já se sabe quanto é que os encarnados vão pagar ao antigo treinador das águias.
De acordo com a CNN Portugal, esta quarta-feira, 16 de outubro, o Benfica e o técnico germânico estão perto de chegar a acordo, com o antigo treinador das águias a receber um valor a rondar os 10/12 milhões de euros. A mesma fonte garante ainda que o Clube da Luz deverá exercer o pagamento a Roger Schmidt em duas ou três tranches.
Importa recordar que, em declarações à imprensa, Rui Costa fez o 'ponto de situação', aquando do despedimento de Schmidt: "Em relação à rescisão, é tal e qual como vem no comunicado à CMVM. Como calculam, foi comunicado neste dia ao treinador que já não era treinador do Benfica e que acabámos aqui a relação. Temos agora de tratar da desvinculação completa, que será tratada com os agentes e o advogado de Roger Schmidt. Queria agradecer por estes dois anos, e quase meio, por todo o esforço e todo o trabalho que Roger Schmidt desenvolveu, pelos dois títulos alcançados e pela quantidade de jogadores que desenvolveu formados dentro da nossa casa".
Nas duas temporadas que passou como treinador do Benfica, Roger Schmidt comandou as 'tropas' em 115 partidas, somando 80 vitórias, 20 empates e 15 derrotas. No comando técnico do Glorioso, o treinador alemão conquistou uma Liga Portuguesa (2022/2023) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/2024).
Recorde-se que, depois de terem sido vários nomes nacionais e estrangeiros apontados ao leme do Benfica, Rui Costa optou por fazer regressar Bruno Lage. O treinador, que foi o 'obreiro' da Reconquista', assinou um contrato válido até 2026.
Depois de um dia de descanso, plantel encarnado regressa ao Seixal embalado por uma alma renovada e crença de que há um ponto de viragem
01 Dez 2025 | 10:54 |
O dérbi já surge no horizonte e o Benfica arranca os treinos. Depois de um dia de folga — concedido por José Mourinho —, as águias iniciam esta segunda-feira, 1 de dezembro, os trabalhos que visam a preparação para a receção ao Sporting, rival direto na luta pelo título.
Com uma semana de peso atrás das costas e um “repouso merecido”, como o Special One referiu na Choupana, o plantel do Benfica volta a pisar o relvado do Seixal com uma nova alma e a crença de que o encontro com o Nacional foi um ponto de viragem positivo, que pode vir a ser muito importante para o duelo frente à turma de Rui Borges.
À entrada para a nova semana, José Mourinho já conta com uma boa notícia: o treinador dos encarnados vai poder contar novamente com Richard Ríos. Vale a pena lembrar que o internacional colombiano esteve ausente da partida contra os insulares por motivos disciplinares, ao ver o quinto amarelo da Liga frente ao Casa Pia.
Assim, com o regresso do camisola 20, é mais do que expectável que haja novas mexidas no onze inicial a ser apresentado contra o Sporting. Richard Ríos volta a fazer dupla com Enzo Barrenechea, ‘obrigando’ Fredrik Aursnes a subir no terreno de jogo, o que fará com que Leandro Barreiro ou Rodrigo Rêgo fique no banco de suplentes.
Para já, para o primeiro treino desta semana, José Mourinho não vai poder contar com os lesionados Dodi Lukebakio, Bruma, Nuno Félix e Henrique Araújo. Alexander Bah ainda está na fase final da sua recuperação. A partida entre o Benfica e o Sporting está agendada para esta sexta-feira, 5 de dezembro, no Estádio da Luz.
Imprensa revela novas estatísticas que mostram importância que treinador português tem tido na evolução e rendimento do craque encarnado
01 Dez 2025 | 10:31 |
O impacto de José Mourinho tarda em aparecer, mas há um jogador que ‘explodiu’ sob o seu comando. Vangelis Pavlidis, homem-golo do Benfica, tem vivido uma excelente fase da temporada, que, curiosamente, coincide com a chegada do Special One ao comando técnico dos encarnados.
O camisola 14 voltou a ser decisivo ao apontar o golo da vitória do Clube da Luz diante do Nacional, no último sábado, 29 de novembro, e já leva 16 golos em 25 encontros disputados na presente temporada, em todas as competições oficiais.
No entanto, antes da chegada de José Mourinho, Pavlidis tinha apenas um modesto registo de quatro finalizações. Depois de o português assumir o comando técnico, a 18 de setembro, o internacional grego ‘explodiu’, chegando aos 12 disparos certeiros, superando assim a marca que tinha no mesmo período do ano passado.
Em comparação com a época passada, quando Pavlidis apenas se afirmou no início de 2025, a média de golos por jogo subiu de forma considerável debaixo do olhar atento de José Mourinho. Com o Special One, o avançado do Benfica tem um registo de 0,73 golos por encontro, muito acima dos 0,57 que tinha em 2024/25, sob a orientação de Bruno Lage.
Caso se mantenha nesta forma, segundo as contas do jornal Record, o grego facilmente ultrapassará a marca dos 30 golos de 2024/25. Na presente temporada, Pavlidis — avaliado em 35 milhões de euros — já leva 25 jogos oficiais nas pernas. Nos 2.021 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado registou 16 golos e duas assistências.
Internacional argentino voltou a mostrar que é uma mais-valia para José Mourinho e encontro com leões pode ser importante para o atleta
01 Dez 2025 | 09:39 |
Gianluca Prestianni quer afirmar-se de vez no Benfica. Depois do golo que apontou frente ao Nacional, que conduziu o Clube da Luz a uma vitória nos descontos, o jovem argentino sente que está preparado para somar mais minutos de jogo e o objetivo passa por ajudar a equipa encarnada já no dérbi frente ao Sporting.
A completar quase dois anos de águia ao peito — chegou no mercado de inverno de 2024, quando completou 18 anos — o camisola 25 viveu o momento mais alto da sua passagem pela Luz no último sábado, 29 de novembro, quando ajudou os encarnados na Choupana. O golo apontado ao Nacional pode ser um ponto de viragem para Prestianni.
Depois de ter realizado um Campeonato do Mundo de sub-20 de alto nível, o argentino foi logo lançado como titular no regresso ao Benfica — vitória frente ao Arouca por 5-0 —, onde o seu impacto foi sentido. Nas partidas seguintes, Prestianni caiu de forma, o que fez com que perdesse o seu espaço, mas o duelo na Choupana pode ter reacendido a crença de Mourinho no atleta.
Lançado pelo Special One no decorrer da partida, o argentino lutou até ao último segundo para virar o resultado, depois de as águias estarem a perder desde o minuto 60. No final da partida, Prestianni, tal como Andreas Schjelderup, foi destacado pelo trabalho que teve.
Gianluca Prestianni — atualmente avaliado em 8 milhões de euros — procura a sua afirmação no plantel do Benfica. Na presente temporada, o camisola 25 já realizou 15 partidas oficiais com o Manto Sagrado. Nos 431 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou dois golos e uma assistência.